Buscar

Qual o significado do Princípio da Legalidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Qual o significado do Princípio da Legalidade?  Porque ele é considerado o principal dentre os princípios explícitos de nosso direito penal? Explique porque é a maior garantia do direito de liberdade  que temos. 
O conceito de principio indica uma ordenação, que se irradia e emanam os sistemas de normas, servindo de base para a interpretação, integração, conhecimento e aplicação do direito positivo.
Legalidade é o principio fixador do conteúdo das normas penais incriminadoras somente pode ser criado através de lei em sentido estrito, pelo Poder Legislativo, expressamente, no art. 5º, XXXIX, da CF/88, bem como no art. 1º da CP.
O principio da legalidade é importantíssimo quando se depara com os atos jurídicos que pune o ser humano, se é ou não contraria a lei, se está ou não dentro do permitido pelo sistema jurídico, seja expressamente ou implicitamente. O principio da legalidade se desdobra em outros dois princípios, o da Anterioridade, que numa lei penal incriminadora somente pode ser aplicada a um fato concreto, caso tenha tido origem antes da pratica da conduta para aquela se destina. O texto constitucional “Não há crime sem lei anterior que o defina”, nem tampouco pena “sem previa cominação legal”.
O outro principio é o da retroatividade da lei penal mais benéfica, não se pode permitir a retroatividade de leis, especificamente as prejudiciais ao acusado.
Em resumo ao principal principio o da legalidade o direito penal deve pautar-se pela benevolência garantindo o bem estar da coletividade, incluindo-se o dos condenados.
 
Nome :Simone Raquel Ferreira 
44017

Continue navegando