Buscar

tarefa 2 FILOSOFIA.docx

Prévia do material em texto

DISCIPLINA
	TAREFA E CONTEÚDO ABORDADO
	FILOSOFIA, ÉTICA E DIREITOS HUMANOS
	Unidades III 
	Aluno: Cristiane Marquezini Lopes
	
	 Kant afirmava que somente a razão poderia fundamentar a ética, como isso daria?
	R. A capacidade do homem de agir racionalmente, uma pessoa deve-se comportar de forma igual a que ela espera que a outra pessoa se comporte. 
	Nietzsche afirma que há duas formas de encarar a existência, uma como “ senhor”, ou seja, com uma postura que afirma a vontade e ávida, a outra seria a de “ escravo”. Como seria esta moral de escravo?
	R. O escravo é ressentido, o mundo o faz sofrer, alimenta esperanças em uma vida futura sem luta e sem sofrimento. Desejamos um ideal de convivência sem conflitos, em que se pensa que viveremos em felicidade, queremos viver em paz como num rebanho.
	Como podemos resumir a “ética do discurso” de Habermas?
	R. Ética do discurso baseia na capacidade racional de apresentar e debater valores e de se chegar a um consenso por meio do diálogo. Se destinge em três esferas: Microesfera: que trata de estabelecer valores em esferas menores, como a família, a empresa, ou uma sala de aula; a mesosfera: que trata de questões um pouco mais amplas, como as que dizem respeito às leis de um país; e a microesfera: que se refere a um âmbito de discussão em que estão situadas questões de interesse global como, por exemplo, a distribuição ambiental, a ameaça nuclear e os direitos humanos. 
	Em que tempos de capitalismo, quais são alguns importantes dilemas morais com os quais nos defrontamos? 
	R. O consumismo é, sem dúvida, um dos antagonismos que se reflete no modo de produção capitalista da contemporaneidade, por afetar o âmbito social no que tange a degradação do meio ambiente impulsionando, sobretudo pela demanda por bens de consumo acarretando mudanças climáticas significativas que tem vitimado pessoas no mundo todo como o aquecimento global. Esse quadro tem levado especialistas e intelectuais de diversas áreas do conhecimento à reflexão acerca da interação do homem com o meio ambiente evidenciando aspectos negativos como a extinção de várias espécies de plantas e animais e a ameaça à própria espécie humana pelo aparecimento de doenças cujas causas, muitas vezes são desconhecidas.
	Na Grécia Antiga, qual o significado de “ser cidadão”? 
	R. Que nem todos os Homens poderiam ser cidadãos, havia restrições que reduzia a um pequeno número o privilégio, que, praticamente, era concebido para os proprietários de terras – homens livres para os negócios públicos. Eram excluídos as mulheres, escravos, crianças, velhos, comerciantes, artesãos e estrangeiros. 
	Sabemos que cidadania significa uma proximidade e um interesse pelas questões públicas. Em nosso tempo como podemos avaliar o interesse dos indivíduos pelas questões públicas? 
	R. Um exemplo que exprime o interesse pelas questões públicas é a opinião dos sujeitos que são usuários dos serviços públicos, como saúde e educação. Uma vez que a população reflete a respeito da qualidade desses serviços oferecidos pelo poder público, criando uma expectativa de melhora. Nesse atendimento, há a demonstração de um interesse e iniciativa por essas questões. Outro exemplo é a assunção, pela população de atribuições que são deveres do poder público como a criação de medicamentos filantrópicas, doação de medicamentos não disponíveis na saúde pública, construção de moradias para a população carente por meio de campanhas promovidas pela mídia, entre outros.
	Sabemos que a justiça é algo difícil de precisar e muitas vezes se confunde com a própria lei. Podemos considerar que a “lei” é um mecanismo eficaz para produzir justiça? Justifique. 
	R. Por si mesma, a “ lei” não é capaz de intervir para transformar um realidade. Para que isso ocorra é preciso que a sociedade, por meio de suas instâncias, seja na esfera federal, estadual e municipal, se mobilize através do emprego de mecanismos de prevenção ( campanhas publicitárias, palestras de conscientização, educação etc.) e de repressão como a aplicação de pena prevista para um delito cometido, para que uma determinada lei seja cumprida pelos sujeito tendo a justiça como embasamento.

Continue navegando

Outros materiais