Buscar

TRABALHO DE PRATICAS INVESTIGATIVAS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Técnicas de Tratamento dos Resíduos de Serviços de Saúde
CENTRO UNIVERSITARIO JORGE AMADO –UNIJORGE
Bacharelado em enfermagem - 4° Semestre
Docente : 
Discente: Beatriz Lima
 Daniel Loyola
 Jessica Arouca
 Ingrid Rangel
 Gabriela Baqueiro
 Silmara Gonçalves
Novembro 2017
Salvador- Ba
Apresentação
“O estudo das praticas investigativas aborda as formas de se lidar com os Resíduos dos Serviços de Saúde de forma inteligente e sustentável. Visto que há várias formas de tratamento deste tipo de resíduos, mas que nem todas são viáveis ou eficientes o bastante.’’
Introdução
Conforme a Resolução da Diretoria Colegiada, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária/ANVISA - RDC Nº 306, de 7 de dezembro de 2004, o gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde (RSS) é constituído por um conjunto de procedimentos de gestão. Estes procedimentos são planejados e implementados a partir de bases científicas e técnicas, normativas e legais, com o objetivo de minimizar a produção de resíduos de serviços de saúde e proporcionar aos resíduos gerados, um encaminhamento seguro, de forma eficiente, visando à proteção dos trabalhadores, a preservação da saúde pública, dos recursos naturais e do meio ambiente. Os resíduos de serviços de saúde são classificados de acordo com o perigo que podem causar ao ambiente e aí homem. Há várias formas de tratamento deste tipo de resíduos, mas que nem todas são viáveis ou eficientes o bastante. A pirólise e a incineração são os métodos mais utilizados.
Quais as principais técnicas utilizadas no tratamento dos RSS?
Incineração
 É um processo de queima, na presença de excesso de oxigênio, no qual os materiais à base de carbono são decompostos, desprendendo calor e gerando um resíduo de cinzas. Normalmente, o excesso de oxigênio empregado na incineração é de 10 a 25% acima das necessidades de queima dos resíduos.
Pirólise
A pirólise também é um processo de destruição térmica, como a incineração, com a diferença de absorver calor e se processar na ausência de oxigênio. Nesse processo, os materiais à base de carbono são decompostos em combustíveis gasosos ou líquidos e carvão.
Autoclavagem
Utilizado na esterilização de material cirúrgico , consiste em um sistema de alimentação que conduz os resíduos até uma câmara estanque onde é feito vácuo e injetado vapor d’água (entre 105 e 150°C) sob determinadas condições de pressão.
Microondas
Nesse processo os resíduos são triturados, umedecidos com vapor a 150ºC e colocados continuamente num forno de microondas onde há um dispositivo para revolver e transportar a massa, assegurando que todo o material receba uniformemente a radiação de microondas.
Conclusão 
Ao pesquisarmos sobre o tratamentos dos resíduos de saúde , vimos a importância sobre o tratamento dos resíduos e o perigo que eles podem gerar para o meio ambiente e para o ser humano caso não seja feita da maneira correta. 
Ainda através deste, podemos analisar os principais tratamentos utilizados e que nem todas são viáveis ou eficientes o bastante.
Referencias 
http://www.portalresiduossolidos.com/tratamento-de-residuos-de-servicos-de-saude/
http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/virtual%20tour/hipertextos/up1/gerenciamento-residuos-servico-saude.htm

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando