Buscar

PRIMEIRO SEMINÁRIO PRONTO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PRIMEIRO SEMINÁRIO
SISTEMA GEODÉSICO DE REFERÊNCIA NO BRASIL 
EQUIPE 01
 
André Fabiano Favorito
Elias Lourenço A VERDADEIRA ENGENHARIA
TOPOGRAFIA 
     
Ciência que trata da medição e representação da superfície terrestre; Os levantamentos topográficos permitem o conhecimento de determinada região, possibilitando a elaboração de estudos e projetos de Engenharia ( Edificação, sistemas viários, agrícolas, etc.). implantar e controlar dimensionalmente as obras projetadas.
PRINCIPAIS SERVIÇOS: 
    
    
    
Georreferenciamento, Levantamentos, Mapeamento Topográfico, Projetos de Loteamentos, Rodovias, Industrias, Etc. Cadastro Técnico Urbano e Rural. Fornecimento de Equipes topográficas para acompanhamento de obras; Desenvolvendo serviços de geoprocessamento em Empresas Privadas e Prefeituras.
O QUE É TOPOGRAFIA
A palavra TOPOGRAFIA tem sua origem na escrita grega, donde TOPOS significa lugar e GRAPHEN significa descrição. Desta maneira pode-se dizer que a TOPOGRAFIA é a ciência que trata do estudo da representação detalhada de uma porção da superfície terrestre. 
Entenda o que é o levantamento topográfico
Antes de qualquer coisa, você sabe o que é levantamento topográfico? O levantamento consiste em uma série de analises geográficas de uma determinada região ou local onde uma obra será realizada. A avaliação ocorre a fim de averiguar as principais características do terreno, como a angulação e as deformações geográficas. Com cálculos matemáticos e equipamentos adequados é possível fazer a planimetria, ou seja, analisar em dados a geografia da área. 
IMPORTÂNCIA
O levantamento topográfico é de suma importância para a obra, pois um erro pode resultar numa falha de execução da construção, podendo prejudicar toda a estrutura do projeto durante a obra e após o término. Exatidão é a palavra perfeita para definir como o levantamento deve ser realizado.
Qual o sistema geodésico de referência em uso hoje no Brasil?
Desde 25 de fevereiro de 2015, o SIRGAS2000 (Sistema de Referência Geocêntrico para as Américas) é o único sistema geodésico de referência oficialmente adotado no Brasil.
Para quem a adoção do sistema único é obrigatória?
Para qualquer um que necessite receber ou fornecer informações espaciais em escalas relevantes para o governo ou para as instituições produtoras de cartografia no Brasil. Resumindo, para todos os que fazem uso ou produzem informações geográficas.
Sistema SAD69
O South American Datum 1969 (SAD69) foi adotado como sistema de referência oficial no Brasil no final da década de 70, tomando como modelo geométrico da Terra, o Elipsóide de Referência Internacional de 1967 
(a=6.378.160m e f=1/298,25) e como origem, o vértice geodésico Chuá em Minas Gerais. 
O SAD69 foi estabelecido antes do surgimento das técnicas espaciais de posicionamento. Assim, corresponde a um sistema de referência clássico, cuja materialização foi realizada através de técnicas e metodologias de posicionamento terrestre. Além disso, possui caráter regional ou local, não existindo coincidência entre o centro do elipsóide e o centro de massa da Terra 
(IBGE, 1996).
Os dados dos levantamentos geodésicos, provenientes da densificação da rede horizontal, eram ajustados considerando-se fixas as coordenadas das estações já existentes. estes eram propagados através dos diversos ajustes, gerando distorções nas coordenadas das novas estações. 
Quando eu altero o sistema geodésico de referência o que acontece?
As coordenadas que representam a posição dos objetos sofrem alterações correspondentes. Por exemplo, se os sistemas envolvidos forem o SAD 69 e o SIRGAS2000, estas alterações são, em média, da ordem de 65 m.
O que ocorre com quem continua trabalhando com os sistemas geodésicos antigos?
Não poderá, por exemplo, requisitar uma revisão de limites numa propriedade, fazer qualquer tipo de questionamento legal utilizando o sistema antigo, nem fornecer/receber dados das concessionárias de serviços públicos para recebimento ou prestação de serviços.
Fim do sad 69
O ano de 2015 começou e poucas pessoas parecem ter percebido, mas o South American Datum 1969, ou simplesmente SAD 69, não é mais aceito dentro do Sistema Geodésico Brasileiro. Trocando em miúdos, o SAD 69 não é mais aceito como referência para uma série de produtos cartográficos nacionais.
Quem define isto é a resolução do presidente 01/2005 do IBGE onde o SIRGAS 2000 (Sistema de Referência Geocêntrico para as Américas 2000) é o novo sistema oficial para o Brasil. Esta resolução também determina que o período de transição entre os sistemas antigos e o novo não pode ser superior a 10 anos, prazo esse que expirou em 2014.
PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS
Sob a denominação Cartografia encontram-se todos os procedimentos e métodos voltados para o planejamento, coleta, representação e utilização de dados geográficos, quer na forma digital quer na forma analógica.
De modo simplificado, uma mapa consiste de um conjunto de símbolos que devem ter um relacionamento inequívoco/único com entidades/objetos/fenômenos existentes no mundo real, além disso deve existir um relacionamento entre a representação e o mundo real que seja baseado numa métrica. 
 Uma projeção cartográfica pode ser definida como um relacionamento matemático entre posições referidas a um modelo de superfície terrestre e posições referidas a uma superfície plana ou uma superfície desenvolvível no plano.
Superfície de referência (SR) e
 Superfície de projeção (SP)
 
Modelos da Terra (esfera e elipsóide)
Geração da projeção cartográfica 
Todas as projeções cartográficas envolvem procedimentos analíticos, isto é, envolvem cálculos, embora o termo projeção seja utilizado para sua denominação. O resultado da aplicação de uma projeção cartográfica, embora resulte muitas vezes num produto gráfico como um mapa, é obtido por meio de operações analíticas. 
As projeções cartográficas podem ser classificadas segundo o processo de geração em projeções geométricas, semi-geométricas e analíticas. Isso quer dizer que são utilizados aspectos geométricos para desenvolver uma projeção cartográfica, ou que são utilizados 
aspectos geométricos e condições matemáticas em seu desenvolvimento, ou que apenas condições matemáticas são aplicadas ao desenvolvimento da projeção cartográfica respectivamente.
(Richardus, 1982). 
REFERÊNCIAS
https://docs.ufpr.br/~firk/pessoal/projcart/Cap%204%20ProjCart.pdf
http://www.ibge.gov.br/home/geociencias/geodesia/pmrg/faq.shtm
http://www.ibge.gov.br/home/geociencias/geodesia/pmrg/faq.shtm

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais