Buscar

AULA 12 PT atualizada

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DIREITO PROCESSUAL DOTRABALHO
 
PROFESSORA: NIDIA CALDAS 
E-MAIL: NIDIACALDAS@HOTMAIL.COM
Tema da Apresentação
AULA 12: Execução Trabalhista: regras gerais; execução provisória e definitiva; liquidação de sentença: cálculos, arbitramento, artigos. Citação do executado. Penhora: bens penhoráveis e bens impenhoráveis. 
EXECUÇÃO 
É a atividade jurisdicional do Estado de índole coercitiva, desenvolvida, de ofício, por órgão competente ou mediante iniciativa do interessado com o objetivo de compelir o devedor ao cumprimento da obrigação contida em título executivo. 
REGULAMENTAÇÃO: Arts. 876 a 892 da CLT 
A execução trabalhista é considerada mera fase do processo sem qualquer ruptura com a fase de conhecimento. Conforme disposto no art. 878 da CLT, o juiz pode iniciar a execução de ofício sem a necessidade de instauração de petição inicial.
Tema da Apresentação
Na execução não persiste mais a igualdade das partes, antes respeitada na condução da fase de conhecimento em respeito ao contraditório e ampla defesa, eis que assume o exequente a posição de superioridade em face do executado.
Art. 797 do CPC/2015  Ressalvado o caso de insolvência do devedor, em que tem lugar o concurso universal, realiza-se a execução no interesse do exequente que adquire, pela penhora, o direito de preferência sobre os bens penhorados.
Por certo, o princípio da prevalência do interesse do exequente em face do executado precisa se compatibilizar com o princípio da execução menos gravosa ao devedor, consagrado no art. 805 do CPC/2015, principalmente em razão do crédito de natureza alimentar.
Tema da Apresentação
OMISSÃO DA CLT EM MATÉRIA DE EXECUÇÃO 
APLICAÇÃO DA LEI N. 6.830/80 
OMISSÃO DA CLT: Art. 889, CLT: “Aos trâmites e incidentes do processo da execução são aplicáveis, naquilo que não contravierem ao presente Título, os preceitos que regem o processo de executivos fiscais para a cobrança judicial da dívida ativa da Fazenda Pública Federal” 
OBS: art. 1º da Lei de Execução Fiscal – Lei n. 6830/80: aplicação subsidiária do Código de Processo Civil. 
Exceção: Art. 882 da CLT: Na ordem preferencial de nomeação de bens será observado o art. 835 do CPC/2015, e não a lei de executivos fiscais.
Em síntese: Na execução trabalhista observar-se-á a seguinte ordem: 
1)Aplicação da CLT (arts. 876 a 892 da CLT) 
2)Aplicação da Lei de Execução Fiscal – Lei 6.830/80, salvo na nomeação de bens a penhora (art. 882 CLT) 
3)Aplicação do Código de Processo Civil. 
Tema da Apresentação
PRINCÍPIOS DA EXECUÇÃO
Princípio da Natureza real da execução (art. 824, CPC/2015) - A execução objetiva expropriar bens do devedor – É dirigida ao patrimônio do devedor, não tendo natureza pessoal, mas real.
Princípio da Patrimonialidade (art. 789, CPC/2015) - O objeto da execução é o acervo patrimonial presente e futuro do devedor.
Princípio da Suficiência (limitação expropriatória) (art. 831 e 899, CPC/2015) O limite da execução = valor da obrigação corrigido + juros + custas + honorários advocatícios + INSS (na Just. Trab.) 
Princípio do não-aviltamento do devedor - Dispõe que a execução não pode abranger bens indispensáveis à subsistência do devedor e de seus familiares – art. 833, CPC/2015 – tratam dos bens impenhoráveis e da Lei 8.009/90.
Princípio do Ônus executório Responsabilidade pelas despesas processuais art. 826, CPC/2015 e art. 789-A, CLT. O devedor que deu causa ao processo executivo, logo deverá arcar com as despesas processuais.
Tema da Apresentação
Princípio Economicidade não prejudicialidade para o devedor ( art. 805, CPC/2015). Havendo duas formas de se processar a execução tem que se optar por aquela que for menos onerosa para o devedor.
REQUISITOS NECESSÁRIOS PARA REALIZAÇÃO DA EXECUÇÃO 
(ART. 786 CPC/2015) 
-Inadimplemento do devedor 
-Obrigação certa, líquida e exigível 
-Título executivo
 
Tema da Apresentação
TÍTULO EXECUTIVO (ART. 876 CLT) 
JUDICIAIS – sentença condenatória, acordo judicial inadimplido. 
EXTRAJUDICIAIS – termo de ajuste de conduta, termo de conciliação prévia, certidão de dívida ativa da Fazenda Pública.
LEGITIMIDADE 
ATIVA (Art. 878 CLT) - partes, o próprio juiz de ofício e o Ministério Público do Trabalho. 
PASSIVA (Art. 880 CLT e Art. 4º da Lei n. 6.830/80) – empregador, espólio, massa falida e sucessores. 
COMPETÊNCIA PARA A EXECUÇÃO
TÍTULO EXECUTIVO JUDICIAL (Art. 877 CLT) – mesmo órgão que tiver julgado originariamente o dissídio. SALVO, quando a ação trabalhista iniciou na Justiça Comum e foi instalada a Vara do Trabalho. Todos os processos serão encaminhados para a Vara do Trabalho instalada – Súmula nº 10, STJ
TÍTULO EXECUTIVO EXTRAJUDICIAL (Art. 877-A CLT) – o juízo que teria competência para o processo de conhecimento relativo à matéria. 
Tema da Apresentação
EXECUÇÃO PROVISÓRIA 
A execução provisória tem cabimento quando a decisão ainda não transitou em julgado, ou seja, quando ainda estiver pendente a análise de recurso recebido só no efeito devolutivo. Na Justiça do Trabalho, execução provisória se desenvolve até a penhora do bem do executado. 
Art. 899 da CLT – “Os recursos serão interpostos por simples petição e terão efeito meramente devolutivo, salvo as exceções previstas neste Título, permitida a execução provisória até a penhora”.
OBS: No que concerne à execução provisória, o CPC/2015, em seu art. 521, possibilita a liberação de valores nesta fase, sem a necessidade de caução em se tratando de, “crédito de natureza alimentar independentemente de sua origem”, bastando ao exequente demonstrar a situação de necessidade. O art. 520, I, CPC atribui responsabilidade ao exequente pelo cumprimento provisório da sentença em caso de reforma desta, mediante reparação de danos ao executado.
Tema da Apresentação
EXECUÇÃO PROVISÓRIA DE OBRIGAÇÃO DE FAZER
Execução provisória de obrigação de fazer – OJ 64, 65 e 67 SDI-II TST – quando decorrente de antecipação de tutela ou liminar (art. 659, IX e X, CLT). A decisão que determina o cumprimento de obrigação de fazer já é auto-executória. 
IN 39/2016 TST manda aplicar os arts. 536 a 538 CPC/2015.
Art. 536 CPC/2015  No cumprimento de sentença que reconheça a exigibilidade de obrigação de fazer ou de não fazer, o juiz poderá, de ofício ou a requerimento, para a efetivação da tutela específica ou a obtenção de tutela pelo resultado prático equivalente, determinar as medidas necessárias à satisfação do exequente.
§ 1o Para atender ao disposto no caput, o juiz poderá determinar, entre outras medidas, a imposição de multa, a busca e apreensão, a remoção de pessoas e coisas, o desfazimento de obras e o impedimento de atividade nociva, podendo, caso necessário, requisitar o auxílio de força policial.
Art. 537 CPC/2015  A multa independe de requerimento da parte e poderá ser aplicada na fase de conhecimento, em tutela provisória ou na sentença, ou na fase de execução, desde que seja suficiente e compatível com a obrigação e que se determine prazo razoável para cumprimento do preceito.
Tema da Apresentação
EXECUÇÃO DEFINITIVA 
(Art. 876 CLT) 
Sentença transitada em julgado 
Acordo judicial inadimplido 
-Termos de Ajuste de conduta firmados perante o Ministério Público do Trabalho
 
Termos de Conciliação firmados perante as Comissões de Conciliação Prévia
 Certidão de Dívida Ativa da Fazenda Pública
Tema da Apresentação
LIQUIDAÇÃO DE SENTENÇA
 A execução para cobrança de crédito fundar-se-á, sempre em título líquido, certo e exigível, portanto, a liquidação deve ser realizada quando a sentença não determinar o valor ou não individualizar o objeto da condenação. 
A liquidação de sentença tem por finalidade determinar o valor da condenação, quando a sentença for ilíquida. É a fase preparatória da execução. 
Na liquidação, não se poderá modificar, ou inovar,
a sentença liquidanda nem discutir matéria pertinente à causa principal (Art. 879, §1º, CLT)
Art. 879 CLT – quando a sentença exequenda for ilíquida deverá ser procedida sua liquidação, que poderá ser feita por: CÁLCULOS, ARBITRAMENTO E ARTIGOS. 
ESPÉCIES DE LIQUIDAÇÃO
LIQUIDAÇÃO POR CÁLCULOS – quando depender apenas de cálculos aritméticos – art. 509, § 2°, CPC/2015. 
OBS: A liquidação deverá abranger também o cálculo das contribuições previdenciárias devidas (art. 879, §1º-A, CLT) 
 
Tema da Apresentação
OBS: As partes deverão ser intimadas para apresentação do cálculo de liquidação, inclusive da contribuição previdenciária incidente (art. 879, §1º-B, CLT). 
Art. 879,  §2º, CLT - Elaborada a conta e tornada líquida, o Juiz poderá abrir às partes prazo sucessivo de oito dias para impugnação fundamentada com a indicação dos itens e valores objeto da discordância, sob pena de preclusão.
Art. 879, §3º, CLT - Elaborada a conta pela parte ou pelos órgãos auxiliares da Justiça do Trabalho, o juiz procederá à intimação da União para manifestação, no prazo de 10 (dez) dias, sob pena de preclusão.
Art. 879, §4º, CLT - A atualização do crédito devido à Previdência Social observará os critérios estabelecidos na legislação previdenciária.
Art. 879, §6º, CLT - Tratando-se de cálculos de liquidação complexos, o juiz poderá nomear perito para a elaboração e fixará, depois da conclusão do trabalho, o valor dos respectivos honorários com observância, entre outros, dos critérios de razoabilidade e proporcionalidade. 
Tema da Apresentação
LIQUIDAÇÃO POR ARTIGOS – quando houver a necessidade de alegar e provar fato novo – art. 509, II, CPC/2015. Fato novo é aquele cuja existência já é reconhecida pela sentença, mas incompletamente investigado.
LIQUIDAÇÃO POR ARBITRAMENTO – quando for determinado pela sentença, convencionado pelas partes, a natureza do objeto da liquidação o exigir - art. 509, I CPC/2015. Deve ser realizada quando não for possível apurar o quantum debeatur (valor devido) por outros meios. Determinada a liquidação por arbitramento o juiz nomeará perito e fixará o prazo para entrega do laudo. Apresentado o laudo, as partes poderão manifestar-se no prazo de 10 dias, o juiz proferirá decisão ou designará audiência. 
Tema da Apresentação
IMPOSSIBILIDADE DE MUDANÇA NA LIQUIDAÇÃO DE SENTENÇA
Na liquidação de sentença não é possível modificar ou inovar a sentença liquidanda, nem discutir matéria pertinente à causa principal (art. 879, §1º, da CLT). 
EXCEÇÕES: 
Juros e correção monetária (súmula 211, TST ) - inclui-se na liquidação, ainda que omisso o pedido inicial ou a condenação. 
2) Descontos previdenciários e fiscais (súmula 401,TST) - mesmo que a sentença exeqüenda seja omissa sobre a questão. 
3) Súmula 28 TST – reintegração convertida em indenização – direito aos salários até a data da primeira decisão que determinou essa conversão. 
OBS: Art. 892 CLT.
Tema da Apresentação
IMPUGNAÇÃO DA SENTENÇA DE LIQUIDAÇÃO 
Da sentença que julgar a liquidação não cabe recurso - (art. 884, § 3º, da CLT).
 (após a garantia do juízo em sede de execução)
Tema da Apresentação
INÍCIO DA EXECUÇÃO - CITAÇÃO DO EXECUTADO (art. 880, CLT) 
O executado é citado para pagar em 48 horas, ou garantir a execução, sob pena de penhora, que é realizada por oficial de justiça avaliador (art. 880, § 2º, CLT) 
ART. 880, CAPUT, CLT: “Requerida a execução o juiz mandará expedir mandado de citação ao executado a fim de cumpra a decisão ou o acordo no prazo, pelo modo e as cominações estabelecidas, ou, quando se tratar de pagamento em dinheiro, inclusive de contribuição social devida à União, para que o faça em 48 horas, ou garanta a execução, sob pena de penhora” 
Citado, o executado poderá: 
1) Pagar o valor da execução – art. 881 CLT; 
2) Depositar o valor em juízo ou nomear bens à penhora para garantir a execução e opor embargos à execução (art. 882, CLT); 
OBS: Nomeação de bens à penhora – o executado tem que observar a gradação legal prevista no art. 835, do CPC/2015 (ART. 882, CLT). O exequente será notificado para manifestar sua aceitação ou discordância acerca dos bens nomeados pelo executado. 
Tema da Apresentação
PENHORA – o devedor sofre uma constrição em seu patrimônio para saldar o conteúdo obrigacional contido no título executivo (art. 880 CLT). Consiste na apreensão dos bens do executado que sejam suficientes para o pagamento da condenação, acrescida das custas e juros de mora, sendo estes, em qualquer caso, devidos a partir da data do ajuizamento da reclamação (ART. 883 CLT)
Tema da Apresentação
ORDEM PREFERENCIAL DE PENHORA
Art. 835 CPC/2015  A penhora observará, preferencialmente, a seguinte ordem:
I - dinheiro, em espécie ou em depósito ou aplicação em instituição financeira;
II - títulos da dívida pública da União, dos Estados e do Distrito Federal com cotação em mercado;
III - títulos e valores mobiliários com cotação em mercado;
IV - veículos de via terrestre;
V - bens imóveis;
VI - bens móveis em geral;
VII - semoventes;
VIII - navios e aeronaves;
IX - ações e quotas de sociedades simples e empresárias;
X - percentual do faturamento de empresa devedora;
XI - pedras e metais preciosos;
XII - direitos aquisitivos derivados de promessa de compra e venda e de alienação fiduciária em garantia;
XIII - outros direitos.
Tema da Apresentação
PENHORA EM DINHEIRO 
SÚMULA Nº 417 DO TST MANDADO DE SEGURANÇA. PENHORA EM DINHEIRO
I - Não fere direito líquido e certo do impetrante o ato judicial que determina penhora em dinheiro do executado para garantir crédito exequendo, pois é prioritária e obedece à gradação prevista no art. 835 do CPC de 2015 (art. 655 do CPC de 1973).
II - Havendo discordância do credor, em execução definitiva, não tem o executado direito líquido e certo a que os valores penhorados em dinheiro fiquem depositados no próprio banco, ainda que atenda aos requisitos do art. 840, I, do CPC de 2015 (art. 666, I, do CPC de 1973).
PENHORA ONLINE
O convênio Bacen-Jud (firmado entre o Banco Central e o TST) é um sistema de solicitação de informações, via internet, que visa agilizar a execução, eliminando o uso de ofícios e tornando mais simples o acesso às informações bancárias para efeito de penhora. Utilização do procedimento previsto no art. 854 e parágrafos do CPC/2015.
Tema da Apresentação
BENS ABSOLUTAMENTE IMPENHORÁVEIS
Art. 833 CPC.  São impenhoráveis:
I - os bens inalienáveis e os declarados, por ato voluntário, não sujeitos à execução;
II - os móveis, os pertences e as utilidades domésticas que guarnecem a residência do executado, salvo os de elevado valor ou os que ultrapassem as necessidades comuns correspondentes a um médio padrão de vida;
III - os vestuários, bem como os pertences de uso pessoal do executado, salvo se de elevado valor;
IV - os vencimentos, os subsídios, os soldos, os salários, as remunerações, os proventos de aposentadoria, as pensões, os pecúlios e os montepios, bem como as quantias recebidas por liberalidade de terceiro e destinadas ao sustento do devedor e de sua família, os ganhos de trabalhador autônomo e os honorários de profissional liberal, ressalvado o § 2o;
V - os livros, as máquinas, as ferramentas, os utensílios, os instrumentos ou outros bens móveis necessários ou úteis ao exercício da profissão do executado;
VI - o seguro de vida;
VII - os materiais necessários para obras em andamento, salvo se essas forem penhoradas;
VIII - a pequena propriedade rural, assim definida em lei, desde que trabalhada pela família;
Tema da Apresentação
IX - os recursos públicos recebidos por instituições privadas para aplicação compulsória em educação, saúde ou assistência social;
X - a quantia depositada em caderneta de poupança, até o limite de 40 (quarenta) salários-mínimos;
XI
- os recursos públicos do fundo partidário recebidos por partido político, nos termos da lei;
XII - os créditos oriundos de alienação de unidades imobiliárias, sob regime de incorporação imobiliária, vinculados à execução da obra.
BENS RELATIVAMENTE IMPENHORÁVEIS
Art. 834 CPC/2015  Podem ser penhorados, à falta de outros bens, os frutos e os rendimentos dos bens inalienáveis.
Tema da Apresentação
DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA
Pela teoria subjetiva da desconsideração da personalidade jurídica, os bens do sócio podem ser atingidos quando:
A pessoa jurídica não apresentar bens para pagamento das dívidas;
Atos forem praticados pelo sócio com abuso de poder, desvio de finalidade, confusão patrimonial ou má-fé.
Pela teoria objetiva da desconsideração da personalidade jurídica que disciplina a possibilidade de execução dos bens do sócio, independentemente de os atos destes terem violado ou não o contrato, ou de haver abuso de poder. Basta a pessoa jurídica não possuir bens para ter início a execução dos bens do sócio.
Tema da Apresentação
Art. 855-A CLT  Aplica-se ao processo do trabalho o incidente de desconsideração da personalidade jurídica previsto nos arts. 133 a 137 da Lei no 13.105, de 16 de março de 2015 - Código de Processo Civil.
§ 1o  Da decisão interlocutória que acolher ou rejeitar o incidente:
I - na fase de cognição, não cabe recurso de imediato, na forma do § 1o do art. 893 desta Consolidação;
II - na fase de execução, cabe agravo de petição, independentemente de garantia do juízo;
III - cabe agravo interno se proferida pelo relator em incidente instaurado originariamente no tribunal.
§ 2o  A instauração do incidente suspenderá o processo, sem prejuízo de concessão da tutela de urgência de natureza cautelar de que trata o art. 301 da Lei no 13.105, de 16 de março de 2015 (Código de Processo Civil).’
 
Tema da Apresentação
TEORIA INVERSA DA DESCONSIDERAÇÃO DA 
PERSONALIDADE JURÍDICA
Diante dos princípios da boa-fé objetiva e da função social da atividade empresarial, tem-se defendido a aplicação da teoria inversa da desconsideração da personalidade jurídica. Vale dizer, responsabilizar o patrimônio da pessoa jurídica, por atos praticados por seus dirigentes de forma abusiva ou ilícita, por interpretação evolutiva e teleológica dos arts. 50 CC e 28 cdc.
Tal desconsideração tem ocorrido o sócio controlador esvazia o seu patrimônio pessoal e o integraliza na pessoa jurídica.
A jurisprudência trabalhista tem aplicado a teoria inversa da desconsideração da personalidade jurídica na execução quando :
O sócio responsável pela empresa executada no processo trabalhista também é sócio de outra empresa que está solvente;
O sócio da empresa executada, também é sócio de outras empresas, na hipótese de configuração de grupo econômico.
Tema da Apresentação
PROCEDIMENTO QUANDO NÃO ENCONTRADOS 
BENS PENHORÁVEIS
Art. 836 CPC/2015  Não se levará a efeito a penhora quando ficar evidente que o produto da execução dos bens encontrados será totalmente absorvido pelo pagamento das custas da execução.
§ 1o Quando não encontrar bens penhoráveis, independentemente de determinação judicial expressa, o oficial de justiça descreverá na certidão os bens que guarnecem a residência ou o estabelecimento do executado, quando este for pessoa jurídica.
§ 2o Elaborada a lista, o executado ou seu representante legal será nomeado depositário provisório de tais bens até ulterior determinação do juiz.
Tema da Apresentação

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais