Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

Cap. 1 – A Abrangência e as Limitações da Economia
Richard Gill, professor de economia em Harvard, diz “as questões econômicas do mundo atual são de uma profundidade e de uma gravidade não registradas pela história em épocas passadas. Tanto nas sociedades opulentas, quanto nas emergentes, os problemas são de imensa gravidade e, diante deles, a economia não reúne condições para, sozinha, encontrar todas as soluções.” Para destaca-la mais, grifamos a palavra sozinha. Reflita sobre as razões deste destaque.
R- A economia se define a partir de um conjunto de complexas variáveis. Dadas às limitações do espaço geográfico e dos meios naturais, é influenciada por fatores antropológico-culturais, pelo ordenamento politico, pelo progresso tecnológico e pelo imprevisível comportamento dos diferentes grupos sociais de que se constituem as nações. Portanto sozinha a economia não tem como encontrar as soluções desejáveis, necessita desse conjunto de variáveis para ter êxito no seu processo de construção.
Quais os principais ramos das ciências humanas com que a economia registra relações biunívocas? Qual o significado dessa expressão e como justifica-la? Não é difícil encontrar exemplos de aspectos da realidade econômica que são fortemente influenciadas por fatores extras econômicos. Apresente alguns exemplos, extraídos de recentes acontecimentos.
R- São os principais ramos das ciências humanas:
A Ética, a Filosofia, o Direito, a Antropologia Cultural, a Psicologia, a Sociologia e a Politica.
Em síntese, pode se inferir que as interfaces da economia com outros ramos do conhecimento social decorrem de que as relações humanas e os problemas nelas implícitos ou delas decorrentes não são facilmente separáveis segundo níveis de referencia rigorosamente pré-classificados. O referencial econômico deve ser visto apenas como uma abstração útil, para que se analisem aspectos específicos da luta humana pela sobrevivência, prosperidade, bem-estar, individual e bem comum.
Podemos citar um exemplo do aspectos dessa realidade econômica a má distribuição de recursos econômicos nas regiões mais desfavorecidas do nosso país, como no nordeste onde sofrem com a seca e a fome decorrentes da falta de um planejamento político-social que englobe soluções para o problema da seca e da fome .

Mais conteúdos dessa disciplina