Buscar

Avaliando para Av2 Questão 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201704109099)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	 Uma instituição de ensino deseja criar uma aplicação e um banco de dados específicos para as defesas de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) de seus alunos. A seguinte descrição inicial foi obtida por meio de uma entrevista:
Cada professor possui matrícula, nome, telefone, e-mail e de 1 a 3 titulações. Cada aluno possui matrícula, nome, telefone, celular e e-mail. Os e-mails são fornecidos pela instituição. Um professor pode orientar diversos alunos e um aluno é orientado por apenas um Professor. Um TCC possui identificador, título, resumo, de 3 a 5 palavras-chave, data de defesa e avaliação final. Um aluno defende um ou mais TCC e um TCC é defendido por um aluno. 
 De acordo com a descrição do texto acima, analise as seguintes afirmativas:
 
I - Há pelo menos dois atributos de Aluno que podem ser considerados como atributos únicos.
II - Há pelo menos um atributo composto
III - Há pelo menos um atributo derivado
IV - Existem somente relacionamentos do tipo binário. 
 
Assinale a alternativa correta abaixo:
		
	
	Apenas as afirmativas I, II estão corretas.
	
	Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
	
	Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
	
	Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
	
	Apenas as afirmativas I, e IV estão corretas.
	2a Questão (Ref.: 201704616315)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	A modelagem do banco de dados começa com o projeto de dados que cria um modelo de alto nível de abstração, modelo conceitual, permitindo a comunicação com os usuários na visão que eles têm dos dados de sua organização. Nesse nível, trata-se de objetos e suas associações ou de entidades e seus relacionamentos, mas o modelo para o banco de dados trata de registros, chaves primárias e outros conceitos. Sobre a modelagem do banco de dados, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O modelo de dados implementado em um banco de dados, no formato de tabelas, não armazena dados que representem a temporalidade dos dados de uma organização.
( ) Um dicionário de dados deve prover detalhes dos dados em todos os níveis, conceitual, lógico e físico, de forma que possibilite ao desenvolvedor implementar corretamente o modelo de dados.
( ) A implementação do modelo de dados em um SGBD é garantia de que nunca ocorrerá redundância nem inconsistência de dados armazenados nas tabelas.
( ) O modelo de dados é parte do projeto de um sistema computacional que armazena dados de uma organização em banco de dados, atendendo às necessidades dos usuários em um conjunto de aplicações.
Assinale a sequência correta.
		
	
	V, V, F, V
	
	F, V, F, V 
	
	F, V, V, F 
	
	V, F, V, F 
	
	V, F, F, V 
	3a Questão (Ref.: 201704098528)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Em bancos de dados relacionais, um relacionamento é definido como o conjunto de associações entre: 
		
	
	bancos de dados
	
	atributos. 
	
	chaves. 
	
	ocorrências
	
	entidades
		
	
	4a Questão Ref.: 201704189146)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Analise o texto abaixo:
O Governo Federal resolveu criar um Sistema Nacional de Mapeamento de Acidentes de Trabalho com o objetivo de integrar dados e realizar projeções para seguro saúde, correlação de acidentes com o atendimento do SUS, entre outras finalidades. Um projeto piloto está sendo realizado em um bairro da cidade do Rio de Janeiro. Alguns dados foram mapeados e uma descrição inicial do minimundo é apresentada a seguir:
Uma empresa tem CNPJ, tipo, razão social, nome-fantasia, bairro, cidade e UF. Um acidente de trabalho possui identificador de acidente, status do acidente, descrição do acidente e data e hora do acidente. Uma empresa tem diversos acidentes e um acidente ocorre em apenas uma empresa. Um acidentado possui identificador de acidentado, nome do acidentado, sexo do acidentado e data de nascimento. Cada acidente envolve um acidentado, mas um acidentado pode se envolver em mais de um acidente. Um acidente pode ou não causar uma ou mais deficiências e uma deficiência é causada por um acidente. Um acidente pode também resultar um óbito e um óbito pode ser resultado de um acidente. Uma deficiência tem código de deficiência, status de deficiência (temporária ou permanente) e descrição da deficiência. Um óbito possui número do óbito, data do óbito e parecer do legista.
Seguindo a orientação descrita no texto, assinale o conjunto de cardinalidades correto existente entre os conjuntos de entidades Acidente e Deficiência:
		
	
	(0,N) e (1,1).
	
	(1,1) e (0,N).
	
	(0,N) e (1,N).
	
	(0,N) e (0,N).
	
	(0,1) e (1,N).
		
	
5a Questão (Ref.: 201703577020)
	
	O Modelo de dados é representado através de um modelo entidade-relacionamento - modelo ER, enquanto que o diagrama entidade-relacionamento (DER) constitui a representação gráfica do modelo ER. No que diz respeito à simbologia utilizada, para generalização/especialização e entidade associativa são empregados, respectivamente, os seguintes símbolos:

Outros materiais