Buscar

adm 3

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNID. 4 – FORMULAÇÃO DE ESTRATÉGIAS FUNCIONAIS
 Estratégia de Marketing
 Estratégia de Operações
Estratégias de Recursos Humanos
Estratégias Financeiras 
“Estratégia de operações é um plano de ação a longo prazo para a produção de produtos e serviços de uma empresa e constitui um mapa daquilo que a função de produção deve fazer se quiser que suas estratégias de negócios sejam realizadas” (GAITHER; FRAZIER, 2005, p. 39).
Uma estratégia de produção é um conjunto de metas, políticas e restrições auto-impostas que descrevem como a organização planeja dirigir e desenvolver todos os recursos investidos na produção para melhor cumprir (e possivelmente redefinir) sua missão”  (HAYES et al, 2008, p. 57, grifo dos autores
Áreas onde as decisões estratégicas de operações atuam (estruturais e infraestruturais):
Projeto de novos produtos ou serviços; Projeto da rede de suprimentos; Tecnologia de processos; Projeto e organização do trabalho; Planejamento e controle; Estoque; desenvolvimento de fornecedor; Melhoria; Recuperação e prevenção de falhas (SLACK; CHAMBERS; JOHNSTON, 2009).
Foco da Produção; Planos de Produto/Serviço; Planos de Processo e Tecnologia de Produção; Alocação de Recursos para Alternativas Estratégicas; Planos de Instalações: Capacidade, Localização e Layout (GAITHER; FRAZIER, 2005).
UNID. 4 – FORMULAÇÃO DE ESTRATÉGIAS FUNCIONAIS
 Estratégia de Marketing
 Estratégia de Operações
Estratégias de Recursos Humanos
Estratégias Financeiras 
O processo de formação da estratégia está diretamente ligado a estratégia corporativa e funcional, necessitando de um longo prazo para se tornar eficaz. 
Alguns requisitos podem ser colocados em destaque:
• Disciplina e comunicação constante;
• Conhecimento de tecnologias, produtos, mercados e estrutura organizacional;
• Visão sistêmica e estruturas fluídas;
• Integração interna;
• Visão ou missão essencial – base da organização.
O objetivo principal da estratégia de recursos humanos é ter funcionários mais satisfeitos, eficazes, produtivos e que sejam estáveis. Isso tudo deve ainda estar atrelado a capacidade de adaptação e flexibilidade dos colaboradores, observando-se o nível de comprometimento a equipe.
A capacidade do setor de fazer esse planejamento ajuda as empresas a manter o ambiente de trabalho saudável e por consequência aumentar a capacidade de cada pessoa, trazendo estabilidade à empresa para gerar lucros sem oscilação no mercado por ter uma mão de obra instável.
UNID. 4 – FORMULAÇÃO DE ESTRATÉGIAS FUNCIONAIS
 Estratégia de Marketing
 Estratégia de Operações
Estratégias de Recursos Humanos
Estratégias Financeiras 
A administração financeira empresarial está diretamente relacionada, portanto, à maneira como uma empresa lida com suas finanças e os resultados e benefícios que consegue obter através do seu manuseio.
Uma boa gestão financeira está relacionada não somente às situações presentes, mas também e principalmente à situação futura da empresa.
É papel dos administradores financeiros, em primeiro lugar, ter conhecimento – isto é, possuir o registro – de toda movimentação financeira da empresa; então, com essas informações, tomar as melhores decisões, ou fornecer relatórios para que outros decidam, que favoreçam o crescimento da empresa.
Essas informações registradas permitirão, além da tomada de decisões, acompanhar o desempenho da empresa através de indicadores. Ainda que os indicadores financeiros não sejam os únicos que demonstrem se uma empresa está alcançando os seus objetivos, eles têm um grande peso nessa análise.
Outro fator que torna fundamental a boa administração financeira diz respeito à estratégia empresarial. 
Toda empresa necessita de uma estratégia para crescer e se desenvolver; mas como seria possível desenvolver uma estratégia consistente e realista sem dados confiáveis sobre a situação financeira da empresa?
Cabe ainda aos administradores financeiros a tomada de decisões que podem direcionar o negócio para o sucesso. 
Os três tipos principais de decisões financeiras são:
Destinação do lucro líquido;
Investimentos;
Financiamento.
O princípio de tudo está, portanto, no registro de todas as informações financeiras e atualização desses dados. Sem isso não será possível uma boa administração. 
Sua empresa tem cumprido bem essa etapa? O que pode ser melhorado?
Assim, considerando que em toda a empresa há movimentação financeira (é possível identificar tais movimentações no departamento de compras, recursos humanos, produção, logística, e em tantos outros), é também essencial que o gestor financeiro esteja integrado com todas as empresas e seja alimentado das informações relevantes.
Ferramentas para administração financeira
Obviamente, todo esse trabalho pode ser melhor realizado com as ferramentas corretas e atuais. Infelizmente, ainda há um grande número de empresas resistentes à adoção de sistemas e ferramentas que auxiliam na administração. Há ainda aquelas que, apesar já possuírem alguma planilha ou sistema, pouco exploram das funcionalidades disponíveis, e se restringem mais às funções operacionais (como registrar as entradas e saídas).
Além das já consagradas planilhas eletrônicas que auxiliam na gestão financeira, há sistemas e softwares acessíveis para empresas de todos os portes.
Para as empresas que preferem as planilhas eletrônicas, é possível encontrar modelos gratuitos disponíveis na internet dos mais variados tipos:
Fluxo de caixa;
Movimentação financeira;
Controle de inadimplência;
Planejamento financeiro;
Custos de funcionários;
Contas a pagar e a receber;
Entre outras.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais