Buscar

Casos ADM I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Casos concretos :
1.É correto afirmar que o Direito Administrativo é fruto de construções jurisprudenciais? Sim é verdadeiro que o Direito Administrativo é fruto de construções jurisprudenciais.
As principais instituições do direito administrativo nasceram a partir da opinião de caráter constitutivo emanadas pelo conselho do estado Frances. A fim de subsidiar as decisões de governantes na ocasião.
2. O prefeito do município ?P", conhecido como João do.. R: a violação ao princípio da impessoalidade. Por esse princípio traduz-se a ideia de que a Administração Pública tem que tratar a todos os administrados sem discriminações, benéficas ou negativas. Dessa forma, não se admite, por força de regra constitucional, nem favoritismos, nem perseguições, sejam políticas, ideológicas ou eleitorais.
3. José está inscrito em concurso público para o cargo..R: A ausência de norma editalícia prevendo a intimação pessoal e específica do candidato José, a Administração Pública tem o dever de intimar o candidato, pessoalmente, quando há o decurso de tempo razoável entre a homologação do resultado e a data da nomeação, em atendimento aos princípios constitucionais da publicidade e da razoabilidade.
 4. O Prefeito de uma Cidade do interior do Estado do Rio de Janeiro..R: neste cão não é considerada legítima a iniciativa do chefe do Poder Executivo municipal de, mediante decreto, promover as mudanças pretendidas.
Não pode o chefe executivo criar ou extingui órgãos públicos mediante decreto Tanto a criação como a extinção de órgãos dependem de lei.
5. O Governador do Estado X..R: A) A escolha do dirigente é um ato discricionário do Poder Executivo, discricionário ñ se confunde com arbitrariedade.Além disso deve se analisar o caráter técnico do cargo a ser ocupado. Conclusão, no caso proposto, a escolha do governador vai de encontro com os critérios de acordo de um dirigente,visto que um cardiologista ñ há especialização técnica no setor regulado.Sendo assim,ñ é correta a nomeação de João das Neves.B)Não, Trata-se de estabilidade diferenciada, caracterizada pelo exercício de mandato a termo, na qual se afigura impossível a exoneração.
6. Os municípios ?X?, ?Y? e ?Z?, necessitando estabelecer..R: A) é correta, pois a associação pública criada por meio de consórcio público.B) é correta, vez que estariam sendo delegados apenas os atos materiais do poder de polícia.
7. Caio, Tício e Mévio são servidores públicos federais..R:A peça deve conter rito ordinário.Não se admite a impetração de Mandado de Segurança, uma vez que Mévio pretende produzir provas, inclusive a testemunhal, para demonstrar o seu direito, sendo a dilação probatória vedada no Mandado de Segurança.
8. A Lei n. XX, de março de 2004.. R:A)A respost. É negativa, a anulação dos atos administrativos decai em 5 anos, contado a data que foram praticados,. E se tratando de efeitos patrimoniais contínuos, como no exemplo descrito, o prazo de decadência contar-se-á da percepção do primeiro pagamento.B) A reposta está correta, uma vez que se demonstre a má-fé do servidor.
9. A lei federal nº 1.234 estabeleceu novas diretrizes..R: A)é negativa. O poder regulamentar conferido à Administração tem caráter complementar à lei, a fim de permitir sua aplicação. O poder regulamentar destina-se, portanto, a explicitar o teor das leis, preparando sua execução, não podendo criar obrigação nova, não prevista na lei.B) é positiva. O Congresso Nacional tem competência constitucional para sustar os atos normativos do Poder Executivo que exorbitem do poder regulamentar, 
10. João, comerciante experimentado, fundado..R: A). O município “Y” tem o direito de negar, porque, tratando-se ato discricionário, sua aprovação é baseada na conveniência e oportunidade do Administrador.B. Do mesmo modo, o município “Y” pode revogar tal ato autorizativo a qualquer tempo, tendo em vista a precariedade do ato, não sendo devida qualquer indenização em vista dessa característica.C. Por outro lado, a fixação de prazo certo implica em desnaturação do caráter precário do vínculo, ensejando no particular a legítima expectativa de que sua exploração irá vigorar pelo prazo pré-determinado pela própria Administração. Sendo assim, a revogação do ato antes do esgotamento do prazo caracteriza conduta descrita como ensejando a devida indenização pelos prejuízos efetivamente comprovados.
11. O Município M, em sérias dificuldades financeiras..R:A)Neste caso, é
dispensada a licitação para a venda de um bem imóvel a outro órgão ou entidade da administração pública,de qualquer esfera de governo. Portanto, não é necessária a licitação.B) é possível a locação com dispensa de licitação de imóvel destinado ao
atendimento das finalidades precípuas da administração, cujas necessidades de instalação e localizaçãocondicionem a sua escolha, desde que o preço seja compatível com o valor de mercado,
12. O Estado X está realizando obras de duplicação de uma estrada..R:A) A responsabilidade do Estado pela prática de ato lícito assenta no princípio da isonomia, ou seja, na igualdade entre os cidadãos na repartição de encargos impostos em razão do interesse público. Assim, quando for necessário o sacrifício de um direito em prol do interesse da coletividade, tal sacrifício não pode ser suportado por um único sujeito, devendo ser repartido entre toda a coletividade.B) Não. A configuração da responsabilidade objetiva requer a presença de um ato (lícito ou ilícito), do dano e do nexo de causalidade entre o ato e o dano. A culpa exclusiva da vítima é causa de exclusão da responsabilidade objetiva. No caso proposto, Fulano de Tal conduzia seu veículo em velocidade superior à permitida, distraiu-se em uma curva e deixou de observar as placas e o letreiro luminoso que indicavam a interdição da pista
13. No Governo Federal, a Casa Civil realizou pregão..R:A) Sim, trata-se do sistema de registro de preços.B) Sim, qualquer cidadão é parte legítima para impugnar preço constante do quadro geral em razão de sua incompatibilidade com o preço vigente no mercado.C) Sim. Embora a ata de registro de preços tenha validade máxima de um ano – seis meses, no caso concreto, por previsão do edital –, o contrato tem prazos autônomos em relação à ata. Deve ser celebrado dentro da validade, :
14. A Secretaria de Saúde do Município de Muriaé-MG .. R:A) A resp. é correta, presum-se que como empate as hipóteses em que as propostas apresentadas pelas microempresas e empresas de pequeno porte forem iguais ou 10% (dez por cento) superiores a melhor proposta. É o denominado “empate ficto ou presumido”.B)Não, usa –se o principio da isonomia, sob seu aspecto material, no qual se pressupõe tratamento desigual entre aqueles que não se enquadram na mesma situação fático-jurídica. 
15. No curso de obra pública de ampliação da malha rodoviária.. R: A) Neste caso o particular é obrigado a aceitar a alteração contratual promovida unilateralmente pela Administração no limite de 25%, uma vez que não se trata de reforma de edifício ou equipamento . Trata-se da prerrogativa da mutabilidade dos contratos administrativos.B) Sim, há limite. Em se tratando de alteração consensual.

Continue navegando

Outros materiais