Buscar

CRIO NA STC( TCC1 AND. LUIS. CRAVEIRO.)

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DO CEARÁ
CURSO DE FISIOTERAPIA
ANDRÉ LUIS DOS SANTOS CRAVEIRO
AVALIAÇÃO DO EFEITO DA CRIOTERAPIA EM PORTADORES DE SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO
FORTALEZA
2017
 ANDRÉ LUÍS DOS SANTOS CRAVEIRO
AVALIAÇÃO DO EFEITO DA CRIOTERAPIA EM PORTADORES DE SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO
Projeto de pesquisa apresentado ao Curso de Fisioterapia do Centro Universitário Estácio do Ceará com requisito parcial para aprovação na disciplina de projeto de pesquisa em fisioterapia.
Orientadora: Andréa da Nóbrega Cirino Nogueira
FORTALEZA
2017
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO……………………………………………………………….
2 OBJETIVO……………………………………………………………………
3 METODOLOGIA…………………………………………………………….
4 CONCLUSÃO…………………………………………………………………
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA……………………………………………
1 INTRODUÇÃO
 A Síndrome do Túnel do Carpo se designa como uma condição clínica resultante da compressão do nervo mediano no túnel do carpo. Essa patologia é a mais frequente síndrome compressiva dos nervos periféricos (RODRIGUES, 2017).
Os sinais e os sintomas mais perceptíveis da STC são: dor, hipoestesia, e parestesia no território de sensibilidade do nervo mediano (particularmente na posição do polegar, dedo indicador e médio e face radial do dedo anular), com piora noturna dos sintomas. (BELOTTI,2011)
É importante ressaltar que é uma das neuropatias mais frequentes da extremidade superior, afetando principalmente mulheres de meia idade. Ela é secundária, a compressão do nervo mediano no interior do túnel do carpo. REF
É Importante frisar que existem duas variedades de STC, aguda e crônica. A forma aguda, se trata relativamente incomum é secundária a um rápido e sustenido aumento da pressão no túnel do carpo. No caso, da forma crônica da STC, ela é bem mais comum e os sintomas podem perdurar por meses ou anos, entretanto, somente na metade dos casos é possível identificar sua causa e ela pode ser dividida em local, regional e sistêmicas. REF
A Síndrome do Túnel do Carpo (STC) é uma enfermidade resultante da compressão do nervo mediano em que sua passagem pelo túnel do carpo , causando distúrbios sensoriais e motores. É a causa mais comum de síndrome compressiva dos nervos periféricos (1-4), de parestesias e dormências nas mãos. Acomete predominantemente as mulheres após a quarta década de vida, tendo grande importância do ponto de vista ocupacional , pois entre as grandes causas desta síndrome estão os traumas resultantes de esforços repetitivos profissionais.
O Túnel do Carpo está situado na face anterior do punho e é formado por uma estrutura oesteoligamentar com forma ovóide tendo como limites paredes laterais e dorsal delimitada pelos ossos do carpo e parede ventral delimitada pelo retináculo dos flexores e ligamento transverso profundo.
É Importante ressaltar que inúmeras causas podem desencadear a compressão do nervo mediano em seu trajeto pelo corpo, porém a STC idiopática é a mais frequente. Como o túnel do carpo é formado por paredes inextensíveis, tanto o aumento dos elementos que estão em seu interior como a diminuição de seu tamanho, pode desencadear a síndrome. Vale ressaltar que a STC ocorre mais frequentemente na mão dominante, o que corrobora para o conceito de que a atividade manual desempenha importante papel na sua gênese.
Os principais sintomas relacionados á STC são dor noturna com queimação, parestesia e atrofia tênar. Como consequência , têm-se limitação de atividade e incapacidade para o trabalho.
Os Sintomas característicos desta afecção situada no punho são parestesia e dor noturna acordam o paciente durante a noite e melhoram com o uso da tala para imobilização do punho e com movimentos da mão e do punho. É Importante ressaltar que a dor pode ter irradiação proximal para o braço e o ombro. O paciente pode referir diminuição de força de preensão e, em estágios mais avançados, pode –se averiguar hipotrofia da musculatura tenar.
Com relação á fisiopatologia da STC, ela ocorre através de dois mecanismos:
Alteração reversível e rápida das fibras nervosas, este mecanismo é relacionado á isquemia, que também chamado de bloqueio agudo fisiológico rapidamente reversível; eletroneuromiografia (ENMG) é normal por conta da ausência das anormalidades estruturais no nervo.
 Anormalidade estrutural que se desenvolve lentamente em fibras nervosas , como resultado da pressão abaixo do retináculo flexor ( ligamento transverso do carpo.)
 O Diagnóstico preciso desta patologia é difícil e consiste em exame físico, em que são avaliados os sinais e sintomas costuma-se observar a presença de dor noturna e o teste de tinel positivo), e teste eletroneuromiográfico (ENMG). O Critério ENMG é baseado na demonstração de redução ou bloqueio da condução nervosa.
A Crioterapia é derivada do grego Krios significando frio, e terapia-terapia, sendo definida com terapia pelo frio. Ela envolve várias técnicas específicas que utilizam o frio tanto na forma líquida, sólida e gasosa, sendo sempre utilizada com a finalidade terapêutica de reduzir o calor no carpo, levando a um estado de hipotermia (DANTAS, JUNIOR ,5.ed).
A Crioterapia consiste na aplicação terapêutica de qualquer substância ao corpo para diminuir a temperatura em determinada região corporal. É também conhecida como termoterapia por subtração, devido ao emprego de um estímulo térmico com temperatura abaixo da temperatura corporal para que ocorra a retirada do calor corporal. O calor é sempre transferido de maneira unidirecional do corpo mais aquecido para o menos aquecido.
Então, a crioterapia é um tema bastante discutido, que apresenta-se um recurso terapêutico valioso, mas com pouco embasamento teórico por parte da maioria dos fisioterapeutas. Tendo como base esta premissa, foi utilizada um levantamento bibliográfico na Universidade Metodista de Piracicaba, o qual inclui bancos de saúde ( MEDLINE, LILACS) e site da internet( Altavista) bem como o sistema COMUT.
Os Resultados da Crioterapia sobre os sistemas vascular, músculo-esquelético e nervoso são bastante satisfatórios, uma vez que todos geram respostas frente a este estímulo. Os temas são apresentados separadamente para que tenha uma visão de ação específica da crioterapia em um determinado sistema. No entanto, devemos lembrar que quando da aplicação do gelo sobre um determinado segmento corpóreo ou patologia específica, as ações envolvem todos os sistemas simultaneamente.]
É Importante ressaltar que a crioterapia promove a diminuição da dor, o edema, a resposta inflamatória, e as perturbações circulatórias. Com isto, subentende-se que uma das funções do gelo no sistema circulatório se refere á diminuição do fluxo sanguíneo devido a vasoconstrição. Este efeito acarreta um controle de hemorragia inicial intra-tecidual e limita a extensão da lesão.
Portanto, ressalta-se que os receptores de temperatura transmitem impulsos tanto para temperatura ambientais como para mudanças bruscas de temperatura sendo que os localizados nervos profundos são menos vulneráveis a ação do gelo ou da temperatura elevada.
A Crioterapia é indicada para tratamento da dor ocasionada por afecções musculoesqueléticas, traumáticas e/ou inflamatórias, principalmente agudas, visando á redução do edema e indução de relaxamento muscular. Esta técnica têm sido muito utilizada no tratamento das disfunções temporomandibulares (DTMs) quando o paciente apresenta sintomatologia dolorosa.
É Importante frisar que os efeitos locais da crioterapia incluem: vasoconstricção, diminuição da inflamação e da dor; miorrelaxamento, redução do espasmo muscular e da rigidez articular. O efeito principal desta técnica é a analgesia, que ocorre devido a redução da atividade dos fusos musculares, da junção neuromuscular, da velocidade de condução dos nervos periféricos e consequentemente da transmissão das informações nociceptivas. A redução do fluxo sanguíneo também contribui para a diminuição da dor por prevenir a liberação excessiva dosmediadores químicos que ativam nociceptivos. 
Crioterapia se trata de uma modalidade terapêutica frequentemente utilizada no tratamento de lesões musculoesqueléticas aguas. É Importante frisar que traumas moderados e graves nos tecidos moles estão presentes na maior parte das lesões causadas por esportes recreacionais e competitivos. O tecido muscular esquelético é o mais afetado nesses tipos de traumas e a maior incidência de lesões musculares em humanos é decorrente, principalmente, de contusões produzidas por mecanismo de impacto.
Portanto, frequentemente utilizada em programas de fisioterapia , os efeitos da crioterapia no tratamento de lesões musculares agudas não estão totalmente elucidados. Análises referentes ao estudo das propriedades mecânicas musculares são relevantes, pois os músculos esqueléticos são dotados de propriedades que influenciam seu comportamento frente à imposição de cargas, o que pode determinar a ocorrência ou agravamento de uma lesão. Sendo assim, o conhecimento das características de resistência de alguns materiais é importante na medicina ortopédica e esportiva, pois os materiais biológicos, tais como músculo, osso, tendão e cartilagem , muitas vezes, necessitam de otimização de suas resistências para evitar rupturas.]]
Enfim, os primeiros relatos sobre o uso local do gelo e seus efeitos terapêuticos são o de schaubel(1946), nos Estados Unidos , em que o gelo é utilizado no tratamento da dor em tumores metastásicos e que observou redução do uso de analgésicos em pacientes operados, assim como menor desconforto com o uso tópico do gelo. Descreve que realizou o primeiro trabalho experimental para investigação dos efeitos do gelo no metabolismo, com redução da temperatura local, no reimplante de pata do animal traumatizado, reduzindo o risco de gangrena e choque (PEDRINELLI,A.; RODRIGUES,1993.;)
4 E ½ FOLHAS
- SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO
- CRIOTERAPIA
- FISIOTERAPIA
2. OBJETIVOS 
Os objetivos do presente estudo são:
2.1 Objetivo Geral
Avaliar a o efeito da crioterapia associada a cinesioterapia no tratamento da Síndrome do túnel do Carpo
2.2 Objetivos Específicos
Traçar o perfil sociodemográfico;
3. METODOLOGIA
O percurso metodológico seguido será:
3.1 Tipo de Estudo
Trata-se de uma pesquisa de campo, transversal, descritivo, com análise quantitativa de dados. 
3.2 Local e Período
Esta pesquisa será desenvolvida no seguinte local:
PROGRAMA DE REABILITAÇÃO E QUALIDADE DE VIDA – PREQUAVI, do Hospital Universitário Walter Cantídio da Universidade Federal do Ceara, que se localiza à Capitão Francisco Pedro, 1290 – Rodolfo Teófilo, Fortaleza - CE, CEP: 60040-531; Telefone: (85) 3366 8146
A coleta de dados será no período de 01 a 30 de Outubro de 2017 a depender da aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo seres humanos do Centro Universitário Estácio do Ceará.
3.3 População e amostra
A População será composta de xx praticantes de crosfit
3.4 Variáveis a serem estudadas
As variáveis a serem estudadas serão: variáveis sociodemográficas (gênero, idade, estado civil e grau de instrução); e questionário sobre antecedentes obstétricos, prática de atividade física e ICIQ-SF
3.5 Critérios de inclusão e exclusão
Como critérios de inclusão ficarão definidos que poderão fazer parte da amostra, idosos entre 60 e 85 anos de ambos os gêneros.
Como critérios de exclusão, idosos com doenças neurológicas (Acidente vascular encefálico - AVE, Parkinson, Alzheimer e Traumatismo cranioencefálico) e/ou ortopédicas, as quais interfeririam no equilíbrio; algum grau de demência, não sendo capaz de atender a voz de comando; dor em repouso; doenças cardiovasculares (trombose venosa profunda e aneurisma); obesidade mórbida, com menor tolerância à atividade física; faziam uso de medicamentos como ansiolíticos e antidepressivos e os incapazes de permanecer em posição ortostática sem auxílio de dispositivo.
.
3.6 Estratégia de coletas de dados
Inicialmente será feita uma visita ao locaL e apresentados aos responsáveis pelos projetos, e solicitação de autorização para o desenvolvimento da mesma, através da assinatura do Termo de Anuência (ANEXO B). Depois da assinatura do referido termo os participantes serão orientados quanto ao estudo e à entrega do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (APÊNDICE A). 
Após aceitação da pesquisa, será preenchida a ficha cadastral, na qual informarão seus dados pessoais e possíveis diagnósticos, os quais serão utilizados como critério de inclusão e exclusão. Posteriormente serão identificados os idosos que preenchem os critérios de inclusão da pesquisa para a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (APÊNDICE A). 	
Após o cadastro inicial, os sujeitos responderão à Escala de Equilíbrio de Berg e a Escala de Lawton para AVD´s.
Os grupos serão compostos por categorias de idosos distintas, o primeiro grupo será de praticantes avançados de dança sênior, o segundo grupo será composto por idosos que nunca haviam praticado a dança sênior e o terceiro grupo será formado por idosos que praticam exercícios terapêuticos de forma convencional.
Figura 1: FLUXOGRAMA DO ESTUDO
3.7 Análise de Dados
Após a aplicação da pesquisa e através das informações obtidas, os dados coletados serão tabulados, apresentados em gráfico e submetidos a uma análise descritiva com o auxílio do software Microsoft Excel 2013.
3.8 Aspectos éticos
O estudo será realizado após a submissão do Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo seres humanos do Centro Universitário Estácio do Ceará, respeitando o previsto na resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e do Código de Ética do Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional - COFFITO 6 (Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional) por se tratar de estudo envolvendo seres humanos.
Aos sujeitos do estudo estão garantidos o sigilo das informações e o anonimato, de acordo com as normas éticas da investigação cientifica. 
3.9 Riscos e Benefícios
O projeto apresenta risco mínimo ao sujeito da pesquisa de se expor a situações constrangedoras, caso não consiga compreender e/ou realizar algum comando durante a dança ou exercícios, ou responder a alguma pergunta dos questionários do instrumento para coleta de dados. No caso de o sujeito da pesquisa sentir algum desconforto a avaliação será suspensa.
Esse trabalho poderá oferecer vivências pessoais e grupais enriquecedoras, proporcionando ao sujeito adquirir uma melhor consciência corporal e ver o que necessita melhorar para exercer com qualidade e equilíbrio as atividades da vida diária. 
4. CRONOGRAMA
Título: Benefícios da Dança Sênior em relação ao equilíbrio e às atividades de vida diárias no idoso.
Proponente: Acd. Maria Edinir de Assunção de Sousa Costa / ProfªMs. Andréa da Nóbrega Cirino Nogueira para apresentação ao projeto de pesquisa ao curso de Fisioterapia do Centro Universitário Estácio de Ceará como requisito parcial para aprovação na disciplina de Projeto de Pesquisa em Fisioterapia.
	Atividades
	FEV
2016
	MAR
2016
	ABR
2016
	MAI
2016
	JUN
2016
	AGO
2016
	SET
2016
	OUT
2016
	NOV
2016
	DEZ
2016
	Pesquisa Bibliográfica
	X
	X
	X
	X
	X
	X
	X
	X
	X
	X
	Elaboração do Projeto de Pesquisa
	X
	X
	X
	X
	
	
	
	
	
	
	Entrega do Projeto para Avaliação da Banca Examinadora
	
	
	
	
	X
	
	
	
	
	
	Avaliação ao CEP
	
	
	
	
	
	X
	X
	
	
	
	Coleta de Dados
	
	
	
	
	
	
	
	X
	
	
	Avaliação dos Dados
	
	
	
	
	
	
	
	
	X
	X
	Análise de Dados
	
	
	
	
	
	
	
	
	X
	X
	Revisão do Texto
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	X
	Apresentação do Artigo
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	X
Fortaleza ______de______________________ de 2016.
MARIA EDINIR DE ASSUNÇÃO DE SOUSA COSTA
___________________________________________________________________
ANDRÉA DA NÓBREGA CIRINO NOGUEIRA
5. ORÇAMENTO
A pesquisa intitulada “Benefícios da Dança Sênior em relaçãoao equilíbrio e às atividades de vida diárias no idoso” tratando de uma pesquisa de caráter exploratório, experimental e prospectivo com análise quantitativa de dados dos resultados apresentados, necessita adotar uma lógica adequada para a sua realização. Assim a referida pesquisa está orçada em torno de R$ 403,60 (Quatrocentos e três reais e sessenta centavos) conforme a tabela abaixo.
Material de Consumo:
	Descrição
	Quantidade
	Unidade
	Total
	Papel ofício A4
	02 resmas
	R$ 18,00
	R$ 36,00
	Caneta
	10 Unidades
	R$ 2,00
	R$ 20,00
	Pendrive 16GB
	1
	R$ 15,00
	R$ 15,00
	Cartucho
	02 Unidades
	R$ 80,00
	R$ 160,00
	Total: R$ 231,00
Outros serviços e encargos:
	Descrição
	Quantidade
	Unidade
	Total
	Deslocamento
	36 dias
	R$ 2,60
	R$ 93,60
	Xerox
	200 folhas
	R$ 0,10
	R$ 20,00
	Encadernação
	03 unidades
	R$ 3,00
	R$ 9,00
	Impressão
	100 folhas
	R$ 0,50
	R$ 50,00
	Total: R$ 172,60
RECURSOS
O financiamento da pesquisa será produzido pelo autor do projeto de pesquisa em fisioterapia, contribuindo a instituição de ensino superior Centro Universitário Estácio do Ceará.
 Fortaleza ______de______________________ de 2016.
MARIA EDINIR DE ASSUNÇÃO DE SOUSA COSTA
___________________________________________________________________
ANDRÉA DA NÓBREGA CIRINO NOGUEIRA
REFERÊNCIAS
J,Rodrigues; A,Cristina; A Síndrome do túnel do carpo na esfera trabalhista Rev.Bras.Med.Trab.;vol.15, nº2, pág182-192, 2017
D,Rodrigues; D.Pires;R,Franco; Atuação da fisioterapia na Síndrome do Túnel do Carpo- Estudo de caso ConScientiae Saúde.; vol.8, nº2, pág295-299, 2009
C,Michell; C,Umberto; Reabilitação na síndrome do túnel do carpo Arq Bras Neurocir; vol.28, nº4, pág159-162, dez/2009
M,Chammas; J,Boretto; L,Marquardt; R,Matta; Síndrome do túnel do carpo- Parte I (anatomia, fisiologia, etiologia e diagnóstico) Rev.Bras.Ortop; vol.49, nº5, pág429-436, 2014
M,Chammas; J,Boretto;L,Marquardt; R,Matta; Síndrome do túnel do carpo-Parte II (tratamento) Rev.Bras.Ortop, vol.49, nº5, pág437-445, 2014
V,Ribeiro; F,Galvão; M,Aparecida; J,Luis; DOR E PARESTESIAS NOS MEMBROS SUPERIORES E DIAGNÓSTICO DA SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO Arq.Neuropsiquiatr; vol.64, nº4, pág-997-1000; 2006 
APÊNDICES
APÊNDICE A – TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO
Eu, Maria Edinir de Assunção de Sousa Costa, aluna do curso de Fisioterapia, matricula 201408111608, do Centro Universitário Estácio do Ceará, na unidade Via Corpvs localizado à Rua Eliseu Uchôa Beco, nº 600, Água Fria – Fortaleza/CE, CEP: 60810-270. Estou desenvolvendo uma pesquisa intitulada “Benefícios da dança sênior em relação ao equilíbrio e às atividades de vida diárias no idoso” que tem como objetivo avaliar o benefício da prática de dança sênior em idosos.
Deste modo, venho solicitar sua colaboração para participar da pesquisa. As informações obtidas serão confidenciais e asseguradas o sigilo e participação dos docentes, os dados não serão divulgados impossibilitando a identificação das mesmas. Sua participação será de extrema importância, oferecendo uma melhor compreensão para observar o conhecimento em relação aos benefícios da dança sênior no equilíbrio e nas atividades de vida diária e os riscos que ela pode trazer.
Esclareço que esta pesquisa apresenta risco mínimo ao sujeito da pesquisa de se expor a situações constrangedoras, caso não consiga compreender e/ou realizar algum comando durante a dança ou exercícios, ou responder a alguma pergunta dos questionários do instrumento para coleta de dados. No caso de o sujeito da pesquisa sentir algum desconforto a avaliação será suspensa e os benefícios que serão oferecer vivências pessoais e grupais enriquecedoras, proporcionando ao sujeito adquirir uma melhor consciência corporal e ver o que necessita melhorar para exercer com qualidade e equilíbrio as atividades da vida diária. 
E de acordo com a resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde, eu e meu orientador destacamos o comprimento da garantia de você: 
Receber garantias de que não haverá divulgação de seu nome e de qualquer outra informação que ponha em risco sua privacidade.
Receber esclarecimento de qualquer dúvida sobre a pesquisa e de como será a sua participação.
Retirar o seu consentimento em qualquer momento de da pesquisa, sem que isso ocorra em penalidade de qualquer espécie.
Que o pesquisa só utilizara informações somente para esta pesquisa.
Ter acesso às informações sobre os resultados da pesquisa
Ter contato, em qualquer etapa da pesquisa, com os profissionais responsáveis pela pesquisa.
Fortaleza, _________ de ________________________ de 2016.
____________________________________________________
 Entrevistado (a)
TERMO DE CONSENTIMENTO PÓS- ESCLARECIMENTO
Acredito ter sido suficientemente informado a respeito do que li ou do que foi lido pra mim, descrevendo a pesquisa intitulada “Benefícios da dança sênior em relação ao equilíbrio e às atividades de vida diárias no idoso.” Ficaram claros para mim quais os objetivos da pesquisa, a forma de coleta de informações, os riscos e os benefícios, as garantias de confidencialidade e de esclarecimento permanentes. Ficou claro também que minha participação será isenta de despesas. Concordo oluntariamente em participar desta pesquisa e poderei retirar o meu consentimento a qualquer momento, sem penalidades, prejuízo ou perda de qualquer beneficio.
Fortaleza,______ de ________________________ de 2016.
___________________________________________________
Sujeito da pesquisa
Nome:________________________________________________________
Endereço:_____________________________________________________
Em caso de esclarecimento entrar em contato:
Aluna: Maria Edinir de Assunção de Sousa Costa
Endereço: Rua I, 121, AP 508, Bl 03 - Messejana.
Fone: (085) 9 8821 7015
___________________________________________________________________Orientador: Andréa da Nóbrega Cirino Nogueira
Endereço: Rua Bento Albuquerque, 2500. Cocó.
Fone: (085) 9 8773 0239
ANEXOS
ANEXO A – FICHA DE AVALIAÇÃO
	
	
	
 FICHA DE AVALIAÇÃO FICHA DE CADASTRO
ANEXO B - CARTA DE ANUÊNCIA
(Elaborado de acordo com a Resolução 466/2012-CNS/CONEP)
Aceito o aluno pesquisador Maria Edinir de Assunção de Sousa Costa do Centro Universitário Estácio do Ceará – pesquisa intitulada: “Benefícios da dança sênior em relação ao equilíbrio e às atividades de vida diárias no idoso” sob orientação da Professora Orientadora Andréa da Nóbrega Cirino Nogueira.
Ciente dos objetivos e da metodologia da pesquisa acima citada, concedo a anuência para seu desenvolvimento, desde que me sejam assegurados os requisitos abaixo:
O cumprimento das determinações éticas da Resolução nº466/2012 CNS/CONEP.
 A garantia de solicitar e receber esclarecimentos antes, durante e depois do desenvolvimento da pesquisa.
Não haverá nenhuma despesa para esta instituição que seja decorrente da participação dessa pesquisa.
No caso do não cumprimento dos itens acima, a liberdade de retirar minha anuência a qualquer momento da pesquisa sem penalização alguma.
_________________________ ___________________________
Local Data
_____________________________________________
Assinatura e carimbo do responsável pela Instituição
ANEXO C - CARTA DE ENCAMINHAMENTO DE DOCUMENTOS PARA APRECIAÇÃO PELO CEP ESTÁCIO/FIC
Fortaleza, 08 de JUNHO de 2016. 
Ilmo(a). Sr(a).
Presidente do Comitê de Ética em Pesquisa do Centro Universitário Estácio do Ceará
	Envio-lhe o projeto de pesquisa intitulado “Benefícios da dança sênior em relação ao equilíbrio e às atividades de vida diárias no idoso”, acompanhado dos documentos listados abaixo, para apreciação por este Comitê.
	O material entregue é composto pelos seguintesdocumentos: 
a) Folha de rosto, disponibilizada no site do SISNEP, com o termo de compromisso do pesquisador e da instituição em cumprir a Res. CNS nº 144/12 Devidamente carimbada e assinada pelos responsáveis; 
b) Formulário de Identificação Obrigatória do projeto de pesquisa;
c)Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), elaborado de acordo com a Res. CNS nº 466/2012;
d) Orçamento detalhado do projeto de pesquisa, elaborado de acordo com a Res. CNS nº 466/2012; 
e) Curriculum Vitae na plataforma lattes do pesquisador principal e dos demais pesquisadores participantes (se for o caso), a que se refere a Res. CNS nº 466/2012. 
Informo que estão anexados os documentos que compõe o protocolo de pesquisa referente ao projeto citado, do qual nós, pesquisador (a) principal, demais pesquisadores e demais participantes envolvidos na pesquisa, temos pleno conhecimento. 
Confirmo que todos os pesquisadores envolvidos nesta pesquisa realizaram a leitura e estão cientes do conteúdo normativo da Resolução 466/2012 do CNS, e de que as normas ali constantes devem ser cumpridas incondicionalmente. 
Confirmo também:
1- Que esta pesquisa ainda não foi iniciada;
2- Que não há participação estrangeira nesta pesquisa;
3- Que comunicarei ao CEP ESTÁCIO/FIC os eventos adversos ocorridos com o (s) sujeito (s) de pesquisa;
4- Que apresentarei relatório anual e final desta pesquisa ao CEP ESTÁCIO/FIC;
5- Que retirarei por minha própria conta o (s ) pareceres junto a Plataforma Brasil.. 
Início do projeto de pesquisa: a partir da data de aprovação pelo CEP 
Previsão de término do projeto de pesquisa: 15 / 12 / 2016
Nesta oportunidade apresentamos a Vossa Senhoria os protestos de estima e consideração. 
Atenciosamente, 
___________________________________________
Profª Andréa da Nóbrega Cirino Nogueira (Orientadora)
___________________________________________
Acd Maria Edinir de Assunção de Sousa Costa
ANEXO D - DECLARAÇÃO DO (S) PESQUISADORES
Fortaleza, 08 de JUNHO de 2016
Ao comitê de ética em pesquisa do Centro Universitário Estácio do Ceará
Eu (nós), Andréa da Nóbrega Cirino Nogueira e Maria Edinir de Assunção de Sousa Costa, pesquisador (es) responsável (is) Pela pesquisa intitulada ‘Benefícios da dança sênior em relação ao equilíbrio e às atividades de vida diárias no idoso’’ Declaro (amos) que:
Assumo (imos) o compromisso de cumprir os termos da resolução n 466/12, do CNS.
Os materiais e dados obtidos no final da pesquisa serão arquivados sobre a responsabilidade de Maria Edinir de Assunção de Sousa Costa, que também será responsável pelo descarte dos materiais e dados, caso o mesmo não seja estocado ao final da pesquisa.
Não há qualquer acordo restritivo à divulgação pública dos resultados.
Os resultados da pesquisa serão tornados públicos através de publicações em periódicos científicos e/ou em encontros científicos quer sejam favoráveis ou não, respeitando-se sempre a privacidade e os direitos individuais dos sujeitos da pesquisa.
O CEP – Estácio FIC será comunicado da suspenção ou do encerramento da pesquisa por meio de relatório circunstanciado apresentado anualmente ou na ocasião da suspensão ou encerramento da pesquisa com a devida justificativa.
O CEP – Estácio FIC será imediatamente comunicado se ocorrerem efeitos adversos resultantes dessa pesquisa com os sujeitos da pesquisa.
Esta pesquisa ainda não foi total ou parcialmente realizada.
_________________________________________________________________
Profª Andréa da Nóbrega Cirino Nogueira (Assinatura, Nome, CPF)
_________________________________________________________________
Maria Edinir de Assunção de Sousa (Assinatura, Nome, CPF)

Continue navegando