Buscar

D. Adiminstrativo I

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201307230556)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Acerca da teoria geral do ato administrativo, assinale a opção correta.
		
	
	Ato administrativo discricionário é aquele em que a lei não deixou opções, estabelecendo que, diante de determinados requisitos, a Administração deve agir de tal ou qual forma.
	
	Todo ato praticado no exercido da função administrativa è ato administrativo.
	
	O decreto não pode ser considerado como ato administrativo, pois representa, em verdade, manifestação legislativa por parte do Poder Executivo.
	 
	Licença é o ato administrativo unilateral e vinculado pelo qual a Administração faculta àquele que preencha os requisitos legais o exercido de uma atividade.
	
	O ato administrativo não está sujeito a controle jurisdicional.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307235672)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Correlação entre meios e fins é expressão que costuma ser diretamente associada ao seguinte princípio:
		
	 
	proporcionalidade;
	
	autotutela;
	
	moralidade.
	
	eficiência;
	
	modicidade;
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307230360)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A Secretaria de Vigilância Sanitária, do Ministério da Saúde, realizou inspeção em abatedouro de bovinos para comércio interestadual, descobrindo graves irregularidades em suas condições de higiene. Ante o quadro do local e cumpridos os procedimentos legais, a autoridade administrativa decidiu interditar o estabelecimento, independentemente de ordem judicial, até o sanar das deficiências. Segundo Celso Antônio Bandeira de Mello, o atributo que caracteriza esse ato administrativo de interdição é:
		
	
	a inversão do ônus da prova.
	 
	a executoriedade;
	
	a exigibilidade;
	
	a imperatividade;
	
	a presunção de validade;
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201307230559)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Assinalar a alternativa correta.
		
	
	Pela revogação, se suprime um ato administrativo legal, mas inconveniente ao interesse público, extinguindo-se ex tunc todos os seus efeitos.
	
	Uma vez preenchidos os requisitos juridicamente previstos para a sua prática, o ato administrativo é válido, independente de seu conteúdo moral.
	 
	O conteúdo do ato administrativo, também denominado objeto, é o que o alo dispõe, entendendo-se, portanto, como o resultado imediato produzido.
	
	A convalidação é o suprimento da invalidade, com efeitos para o futuro, decorrente de alo da Administração Ou do particular atingido pelo alo viciado.
	 
	A competência é irrenunciável, salvo os casos de delegação e avocação expressamente admitidos em regulamento específico.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201307235466)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Adaptação OAB/FGV) Suponha que a Administração do Distrito Federal (DF) determinou que feirantes, ocupantes de área pública, deveriam ser transferidos para outro local que lhes fora destinado. A Administração fixou prazo para que se procedesse à transferência. Expirados todos os prazos fixados, foi dada ordem para que a Polícia Militar providenciasse a desocupação da área pública. Os ocupantes, em número de quinze, resistiram, usando paus e pedras, às tentativas de desocupação. A polícia, com um efetivo de 30 homens, usou de força para cumprir as ordens recebidas. Terminado o confronto, dois feirantes foram mortos e vários sofreram lesões corporais graves provocadas por tiros disparados pela polícia. Em face dessa atuação hipotética, assinale a opção correta:
		
	
	a atitude da polícia deve ser considerada lícita. A coercibilidade é uma das características do poder de polícia;
	
	o uso da força pela polícia será sempre considerado como violador de direitos e garantias individuais;
	 
	a coercibilidade é característica do poder de polícia.
	
	somente à polícia judicial é lícito o uso da força.
	
	a atitude da polícia seria considerada lícita apenas se estivessem os policiais dando cumprimento a ordem judicial;

Continue navegando