Buscar

KARL MARX

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
KARL MARX E A HISTÓRIA DA EXPLORAÇÃO DO HOMEM
Profª Roberta Borba
Doutoranda em Política Social - UFES
Fundamentos das Ciências Sociais
*
*
 “De nada valem as idéias sem homens que possam pô-las em prática” (KARL MARX).
 “A desvalorização do mundo humano aumenta em proporção direta com a valorização do mundo das coisas” (KARL MARX).
*
*
MARX (1818-1883)
Século XIX;
Entender o sistema capitalista, contradições básicas da sociedade e modificá-los;
Militante da causa socialista; marxismo como corrente política
Linguagem crítica: Avalia os principais aspectos do mundo moderno: o capitalismo, sua relação com o Estado e sociedade (p.104 Livro Didático);
Marx nos ensinou a desconfiar das aparências, a procurar pelas contradições profundas por baixo das relações sociais modernas (p.104 Livro Didático).
*
*
A partir da ascensão do capitalismo e, sobretudo, depois da Revolução Industrial, ao invés de a Economia ser parte integrante das relações sociais, são as relações sociais que passam a estar contidas na Economia (p. 107, Livro Didático);
Marx discordava dos pensadores da tradição liberal, que elogiavam a Economia de mercado. Tais pensadores acreditavam que apenas o mercado poderia regular o próprio mercado: quanto menos o governo se intrometesse na Economia, melhor (p. 107, Livro Didático).
*
*
CONCEITOS BASILARES PARA MARX
ALIENAÇÃO
MAIS VALIA (ABSOLUTA RELATIVA)
LUTA DE CLASSES
IDEOLOGIA
RELAÇÕES SOCIAIS DE PRODUÇÃO: ESTRUTURA, SUPERESTRUTURA
MÉTODO DE INVESTIGAÇÃO
CLASSES SOCIAIS: PROLETÁRIOS X CAPITALISTAS
 SALÁRIO: Valor da força de trabalho - MERCADORIA
TRABALHO, VALOR E LUCRO
MATERIALISMO HISTÓRICO
DIALÉTICA
MODO DE PRODUCÃO 
*
*
- Influenciado por vários autores, dentre eles, Rousseau (A origem das desigualdades sociais está na propriedade privada);
Proposta: Transformar a sociedade e Nova Ordem Social: Eliminar o Individualismo, Competição, Propriedade privada);
Alienação: Jurídico: Transferência ou venda de bem
 Rousseau: Ideia de privação, falta, exclusão, separação. 
 HOMEM SE TORNOU ALIENADO
*
*
ALIENAÇÃO
Marx entende alienação no sistema capitalista, pela relação do trabalhador com aquilo que produz. Algo estranho, alheio a ele, pois o trabalhador estava separado dos meios de produção, e também do fruto de seu trabalho. 
No modo de produção capitalista, o trabalhador transforma-se em um apêndice de máquinas, sem qualquer relação com aquilo que produz. 
Marx fala também de, alienação no sentido político. Em outras palavras, o Estado era um instrumento de dominação da classe dominante, razão pela qual os trabalhadores, os operários explorados, estavam também separados (alienados) dos processos de tomada de decisões políticas. (Estado Burguês) (p. 112, Livro Didático).
*
*
A EXPLORAÇÃO DA MAIS VALIA (ABSOLUTA RELATIVA)
 Marx usa o termo mais-valia para se referir à diferença entre o valor final de uma mercadoria (quanto ela custa na prateleira do supermercado) e a soma do valor dos meios de produção e do trabalho empregado para produzir tal mercadoria.
 É esta diferença que garante o lucro. 
O capitalista pode aumentar a jornada de trabalho, o que Marx chama de mais-valia absoluta, 
ou incrementar a produtividade através da mecanização, a mais-valia relativa.
(p. 111, Livro Didático).
*
*
LUTA DE CLASSES
Luta de classes: É o confronto entre duas classes antagônicas que lutam por seus interesses de classe. No modo de produção capitalista, a relação antagônica se faz entre o burguês, que é o detentor dos meios de produção, do capital, e o proletariado que nada possui e só vive porque vende sua força de trabalho. 
*
*
LUTA DE CLASSES
A luta de classes, na perspectiva materialista da história, relaciona-se diretamente à mudança social, à superação dialética das contradições existentes;
Considerada o MOTOR DA HISTÓRIA, a responsável pelas transformações sociais. (p. 114, Livro Didático).
Para Marx, o capitalismo foi o modo de produção que separou de modo mais profundo o trabalho e os meios de produzi-lo, acentuando a exploração da classe não proprietária dos meios de produção (proletariado) pelos proprietários dos meios de produção (burgueses).
*
*
IDEOLOGIA
Para Marx, Ideologia faz referência à distância entre a realidade e a nossa percepção dela;
Marx definiu ideologia de uma maneira simples e ao mesmo tempo profunda: 
“disso eles não sabem, mas o fazem”.
 Na ótica marxista, é um olhar parcial que deixa escapar a totalidade. Ideologia é geralmente uma artimanha que consiste em apresentar como geral ou universal aquilo que na verdade é localizado, particular.(p. 117, Livro Didático)
*
*
RELAÇÕES SOCIAIS DE PRODUÇÃO: ESTRUTURA, SUPERESTRUTURA
 É o tipo de cooperação para a produção.Maneiras de usar as ferramentas, matérias-primas ou a matriz energética disponível. Distribuição dos instrumentos de produção, é a forma como o produto resultante será apropriado pelas pessoas. 
ESTRUTURA: O conjunto das relações sociais de produção. É a partir desta estrutura que as instituições sociais e políticas vão se constituir.
SUPERESTRUTURA: São as formas culturais, religiosas, políticas, jurídicas, ideológicas de uma sociedade. (p. 109, Livro Didático).
*
*
MÉTODO DE INVESTIGAÇÃO:
Materialismo histórico: na concepção marxista refere-se à teoria filosófica preocupada em destacar a importância dos seres objetivos (os homens) como elementos constitutivos da realidade do mundo, ou seja, AS CONDIÇOES MATERIAIS DA EXISTÊNCIA. Método de análise social marxista, onde as relações materiais que os homens estabelecem entre si e o modo como produzem seus meios de vida formam a base de todas as suas relações.(Quintaneiro et all. Um toque de clássicos. Belo horizonte, Ed. da UFMG, 2009). 
A chave para a compreensão de uma sociedade estaria no seu modo de produção — daí a perspectiva marxista ser materialista (p. 109, Livro Didático).
*
*
MÉTODO DE INVESTIGAÇÃO:
Dialética - é o modo de pensar as contradições da realidade, as diferenças sociais e, a transformação permanente da realidade – a realidade dialética. Princípios básicos da dialética: tudo se relaciona; tudo se transforma; luta dos contrários; tese-antítese-síntese.
*
*
- Modo de produção: Segundo esta concepção, o entendimento da realidade da vida só é possível a medida que conheçamos o modo de produção da sociedade – a maneira pela qual os homens obtêm seus meios de existência material. 
 - Não é a consciência que determina a vida material, mas a vida material que determina a consciência. Assim, é possível identificar as diferenças históricas e as relações sociais presentes em cada época determinada. Na história, podemos distinguir pelo menos cinco grandes modos de produção: primitivo; o regime asiático; escravatura; servidão (feudal) e a capitalista.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando