Buscar

Sociologia jurídica e judiciária

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201703059440)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Os objetos de estudo da sociologia jurídica incluem
		
	
	os mesmos objetos de estudo do direito.
	
	as circunstâncias jurídicas.
	
	a consolidação da legislação, da jurisprudência e da dogmática jurídica.
	
	a designação dos valores e ideologias não explicitados e que estão contidos na legislação, na jurisprudência e na dogmática jurídica.
	 
	as formas com que o direito opera socialmente e a explicação sociológica do direito.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201703059433)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	¿Conjunto de normas de conduta, universais, abstratas, obrigatórias e mutáveis, impostas pelo grupo social, destinadas a disciplinar as relações externas do indivíduo, objetivando prevenir e compor conflitos¿ é a definição de:
		
	
	Escola pluralista
	
	Sanção
	 
	Conceito sociológico do direito
	
	Escola Monista
	
	Pena
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201703151957)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A sociedade é potencialmente conflituosa, desse modo são criados diversos mecanismo de controle a fim de se garantir que a conduta individual seja devidamente enquadrada nos padrões sociais. Sobre esse tema, leia as afirmativas abaixo e assinale a única alternativa correta.
		
	
	Os mecanismos de controle espontâneos, tais como o Direito e o aparato policial, são dotados de maior eficácia do que aqueles formais, tais como os que são operados pela família.
	
	Mecanismos de controle só existem em sociedades altamente conflituosas, uma vez que em sociedade pacificadas, tais mecanismos tornam-se completamente desnecessários.
	 
	Ainda que o Direito seja um mecanismo de controle formal dotado do aparato coativo do Estado, há outros meios espontâneos usados pela sociedade que também são dotados de eficácia.
	
	Sem o aparato coativo do Estado não é possível que um mecanismo de controle seja eficaz.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201702508246)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Esaj forma turma de mediadores para UPPs (01/04/2011). A diretora da Escola de Administração Judiciária (Esaj) do Tribunal de Justiça do Rio, Renata Mansur, encerrou na última quinta-feira, dia 31, a primeira turma de Formação de Mediadores ministrada por instrutores da escola para policiais integrantes das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP). Os novos mediadores atuarão nas comunidades auxiliando na resolução pacífica de conflitos.
		
	
	voluntário puro
	
	jurídico
	
	autoritário
	 
	voluntário misto;
	
	judicial
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201703493569)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Acerca da Escola Monista e Pluralista é correto afirmar que:
		
	
	Para a escola monista existem vários pontos de emanação do direito, que não só o Estado. O direito não se reduz apenas à lei.
	 
	A escola monista entende que somente um grupo político esta apto a criar as normas do direito. Para eles somente o Estado possui tanto o monopólio da violência legal quanto da produção do direito.
	
	A escola pluralista levanta a possibilidade de existência de um único ordenamento jurídico em um mesmo espaço de tempo. Nenhum grupo social pode criar as normas em funcionamento.
	
	A escola pluralista e a escola monista convergem na mesma direção, de que o direito é resultado das relações sociais em um determinado tempo. Ambas tem em comum a tese de Durkheim de que o direito é um fato social.
	
	A escola monista tem como principal expressão Boaventura de Sousa Santos e Antônio Carlos Wolkmer, que defendem um novo modelo jurídico, de conteúdo comunitário-participativo e de uma nova sociologia jurídica, caracterizada por um pluralismo, "do direito-vivo".
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201703493566)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Acerca da Sociologia Jurídica e Judiciária NÃO é correto afirmar que:
		
	
	É a ciência que estuda a relação entre Direito e sociedade, sob um olhar sociológico pelo qual a sociologia jurídica conceitua o direito e examina a influência dos fatores sociais sobre o direito e sua incidência na sociedade
	
	A preocupação da sociologia jurídica é saber até que ponto as normas jurídicas se tornam realmente válidas e se correspondem na prática aos objetivos dos legisladores e seus destinatários.
	 
	A sociologia jurídica faz a ponte entre o Direito e a Ciência Política, do qual o objeto de estudo é a constituição e manutenção do poder.
	
	A sociologia jurídica busca examinar as causas e os efeitos, os fatos sociais das normas jurídicas, buscando as consequências do direito na vida social
	
	É a ciência que estuda o direito como sendo um fenômeno social a fim de observar a adequação da norma jurídica aos fatos sociais.
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201703278822)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Vivemos em ambientes comuns que possuem diferentes necessidades e culturas, propiciando os conflitos sociais. Objetivando superar os conflitos de interesses temos no direito uma grande função denominada: 
		
	
	Sanção
	
	Composição de necessidades
	 
	Composição de conflitos
	
	Mecanismos de controle
	
	Códigos arbitrários
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201703157236)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A Sociologia Jurídica e Judiciária tem se ocupado do tema "eficácia da ordem jurídica", enfatizando a:
		
	
	técnica de redação do direito.
	
	justificação moral do direito.
	
	validade formal das normas.
	 
	adequação social da norma e suas finalidades sociais.
	
	existência específica das normas.
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201702598998)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Controle prévio. Segundo o jornal O Estado de S. Paulo (01.04.2011), o presidente do Supremo Tribunal Federal, Cezar Peluso, desistiu da proposta de criar um controle prévio da constitucionalidade de projetos aprovados pelo Congresso. Em reunião com os ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo, da Casa Civil, Antonio Palocci, e representantes do Senado para tratar do Pacto Republicano, Peluso disse que abria mão da proposta e afirmou que a sugestão foi um pensamento em voz alta. A proposta permitiria que o STF analisasse a constitucionalidade dos projetos aprovados pelo Congresso antes que fossem encaminhados para a sanção presidencial. A proposta do presidente do STF de controle prévio da constitucionalidade de projetos aprovados pelo Congresso pode se caracterizar por um fenômeno denominado de:
		
	
	pluralismo jurídico
	
	monismo jurídico
	
	quinto constitucional
	
	politização do judiciário
	 
	judicialização da política
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201703217176)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Entre as causas que provocam a crise no judiciário podemos destacar:
		
	 
	d) Causas funcionais, estruturais e operacionais
	
	a) Causas subjetivas, operativas e econômicas.
	
	e)Causas educacionais, causas individuais e operacionais.
	
	b) Causas sociais, econômicas e estruturais.
	
	c)Causas demográficas, sociais e funcionais

Continue navegando

Outros materiais