Buscar

AV2 ECONOMIA DO MEIO AMBIENTE E FINANC. DE PROJETOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

O aperfeiçoamento de tecnologias de extração de petróleo e gás possibilitou o acesso a grandes reservas presas em depósitos de xisto dos Estados Unidos - especialmente em Dakota do Norte e no Texas - determinando uma importante mudança na geopolítica energética do mundo. Ao ampliar a participação do gás em sua matriz - muito mais barato do que as demais fontes de energia - os Estados Unidos voltaram a atrair as grandes indústrias para seu território. Contudo, a técnica de extração usada para extração de gás do xisto, chamada de fracking - não é considerada segura ambientalmente, dado o risco de contaminação das águas subterrâneas. Vários casos de contaminação foram registrados em solo americano. O Brasil começou no final de 2013 a explorar o gás de xisto. Está correta a política desenvolvida pelo governo brasileiro?
		
	
Resposta: Não está correta a politica desenvolvida pelo gorverno brasileiro pelo fato de estar havendo a contaminação das aguas subterrâneas.
	
Gabarito: Sob o ponto de vista econômico sim, pois o gás é mais barato e menos poluente do que usar derivados do petróleo. Contudo, sob o ponto de vista ambiental é muito ruim, pois a contaminação das águas subterrâneas acaba por contaminar as fontes de água potável que contribui para abastecer as cidades.
		
	
	 2a Questão (Ref.: 161711)
	Pontos: 0,2  / 1,0
	Por que podemos afirmar que existe estreita relação entre os estilos energéticos e os estilos de desenvolvimento?
		
	
Resposta: Porque para qeu uma ocorra precisa da outra.
	
Gabarito: Um bom começo de resposta é perceber a estreita interligação entre pobreza e degradação ambiental. Embora a pobreza resulte em tensão ambiental, a causa principal da deterioração do meio ambiente global é um padrão insustentável de consumo e produção, particularmente nos países industrializados, o que agrava a pobreza e os desequilíbrios. Para alcançar o desenvolvimento sustentável torna-se necessário atingir eficiência na produção, mas também mudar padrões de consumo, otimizando usos dos recursos e minimizando a criação de rejeitos.
		
	
	 3a Questão (Ref.: 695206)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As empresas verdes são uma denominação para as empresas que trabalham alinhadas com o Desenvolvimento Sustentável, para isto a BOVESPA resolveu criar um índice, o ISE - índice de sustentabilidade empresarial que reflete:
		
	
	As empresas que estão investindo na adoção de políticas de apoio a projetos de melhoria de eficiência energética.
	 
	O retorno de uma carteira composta por ações comprometidas com a responsabilidade social e sustentabilidade empresarial, atuando como promotora de boas práticas no meio empresarial brasileiro e como benchmark (referência) para o investimento socialmente responsável.
	
	A quantidade de produtos verdes que a empresa está lançando no mercado.
	
	Os investimentos em projetos sócios-ambientais feitos pela empresas, destinado a compensar as práticas nocivas de impacto negativo no meio ambiente e no social.
	
	Os projetos de investimento em marketing social e ambiental que as empresas estão investindo para melhorarem sua imagem institucional.
		
	
	 4a Questão (Ref.: 695318)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), apresenta uma listagem de elementos que compõem a prática da "ecoeficiência", proposta pelo World Busines Council for Sustentable Development (WBCSD): I. Reduzir o consumo de materiais com bens e serviços. II. Reduzir o consumo de energia com bens e serviços. III. Reduzir a dispersão de substâncias tóxicas. IV. Intensificar a reciclagem de materiais. V. Maximizar o uso sustentável de recursos renováveis. VI. Prolongar a durabilidade dos produtos. VII. Agregar valor aos bens e serviços. Diante desta listagem, a prática da "ecoeficiência" pode ser aplicada:
		
	
	Apenas às indústrias de transformação.
	 
	A todas as empresas brasileiras.
	
	A todas as empresas, à exceção das do setor de turismo.
	
	Apenas à agricultura e às indústrias de transformação.
	
	Apenas à agricultura, ao turismo e às indústrias de transformação.
		
	
	 5a Questão (Ref.: 240143)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Confirmadas as tendências que apontam para o aquecimento global do planeta Terra, duas consequências importantes ocorrerão. Assinale a alternativa que contém tais consequências:
		
	 
	Diminuição das camadas de gelo eterno e aumento do nível geral das águas oceânicas.
	
	Diminuição do efeito estufa e aumento do índice de salinização das águas oceânicas.
	
	Aumento das camadas de gelo eterno e diminuição do nível geral das águas oceânicas.
	
	Aumento das camadas de gelo eterno e aumento do nível geral das águas oceânicas.
	
	Diminuição da camada de ozônio e diminuição das águas oceânicas.
		
	
	 6a Questão (Ref.: 240169)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A procura por novas fontes renováveis de energia surge como alternativa importante para superar dois problemas atuais: a escassez de fontes não renováveis de energia, principalmente do petróleo, e a poluição ambiental causada por essas fontes (combustíveis fósseis). Assinale a alternativa que apresenta um tipo de recurso energético não renovável.
		
	
	biogás, utilização das bactérias na transformação de detritos orgânicos em metano.
	
	hidrogênio, usado como célula combustível.
	 
	biomassa, massa dos seres vivos habitantes de uma região.
	 
	carvão mineral, extraído da terra pelo processo de mineração
	
	energia geotérmica, aproveitamento do calor do interior da Terra.
		
	
	 7a Questão (Ref.: 240183)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Considerando a riqueza dos recursos hídricos brasileiros, uma grave crise de água em nosso país poderia ser motivada por
		
	
	falta de tecnologia para retirar o sal da água do mar.
	 
	degradação dos mananciais e desperdício no consumo.
	
	reduzida área de solos agricultáveis.
	
	escassez de rios e de grandes bacias hidrográficas.
	
	ausência de reservas de águas subterrâneas.
		
	
	 8a Questão (Ref.: 619555)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A literatura econômica é bastante rica em seu papel de nominar os assuntos pertinentes à atividade empresarial. Ao estudarmos o papel das técnicas de avaliação e viabilidade das decisões de Investimento, também podemos chamar estudo de que tipo de técnica?
		
	 
	orçamento de capital.
	 
	estruturação de capital.
	
	ordenamento de capital.
	
	ativação de capital.
	
	administração de capital.
		
	
	 9a Questão (Ref.: 240210)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A captação com a venda de recebíveis a investidores no mercado de capitais é uma forma de diversificação das fontes de recursos para as empresas, que dessa forma conseguem antecipar parte de suas receitas futuras. Na verdade, quando as empresas vão em busca desse tipo de captação, o objetivo é depender menos do mercado bancário tradicional. Para os investidores pessoas físicas ou pessoas jurídicas (fundos) que aplicam nesses tipos de investimento, a principal vantagem da aplicação nesses títulos é que existe o lastro. Por exemplo, uma empresa que vai construir um shopping center, pode lançar uma debênture - um título de dívida - que depois da obra pronta e ter entrado em funcionamento, pode virar cotas de capital do empreendimento. Qual a vantagem para o empreendedor do negócio?
		
	
	As empresas acabam vendo uma maneira de não vender a empresa e sim, tomar dinheiro emprestado, para garantirem ficarem donos absolutos do negócio.
	
	Essas modalidades são muito usadas por investidores nos países desenvolvidos, pois o custo de captação é mais alto ao invés dos ofertados pelos bancos.
	
	Acabam por maior oferta de recursos, pagando taxas maiores do que pagariam nos recursos tomados nos bancos.Fica mais dependente dos bancos e com isso melhoram as condições de barganha das necessidades de recursos.
	 
	Favorece a atratividade para os investidores que ganham juros na fase pré-operacional e depois lucro na fase de operação do negócio, com isto aumenta o volume de interessados.

Outros materiais