Buscar

DIREITO TRIBUTÁRIO SEMANA 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CASO CONCRETO - SEMANA 4
Ao dispor sobre o plano de custeio da Seguridade Social, a União cuidou de regular a cobrança de várias contribuições cujos fatos geradores dizem respeito à atividades do contribuinte como a remuneração paga ou creditada aos segurados que prestem serviço às empresas, dos empregadores domésticos, dos trabalhadores (incidentes sobre o seu salário-de-contribuição), incidentes sobre o faturamento e lucro das empresas e sobre a receita de concursos de prognósticos. Estas contribuições são, por lei, designadas de contribuições sociais. A mesma lei que as institui estabelecia um prazo de dez anos para a apuração e constituição dos créditos da seguridade social. Sabendo que normas gerais do Direito Tributário são reservadas pela Constituição para lei complementar, identifique e analise o dispositivo, tendo para tanto a compreensão da natureza da cobrança realizada e, portanto, o ordenamento jurídico específico ao qual está submetida. 
Toda l egislaçã o ordinária ant erior a CF qu e trat a de t em as de m atéria tributária pod eri a continu ar s end o apli cad a s e foss e rec ep cionad a, é o caso do próprio CTN q ue é lei ordi nária n a sua form a , m as foi re cebi d a com o l ei comp lem entar pel a cons tit uiçã o. 
A part ir da CF/ 8 8 es tá claro qu e as cont ribui çõ es sociais são t ribut os, port an to t em natur eza jurídic a trib utaria, e se as cont ribuiçõ es tri butarias são tr ibutos , s e s ujeit am ao r egim e jurídico tr ibutári o e as m esm as lim it ações da const itui ção d e m atéria t ributári a, um d ess as exi gên cias d iz resp ei to a lei comp lem entar para algun s tem as . art 14 6 , II, “b ”. 
Dess a f orm a, nã o t eria c abimento q ue es sa lei cri ada p ela uni ão es tabel ec es se por ex emplo um prazo p ara cob ranç a de 10 anos se o p razo p ar a cobranç a de t ributo é de 5 a nos , e pr ecis a s er es tab el ecid o em uma lei comp lem entar qu e é o C TN.

Outros materiais