Buscar

EXERCICIOS QUIMICA

Prévia do material em texto

1.
		Uma peça de engenharia, de geometria complexa, deve ser produzida a baixo custo. Ela deve possuir alta rigidez e alta tenacidade. Para atender a esses requisitos, o material adequado que um engenheiro de materiais seleciona é o
	
	
	 
	metal ou compósito
	
	
	polímero ou cerâmico
	
	
	cerâmico ou compósito
	
	
	compósito
	
	 
	metal
		2.
		De uma forma geral, o desenvolvimento das sociedades deu-se também com a associação dos materiais, assim como compreender que as civilizações antigas foram designadas por sua capacidade de manipular e produzir materiais para atendimento das necessidades. Assinale a alternativa correta que melhor descreve a classificação dos grupos de materiais sólidos:
	
	
	
	
	Materiais metálicos, cítricos e poliméricos
	
	 
	Materiais metálicos, cerâmicos e poliméricos
	
	
	Somente materiais metálicos e cerâmicos
	
	
	Apenas materiais poliméricos
	
	
	Materiais cerâmicos, granulosos e polimeros
		3.
		Certamente um dos desafios do engenheiro projetista é determinar os materiais que estruturarão o que foi idealizado em seu projeto. Sabemos que esta tarefa está condicionada às propriedades físico-químicas dos materiais, como resistência mecânica, condutividade, resistência a corrosão etc. Com relação a classificação geral atual dos materiais adotada em Ciência dos Materiais, identifique a MENOS abrangente.
	
	
	
	 
	Fibras.
	
	 
	Poliméricos.
	
	
	Cerâmicos.
	
	
	Compósitos.
	
	
	Metálicos.
		4.
		A Ciência dos Materiais é a área da atividade humana associada com a geração e com a aplicação de conhecimentos que estão relacionados entre si. Os principais aspectos que devem estar relacionadas entre si visando às suas propriedades e aplicações dos materiais estão descritas na opção:
	
	
	
	
	
	todas as opções estão erradas
	
	
	formação estrutural e geometria
	
	 
	composição, estrutura e processamento
	
	
	somente a estrutura de formação
	
	
	formatação e processamento
	
		5.
		A história da civilização proporcionou ao homem da época a ocorrência de avanços nas técnicas de produção de peças e artefatos. Os resultados foram satisfatórios e proporcionavam melhores condições de vida. O conhecimento de técnicas de fundir e moldar os metais trouxe muitos avanços na vida cotidiana do homem pré-histórico. A sequência correta das Idades das civilizações é:
	
	
	
	
	 
	Idades da Pedra/Cobre/Bronze/Ferro
	
	
	Idades do Cobre/Bronze/Ferro
	
	
	Idades da Pedra/Bronze/Ferro
	
	
	Idades da Rocha/Ferro/Ouro/Ferro
	
	 
	Idades da Pedra/Ferro/Bronze/Cobre
	
		6.
		A Idade do Bronze representou uma fase de avanço tecnológico, uma vez que este material passou a substituir o cobre. A técnica empregada na metalurgia dos bronzes contemplavam com a matéria-prima as ligas de Cu com vários outros elementos, incluindo o Sn, Al, Si e Ni. Na época, pode-se afirmar que uma das propriedades importantes do bronze era:
	
	
	
	
	
	não ser utilizado como feramenta de corte, arma e na arte
	
	
	na composição das ligas de cobre só continha o Sn
	
	 
	ter maior dureza do que o Cu, bem como boa resistência à oxidação
	
	
	ser de dificil o processo extrativo
	
	 
	a Idade do Cobre antecede a do Bronze
	
		7.
		Na história da civilização antiga foi percebido que na época da Idade do Cobre, mesmo com a técnica de derreter e moldar este metal, que o mesmo não substituiu a manufatura de armas e ferramentas feitos com pedra, pois este material ainda proporcionava lâminas de corte superiores. Considerando a época em questão, tal fato deve-se:
	
	
	
	
	o processo de produção ser ineficiente
	
	
	não ser um material de fácil extração
	
	
	pela falta de mão-de-obra especializada
	
	
	representar um alto custo
	
	 
	por ser uma material muito macio e não ideal como ferramenta de corte
	
		8.
		Ao longo da História, diferentes civilizações se organizaram em grupos, e buscavam diversas formas de sobrevivência, muita das vezes, utilizando os recursos disponíveis na natureza. Considerando o processo evolutivo da humanidade ao longo dos séculos, assinale a opção que melhor descreve algumas das principais Idades da história das civilizações:
	
	
	
	 
	Idade do Bronze / Idade da Cristalização
	
	 
	Idade da Pedra / Idade do Cobre
	
	
	Somente a Idade da Pedra Lascada
	
	
	Idade do Ouro / Idade da Rocha
	
	
	Idade dos Metais / Idade da Pedra
	
		Através da análise cristalográfica dos materiais, podemos estabelecer relações geométricas e determinar parâmetros a nível atômico, como o próprio raio dos átomos que constituem o material, como mostrado na tabela a seguir. 
	Metal
	Raio Atômico (nm)
	Prata
	0,1445
	Cobre
	0,1278
	Níquel
	0,1246
	Chumbo
	0,1750
	Alumínio
	0,1431
Considerando a célula cúbica exemplificada na figura da questão, determine a qual elemento ela pertence.
	
	
	
	
	Níquel
	
	
	Cobre
	
	
	Alumínio
	
	
	Prata
	
	 
	Chumbo
		2.
		O número de coordenação (NC), representa o número de átomos vizinhos mais próximos a uma átomo de referância,em relação a estrutura cristalina do CCC( Cúbica de Corpo Centrado) qual seu número de coordenação.
	
	
	
	
	6
	
	
	3
	
	
	2
	
	
	12
	
	 
	8
		3.
		A disposição dos átomos em uma material cristalino apresenta diversas possibilidades de organização, representadas nas 14 combinações conhecidas como REDE DE BRAVAIS.
Considerando a célula cristalográfica da figura, determine quantos átomos a mesma contém.
	
	
	
	
	 
	2
	
	
	3
	
	
	1
	
	 
	4
	
	
	5
		4.
		Alguns materiais como lítio,cromo, tungstênio apresentam a estrutura cristalina CCC ( Cúbica de Corpo Centrado) no processo de solidificação.De acordo com essa estrutura cristalina formada, qual o seu número de coordenação.
	
	
	
	1
	
	 
	8
	
	
	2
	
	
	4
	
	
	6
		5.
		Muitas vezes, uma substância assume diferentes estruturas cristalinas, dependendo da temperatura e da pressão. Este fenômeno é conhecido como alotropia. Um dos mais famosos é o caso do Estanho branco e do Estanho cinza. O primeiro é tetragonal de corpo centrado a temperatura ambiente, enquanto o segundo possui uma estrutura cúbica semelhante ao do diamante, que passa a predominar a partir de 13,2oC. Quando ocorre a alteração, também ocorre a variação dimensional da substância e o seu esfacelamento. Porém, esta transformação não é preocupante, uma vez que sua cinética é muito lenta, havendo tempo para remediá-la.
Considerando a teoria cristalográfica, assinale a opção que está CORRETA.
	
	
	
	
	 
	A célula cúbica de corpo centrado possui em um padrão cúbico átomos situados nos oito vértices do cubo e um átomo situado no centro do cubo.
	
	
	A célula cúbica de face centrada possui em um padrão cúbico átomos situados nos oito vértices do cubo e um átomo situado no centro do cubo.
	
	
	A hexagonal possui em um padrão cúbico seis átomos compartilhados com os oito vértices do cubo.
	
	
	A célula cúbica de corpo centrado possui em um padrão cúbico apenas átomos situados nos oito vértices.
	
	
	A célula cúbica simples possui em um padrão cúbico átomos situados nos oito vértices do cubo e um átomo situado no centro de cada face do cubo.
		6.
		Em alguns elementos químicos, geralmente utilizados como condutores elétricos, existe um tipo de ligação na qual os átomos compartilham os elétrons, originando literalmente uma nuvem de elétrons que, quando influenciada pela aplicação de um campo elétrico, origina o que denominamosde corrente elétrica.
Como relação a ligação atômica entre os átomos dos elementos químicos mencionados, PODEMOS identificá-la como:
	
	
	
	
	
	Nuclear
	
	 
	Covalente
	
	
	Van der Waals
	
	
	Iônica
	
	 
	Metálica
		7.
		Ao se iniciar o estudo de Ciência dos Materiais, nos surpreende a revelação de que alguns materiais, em especial os metais, apresentam grande ordenação à nível atômico, originando células cúbicas, como exemplificado na figura da questão. 
Considerando a tabela a seguir, identifique a que metal pertence a célula unitária da figura anterior.
	Metal
	Estrutura Cristalina
	Raio Atômico (nm)
	Ferro (alfa)
	CCC
	0,1241
	Cromo
	CCC
	0,1249
	Cobre
	CFC
	0,1278
	Cobalto
	HC
	0,1253
	Molibdênio
	CCC
	0,1363
	
	
	
	
	
	Cromo
	
	
	Ferro (alfa)
	
	
	Cobre
	
	 
	Molibdênio
	
	
	Cobalto
		8.
		A ordenação dos átomos nos sólidos cristalinos indica que pequenos grupos de átomos formam um padrão repetitivo. Desta forma, ao descrever estruturas cristalinas, se torna conveniente subdividir a estrutura em pequena entidades repatitivas, chamadas de:
	
	
	
	
	 
	células unitárias
	
	
	células secundárias
	
	
	unidades secundárias
	
	
	unidades unitárias
	
	
	células cúbicas
		1.
		Ocorre quando peças estão sujeitas a esforços repetidos e acabam rompendo a tensões inferiores àquelas obtidas em ensaios estáticos. Deve-se levar em conta esta propriedade principalmente em dimensionamento de peças sob o efeito dinâmico, como pontes, torres de transmissão, etc:
	
	
	 
	Fadiga
	
	
	Fluência
	
	
	Compressão
	
	
	Flexão
	
	
	Cisalhamento
		2.
		No ensaio de tração, traciona-se um corpo de prova cilíndrico até que sofra fratura em uma máquina de tração com velocidade constante. Neste ensaio, muitas propriedades mecânicas podem ser determinadas. A seguir são citadas três propriedades mecânicas: I - Limite de escoamento II - Limite de ruptura; III - Dureza superficial São propriedades determinadas a partir do ensaio de tração:
	
	
	
	 
	Apenas II e III
	
	 
	Apenas I e II
	
	
	Apenas a II
	
	
	Todas
	
	
	Apenas a I
		3.
		Cabos de aço são elementos muito utilizados para transporte de cargas. Se um cabo de aço com área metálica de 65 mm2 é submetido a uma força de 1,3 kN, a tensão normal atuante, em MPa, no cabo, vale
	
	
	
	84,5
	
	
	84.500
	
	 
	20
	
	
	0,2
	
	
	2,0
		4.
		É um esforço de compressão em uma barra de seção transversal pequena em relação ao comprimento, que tende a produzir uma curvatura na barra.
	
	
	
	
	
	Compressão
	
	 
	Flexao
	
	 
	Flambagem
	
	
	Tensão
	
	
	Cisalhamento
	
		5.
		A força atuante provoca uma deformação do eixo perpendicular à mesma.
	
	
	
	
	
	Flambagem
	
	
	Compressão
	
	 
	Tensão
	
	
	Cisalhamento
	
	 
	Flexão
		6.
		No projeto de um prédio, vários itens devem ser considerados para o dimensionamento adequado da estrutura. Em particular, esforço de compressão em uma barra de seção transversal pequena em relação ao comprimento, devemos atentar para que efeito principal?
	
	
	 
	Flambagem
	
	
	Tensão
	
	
	Compressão
	
	
	Flexão
	
	
	Cisalhamento
		7.
		Forças atuantes tendem a produzir um efeito de corte, isto é, um deslocamento linear entre seções transversais.
	
	
	
	
	
	Tensão
	
	
	Flexão
	
	
	Compressão
	
	
	Flambagem
	
	 
	Cisalhamento
		8.
		A Lei de Hooke estabelece que a deformação sofrida por um corpo é proporcional à tensão aplicada. A respeito desta lei, é correto afirmar que:
	
	
	
	
	
	É uma lei com comportamento não-linear
	
	
	Sua validade está condicionada ao regime plástico
	
	 
	Sua validade está condicionada ao regime elástico
	
	
	Não há restrições quanto aos regimes elástico ou plástico
	
	
	Sua validade está restrita aos materiais metálicos
	Com qual diagrama é possível determinar quais as fases mais estáveis termodinamicamente, para uma dada composição, em uma dada temperatura e é também possível determinar a composição química das fases e a porcentagem relativa das fases?
		
	 
	diagramas de fases binários
	
	diagramas de classificação
	
	Diagramas de Loon
	
	diagramas de Pareto
	
	diagramas bicentenários
	
	
	Qual alternativa abaixo NÃO faz parte da classificação de um diagrama de sistema binário?
		
	
	Eutetóide
	 
	Senoidal
	
	Isomorfo
	
	Sintético
	
	Peritético
	
	
	
	A transformação imediata de fase sólida para outra sólida ou vice e versa é qual reação abaixo?
	
	Reação isotônica
	
	Reação de Muller
	 
	Reação eutética
	 
	Reação Eutetóide
	
	Reação em cadeia carbônica exclusiva
	
	
	
	O desenvolvimento da microestrutura em ligas ferro-carbono é uma função da composição da liga e da taxa de resfriamento. No diagrama de fase a seguir, tem-se na linha vertical a qual estão associadas duas microestruturas representadas esquematicamente. Com relação ao contexto da figura, NÃO PODEMOS AFIRMAR que:
 
 
 
 
		
	
	A perlita consiste em uma mistura de ferrita e cementita.
	
	A liga corresponde a uma liga de composição eutetóide.
	 
	A microestrura originada é denominada.
	 
	Acima da temperatura de 727oC, tem-se a fase denominada de cementita e abaixo, tem-se ferrita e austenita.
	
	Acima da temperatura de 727oC, tem-se a fase denominada de austenita e abaixo, tem-se perlita.
	
	
	
	
	O reflexo da constância das características das fases com o tempo, é definido como:
		
	
	equilíbrio estático
	
	equilíbrio sazonal
	
	equilíbrio proprietário
	 
	equilíbrio das fases
	
	equilíbrio unitário
	
	
	Quais diagramas, em sua maioria, são obtidos em condições de equilíbrio e são usados para entender e prever o comportamento dos materiais?
		
	 
	diagrama de fases
	
	diagrama de ductibilidade
	
	diagrama de Muller
	
	diagrama de Esch
	
	diagrama de desequilíbrio
	
	
	Qual alternativa abaixo completa a lacuna na frase abaixo? "Também chamados diagramas de fases, os __________________ são representações gráficas das fases presentes em um sistema em função da temperatura, pressão e composição."
		
	
	análise aleatória diagramática
	
	diagrama expoente
	 
	diagramas de equilíbrio
	
	curva decadente de Lineu
	
	diagrama de Loon
	
	
	Na fase de encruamento dos grãos ocorre o processo industrial de deformação plástica no qual o metal tem sua forma alterada ao passar entre rolos em rotação. A esse processo denomina-se:
		
	
	Forjamento
	 
	Laminação
	
	Ruptura
	
	Ductibilidade
	
	Elasticidade
	Na alta Idade Média, alguns tratamentos térmicos em aço já eram praticados, tais como o rápido resfriamento de uma espada aquecida ao rubro, o que originava um utensílio mais duro. Os artífices não sabiam explicar o porquê destas mudanças nas propriedades mecânicas; hoje, sabemos que os tratamentos térmicos provocam mudanças microestruturais. Considerando a descrição de tratamento térmico anterior, identifique nas opções a seguis aquela que melhor a descreve:
		
	
	Revenido.
	
	Cementação.
	 
	Têmpera
	
	Recozimento.
	
	Deformação a frio.
	
	
	
	A taxa de resfriamento de uma liga Fe-C é uma prática difundida na metalurgia e vem sendo praticada pelo homem há centenas de anos. Entre os objetivos comuns dos tratamentos térmicospodemos citar, com EXCEÇÃO de:
		
	
	Diminuição da resistência mecânica.
	
	Alteração da ductilidade.
	 
	Alteração da cor da superfície do aço.
	 
	Remoção de tensões.
	
	Diminuição da dureza.
	
	
	O encruamento do aço é obtido em processo mecânico de deformação do mesmo após deformação a frio. Com relação aos processos de deformação mecânica dos materiais, assinale a opção CORRETA.
		
	
	Uma vez a estrutura encruada, a estrutura pode ser modificada através de deformação mecânica em sentido contrário.
	
	A ductilidade se mantém com o aumento do grau de encruamento do material.
	
	Laminação é o processo de deformação plástica que ocorre somente a temperatura ambiente.
	 
	Forjamento é o processo de deformação plástica de metais por prensagem ou martelamento.
	
	O encruamento altera a resistência mecânica a tração, porém mantém a dureza superficial do material.
	
	
	
	Uma solução sólida é constituída da interação de átomos que se misturam, soluto e solvente, com este último sendo incorporado a matriz do solvente. Considerando as características das soluções, identifique a afirmação CORRETA.
		
	
	As fases da mistura sólida não se modificam com a variação da temperatura.
	 
	O solvente pode ocupar posições atômicas ou intersticiais.
	 
	Na solução sólida, não há limite de solubilidade do soluto no solvente, não ocorrendo precipitações.
	
	Depois de resfriado a solução sólida, não é possível alterar as propriedades mecânicas.
	
	Fase é a porção de matéria fisicamente heterogênea e perfeitamente distinguível.
	
	
	
	Qual a diferença entre tensão de escoamento e tensão limite de resistência a tração em materiais metálicos?
		
	 
	A tensão de escoamento é aquela onde ocorre uma transição da deformação elástica para plástica. A tensão limite de resistência a tração é a máxima tensão a que um material é submetido em um ensaio de tração.
	
	A tensão de escoamento é aquela onde ocorre uma transição da deformação plástica para elástica. A tensão limite de resistência a tração é aquela onde o material sofre fratura em um ensaio de tração.
	
	A tensão de escoamento é aquela onde ocorre uma transição da deformação plástica para elástica. A tensão limite de resistência a tração é a máxima tensão a que um material é submetido em um ensaio de tração.
	
	A tensão de escoamento a máxima tensão a que um material é submetido em um ensaio de tração. A tensão limite de resistência a tração é aquela onde ocorre uma transição da deformação elástica para plástica.
	
	A tensão de escoamento é aquela onde ocorre uma transição da deformação elástica para plástica. A tensão limite de resistência a tração é aquela onde o material sofre fratura.
	
	
	
	Qual a diferença entre deformação elástica e deformação plástica?
	
	A deformação elástica não é uma deformação permanente, enquanto a deformação plástica é uma deformação permanente. Ambas não seguem a lei de Hooke.
	
	A deformação plástica segue a lei de Hooke e não é uma deformação permanente, enquanto a deformação elástica não segue a lei de Hooke e é uma deformação permanente.
	
	A deformação elástica não segue a lei de Hooke e não é uma deformação permanente, enquanto a deformação plástica segue a lei de Hooke e é uma deformação permanente.
	 
	A deformação elástica segue a lei de Hooke e não é uma deformação permanente, enquanto a deformação plástica não segue a lei de Hooke e é uma deformação permanente.
	
	A deformação elástica não é uma deformação permanente, enquanto a deformação plástica é uma deformação permanente. Ambas seguem a lei de Hooke.
	No Tratamento Térmico o fator tempo é primordial, uma vez que a obtenção de resultado desejável dependerá muito das dimensões da peça e da microestrutura desejada. Observa-se que quanto maior o período de tempo utilizado no tratamento, será viável obter-se melhor segurança para atingimento da fase com a completa dissolução da mesma e para a obtenção da microestrutura específica. A temperatura depende do tipo de material e da transformação de fase ou microestrutura desejada. O tratamento que visa reduzir a dureza do aço, aumentar a usinabilidade, facilitar o trabalho a frio está correto na opção:
	
	Forjamento
	
	Têmpera
	 
	Recozimento
	 
	Laminação
	
	Normalização
	Tratar termicamente um aço significa, a grosso modo, aquecê-lo a altas temperaturas e resfriá-lo com diversas possibilidades de taxa de resfriamento. Entre os objetivos comuns dos tratamentos térmicos PODEMOS citar:
		
	
	Diminuição da espessura.
	
	Diminuição do volume.
	 
	Remoção de tensões.
	
	Alteração da cor do aço.
	
	Alteração da rugosidade superfícial do aço.
		1.
		Assinale a alternativa que corresponde à nomenclatura do material conforme norma ABNT, para um aço 1045
	
	
	
	
	Aço ao caborno com 45% de carbono.
	
	
	Aço ao carbono com 4,5% de carbono.
	
	
	Ferro com carbono tendo no máximo 45% de ferro.
	
	 
	Aço ao carbono com 0,45% de carbono.
	
	
	Ferro fundido com 45% de carbono.
		2.
		Marque a alternativa que indique a matéria prima principal na obtenção do ferro fundido e aço
	
	
	
	
	 
	Ferro gusa
	
	
	Cal
	
	
	Água
	
	
	Carbono
	
	
	Ferro velho.
	
	
	
		3.
		É muito comum aqueles que não estudaram Ciência dos Materiais confundirem aço e ferro fundido, pois ambos são muito parecidos fisicamente aos olhos do leigo; porém, o aço, possui teor de carbono entre 0,008% a 2,11% e o ferro fundido possui teor de carbono entre 2,11% e 6,7%. Com relação às ligas de Fe-C, PODEMOS afirmar:
	
	
	
	
	 
	Os minérios de ferro são encontrados na natureza sob a forma de óxidos, dos quais são extraídos em processo que envolve a utilização de altos fornos.
	
	
	O minério de ferro sempre é retirado do subsolo, não sendo encontrado na superfície da crosta terrestre.
	
	
	O ferro se manifesta na natureza através de uma única forma alotrópica.
	
	
	Tanto o ferro como o aço utilizam processo eletrolítico em sua produção.
	
	 
	Entre os principais minérios de ferro encontramos a hematita, a magnetita e a bauxita.
	
		4.
		O desenvolvimento da metalurgia do ferro nos possibilitou a fabricação de diversos tipos de aço, cada um voltado para uma aplicação específica. A seguir, tem-se alguns tipos de aços e suas aplicações. Identifique a INCORRETA.
	
	
	
	
	
	Aços PH: são utilizados em componentes estruturais e na fabricação de molas.
	
	
	Austeníticos: são utilizados em componentes estruturais e na fabricação de instrumentos de corte.
	
	 
	Ferríticos: apresentam boa resistência a corrosão atmosférica e a temperaturas elevadas.
	
	 
	Aços inoxidáveis: são utilizados em estruturas comuns por apresentarem baixo custo e alta resistência a corrosão.
	
	
	Martensíticos: são utilizados em componentes estruturais e instrumentos de corte.
		5.
		O aço é uma liga de ferro e carbono em proporções definidas, originando diversas possibilidades de materiais com propriedades mecânicas mais adequadas a construção de estruturas que o ferro puro. Com relação ao ferro, ferro fundido e aço, podemos afirmar, com EXCEÇÂO de:
	
	
	
	
	
	O Fe é um metal que se caracteriza por apresentar várias fases alotrópicas.
	
	
	O ferro sem elementos de liga sofre oxidação.
	
	 
	O aço e o ferro fundido apresentam a mesma composição química, variando apenas as fases alotrópicas.
	
	
	Para retirar as impurezas, o minério de ferro é lavado, partido em pedaços menores e, em seguida, levados para a usina siderúrgica.
	
	
	O ferro é encontrado na natureza geralmente sob a forma de óxidos nos minérios de ferro dos quais é extraído.6.
		No procsso industrial das ligas de aço e ferro fundido obtém-se também a "gusa", que pode ser considerado como uma liga de ferro e carbono, obtido da queima em alto forno dos outros componentes. Nessa linha de produção da gusa são verificadas algumas impurezas presente no material. Assinale a opção correta que descreve as impurezas citadas:
	
	
	
	
	
	Silício, Carbono e Enxofre
	
	
	Enxofre, Polímero e Manganês
	
	 
	Silício, Enxofre, Fósforo e Manganês
	
	
	Fósforo, Cálcio e Manganês
	
	
	Fósforo, Água e Manganês
	
		7.
		A Idade do Ferro é uma classificação histórica das sociedades e que está associada ao período em que as civilizações desenvolveram a metalurgia do ferro, ou seja, a capacidade de extrair o ferro do minério de ferro e transformá-lo em utensílios úteis, principalmente no campo de batalha. Com relação ao ferro, podemos afirmar, com EXCEÇÂO de:
	
	
	
	
	Apresenta várias fases alotrópicas.
	
	
	Apresenta ponto de fusão a 1538ºC.
	
	 
	As ligas são classificadas de ferro fundido quando possuem de 0,008 a 2,11% C.
	
	 
	O ferro puro sofre corrosão, tornado-se mais resistente quando são adicionados elementos de liga.
	
	
	De uma forma geral é classificado em puro, gusa, fundido e ligas.
	
	
		8.
		No processo de obtenção das ligas de ferro torna-se necessário o aquecimento, em alto forno, dos minérios de ferro, fazendo com que os óxidos se liguem ao carbono. Com relação aos minérios aplicados nesse processo industrial, assinale a alternativa correta que os descreve:
	
	
	
	Hematita e Austenita
	
	
	Ferro e Carbono
	
	
	Hematita e Martensita
	
	
	Ferro e Aço
	
	 
	Hematita e Magnetita
		1.
		Não corresponde a um dos principais objetivos dos tratamentos térmicos, quanto as propriedades mecânicas dos materiais, a alternativa:
	
	
	
	
	 
	transformar em gás
	
	
	Aumentar
	
	
	melhorar
	
	
	diminuir
	
	
	alterar
		2.
		Assinale a alternativa INcorreta quanto a estrutura cristalina do metal
	
	
	
	 
	Todas possuem elementos químicos iguais
	
	
	É influenciada pela temperatura que é aquecido
	
	
	É influenciada pelo tempo de aquecimento
	
	
	É influenciada pela taxa de resfriamento
	
	 
	Também chamada de microestrutura
		3.
		O objetivo fundamental da têmpera é obter uma estrutura martensítica, que consiste no aquecimento acima da zona crítica e no resfriamento rápido. Seu objetivo em geral é:
	
	
	
	
	
	Aumentar elasticidade, ductibilidade e densidade
	
	
	Reduzir limite de escoamento.
	
	 
	Aumentar dureza, resistência a tração, compressão e limite de escoamento
	
	
	Aumentar resiliência, alongamento e estricção.
	
	
	Reduzir dureza, resistência a tração e compressão.
		4.
		Assinale a alternativa que indica quais fatores influenciam os Tratamentos Térmicos.
	
	
	
	
	
	Tamanho dos grãos atmosfera do forno, manutenção da temperatura abaixo da zona critica, aquecimento.
	
	
	Resfriamento, atmosfera do forno, manutenção da temperatura abaixo da zona critica, aquecimento.
	
	
	Tamanho dos grãos, atmosfera do forno, manutenção da temperatura acima da zona critica, aquecimento.
	
	 
	Resfriamento, tamanho dos grãos, manutenção da temperatura acima da zona critica, aquecimento.
	
	 
	Resfriamento, atmosfera do forno, manutenção da temperatura acima da zona critica, aquecimento.
	
		5.
		Dos meios de resfriamento a seguir que podem ser usados no tratamento térmico de têmpera, o que tem mais chance de gerar martensita no centro de uma peça de aço é
	
	
	
	
	
	óleo
	
	 
	salmoura
	
	
	água
	
	
	vácuo
	
	
	ar
	
		6.
		O tratamento térmico que visa reduzir a dureza do aço, aumentar a usinabilidade, facilitar o trabalho a frio, ou atingir a microestrutura e as propriedades desejadas, composto de três estágios: recuperação, recristalização e crescimento de grão é o:
	
	
	
	
	 
	Recozimento
	
	
	Revenimento
	
	
	Martêmpera
	
	
	Normalização
	
	
	Têmpera
		7.
		Quanto aos grãos que compõem a microestrutura do material, é certo afirmar que quanto mais alta a temperatura ou mais longo o tempo de aquecimento:
	
	
	
	
	
	aumenta a irregularidade do grão
	
	
	menor a dureza do grão
	
	
	menor o tamanho do grão
	
	 
	maior o tamanho do grão
	
	 
	maior a dureza do grão
	
		8.
		O Tratamento Isotérmico tipo Austêmpera consiste no aquecimento dos aços a temperaturas acima da zona crítica seguido de esfriamento rápido de modo a evitar a transformação da austenita. Atingida essa condição, mantêm-se a temperatura constante até a formação da bainita. No entanto, esse tratamento não é indicada para aplicação em peças de aço carbono e ligas com determinadas espessuras. Assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
	
	Aço carbono com espessura até a 5mm e ligas admite-se até 25mm
	
	 
	Somente em aço carbono com espessura inferiores a 5mm
	
	
	Aço carbono com espessura superiores a 5mm e ligas acima de 25mm
	
	 
	Aço carbono com espessura superiores a 5mm e ligas admite-se até 25mm
	
	
	Somente em ligas com espessura acima de 25mm
	O recozimento pleno tem como objetivo principal:
	
	aumentar a resistência a abrasão diminuindo a dureza
	 
	diminuir a dureza, aumentando a usinabilidade
	
	aumentar a resistência à tração
	
	diminuir a usinabilidade
	
	aumentar a dureza e diminuir a tenacidade
	O principal objetivo do tratamento térmico de Revenido nos Aços é:
		
	
	evitar as trincas de têmpera
	
	promover a esferadização da cementita
	 
	aumentar a tenacidade a fratura do aço temperado
	
	aumentar a resistência tração
	 
	diminuir a dureza dos aços após a têmpera
	
	
	
	Sobre a aplicabilidade do alumínio no mercado podemos afirmar que:
		
	
	A elevada quantidade de energia necessária para a sua obtenção aumenta seu campo de aplicação.
	
	O baixo custo para sua reciclagem aumenta o seu tempo de vida útil, mas reduz a estabilidade do seu valor.
	
	A reduzida quantidade de energia necessária para sua obtenção aumenta de sobremaneira, seu campo de aplicação.
	 
	Sua leveza, condutividade elétrica e resistência a corrosão lhe conferem uma multiplicidade de aplicações.
	
	O baixo custo para sua reciclagem reduz o tempo de vida útil e a estabilidade do seu valor.
	
	
	O alumínio apresenta diferenças de propriedades físicas e químicas que levam a diferenças de sua soldagem em comparação com a de outros metais. O processo mais usado para juntas de menor espessura, utilizando usualmente argônio, Hélio ou misturas de ambos como gases de proteção é o processo de soldagem:
		
	
	Por fricção
	 
	MIG/MAG
	
	Por fusão
	
	Por oxi acetileno
	 
	TIG
	
	
	Quanto as ligas de alumínio, qual a alternativa abaixo está INCORRETA:
		
	 
	São sempre menos resistentes que o aço, não favorecendo ao projetista na análise da relação Peso-Resistência.
	
	Excelente maquinabilidade
	
	Grande resistência à Corrosão
	 
	Resistência Mecânica variando de 9 a 70kgf/mm2
	
	Excelente condutibilidade Térmica e Elétrica
	
	
	
	"Devido à elevada afinidade para o oxigênio, não é costume encontrá-lo como substância elementar, mas, sim, em formas combinadas tal como o óxido." Esta afirmação diz respeito a qual material abaixo?
	 
	Alumínio
	
	brita
	 
	calcário
	
	mármore
	
	granito
	
	A maior parte do alumínio produzido atualmente é extraído da bauxita. Nas regiões tropicaise subtropicais, onde o desgaste das rochas é mais intenso, existe a maior parte dos grandes depósitos de bauxita, sobretudo perto da superfície. Atualmente os maiores produtores mundiais de alumínio são:
		
	
	Canadá e Brasil
	
	Estados Unidos e Inglaterra
	 
	Estados Unidos e Brasil
	
	Brasil e Argentina
	 
	Estados Unidos e o Canadá
	
	
	
	O alumínio é o elemento metálico mais abundante da crosta terrestre; sobre ele é correto dizer:
	
	Baixa resistência, não é toxico, maleável e muito dúctil.
	 
	Resistente, não é toxico, maleável e muito dúctil.
	
	Resistente, não é toxico, pouco maleável e muito dúctil.
	
	Resistente, toxico, maleável e baixa ductibilidade.
	
	Resistente, não é toxico, maleável e baixa ductibilidade.
	Diversos fatores influenciam a corrosão, entre eles a acidez do meio em combinação com a temperatura do mesmo. Considerando o exposto e a o gráfico a seguir, analise as proposições e identifique a INCORRETA:
 
 
		
	
	A temperatura sempre afeta a taxa de corrosão.
	 
	O pH sempre afeta a taxa de corrosão.
	
	A taxa de corrosão é maior nos ambientes de menor pH.
	
	Em temperaturas diferentes, não há igualdade das taxas de corrosão.
	 
	A taxa de corrosão aumenta com a temperatura.
	
	
	
	Com relação ao fenômeno da corrosão, há diferentes formas de classificá-lo, considerando o meio corrosivo e o material que sofreu corrosão. Entre as diversas denominações adotadas nesta classificação e suas características, NÂO podemos apontar como verdadeira:
	
	Corrosão alveolar.
	
	Corrosão transgranular.
	 
	Corrosão discordâncítica.
	
	Corrosão intergranular.
	
	Corrosão filiforme.
	
	
	
	Componentes submetidos a temperaturas elevadas e a tensões constantes estão sujeitos a uma modalidade de deformação denominada de fluência.
Com relação a este tipo de fratura e considerando o gráfico deformação x tempo a seguir, NÃO podemos afirmar:
		
	
	É um mecanismo importante para os componentes que trabalham a aproximadamente 40% da temperatura de fusão dos metais que os constituem.
	 
	Na região terciária do gráfico deformação x tempo, ocorre uma desaceleração da deformação causada por mudanças microestruturais tais como rompimento das fronteiras de grão.
	 
	Na região secundária do gráfico deformação x tempo, a taxa de crescimento é constante devido a uma competição entre encruamento e recuperação.
	
	Na região secundária do gráfico deformação x tempo, ocorre a menor deformação devido a uma competição entre encruamento e recuperação.
	
	Na região primária do gráfico deformação x tempo, o material encrua, tornando-se mais rígido, e há diminuição da taxa de crescimento da deformação com o tempo.
	
	
	Os materiais formados normalmente por compostos orgânicos; formados por grandes moléculas através de ligações covalentes e forças secundárias; possuem baixa densidade, alta resistência específica e são extremamente flexíveis; são classificados como:
		
	
	Cerâmicas.
	
	Materiais avançados.
	 
	Polímeros.
	
	Compósitos.
	
	Mestais.
	
	
	
	Embora todos, com razão, repudiem a guerra, a História mostra que os esforços realizados durante a mesma sempre resultam em avanços tecnológicos em diversas áreas. Pode-se dizer, por exemplo, que na Segunda Guerra Mundial, os polímeros sintéticos revolucionaram o mundo dos materiais, criando alternativas para a madeira, a borracha, o algodão, a lã, o couro e a seda. Com relação aos polímeros, PODEMOS afirmar:
		
	
	Copolímero é uma micromolécula contendo dois ou mais tipos de monômeros em sua estrutura.
	
	Grau de polimerização (DP) é o número de unidades monoméricas presentes na molécula do polímero dividido pelo número de átomos de carbono presentes na molécula.
	
	Mainlink ou ramificações são ligações químicas cruzadas entre cadeias de polímeros.
	 
	Monômero é o composto químico cuja polimerização irá gerar uma cadeia de polímero.
	
	Homopolímero é uma macromolécula derivada de um diversos tipos de monômero.
	
	
	
	No estudo dos polímeros, um conceito importante se refere a capacidade dos mesmos em sofrer deformação quando submetidos à queima. Com relação ao conceito mencionado, PODEMOS afirmar que:
		
	
	Os polímeros termofixos, possuem resistência mecânica inalterada quando aquecidos
	
	Os termofixos são de difícil reciclagem.
	
	Nos termofixos, as cadeias são geralmente ligadas apenas por pontes de hidrogênio.
	 
	Os polímeros termoplásticos tornam-se macios e deformáveis quando aquecidos
	
	Os polímeros termoplásticos, possuem resistência mecânica aumentada quando aquecidos.
	Polímeros são compostos químicos de elevada massa molecular, que resultam na união de vários meros, originando enormes moléculas. Encontramos diversos exemplos que representam a presença de polímeros em nossas vidas, como os plásticos que nos rodeiam e até mesmo no interior de nosso corpo, como o nosso DNA. Com relação aos conceitos envolvendo os polímeros, identifique o item CORRETO.
		
	
	Grau de polimerização é um indicativo do peso molecular do polímero, uma vez que nos informa a massa de carbono por massa total do polímero.
	
	Termoplásticos são os polímeros que não podem sofrer sucessivos aquecimentos e resfriamentos, resultando em sua completa degradação.
	 
	Monômero: é a unidade básica do polímero, cuja polimerização irá gerar o próprio polímero.
	
	Copolímeros são macromoléculas que apresentam apenas um tipo de monômero em sua estrutura.
	
	Homopolímeros são pequenas moléculas, praticamente indicando o que existe monômero da cadeia polimérica.
	
	
	
	O alumínio é um metal leve (2,7 kgf/dm³), macio, porém resistente, de aspecto cinza prateado e fosco, não é tóxico (como metal), não cria faíscas quando exposto a atrito e, quando exposto à temperatura ambiente, é um sólido. Possui temperatura de fusão igual a 658oC.
Com relação ao Alumínio, NÃO podemos afirmar:
 
	
	O Alumínio possui excelente resistência à corrosão e durabilidade devido à camada protetora de óxido.
	
	É um metal muito maleável e muito dúctil, tornando-se apto para a mecanização e para a fundição,
	
	O Alumínio possui excelente laminação, sendo considerado comercialmente puro com teores de 99,0%, apresentando baixa dureza e uma boa fusibilidade.
	 
	Depois do Ferro, o Alumínio é o elemento metálico mais abundante da crosta terrestre.
	
	O Alumínio é um material pouco tenaz que encrua-se sob trabalhos mecânicos a quente.

Continue navegando

Outros materiais