Buscar

Arquitetura Escolar

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Arquitetura Escolar
Arquitetura Escolar - o projeto do ambiente de ensino - KOWALTOWSKY Doris.
Parâmetros de projeto 21 e 22.
Parâmetro de Projeto 21- Iluminação, cor e aprendizagem
A iluminação e a cor são de extrema importância para o projeto, elas devem estar relacionadas com as atividades que serão desenvolvidas em cada espaço para que haja uma maior interação entre os alunos com os professores, alunos e material didático, dando, acima de tudo, oportunidade para vistas que atraem o olhar. 
2
Os níveis de luminosidade estão diretamente atrelados a questões de saúde e produtividade, especialmente, dos alunos. Quando há falhas nesse quesito corre-se o risco de induzir a sensação de sono, falta de atenção, dor de cabeça, lentidão e fadiga. No final do dia, mesmo tendo ficado sentado a maior parte do tempo, o estudante acaba saindo exausto da escola.
Além disso, é importante destacar que a irritabilidade provocada pelo esforço dos olhos em se ajustar à iluminação, causa uma tensão muscular que pode gerar, ao longo do tempo, lesão ocular.
Contudo, a proposta é de que unam a iluminação e as cores de forma adequada, trazendo benefícios aos alunos e professores.
Azul: Possui fortes características de quietude, segurança e reflexão. Combinado a iluminação suave, o azul contribui para a execução de tarefas.
Verde: Traz consigo harmonia, tranquilidade, esperança e liberdade. É excelente para a Arquitetura Escolar por permitir diversas combinações e configurações. 
Amarelo: Atrativo, estimula o sistema nervoso e impulsiona a ação. Transforma o pessimismo em otimismo e representa expansividade.
Vermelho: Energiza e ativa as emoções, elevando a pressão arterial e afetando o sistema muscular. É um convite à ação, mas precisa ser bem dosado.
Parâmetro de Projeto 22- Elementos de sustentabilidade

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando