Buscar

lista 02

Prévia do material em texto

LISTA - 02
01º)
DALTON
A matéria seria formada de minúsculas partículas indivisíveis - ÁTOMOS
Os átomos de um dado elemento são idênticos
Os átomos de um dado elemento não se convertem em diferentes tipos de átomos em reações químicas, são apenas “rearranjados”
Compostos são formados quando átomos de mais de um elemento se combinam 
Esferas Maciças e indestrutíveis
Modelo da Bola de Bilhar 
THOMSON
Tubo de Raios Catódicos (Crockes, 1875) 
Se propagavam em linha reta
Tinha massa
Possuíam cargas negativas
Recebeu o nome de eléktron (âmbar)
Modelo atômico do pudim de passas
RUTHERFORD
Grande quantidade de partículas α atravessam a lâmina.
Uma pequena quantidade de partículas α não atravessaram a lâmina e voltavam.
Algumas partículas α sofreram desvios.
2º) Modelo de Rutherford mostrou que o átomo possui um núcleo positivo e eletrosfera que possui o elétrons suspensos, então desta forma em contraposição com o modelo de Thomsom que diz que as partículas se propagavam apenas em linha reta, no modelo de Rutherford mostra que as partículas podem sofrer desvios, repulsão, e mesmo se propagar em linha reta, já que o núcleo é positivo que podem tanto causar repulsão e desvios quando se chocam com os elétrons que possuem cargas positivas, como o elétrons passar pela eletrosfera em espaços sem cargas e desta forma conseguirem se propagarem em linha reta.
3º) A maior parte das partículas alfa deveriam ter sofrido repulsão e desvio. E por consequência seu núcleo seria maior que a própria eletrosfera.
4º) 
Na física atômica, o átomo de Bohr é um modelo que descreve o átomo como um núcleo pequeno e carregado positivamente cercado por elétrons em órbita circular. 
Ernest Rutherford, no início do século XX, faz o experimento de bombardear uma folha de ouro e, a partir da análise dessa experiência, afirma que átomos fossem constituídos de uma nuvem difusa de elétrons carregados negativamente que circundavam um núcleo atômico denso, pequeno e carregado positivamente. 
A partir dessa descrição, é fácil deixar-se induzir por uma concepção de um modelo planetário para o átomo, com elétrons orbitando ao redor do "núcleo-sol". Porém, a aberração mais séria desse modelo é a perda de energia dos elétrons por radiação sincrotron: uma partícula carregada eletricamente e acelerada emite radiações eletromagnéticas que têm energia; fosse assim, ao orbitar em torno do núcleo atômico, o elétron deveria gradativamente emitir radiações e cada vez mais aproximar-se do núcleo, em uma órbita espiralada, até finalmente chocar-se com ele. Um cálculo rápido mostra que isso deveria ocorrer quase que instantaneamente.
5º)
Arnold. J. W. Sommerfeld, em 1916, interpretou espectros com múltiplas linhas justapostas e segundo ele, as camadas enunciadas por Bohr (K, L, M, N...) eram constituídas por subcamadas, de órbitas elípticas e de diferentes momentos angulares, conforme exibe a figura a seguir.
Modelo atômico de Sommerfeld (sem escala e em cores – fantasia)
As órbitas elípticas de Sommerfeld indicaram um segundo número quântico, denominado número quântico secundário (l). Este número quântico secundário, definido pela equação l = n – 1 descreveria as subcamadas de energia e por consequência, seu momento angular. Para a camada M (n=3) teremos para o valor do número quântico secundário l = 2. Conforme se observa na figura acima, teremos para a camada M três órbitas possíveis (0, 1 e 2), sendo a órbita de maior valor a mais arredondada e onde o elétron possuirá o maior nível de energia.
A proposta de Sommerfeld conseguira, através da instituição do segundo número quântico, explicar como os espectros de emissão apresentavam o fenômeno de linhas múltiplas nas raias espectrais. Segundo este modelo, as múltiplas linhas seriam os subníveis de energia que compõem o nível ou camada de energia e estes subníveis foram caracterizados como “s”, “p”, “d” e “f”, derivados de conceitos relativos à espectroscopia.
6º)
“Princípio da Incerteza”- o termo é utilizado para designar o estado de um elétron. O nome é adequado, uma vez que é impossível saber a posição exata que um elétron ocupa na eletrosfera de um átomo. Este princípio foi criado por Werner Heisenberg em 1927 e transformou-se num enunciado da mecânica quântica.
Orbitais atômicos ou orbitais atómicas de um átomo, é a denominação dos estados estacionários da função de onda de um elétron (funções próprias do Hamiltoniano (H) na equação de Schroedinger, onde é a função de onda).
Órbita de Bohr os elétrons são apenas partículas e tem a mesma energia enquanto que no orbital atômico os elétrons é partícula e onda e os níveis (camadas) dos elétrons devem existir subníveis (subcamadas).
7º) 
Os raios catódicos são desviados por um campo de carga elétrica positiva, permitindo concluir que são dotados de carga elétrica negativa. 
8º) letra “d”
8º) letra “c”
9º)
10º)
 11º)
A) Carga positiva (+). Porque se repelem (positivo – positivo = repulsão).
B). Por possuírem cargas positivas ao chocarem com outra carga positivas sofrem desvio.
C) Concluir que o átomo é constituído por um minúsculo núcleo positivo circundado por uma região muitíssimo mais extensa, na qual está dispersa a carga negativa”.
Região Central ( Núcleo) – Região ao Redor ( Eletrosfera).
12º) letra “a”
13º) letra “d”
14º) 
15º) letra”b”
16º) são elétrons localizados na camada mais energética. 
Germânio 1s² 2s² 2p6 3s² 3p6 3d10 4s² 4p² 
17º) letra “d”
18º) letra “d” 17 e 35
19º) letra “b’” 
20º) 5x=4x+8 x= 8 
 5.8 = 40
 4.8+8 =40
21º) letra “c”
22º) letra”a”

Continue navegando