Buscar

SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO

Prévia do material em texto

SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO
Reprodução é o processo pelo qual novos indivíduos de uma espécie são produzidos, e o material genético é passado de uma geração para outra
Os órgãos genitais estão agrupados em gônadas, ductos , glândulas sexuais acessórias e estrutura de sustentação (definição válida para os dois sistemas: masculino / feminino) 
As estruturas genitais masculinas incluem os testículos, o ducto de epidídimo, o ducto deferente, o ducto ejaculatório a uretra, as vesículas seminais, a próstata, a glândula bulbouretral e o pênis.
 Testículos: são glândulas ovais no escroto contendo os túbulos seminíferos nos quais são reproduzidos os espermatozoides, as células de sustentação (de sertoli), que nutrem o espermatozoide e produzem inibina, e as células intersticiais (de leydig) que produzem testosterona.
Ductos dos Testículos: seguindo sua produção os espermatozoides movem- se ao longo dos tubos seminíferos contorcidos até os túbulos seminíferos retos. Estes levam a uma série de ductos nos testículos (rede do testículo) algumas células de revestimento da re do testículo possuem cílios, que auxiliam na movimentação dos espermatozoides. Então os espermatozoides são transportados para fora dos testículos e para dentro do epidídimo.
Epidídimo: Consiste do ducto epididimal, é o local de maturação dos espermatozoides, os armazena por até um mês ou mais, depois são expelidos ou reabsorvidos.
Ducto Deferente: quando aumenta o diâmetro e se torna menos convoluto o ducto do epidídimo, passa a ser chamado de ducto deferente, ele armazena os espermatozoides, por muitos meses, propelindo-os em direção à uretra durante a ejaculação, os que não forem ejaculados são reabsorvidos.
Ducto Ejaculatório: ejetam esperma (sêmen) no interior da uretra
Uretra: É o ducto terminal do sistema serve de via para passagem de esperma ou urina.
Glândulas sexuais acessórias: secretam a maior parte da porção líquida do sêmen 
Vesículas Seminais: secretam um fluido alcalino e viscoso, que por sua natureza alcalina ajuda a neutraliza a acidez no trato genital feminino. (essa acidez mataria os espermatozoides) os fluídos secretados pelas vesículas seminais constituem +- 60% do volume do sêmen.
Próstata: Secreta um fluído leitoso, levemente ácido, que contem nutrientes, suas secreções entram na uretra através de muitos ductos prostáticos, contribuem para a viabilidade e a mobilidade dos espermatozoides.
Glândulas bulbouretrais: estão abaixo da próstata, secretam uma substância alcalina na uretra que protege os espermatozoides pela neutralização do ambiente ácido da uretra, também produzem muco que lubrificam as extremidades do pênis durante o ato sexual.
Pênis: Usado para introduzir o esperma na vagina
Sêmen: Mistura de espermatozoide e secreções das vesículas seminais, da próstata, e das glândulas bulbouretrais. O sêmen proporciona ao espermatozoide nutriente e um meio de transporte 
Espermatogênese: (produção dos espermatozoides) ocorre nos testículos. No estágio final da espermatogênese, chamado de espermatogênese, cada esparmátides desenvolvem uma cabeça e uma cauda e são então nutridas pelas células de sustentação (de sertoli)
FSH (hormônio folículo estimulante – estimula a espermatogênese). LH (hormônio luteinizante – estimula a secreção de testosterona).
Espermatozoide: são produzidos cerca de 300 milhões por dia, quando ejaculados têm um expectativa de vida de aproximadamente 48 horas no trato reprodutor feminino. É formado por uma cabeça (que esta o material nuclear, que contem enzima que auxiliam o espermatozoide a penetrar o ovócito secundário).
Peça intermediária?
Cauda: Dá mobilidade ao espermatozoide
HORMÔNIOS
Testosterona: Controla o crescimento, o desenvolvimento e a manutenção dos órgãos sexuais, estimula o crescimento ósseo, o anabolismo proteico e a maturação espermática, e estimula o desenvolvimento das características secundárias masculinas.
Inibinina: É produzida pelas células de sustentação sua inibição do FSH auxilia na regulação da taxa de espermatogênese.
 Escroto: (saco) bolsa que suporta os testículos, esta dividida internamente em um septo, em dois sacos cada um contendo um único testículo.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes