Logo Passei Direto
Buscar

Ética Profissional AV22

User badge image
JALINE MIRANDA

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Marque a opção que caracteriza corretamente projetos societários:
São inflexíveis e imutáveis
Os projetos societários caracterizam-se por não ser coletivos, projetos microscópicos que apresentam uma imagem da sociedade posta, que reclamam determinados valores para justificá-las e que privilegiam certos meios, materiais e culturais para concretizá-la
Apresentam uma dimensão política, envolvendo relações de poder
A história revela que os projetos os projetos profissionais sempre estão em consonância com os projetos societários.
Não pode existir em uma mesma sociedade projetos societários que atendem a classes diferentes

Estão corretas as afirmativas:
I ¿ Moral ou Ética pode ser conceituada como a ciência dos princípios e das normas que se devem seguir para fazer o bem e evitar o mal.
II ¿ A moral aplicada a uma determinada profissão recebe o nome de ÉTICA PROFISSIONAL; relacionada esta com o Serviço Social, pode ser chamada de DEONTOLOGIA DO SERVIÇO SOCIAL.
III ¿ A importância da Deontologia do Serviço Social provém do fato de que o Serviço Social não trata apenas de fator material, não se limita à remoção de um mal físico, ou a uma transação comercial ou monetária: trata com pessoas humanas desajustadas ou empenhadas no desenvolvimento da própria personalidade.
Somente II;
I e II;
Somente I;
II e III
I, II e III

I- a ética profissional é uma dimensão específica da profissão, suas determinações são transpassadas pelo conjunto de necessidades e possibilidades postas pela realidade social; II- o processo histórico de construção do ethos profissional, considera seus valores e implicações para a instrumentalidade do Serviço Social. III- A ética profissional varia de acordo com a moral do profissional Estão corretas as alternativas:
I e III
Apenas III
I e II
I, II e III
II e III

Sobre o senso comum, Vázquez in Montaño(2007, p. 41) afirma que compreende uma rede de preconceitos, verdades esteriotipadas e, em alguns casos, superstições de uma concepção irracional (mágica ou religiosa) do mundo.
A partir da citação, pode-se afirmar que:
I. Os preconceitos e juízos de valor não interferem negativamente sobre a prática profissional.
II. O assistente social pode em seu cotidiano profissional pode não perceber que está reproduzindo juízos de valor.
III. Atrelado a uma visão de senso comum o assistente social se restringe ao superficial da 'pseudoconcreticidade'.
IV. Em sua prática profissional o assistente social deve, buscar as particularidades resultantes das relações sociais que organizam uma determinada sociedade.
Somente II está correta.
II, III e IV estão corretas.
Somente III está correta.
I, II e III estão corretas.
I e II estão corretas.

Qual das alternativas abaixo não tem correspondencia com a afirmação.
A reflexão filosófica se diferencia do senso comum que é limitado pelo conhecimento acrítico da vida cotidiana
Todo filósofo é um radical, porque ele não se prende à superficialidade do imediato
A filosofia é resultado do pensamento imediato das coisas, superficial.
Filosofia aponta para o dever, ou seja, para a dinâmica da realidade em suas potencialidades de vir a ser
Filosofar é ir até a raiz das coisas

Assinale a alternativa que indique o princípio do Código de Ética que se refere ao posicionamento frente a questão das diversidade de valores:
Empenho na eliminação de todas as formas de preconceito, incentivando o respeito à diversidade, à participação de grupos socialmente discriminados e à discussão das diferenças.
Posicionamento em favor da eqüidade e justiça social, que assegure universalidade de acesso aos bens e serviços relativos aos programas e políticas sociais, bem como sua gestão democrática;
Defesa do aprofundamento da democracia, enquanto socialização da participação política e da riqueza socialmente produzida.
Ampliação e consolidação da cidadania, considerada tarefa primordial de toda sociedade, com vistas à garantia dos direitos civis, sociais e políticos das classes trabalhadoras.
Exercício do Serviço Social sem ser discriminado, sem discriminar, por questões de inserção de classe social, gênero, etnia, religião, nacionalidade, opção sexual, idade e condição física.

Na intercorrência das mudanças ocorridas na sociedade brasileira e com o próprio acúmulo profissional, o Serviço Social desenvolveu-se, laicizou-se e diferenciou-se.
Nesse sentido, sobre a ética profissional, é correto afirmar que:
A opção por um projeto profissional vinculado ao processo de construção de uma nova ordem societária não é um dos princípios fundamentais do Código de Ética Profissional de 1993.
O Código de Ética Profissional de 1946 teve, como um de seus procedimentos, a negação da base filosófica tradicional, nitidamente conservadora, que norteava a 'ética da neutralidade'.
A revisão que se procedeu no Código de Ética Profissional de 1986, partiu, dentre outros elementos, da compreensão de que a ética deve ter como suporte uma ontologia do ser social.
A garantia do ecletismo pela exclusão de práticas e expressões teóricas que sejam contrárias à direção majoritária adotada pela categoria representa um dos princípios fundamentais do Código de Ética Profissional de 1993.
A necessidade da revisão do Código de 1986 começou a ser sentida nos organismos profissionais, desde fins dos anos noventa.

Assinale a sequência corretamente:
I - Devolver as informações colhidas nos estudos e pesquisas aos usuários, no sentido de que estes possam usá-los para o fortalecimento dos seus interesses.
II - Aproveitar as situações decorrentes da relação Assistente Social-usuário, para obter vantagens pessoais ou para terceiros.
III - Respeitar as normas e princípios éticos das outras profissões.
IV - Contribuir para a criação de mecanismos que venham desburocratizar a relação com os usuários, no sentido de agilizar e melhorar os serviços prestados.
V - Depor como testemunha sobre situação sigilosa do usuário de que tenha conhecimento no exercício profissional, quando solicitado.
Errado - Errado - Certo - Errado - Errado
Errado - Errado - Certo - Certo - Certo
Certo - Errado - Certo - Certo - Errado
Certo - Errado - Errado - Certo - Errado
Certo - Errado - Errado - Certo - Certo

A partir da leitura do Código de Ética de 1947 podemos afirmar que a moral aplicada a uma determinada profissão recebe o nome de ética profissional, relacionada esta com o Serviço Social, pode ser chamada de:
Deontologia do Serviço Social, e sua importância provém do fato de que o Serviço Social não trata apenas de fator material, não se limita à remoção de um mal físico, ou a uma transação comercial ou monetária: trata com pessoas humanas desajustadas ou empenhadas no desenvolvimento da própria personalidade.
Ontologia do serviço social e segue uma direção teórico-metodológica empenhada no aprimoramento da personalidade.
Ontologia do Serviço Social, a observância dos princípios da ontologia do Serviço Social exige, da parte do Assistente Social, uma segura formação em todos os ramos da Moral.
Nenhuma das anteriores.
Deologia Profissional, e sua importância se dá na medida em que é capaz de formar profissionais com habilidades voltadas para tratar dos desajustes encontrados na sociedade capitalista.

Assinale a alternativa que apresenta uma afirmação correta sobre a ética profissional do Assistente Social.
As escolhas éticas têm como referência somente a formação profissional.
A legitimidade social da profissão ocorre, fundamentalmente, pelo seu código de ética.
A consciência ética não significa pertencimento a um projeto profissional.
A reflexão ética possibilita a crítica da vida cotidiana.
A teorização ética fundamenta-se na experiência profissional do Assistente Social.

Acerca da construção do atual código de ética do Serviço social, é correto afirmar I- No Código de 1993 mantém-se a concepção de homem e sociedade do Código de 1986 II- Permanece a ruptura com o mito da neutralidade profissional III- Resgata-se a teoria funcionalista.
Estão corretas I e II
Estão corretas II e III
Apenas I está correta
Estão corretas I, II e III
Nenhuma está correta

Em relação ao momento de construção do código de ética profissional, década de 1980, destacamos como de fundamental importância, o fato da Assistência Social ganhar o status de Política Pública, o que acontece:
Em 1988 com a Constituição Federal
Nenhuma das respostas
Em 1986 com o Código de Ética
Em 1993 com o novo Código de ética
Em 1994 com a LOAS

A revisão do código de 1986 tem como pressuposto a consolidação do projeto profissional, numa perspectiva superadora de garantir as conquistas e superar as debilidades. Para isto se fez necessário recorrer a determinada categoria, que permitiu decodificar eticamente o compromisso com as classes trabalhadoras e com os valores éticos-políticos emancipadores. Esta categoria denomina-se:
Ontologia social.
Socialismo reflexivo.
Ideologia liberal.
Filosofia crítica.
Alienação.

Durante uma aula, a professora de Ética Profissional pediu aos alunos citassem alguns deveres do Assistente Social.
Dentre as respostas acima, podemos considerar como dever do assistente social:
I - Dispor de condições dignas de trabalho, de forma a garantir a qualidade do exercício da profissão.
II - Desempenhar suas atividades profissionais, com eficiência e responsabilidade, observando a legislação em vigor.
III - Depor como testemunha para esclarecer uma situação sigilosa.
IV - Denunciar falhas nos regulamentos, normas e programas da instituição em que trabalha, quando os mesmos estiverem ferindo os princípios e diretrizes desse Código, inclusive, o Conselho Regional, caso se faça necessário.
V - Informar aos estudantes, na docência ou na supervisão, sobre os princípios e normas do exercício profissional.
Somente as alternativas II e V.
Somente as alternativas II, IV e V.
Todas as alternativas, exceto a IV.
Somente as alternativas I, III e V.
Somente as alternativas I, II e IV.

De acordo com a Lei de Regulamentação da Profissão (1993), prestar orientação social a indivíduos, grupos e à população, constitui:
Direito
Atribuição
Dispositivos gerais
Competência
Dever

O profissional do Serviço Social que descumprir os preceitos do Código de Ética Profissional será julgado por qual órgão de primeira instância:
Conselho Regional de Serviço Social.
Conselho de Ética do Serviço Social.
Conselho Administrativo do Serviço Social.
Conselho Federal de Serviço Social.
Conselho Fiscal do Serviço Social.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Marque a opção que caracteriza corretamente projetos societários:
São inflexíveis e imutáveis
Os projetos societários caracterizam-se por não ser coletivos, projetos microscópicos que apresentam uma imagem da sociedade posta, que reclamam determinados valores para justificá-las e que privilegiam certos meios, materiais e culturais para concretizá-la
Apresentam uma dimensão política, envolvendo relações de poder
A história revela que os projetos os projetos profissionais sempre estão em consonância com os projetos societários.
Não pode existir em uma mesma sociedade projetos societários que atendem a classes diferentes

Estão corretas as afirmativas:
I ¿ Moral ou Ética pode ser conceituada como a ciência dos princípios e das normas que se devem seguir para fazer o bem e evitar o mal.
II ¿ A moral aplicada a uma determinada profissão recebe o nome de ÉTICA PROFISSIONAL; relacionada esta com o Serviço Social, pode ser chamada de DEONTOLOGIA DO SERVIÇO SOCIAL.
III ¿ A importância da Deontologia do Serviço Social provém do fato de que o Serviço Social não trata apenas de fator material, não se limita à remoção de um mal físico, ou a uma transação comercial ou monetária: trata com pessoas humanas desajustadas ou empenhadas no desenvolvimento da própria personalidade.
Somente II;
I e II;
Somente I;
II e III
I, II e III

I- a ética profissional é uma dimensão específica da profissão, suas determinações são transpassadas pelo conjunto de necessidades e possibilidades postas pela realidade social; II- o processo histórico de construção do ethos profissional, considera seus valores e implicações para a instrumentalidade do Serviço Social. III- A ética profissional varia de acordo com a moral do profissional Estão corretas as alternativas:
I e III
Apenas III
I e II
I, II e III
II e III

Sobre o senso comum, Vázquez in Montaño(2007, p. 41) afirma que compreende uma rede de preconceitos, verdades esteriotipadas e, em alguns casos, superstições de uma concepção irracional (mágica ou religiosa) do mundo.
A partir da citação, pode-se afirmar que:
I. Os preconceitos e juízos de valor não interferem negativamente sobre a prática profissional.
II. O assistente social pode em seu cotidiano profissional pode não perceber que está reproduzindo juízos de valor.
III. Atrelado a uma visão de senso comum o assistente social se restringe ao superficial da 'pseudoconcreticidade'.
IV. Em sua prática profissional o assistente social deve, buscar as particularidades resultantes das relações sociais que organizam uma determinada sociedade.
Somente II está correta.
II, III e IV estão corretas.
Somente III está correta.
I, II e III estão corretas.
I e II estão corretas.

Qual das alternativas abaixo não tem correspondencia com a afirmação.
A reflexão filosófica se diferencia do senso comum que é limitado pelo conhecimento acrítico da vida cotidiana
Todo filósofo é um radical, porque ele não se prende à superficialidade do imediato
A filosofia é resultado do pensamento imediato das coisas, superficial.
Filosofia aponta para o dever, ou seja, para a dinâmica da realidade em suas potencialidades de vir a ser
Filosofar é ir até a raiz das coisas

Assinale a alternativa que indique o princípio do Código de Ética que se refere ao posicionamento frente a questão das diversidade de valores:
Empenho na eliminação de todas as formas de preconceito, incentivando o respeito à diversidade, à participação de grupos socialmente discriminados e à discussão das diferenças.
Posicionamento em favor da eqüidade e justiça social, que assegure universalidade de acesso aos bens e serviços relativos aos programas e políticas sociais, bem como sua gestão democrática;
Defesa do aprofundamento da democracia, enquanto socialização da participação política e da riqueza socialmente produzida.
Ampliação e consolidação da cidadania, considerada tarefa primordial de toda sociedade, com vistas à garantia dos direitos civis, sociais e políticos das classes trabalhadoras.
Exercício do Serviço Social sem ser discriminado, sem discriminar, por questões de inserção de classe social, gênero, etnia, religião, nacionalidade, opção sexual, idade e condição física.

Na intercorrência das mudanças ocorridas na sociedade brasileira e com o próprio acúmulo profissional, o Serviço Social desenvolveu-se, laicizou-se e diferenciou-se.
Nesse sentido, sobre a ética profissional, é correto afirmar que:
A opção por um projeto profissional vinculado ao processo de construção de uma nova ordem societária não é um dos princípios fundamentais do Código de Ética Profissional de 1993.
O Código de Ética Profissional de 1946 teve, como um de seus procedimentos, a negação da base filosófica tradicional, nitidamente conservadora, que norteava a 'ética da neutralidade'.
A revisão que se procedeu no Código de Ética Profissional de 1986, partiu, dentre outros elementos, da compreensão de que a ética deve ter como suporte uma ontologia do ser social.
A garantia do ecletismo pela exclusão de práticas e expressões teóricas que sejam contrárias à direção majoritária adotada pela categoria representa um dos princípios fundamentais do Código de Ética Profissional de 1993.
A necessidade da revisão do Código de 1986 começou a ser sentida nos organismos profissionais, desde fins dos anos noventa.

Assinale a sequência corretamente:
I - Devolver as informações colhidas nos estudos e pesquisas aos usuários, no sentido de que estes possam usá-los para o fortalecimento dos seus interesses.
II - Aproveitar as situações decorrentes da relação Assistente Social-usuário, para obter vantagens pessoais ou para terceiros.
III - Respeitar as normas e princípios éticos das outras profissões.
IV - Contribuir para a criação de mecanismos que venham desburocratizar a relação com os usuários, no sentido de agilizar e melhorar os serviços prestados.
V - Depor como testemunha sobre situação sigilosa do usuário de que tenha conhecimento no exercício profissional, quando solicitado.
Errado - Errado - Certo - Errado - Errado
Errado - Errado - Certo - Certo - Certo
Certo - Errado - Certo - Certo - Errado
Certo - Errado - Errado - Certo - Errado
Certo - Errado - Errado - Certo - Certo

A partir da leitura do Código de Ética de 1947 podemos afirmar que a moral aplicada a uma determinada profissão recebe o nome de ética profissional, relacionada esta com o Serviço Social, pode ser chamada de:
Deontologia do Serviço Social, e sua importância provém do fato de que o Serviço Social não trata apenas de fator material, não se limita à remoção de um mal físico, ou a uma transação comercial ou monetária: trata com pessoas humanas desajustadas ou empenhadas no desenvolvimento da própria personalidade.
Ontologia do serviço social e segue uma direção teórico-metodológica empenhada no aprimoramento da personalidade.
Ontologia do Serviço Social, a observância dos princípios da ontologia do Serviço Social exige, da parte do Assistente Social, uma segura formação em todos os ramos da Moral.
Nenhuma das anteriores.
Deologia Profissional, e sua importância se dá na medida em que é capaz de formar profissionais com habilidades voltadas para tratar dos desajustes encontrados na sociedade capitalista.

Assinale a alternativa que apresenta uma afirmação correta sobre a ética profissional do Assistente Social.
As escolhas éticas têm como referência somente a formação profissional.
A legitimidade social da profissão ocorre, fundamentalmente, pelo seu código de ética.
A consciência ética não significa pertencimento a um projeto profissional.
A reflexão ética possibilita a crítica da vida cotidiana.
A teorização ética fundamenta-se na experiência profissional do Assistente Social.

Acerca da construção do atual código de ética do Serviço social, é correto afirmar I- No Código de 1993 mantém-se a concepção de homem e sociedade do Código de 1986 II- Permanece a ruptura com o mito da neutralidade profissional III- Resgata-se a teoria funcionalista.
Estão corretas I e II
Estão corretas II e III
Apenas I está correta
Estão corretas I, II e III
Nenhuma está correta

Em relação ao momento de construção do código de ética profissional, década de 1980, destacamos como de fundamental importância, o fato da Assistência Social ganhar o status de Política Pública, o que acontece:
Em 1988 com a Constituição Federal
Nenhuma das respostas
Em 1986 com o Código de Ética
Em 1993 com o novo Código de ética
Em 1994 com a LOAS

A revisão do código de 1986 tem como pressuposto a consolidação do projeto profissional, numa perspectiva superadora de garantir as conquistas e superar as debilidades. Para isto se fez necessário recorrer a determinada categoria, que permitiu decodificar eticamente o compromisso com as classes trabalhadoras e com os valores éticos-políticos emancipadores. Esta categoria denomina-se:
Ontologia social.
Socialismo reflexivo.
Ideologia liberal.
Filosofia crítica.
Alienação.

Durante uma aula, a professora de Ética Profissional pediu aos alunos citassem alguns deveres do Assistente Social.
Dentre as respostas acima, podemos considerar como dever do assistente social:
I - Dispor de condições dignas de trabalho, de forma a garantir a qualidade do exercício da profissão.
II - Desempenhar suas atividades profissionais, com eficiência e responsabilidade, observando a legislação em vigor.
III - Depor como testemunha para esclarecer uma situação sigilosa.
IV - Denunciar falhas nos regulamentos, normas e programas da instituição em que trabalha, quando os mesmos estiverem ferindo os princípios e diretrizes desse Código, inclusive, o Conselho Regional, caso se faça necessário.
V - Informar aos estudantes, na docência ou na supervisão, sobre os princípios e normas do exercício profissional.
Somente as alternativas II e V.
Somente as alternativas II, IV e V.
Todas as alternativas, exceto a IV.
Somente as alternativas I, III e V.
Somente as alternativas I, II e IV.

De acordo com a Lei de Regulamentação da Profissão (1993), prestar orientação social a indivíduos, grupos e à população, constitui:
Direito
Atribuição
Dispositivos gerais
Competência
Dever

O profissional do Serviço Social que descumprir os preceitos do Código de Ética Profissional será julgado por qual órgão de primeira instância:
Conselho Regional de Serviço Social.
Conselho de Ética do Serviço Social.
Conselho Administrativo do Serviço Social.
Conselho Federal de Serviço Social.
Conselho Fiscal do Serviço Social.

Prévia do material em texto

Ética Profissional 
 
Marque a opção que caracteriza corretamente projetos societários: 
 
 
São inflexíveis e imutáveis 
 Apresentam uma dimensão política, envolvendo relações de poder 
 
Não pode existir em uma mesma sociedade projetos societários que atendem a 
classes diferentes 
 
A história revela que os projetos os projetos profissionais sempre estão em 
consonância com os projetos societários. 
 
Os projetos societários caracterizam-se por não ser coletivos, projetos microscópicos 
que apresentam uma imagem da sociedade posta, que reclamam determinados 
valores para justificá-las e que privilegiam certos meios, materiais e culturais para 
concretizá-la 
 
 
 
4) Segundo o Código de Ética de 1947: I ¿ Moral ou Ética pode ser conceituada como 
a ciência dos princípios e das normas que se devem seguir para fazer o bem e evitar 
o mal. II ¿ A moral aplicada a uma determinada profissão recebe o nome de ÉTICA 
PROFISSIONAL; relacionada esta com o Serviço Social, pode ser chamada de 
DEONTOLOGIA DO SERVIÇO SOCIAL. III ¿ A importância da Deontologia do Serviço 
Social provém do fato de que o Serviço Social não trata apenas de fator material, não 
se limita à remoção de um mal físico, ou a uma transação comercial ou monetária: 
trata com pessoas humanas desajustadas ou empenhadas no desenvolvimento da 
própria personalidade. Estão corretas as afirmativas: 
 
 
Somente II; 
 I e II; 
 
Somente I; 
 
II e III 
 I, II e III 
 
I- a ética profissional é uma dimensão específica da profissão, suas determinações 
são transpassadas pelo conjunto de necessidades e possibilidades postas pela 
realidade social; II- o processo histórico de construção do ethos profissional, 
considera seus valores e implicações para a instrumentalidade do Serviço Social. III- 
A ética profissional varia de acordo com a moral do profissional Estão corretas as 
alternativas: 
 
 I e II 
 
I e III 
 I, II e III 
 
II e III 
 
Apenas III 
 
Sobre o senso comum, Vázquez in Montaño(2007, p. 41) afirma que compreende uma 
rede de preconceitos, verdades esteriotipadas e, em alguns casos, superstições de 
uma concepção irracional (mágica ou religiosa) do mundo. A partir da citação, pode-
se afirmar que: I. Os preconceitos e juízos de valor não interferem negativamente 
sobre a prática profissional. II. O assistente social pode em seu cotidiano profissional 
pode não perceber que está reproduzindo juízos de valor. III. Atrelado a uma visão de 
senso comum o assistente social se restringe ao superficial da 
¿pseudoconcreticidade¿. IV. Em sua prática profissional o assistente social deve, 
buscar as particularidades resultantes das relações sociais que organizam uma 
determinada sociedade. 
 
 
I e II estão corretas 
 II, III e IV estão corretas. 
 
Somente II está correta. 
 
Somente III está correta. 
 
I, II e III estão corretas. 
 
Analise a assertativa ¿ser radical é ir às raízes e a raiz do homem é o próprio homem¿. 
Marx, 1848. Qual das alternativas abaixo não tem correspondencia com a afirmação. 
 
 
A reflexão filosófica se diferencia do senso comum que é limitado pelo conhecimento 
acrítico da vida cotidiana 
 
Todo filósofo é um radical, porque ele não se prende à superficialidade do imediato 
 A filosofia é resultado do pensamento imediato das coisas, superficial. 
 
Filosofia aponta para o dever, ou seja, para a dinâmica da realidade em suas 
potencialidades de vir a ser 
 
Filosofar é ir até a raiz das coisas 
 
Atualmente se observam a construção de novos arranjos familiares e afetivos, como 
os casais homo afetivos. Assinale a alternativa que indique o princípio do Código de 
Ética que se refere ao posicionamento frente a questão das diversidade de valores: 
 
 Empenho na eliminação de todas as formas de preconceito, incentivando o respeito 
à diversi-dade, à participação de grupos socialmente discriminados e à discussão 
das diferenças. 
 
Posicionamento em favor da eqüidade e justiça social, que assegure universalidade 
de acesso aos bens e serviços relativos aos programas e políticas sociais, bem como 
sua gestão democrática; 
 
Defesa do aprofundamento da democracia, enquanto socialização da participação 
política e da riqueza socialmente produzida. 
 
Ampliação e consolidação da cidadania, considerada tarefa primordial de toda 
sociedade, com vistas à garantia dos direitos civis, sociais e políticos das classes 
trabalhadoras. 
 
Exercício do Serviço Social sem ser discriminado, sem discriminar, por questões de 
inserção de classe social, gênero, etnia, religião, nacionalidade, opção sexual, idade 
e condição física. 
 
 
.¿Na intercorrência das mudanças ocorridas na sociedade brasileira e com o próprio 
acúmulo profissional, o Serviço Social desenvolveu-se, laicizou-se e diferenciou-se. 
Nesse sentido, sobre a ética profissional, é correto afirmar que: 
 
 A revisão que se procedeu no Código de Ética Profissional de 1986, partiu, dentre 
outros elementos, da compreensão de que a ética deve ter como suporte uma 
ontologia do ser social. 
 
O Código de Ética Profissional de 1946 teve, como um de seus procedimentos, a 
negação da base filosófica tradicional, nitidamente conservadora, que norteava a 
¿ética da neutralidade¿. 
 
A opção por um projeto profissional vinculado ao processo de construção de uma nova 
ordem societária não é um dos princípios fundamentais do Código de Ética 
Profissional de 1993. 
 
A garantia do ecletismo pela exclusão de práticas e expressões teóricas que sejam 
contrárias à direção majoritária adotada pela categoria representa um dos princípios 
fundamentais do Código de Ética Profissional de 1993. 
 
A necessidade da revisão do Código de 1986 começou a ser sentida nos organismos 
profissionais, desde fins dos anos noventa. 
 
São deveres do Assistente Social nas suas relações com os usuários: I - Devolver as 
informações colhidas nos estudos e pesquisas aos usuários, no sentido de que estes 
possam usá-los para o fortalecimento dos seus interesses. II - Aproveitar as situações 
decorrentes da relação Assistente Social-usuário, para obter vantagens pessoais ou 
para terceiros. III - Respeitar as normas e princípios éticos das outras profissões. IV - 
Contribuir para a criação de mecanismos que venham desburocratizar a relação com 
os usuários, no sentido de agilizar e melhorar os serviços prestados. V - Depor como 
testemunha sobre situação sigilosa do usuário de que tenha conhecimento no 
exercício profissional, quando solicitado. Assinale a sequência corretamente: 
 
 
Errado - Errado - Certo - Errado - Errado 
 
Errado - Errado - Certo - Certo - Certo 
 
Certo - Errado - Certo - Certo - Errado 
 Certo - Errado - Errado - Certo - Errado 
 
Certo - Errado - Errado - Certo - Certo 
 
O Código de Ética do Serviço Social é um instrumento valioso que orienta o exercício 
profissional de maneira a garantir tanto a qualidade dos serviços prestados aos 
usuários. Sobre o Código de Ética do Serviço Social é INCORRETO: 
 
 Compreender medidas coercitivas e morais sobre o exercício profissional. 
 
Estabelecer normas, deveres, direitos e proibições referentes ao exercício pro-
fissional. 
 
Representar um instrumento que determina parâmetros para o exercício pro-
fissional. 
 
Apresentar os compromissos éticos que delineiam a atuação cotidiana do pro-
fissional. . 
 
Indicar o dever ser profissional. 
 
 
Na década de 80, se observa um redimensionamento em torno da concepção de 
usuário, que a partir de uma perspectiva mais crítica, passa ser visto o como um 
sujeito capaz de fazer escolhas, de mudar o rumo da sua história. Qual fato foi 
importante para esta nova concepção sobre o usuários ? 
 
 
O Estado Novo.O movimento de Reconceituação do Serviço Social. 
 
O surgimento do apostolado social. 
 
A Constituição de 1988. 
 
A criação da FUNABEM. 
 
A Constituição de 1988, a contra-reforma do Estado e as mudanças do mundo do 
trabalho têm exigido do profissional de Serviço Social brasileiro novas competências 
e habilidades profissionais − dentre elas, a de exercer funções de gestão ou direção 
em organizações públicas ou privadas. Isso requer o domínio crítico das teorias 
organizacionais e das ferramentas gerenciais, bem como a clareza do significado da 
direção estratégica do projeto hegemônico no Serviço Social brasileiro. De acordo 
com o Código de Ética Profissional em vigor, o exercício profissional, neste campo e 
na perspectiva da defesa e do aprofundamento da democracia, deve buscar 
 
 
a eficácia e eficiência por meio da moderna administração gerencial de 
resultados. 
 a projeção de uma nova sociedade sem exploração e desigualdade de classe, 
gênero e etnia. 
 
a satisfação das necessidades e demandas sociais nos limites da ordem política 
liberal 
 
a atenção às necessidades locais em função da municipalização das políticas 
públicas. 
 
a defesa da liberdade do mercado como princípio regulador das relações 
econômicas e sociais. 
 
 
 
A partir da leitura do Código de Ética de 1947 podemos afirmar que a moral aplicada 
a uma determinada profissão recebe o nome de ética profissional, relacionada esta 
com o Serviço Social, pode ser chamada de: 
 
 
Ontologia do Serviço Social, a observância dos princípios da ontologia do Serviço 
Social exige, da parte do Assistente Social, uma segura formação em todos os 
ramos da Moral. 
 Deontologia do Serviço Social, e sua importância provém do fato de que o Serviço 
Social não trata apenas de fator material, não se limita à remoção de um mal físico, 
ou a uma transação comercial ou monetária: trata com pessoas humanas 
desajustadas ou empenhadas no desenvolvimento da própria personalidade. 
 
Nenhuma das anteriores 
 
Deologia Profissional, e sua importância se dá na medida em que é capaz de 
formar profissionais com habilidades voltadas para tratar dos desajustes 
encontrados na sociedade capitalista. 
 
Ontologia do serviço social e segue uma direção teórico-metodológica 
empenhada no aprimoramento da personalidade. 
 
 
(MPE-RS 2014) Assinale a alternativa que apresenta uma afirmação correta sobre a 
ética profissional do Assistente Social. 
 
 
A legitimidade social da profissão ocorre, fundamentalmente, pelo seu 
código de ética 
 
A consciência ética não significa pertencimento a um projeto profissional 
 
As escolhas éticas têm como referência somente a formação profissional. 
 
A teorização ética fundamenta-se na experiência profissional do Assistente 
Social. 
 A reflexão ética possibilita a crítica da vida cotidiana. 
 
 
Acerca da construção do atual código de ética do Serviço social , é correto afirmar I- 
No Código de 1993 mantém-se a concepção de homem e sociedade do Código de 
1986 II- Permanece a ruptura com o mito da neutralidade profissional III- Resgata-se 
a teoria funcionalista. 
 
 
Apenas I está correta 
 
Estão corretas II e III 
 
Estão corretas I, II e III 
 Estão corretas I e II 
 
Nenhuma está correta 
 
 
Em relação ao momento de construção do código de ética profissional, década de 
1980, destacamos como de fundamental importância, o fato da Assistência Social 
ganhar o status de Política Pública, o que acontece: 
 
 Em 1988 com a Constituição Federal 
 
Em 1986 com o Código de Ética 
 
Em 1993 com o novo Código de ética 
 
Em 1994 com a LOAS 
 
Nenhuma das respostas 
 
O processo de discussão que culminou no código de ética de 1993 vem marcado pela 
reflexão ética em geral, a questão da ética profissional e ao próprio código de ética, 
ampliando o debate da fundamentação teórica, problematização sobre a prática 
profissional, denúncias éticas face as condições de trabalho e propostas de 
enfrentamento da questão ética no interior da formação profissional. A revisão do 
código de 1986 tem como pressuposto a consolidação do projeto profissional, numa 
perspectiva superadora de garantir as conquistas e superar as debilidades. Para isto 
se fez necessário recorrer a determinada categoria, que permitiu decodificar 
eticamente o compromisso com as classes trabalhadoras e com os valores éticos-
políticos emancipadores. Esta categoria denomina-se 
 
 Ontologia social. 
 
Socialismo reflexivo. 
 
Ideologia liberal. 
 
Filosofia crítica. 
 
Alienação. 
 
 
É mediante o processo de trabalho que o ser social se constitui, se instaura como 
distinto do ser natural, dispondo de capacidade teleológica, projetiva, consciente; é 
por esta socialização que ele se põe como ser capaz de liberdade. Esta concepção já 
contém, em si mesma, uma projeção de sociedade, aquela em que se propicie aos/às 
trabalhadores/as um pleno desenvolvimento para a invenção e vivência de novos 
valores, o que, evidentemente, supõe a erradicação de todos os processos de 
exploração, opressão e alienação. Estes valores estão descritos nos princípios 
fundamentais do código de ética do assistente social, onde podemos destacar a/o 
 
 
ampliação e consolidação da cidadania, considerada tarefa primordial de toda 
sociedade, com vistas à garantia dos direitos políticos das classes trabalhadoras. 
 
opção por um projeto profissional vinculado ao processo de construção de uma nova 
ordem societária socialista, com dominação, exploração de classe, etnia e gênero. 
 
exercício do Serviço Social sem ser discriminado/a, nem discriminar, por questões de 
inserção de classe social, gênero, etnia, religião, nacionalidade, orientação sexual, 
identidade de gênero, excluindo, entretanto questões de idade e condição física. 
 reconhecimento da liberdade como valor ético central e das demandas políticas a ela 
inerentes - autonomia, emancipação e plena expansão dos indivíduos sociais. 
 
posicionamento em favor da equidade e justiça social, que assegure seletividade de 
acesso aos bens e serviços relativos aos programas e políticas sociais, bem como 
sua gestão democrática. 
 
Durante uma aula, a professora de Ética Profissional pediu aos alunos citassem 
alguns deveres do Assistente Social. Os alunos deram as seguintes respostas: I - 
Dispor de condições dignas de trabalho, de forma a garantir a qualidade do exercício 
da profissão. II - Desempenhar suas atividades profissionais, com eficiência e 
responsabilidade, observando a legislação em vigor. III - Depor como testemunha 
para esclarecer uma situação sigilosa. IV - Denunciar falhas nos regulamentos, 
normas e programas da instituição em que trabalha, quando os mesmos estiverem 
ferindo os princípios e diretrizes desse Código, inclusive, o Conselho Regional, caso 
se faça necessário. V - Informar aos estudantes, na docência ou na supervisão, sobre 
os princípios e normas do exercício profissional. Dentre as respostas acima, 
podemos considerar como dever do assistente social: 
 
 Somente as alternativas II, IV e V. 
 
Somente as alternativas I, II e IV. 
 
Todas as alternativas, exceto a IV. 
 
Somente as alternativas I, III e V. 
 
Somente as alternativas II e V. 
 
 
De acordo com a Lei de Regulamentação da Profissão (1993), prestar orientação 
social a indivíduos, grupos e à população, constitui: 
 
 Competência 
 Dever 
 
Direito 
 
Dispositivos gerais 
 
Atribuição 
 
 
O profissional do Serviço Social que descumprir os preceitos do Código de Ética 
Profissional será julgado por qual órgão de primeira instância: 
 
 Conselho Federal de Serviço Social. 
 
Conselho Fiscal do Serviço Social. 
 
ConselhoAdministrativo do Serviço Social. 
 
Conselho de Ética do Serviço Social. 
 Conselho Regional de Serviço Social.

Mais conteúdos dessa disciplina