Buscar

AVALIANDO APRENDIZADO 4 TEC DA CONSTRUÇÃO

Prévia do material em texto

AVALIANDO APRENDIZADO 4 TEC DA CONSTRUÇÃO
			A única alternativa que aponta CORRETAMENTE a relação entre Orçamento e Planejamento de uma obra, é:
		
	
	As áreas de orçamento e de planejamento não podem ser compreendidas como tendo alguma relação entre si. No organograma de uma empresa, por exemplo, elas ocupam locais distintos e que raramente se tocam. Trata-se, portanto, de duas realidades em separado, cada uma das quais com sua respectiva importância para o sucesso da organização como um todo ¿ mas isso não significa assumir que elas se relacionem ou que dependam uma da outra.
	
	Ainda que sejam tidas como atividades importantes dentro de uma empresa, é relativamente complicado estabelecer uma relação entre orçamento e planejamento. Isso se justifica porque o orçamento lida com certezas (preços de materiais/serviços; prazos de entrega; fretes; impostos e afins). Já o planejamento considera variáveis futuras, incertas por definição, pois ainda não aconteceram ¿ e com base nessas variáveis procura traçar estratégias de negócios para empresa como um todo.
	 
	É possível dizer que o orçamento seja a etapa que antecede o planejamento. Tanto é fato que, com base nos itens orçados inicialmente é que o planejador pode definir quando, como, de que maneira e por quanto tempo determinada atividade será executada. Além disso, essa ação implica, também, a distribuição dos custos ao longo do tempo, custos esses obtidos, eles também, na fase de orçamentos.
	 
	Um orçamento que não se baseie nas atividades previamente planejadas não pode ser considerado certeiro. Isso significa dizer que a relação entre ambas as atividades decorre do fato de ser o planejamento o responsável pela definição de ações, tarefas e insumos que serão adotados em determinada obra civil, por exemplo. Com base nessas informações, a equipe de orçamentos calcula custos, programa entregas e estipula gastos/ganhos periódicos.
	
	A relação entre orçamento e planejamento é tão próxima que é comum as grandes empreiteiras considerarem-nas parte integrante de um único departamento, ou seja, são entendidas como sinônimos. E essa é uma situação interessante que tende a trazer inúmeros benefícios à empresa, tendo em vista que há grande comprometimento e envolvimento entre os participantes e funcionários de cada área.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201502003784)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A estrutura de madeira de uma cobertura é composta por uma armação principal e outra secundária, também conhecida por trama. A estrutura secundária é constituída por:
		
	
	Tesouras, vigas e frechal
	
	caibros, terças e vigas.
	
	tesouras, caibros e pontaletes.
	 
	ripas, caibros e terças.
	
	vigas, tesouras e ripas.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201501595883)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O concreto deve ser protegido durante o processo de endurecimento (ganho de resistência) contra secagem rápida, mudanças bruscas de temperatura, excesso de água, incidência de raios solares, agentes químicos, vibração e choques. Para isso, entre os métodos utilizados durante o processo de cura do concreto, incluem-se
I. manter uma lâmina de água sobre a superfície de concreto moldada.
II. molhar continuamente a superfície concretada, no mínimo 3 dias após a moldagem da peça.
III. utilizar produtos apropriados para produzir uma película impermeável na superficie concretada.
IV. cobrir com serragem seca a superfície concretada, para absorver rapidamente a umidade do material e promover a sua proteção contra os raios solares.
V. posicionar uma lona a certa altura da superfície concretada, para protegê-la da incidência de raios solares e induzir fluxo de ar para acelerar a pega do concreto.
É correto apenas o que se afirma nos itens:
		
	
	IV e V
	
	I e II
	
	I, II, III e IV
	
	III, IV e V
	 
	I, II e III
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201501478614)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os resíduos da construção civil (RCC) Classe A, são aqueles que apresentam características para reutilização e reciclagem na forma de agregados (miúdo e graúdo) que podem ser utilizados em concretos, argamassas e em pavimentação. A reciclagem desses resíduos, além de ser promovida em instalações permanentes, pode ser realizada no próprio canteiro, tilizando equipamentos móveis. Essa abordagem remete à execução dos processos de britagem e peneiramento no próprio local de produção dos resíduos e de utilização do agregado reciclado logo que é processado.
Com relação ao uso de agregados reciclados na indústria da construção civil, analise as asserções que se seguem. A reciclagem de agregados na obra reduz o consumo de agregados naturais, reduz o volume de resíduos destinados aos aterros e também os custos com transportes. Entretanto, a utilização de agregados reciclados em larga escala não é prática difundida entre os municípios brasileiros.
A implantação de usinas de reciclagem com produção regular e padrões de qualidade definidos ainda não se transformou em rotina adotada pelas prefeituras, nem pela iniciativa privada
PORQUE
não existe norma técnica específica que estabeleça os requisitos para o emprego de agregados reciclados de resíduos sólidos no preparo de concretos sem função estrutural e em pavimentação e, portanto, não se pode garantir que o agregado produzido a partir da reciclagem do entulho, apresente propriedades adequadas para seu emprego como material de construção.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
		
	
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
	
	As duas asserções são proposições falsas.
	 
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201501478619)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A racionalização nas obras de construção civil esta relacionada também à segurança da obra e dos que nela trabalham. Nesse sentido, a Norma Regulamentadora -NR 18 estabelece diretrizes que objetivam a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho da indústria da construção. Considerando a referida norma, no que tange a escavações, fundações e desmonte de rochas, analise as asserções a seguir. Os taludes instáveis das escavações com profundidade superior a 1,25 m devem ter sua estabilidade garantida por meio de estruturas dimensionadas para este fim. Mesmo assim, as escavações com mais de 1,25 m de profundidade devem dispor de escadas ou rampas, colocadas próximas aos postos de trabalho
PORQUE
em casos de emergência, as escadas ou as rampas permitem a saída rápida dos trabalhadores. Avaliando a relação proposta entre as duas asserções acima, assinale a opção correta.
		
	
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
	 
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
	
	As duas asserções são proposições falsas.
	 
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

Continue navegando