Buscar

AV2 CC CCJ001713 Semana 13

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO CIVIL VI - CCJ0017
Título
SEMANA 13
Descrição
Caso Concreto 1
Rui, casado com Amanda em regime de separação de bens faleceu ab intestato em 20 de dezembro de 2008. Rui e Amanda tinham quatro filhos e o patrimônio deixado pelo de cujus era composto por 3 imóveis em Curitiba, uma casa em Florianópolis, um carro (todos adquiridos onerosamente na constância do casamento), saldo de FGTS e valores em conta conjunta com sua esposa. Deixou também seguro de vida em que indicou como beneficiária sua sobrinha Aline. Pergunta-se:
A quem caberá a administração provisória da herança? Explique sua resposta.
RESPOSTA: Em regra, a administração provisória permanece com o herdeiro que detinha a sua posse no momento da abertura da sucessão (conf. Art. 1797, CC). Supondo que Amanda a detinha na ocasião, será dela então, a administração provisória;
Supondo todos capazes, quem deverá ser nomeado inventariante? Explique sua resposta.
RESPOSTA: Pode-se no momento da abertura da sucessão ser nomeado um administrador provisório. No entanto, a regra vigente é que o Juiz nomeará como inventariante o cônjuge supérstite, no caso se aplica a Amanda, conforme descrito no Art. 617, I, do CPC/2015.
Há bens que não precisam ser inventariados? Explique sua resposta.
RESPOSTA: Neste caso, apenas o seguro de vida que foi destinado a sobrinha pois este não precisa ser inventariado (conf. art. 792, CC) e os valores existentes na conta conjunta (que se constituí em obrigação solidária entre os correntistas). Ademais, todo o restante arrolado precisará ser inventariado, excluindo-se, portanto, as exceções já citadas.
Qual o prazo para abertura e finalização do inventário? Supondo que o cônjuge seja domiciliado na mesma cidade em que você, haverá multa pela não observância do prazo de abertura do inventário?
RESPOSTA: De acordo com o art. 611 do CPC/2015 o processo de inventário e partilha deve ser instaurado no prazo previsto de 60 (sessenta) dias a partir da abertura da sucessão, ultimando-se nos 12 (doze) meses subsequentes, podendo o juiz prorrogar esses prazos, de ofício ou a requerimento de parte.
Questão Objetiva
Sobre a função de testamenteiro, assinale a alternativa correta:
Pode ser nomeado testamenteiro o cônjuge daquele que redigiu o testamento a rogo.
O testador pode sempre à sua escolha conceder a posse e a administração da herança ao testamenteiro.
O testamenteiro exerce um munus público por isso, é obrigado a aceitar o exercício das funções.
Havendo vários testamenteiros nomeados sucessivamente todos serão considerados solidários.
O testamenteiro que não seja herdeiro ou legatário tem direito à remuneração que é chamada vintena. A remuneração pode ser fixada pelo testador ou pelo juiz, e, neste último caso, variará entre 1% a 5% da herança líquida.

Outros materiais