Buscar

Estudo dirigido AV2 microbiologia

Prévia do material em texto

Microbiologia II
Aluno: Marcos Antonio F. Jr
Profesora: Anna Léa Barreto
Estudo dirigido AV2
Quais as principais características dos microrganismos do gênero Clostridium?
São bacilo Gram Negativos, anaeróbios (podendo ser aerotoletantes ou estritos) capazes de formarem esporos (endosporo).
Qual o principal fator de virulência de Clostridium tetani? Como ele atua?
A toxicina Tetanoespasmina. Está toxicina é produzida nada fase estacionária. É uma toxicina oficina do Tipo AB, que apresenta duas subunidades, que bloqueia a liberação do neurotransmissor GABA causando inibição das sinapses, levando a Paralisia Espástica.
Como atua a toxina botulínica?
Ela inibe a liberação de acetilcolina, causando um estado de relaxamento. Podendo ser fatal em casos de relaxamento do diafragma, levando a insuficiência respiratória. 
Quais as principais patologias causadas por Listeria monocytogenes?
Listeriose e Infecção alimentar.
Quais os principais fatores de virulência de Salmonella?
Ela apresenta variação da fase antigênica, lipídeo A, degradação do complemento, transcitose (Onde a bactéria induz as células M a fagocita-las, para que as mesma se desenvolvam em seu interior).
 
Explique como atua a toxina Shiga. Em quais microrganismos ela pode ser encontrada? A que se deve este fato?
Ela interrompe a síntese protéica das células causando uma lesão endotelial, induzido apoptose.
Quais os principais sorotipos de Vibrio cholerae associados a epidemias e pandemias? Como atua a toxina colérica?
Sorotipo O1 e O139. 
A toxina colérica é constituída por duas subunidades: ctx A e cxtB. A cxtB se liga a receptores de glangliosideos (GM1) enquanto que a ctxA ativa a adenilato ciclase, havendo uma supersecreção de água e de eletrólitos.
Quais as principais características de Pseudomonas? Porque este patógeno está tão associado a IACS/IRAS ?Quais os seus principais fatores de virulência?
É um Bacilo Gram Negativo, que possui um flagelo polar, aeróbicas não- fermentadoras (possuem como aceptor final nitrato/ argenina) e pode se desenvolver em uma amola caixa de temperatura (4°C – 42°C). Por ser uma bactéria que precisa de locais úmidos e não necessitam de um aporte nutricional muito elaborado e elevado, se desenvolvem facilmente em locais úmidos (Sendo um desses locais tubulação de ar condicionado de hospitais). Possui exopolissacarideo, que protege de fagocitose de neurófilos, lisam o complemento e atuam como adesina; Exotoxina A, bloqueando a síntese protéica semelhante a toxina difiterica; piocianina, pigmento azul que produz radicais livres de O2 levando a lesão tecidual; Elastases, que degradam a elastina, clica globulinas e complemento e Protease alcalina, que inativa INF e TNF- a.
Quais os principais fatores de virulência de Klebsiella? Como estes fatores se relacionam com a patogenia das doenças causadas por esta bactéria?
Baseado no artigo disponível no portal, caracterize Stenotrophomonas maltophilia e explique porque é um patógeno emergente que preocupa quanto às possibilidades de tratamento de infecções causadas por ele.
Explique porque há dificuldade de disponibilizar drogas para o tratamento de infecções fúngicas quando comparado com a quantidade de antibacterianos.
Porque os fungos emergem como os principais patógenos não bacterianos oportunistas? Quem é o principal fungo oportunista? Quais as suas características mais marcantes?
Quais são as fases da replicação viral?
Como ocorre a transcrição em vírus de RNA fita simples senso positivos, como os coronavírus?
Como ocorre a transcrição em vírus com genoma DNAfd parcial – RT?

Continue navegando