Buscar

DIREITO TRIBUTÁRIO SEMANA 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CASO CONCRETO - SEMANA 3
O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, no ano de 2014, aplicou multas no valor total de R$278.000,00 a 69 prefeituras por descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal. Estas prefeituras deixaram de encaminhar no prazo legal àquele Tribunal o Relatório de Gestão Fiscal, o Relatório Resumido de Gestão Orçamentária e o Comparativo das Metas Bimestrais de arrecadação. Neste sentido, considerando a natureza do Tribunal de Contas e as regras da Lei de Responsabilidade fiscal, responda:
1) A aplicação de multas do Tribunal de Contas é ato regular? O trib unal de contas é um órgão gerador e fi scali zador da ge stão públ ica. Entre tanto, pode s er órgão apl i cador d e mul ta. A rti go 71 s s 3º CF. 
2) Estas multas podem ser questionadas perante o Poder Judiciário, ou já se encontram alcançadas pela coisa julgada? Suas de ci sõe s n ão f aze m cois a jul gada, pode ndo se r apre ci ada pe lo pode r ju di ci ário. 
3) Independente da solução aplicada pelo Tribunal de Contas, qual é o princípio contido na Lei de Responsabilidade Fiscal relacionado com os relatórios exigidos? Pri ncípi o da transparê nci a. 
Questão objetiva:
O Tri bunal de Contas 
( V) a. auxili a o Le gi sl ativ o na f i scal ização da apl i cação de subve nçõe s e na apre ci ação de ren únci a de re cei tas. 
( F) b. é subo rd inado ao Pode r Legisl ati vo, ao qual auxi lia no e xe rcíci o do Controle Ex te rno. 
( F) c. i nte gra o Pode r Le gis l ati vo, por f orça de disposi ção con sti tuci onal . 
( F) d. não i nte gra ne nhum dos Pode re s, condi ção asse gurada por cláusul a pé tre a consti tuci onal. 
( V) e . te m a ti tul ari dade do exercíci o do controle exte rno e suas de ci sõe s de que re sul te m mul ta ou i mputação de dé bi to te m a nature za de títul o e xe cuti vo.

Outros materiais