Buscar

Atividade contextualizada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome: Gleydson Alves Vieira
Matricula: 03022140
Atividade contextualizada 
É difícil não ter alguém conhecido que nunca tenha tentado montar o seu próprio negócio. Está cada vez mais complicado encontrar emprego após o termino de uma graduação em meio a toda essa concorrência. Uma boa opção para quem está desempregado, sem dúvida é empreender.
Os desafios não são poucos, “uma pesquisa feita pelo Sebrae, em fevereiro de 2015, constatou que 96% dos empreendimentos ativos no Brasil são de micro e pequenas empresas. No entanto, 86% desses negócios fecham após cinco anos de funcionamento.” (TEAM, 2017). A pesquisa deixa claro que, poucos conseguem sobreviver ao mercado cada vez mais competitivo. A maioria dos empreendimentos que deram errado, são aqueles em que não fizeram um bom plano de negócio. Este é um fator essencial para tomar decisões mais lógicas. Sem ele, a possibilidade da empresa não dá certo aumentam.
Por outro lado, ter seu próprio empreendimento, pode ser uma das melhores coisas que pode acontecer na vida profissional de alguém. Pois assim, trabalhamos para nós mesmos e podemos fazer o que gostamos, tendo a liberdade de tomar nossas próprias decisões. 
Não faltam exemplos de pessoas que se deram bem ao abrir sua própria empresa. Boa parte deles possuem algo em comum, são pessoas determinadas que conseguiram fazer um ótimo plano de negócio, focando em todos os seus componentes, incluindo a análise de mercado, fator essencial que ajuda a consolidar a empresa.
Apesar de todos os riscos, vejo no empreendedorismo uma grande oportunidade de conseguir uma independência financeira. Acredito que fazendo um bom planejamento, saberemos o momento correto para investir e o empreendimento terá grandes chances de dar certo.
REFERÊNCIAS 
TEAM, H. Empreendedor: Conheça os principais desafios de ser dono do próprio negócio. Hábil empresarial. Disponível em: <http://blog.habil.com.br/empreendedor-conheca-os-principais-desafios-de-ser-dono-do-proprio-negocio/ > Acesso em:16 nov. 2017.

Outros materiais