Buscar

AD2 de Gestão de Marketing I 2017 2º

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação a Distância – AD2
Período - 2017/2º
Disciplina: Gestão de Marketing I
Coordenador: Marco Antônio Ferreira de Souza
Orientações para a atividade:
A AD1 será feita na própria Plataforma na ferramenta “Atividades”.
 
Não será mais permitido postá-la pelos correios ou entregá-la nos polos. 
Esta atividade está relacionada com as aulas 
4 e 5
 e vale 10,0 pontos.
Apenas serão aceitas as respostas de autoria do próprio aluno, textos copiados na íntegra e sem citação do autor constituirão plágio e a nota será zerada. Evite blogs e sites de conteúdo não acadêmico. 
Em caso de dificuldades na postagem da atividade, peça ajuda ao tutor a distância.
A atividade deverá ser entregue através dessa ferramenta até a data prevista no cronograma (
até
 
08
/
10
/2017
).
Envie o arquivo em formato 
doc
 ou 
pdf
 com as respostas digitadas
. Não serão aceitas fotografias
 
ou digitalizações das respostas
.
 
Não deixe para postar a atividade no último dia e, após o envio, confirme o recebimento com o tutor a distância através da sala de tutoria.
Para o desenvolvimento das questões siga o modelo a seguir:
Questão 1: O 
q
ue é serviço?
R: Segundo a Aula 1 (ou como visto à Aula 1), Philip Kotler define serviço como qualquer ato ou desempenho que uma parte pode oferecer a outra e que não resulta em propriedade de nada.
	
Boa Atividade!!!
Sessão Aula 4
1ª Questão: Diferencie inteligência de marketing de sistema de informação de marketing. (1,25 pontos)
	O sistema de informação de marketing é a metodologia visa organizar, gerar, analisar, disseminar e armazenar dados e informações para futuras decisões de marketing. Já a inteligência de marketing, portando as informações oriundas da ação do sistema de informação de marketing, detectará problemas e identificará oportunidades. A inteligência de marketing também envolve pesquisa e coletas de dados sobre o mercado, entretanto, ela é o procedimento que agrega valor ao material fornecido pelo sistema de informação.
2ª Questão: O que é pesquisa de marketing? (1,25 pontos)
	A pesquisa de marketing é uma coleta sistemática de informações relacionadas ao processo decisório de marketing que envolve organização, análise, interpretação e transmissão de dados sobre os movimentos do mercado. É uma ferramenta de auxilio para tomada de decisões e controle em todas as fases do processo de marketing.
3ª Questão: O que diferencia uma fonte primária de uma fonte secundária de informação no SIM? (1,25 pontos)
	Pode-se dizer que as diferenças entre as fontes primárias e secundárias de informação, são a objetividade e a fonte. Enquanto a fonte secundária possui suas informações organizadas segundo um objetivo específico, a fonte primária parte de uma coleta geral de dados, os quais são reduzidos e processados para gerar informações significantes. A fonte primária, ao contrário da fonte secundária que se resume a pesquisa mercadológica, possui diversas fontes, podendo ser governamentais, comerciais, operacionais ou oriundas de publicações.
4ª Questão: Explique os três métodos de pesquisa vistos à Aula 4, item B1. (1,25 pontos)
	Pesquisa exploratória é o método mais adequado quando o pesquisador ainda não possui conhecimento ou conhecimento suficiente sobre o fenômeno. Quando não se está familiarizado somente uma pesquisa primaria pode conta. Ela mapeia, estabelece prioridades, clareia os conceitos e variáveis que deverão participar da investigação e ajuda a delinear seus posteriores desmembramentos.
	Pesquisa descritiva tem o propósito de relacionar e confirmar as hipóteses levantadas na definição do problema de pesquisa. Ela descreve a situação do mercado, de forma quantitativa ou qualitativa, a partir de informações coletadas através de questionários e entrevistas pessoais ou discussões em grupo. A pesquisa quantitativa é feita sobre uma amostra da população da qual são elaboradas análises estatísticas que permitem transpor os resultados para um universo mais amplo. Por sua vez, a pesquisa qualitativa visa identificar a motivação do consumo, que consiste em valores inconsistentes. Devido esta particularidade os métodos mais adequados seriam as entrevistas citadas anteriormente. 
	Pesquisa experimental procura estabelecer relação entre duas variáveis. Ver qual influencia uma remodelagem do produto tem, por exemplo, nas vendas. O dificulta este estudo é o controle de todas as outras variáveis, mantê-las constante para obter uma verdadeira relação de causa e efeito. 
Sessão Aula 5
5ª Questão: O que é mercado? (1,0 pontos)
	Mercado é o elemento central da análise econômica, pois são as forças do mercado que determinam a alocação dos recursos escassos. Segundo Limeira mercado é o conjunto de pessoas e/ou organizações cujas necessidades podem ser satisfeitas por produtos ou serviços e que dispõem de renda para adquiri-los.
6ª Questão: Explique três tipos de demanda e as ações de marketing relativas a ela. (2,0 pontos)
	A demanda negativa ocorre quando uma parcela significativa do mercado não gosta ou evita o produto. A ação de marketing adequada é analisar as razões dos consumidores e fazer adaptações do mix de marketing.
	Demanda plena ocorre quando a demanda do mercado está aquecida ótimos níveis de vendas indicam que os benefícios estão em alta. Neste caso a ação de marketing seria acompanhar a variação no interesse da demanda e criar condições para mantê-la aquecida, evitando excessos.
	Por fim, a demanda indesejada é a demanda por produtos e serviços que se tornam nocivos à qualidade de vida. A ação de marketing usa ferramentas como mensagens amedrontadoras, aumentar o preço, reduzir a produção.
7ª Questão: Apresente três forças do ambiente de marketing e o impacto que elas podem ter sobre a dinâmica dos mercados. (2,0 pontos)
Ambiente econômico engloba todos os fatos, mecanismos e eventos relacionados ao sistema econômico nacional e global. É uma força que afeta diretamente o padrão de consumo das pessoas e organizações, já que alteram o custo de empréstimos e disponibilidade de credito. 
	Ambiente natural consiste nas transformações em curso no meio ambiente e os reflexos sobre os recursos e o comportamento do clima. O comportamento do clima e meio ambiente já são pontos estratégicos de grandes corporações, a intensificação da preocupação mundial com esse tema tem afetado as formas de se pensar e gerir. Como resultado, houve o surgimento de duas tendências de negócio, o marketing verde e as ações de responsabilidade socioambiental.
	O ambiente tecnológico é o resultado dos conhecimentos produzidos pelas pesquisas que geram novas tecnologias, invenções e inovações traduzidas em novos produtos/serviços e aperfeiçoamentos dos já existentes. Mudou não apenas a forma de pensar e gerenciar os negócios, como também, a capacidade das empresas de desenvolverem e oferecerem valor superior a clientes e consumidores. Reduziu o ciclo de vida de produtos e negócios. De forma geral as tecnologias afetam o padrão de vida das pessoas, o formato das organizações e a forma de pensar e gerir os negócios, entretanto, ela depende intensamente da política de pesquisa e desenvolvimento de empresas e governo.

Outros materiais