Buscar

Distribuição.pptx

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Distribuição
A DISTRIBUIÇÃO É O PLANEJAMENTO DO ABASTECIMENTO AOS CLIENTES, ÀS FILIAIS E AOS DEPÓSITOS, VISANDO ASSEGURAR UM MÁXIMO DE VENDAS COM UM INVESTIMENTO MÍNIMO NO ESTOQUE; AÍ SE SITUA O PONTO BÁSICO DA QUESTÃO: DETERMINAR A QUANTIDADE A ESTOCAR, PARA QUE O PRODUTO NÃO FALTE NO CENTRO CONSUMIDOR, SEM QUE HAJA MATERIAIS EM EXCESSO NO DEPÓSITO. (VIANA, 2002)
Um canal de distribuição corresponde a uma ou mais empresas ou organizações que participam do fluxo de produtos e/ou serviços desde o produtor até o cliente ou consumidor final. 
Existem dois tipos de canais:
 O primeiro atende ao processo de transferência de propriedade (transação) e suas principais funções são: negociar, vender e contratar.
 Já o segundo canal está relacionado com a distribuição ou entrega de produtos ou serviços, ou seja, a distribuição física na prática. 
Distribuição
Distribuição física: que é o conjunto de operações associadas à transferência dos bens objeto de uma transação desde o local de sua produção até o local designado no destino em boas condições comerciais, oportunamente e a preços competitivos; em resumo é “tirar da produção e fazer chegar ao cliente”. 
"Distribuição Física" dá o valor ao espaço e ao tempo, situando os materiais e o produto no lugar e momento adequados. Conclui-se desta forma, que a distribuição física é a principal linha de união entre as atividades de fabricação e a criação da demanda.
Administração da Distribuição Física é desenvolvida em três níveis:
Estratégico: Procura determinar como deve ser o sistema de distribuição e decidir, de forma geral qual deve ser a configuração global do sistema de distribuição, ou seja, a localização dos armazéns, a seleção de modos de transporte e o projeto do sistema de processamento de pedidos. Molda o sistema de distribuição em termos gerais.
Tático: Envolve a utilização dos recursos para a escolha da melhor maneira de utilizar o sistema de distribuição. 
Quando uma empresa realiza investimentos em alguma parte de seu sistema de distribuição, como, por exemplo, caminhões, armazéns, dispositivos para transmissão de pedidos, surge o problema de utilizar seus equipamentos e facilidades de maneira eficiente.
Operacional: Refere-se às tarefas diárias que o gerente de distribuição e seus subordinados devem desempenhar para que seus produtos fluam até o cliente. Isto inclui atividades como recolher produtos dos estoques, carregar caminhões para entrega, embalar produtos para carregamento. O enfoque é supervisão e realização.
A distribuição física de produtos é realizada com a participação de alguns componentes, sejam eles físicos ou informacionais :
- Instalações fixas (centros de distribuição, armazéns, etc.): fornecem os espaços destinados a abrigar as mercadorias até que sejam transferidas para as lojas ou entregues aos clientes.
- Estoques de produtos: é formado ao longo do processo e nem sempre é eliminável. O custo de capital de produtos acabados estocados nos centros de distribuição, nas fábricas e nos meios de transporte passou a ser um custo elevado. 
- Hardware e software diversos: para gerenciar essas informações devido à modernização expansão desses recursos utiliza-se hoje uma série de hardwares e softwares.
Custos: a disponibilidade de uma estrutura de custos adequada e constantemente atualizada é necessária para operar de forma competitiva um sistema de distribuição física.
- Pessoal: em prol dessa mesma competitividade é necessário dispor pessoal devidamente capacitado e treinado.
Cadeias de Distribuição
As cadeias de distribuição estão interligadas ao processo logístico de distribuição que por sua vez envolvem os seguintes processos:
•    Previsão de demanda;
•    Planejamento das necessidades de materiais;
•    Estocagem dos materiais;
•    Armazenagem logística;
•    Movimentação de materiais;
•    Embalagem;
•    Estocagem dos produtos acabados;
•    Planejamento e distribuição física;
•    Processamento de pedidos;
•    Transporte de pedidos;
•    Transporte;
•    Atendimento ao cliente;
As Vantagens dos Depósitos Regionais
Como principais objetivos a serem alcançados pela regionalização de estoques temos: 
A redução dos níveis de inventario pela alocação de estoques de segurança aos centros de distribuição e a redução do índice de faltas de mercadoria pelo 
abastecimento diário as lojas;
 A redução dos custos de transporte decorrentes da consolidação de cargas e ganhos de produtividade de mão-de-obra, visto que as atividades de armazenamento e 
manuseio de mercadoria são executadas de forma centralizada em vez de loja a loja . 
Os centros de distribuição adotaram lay -outs possibilitando a utilização das mais modernas técnicas de movimentação e armazenamento de cargas. Equipamentos especialmente projetados são utilizados em processos de recebimento, estocagem, picking, preparação de produtos e expedição. 
As unidades são também automatizadas, com softwares de gestão de armazéns. 
Exemplo Industria 
As Vantagens dos Depósitos Regionais
Para as grandes redes de varejo, os ganhos são variados. Por um lado libera espaços nobres na ponta da cadeia, na medida em que os pontos finais de venda reduzem seus espaços de armazenagem;
Por outro lado, ao transferir atividades de recepção e controle das lojas 
para um posto especializado, há uma redução dramática dos 
espaços exigidos para estacionamento de caminhões, movimentação 
de carga e administração dos procedimentos de recepção de 
mercadorias e pagamento, liberando espaços de elevado custo 
justamente nos pontos finais de venda. 
Modelos de distribuição regionalizada, com estoques 
centralizados, mostraram-se os mais adequados para se obter 
reduções de custo, a exemplo de sistemáticas aplicadas em cadeias 
varejistas de outros países
O CICLO DE ENTREGA AO CLIENTE CORRESPONDE AO ESPAÇO DE TEMPO DESDE O RECEBIMENTO DO PEDIDO ATÉ SUA EFETIVA ENTREGA. 
OS CICLOS MUITO CURTOS ESTÃO ASSOCIADOS UM ELEVADO GRAU DE EFICIÊNCIA GERENCIAL, MAS TAMBÉM CUSTOS MAIS ALTOS. 
POR ISSO, É COMUM A POLÍTICA DE OFERECER AO CLIENTE CICLOS E PROCEDIMENTOS DIFERENCIADOS, A PREÇOS IGUALMENTE DIFERENCIADOS. ASSIM, ENTREGAS RÁPIDAS 
JUSTIFICAM TARIFAS ADICIONAIS.
A Satisfação do Cliente 
A Satisfação do Cliente 
Portanto, ao se incorporar o conceito de serviço ao cliente, 
nota -se que a solução de menor custo pode não corresponder a de melhor serviço.
 Existe, portanto, uma relação de mesmo sentido em que a custos de distribuição física maior corresponde uma melhor qualidade do oferecido. 
 E lembre-se
 >>> >>> >>> >>> >>> >>> 
Fim
 Profa. Asyha G.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando