Buscar

Brasil e Mexico

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

México
 
Economia 
Com 116 milhões de habitantes , o Méixco e o segundo país mais populoso da América Latina .
O México é considerado um país emergente , que se constitui como uma das principais economias do mundo.
Na medida em que a Primeira Guerra Mundial se desenvolvia, os países industrializados daquele momento, como Inglaterra, França, Alemanha e Estados Unidos, passaram a diminuir o volume de exportação para as nações da América Latina. Diante da escassez de produtos com a crise de 1929 e a depressão econômica que se seguiu, os países industrializados passaram a comprar menos mercadorias .
2
O México é o único país latino-americano que proveu, com relativo sucesso ,uma reforma agraria em seu território .
Entretanto, as terras agrícolas mexicanas apresenta grandes diferenças de produtividade. Produtos destinados á exportação como frutas , café ,cana-de-açúcar etc.. São cultivados em grandes propriedades, que geralmente apresentam boa produtividade. 
 
3
O México se destaca como principal produtor mundial de prata, entre eles a maior riqueza natural do país e o petróleo e seus derivados . O México e é explorado pela permex ,empresa estatal mexicana. A permex passou a deter o monopólio sobre a exploração, o refino e a distribuição do petróleo mexicano.
A indústria é um dos setores mais importantes da economia do México. Estão instaladas diversas grandes empresas multinacionais norte-américa , europeias e asiáticas. 
O parque industrial mexicano e constituído por indústrias:
Automobilística
Siderúrgicas 
Petroquímicas
 
 
A partir da década de 1990, indústrias maquiladoras foram instaladas no Norte do México , na região próxima a fronteira com os Estados Unidos. Essas industrias importam matérias-primas ou produtos semiacabados dos Estados Unidos para que sejam manufaturados em território mexicano e revendido para os Estados Unidos.
Em 1993, o México ,os Estados Unidos e o Canadá formaram a nafta. Nafta e um acordo de livre comércio da América do Norte, esse acordo prevê a criação de uma zona de livre-comércio entre os países-membros.
A criação desse acordo trouxe vantagens e desvantagens para o México, dentre as vantagens o elevado crescimento econômico do país. 
O México tem enfrentado uma série de dificuldades por conta das grandes diferenças socioeconômica , o fim das leis protecionistas e barreiras alfandegárias provocou impactos em vários setores da economia 
Os problemas socioeconômicos
Apesar dos avanços econômicos apresentados pelo país, a maioria da população mexicana continua sofrendo com a má distribuição de renda e com outros problemas típicos como a pobreza , a baixa expectativa de vida e o elevado crescimento vegetativo.
Em decorrência dos problemas socioeconômicos do país, milhares de mexicanos emigraram . 
Brasil
 A partir da segunda metade do século xx , quando a indústria brasileira começou a se desenvolver de forma mas intensa , o país passou a sofrer grandes transformações econômicas e sociais.
Em poucas décadas, o Brasil se tornou um dos países mais urbanizados do continente americano. A quantidade e a variedade de produtos exportados aumentou, novos espaços para a produção agropecuária e industrial. A economia brasileira se transformou em uma das maiores do mundo.
Entretanto, apesar de terem ocorrido todos esses avanços, o Brasil ainda não conseguiu resolver problemas históricos, como a concentração de terras e de rendas e as desigualdades regionais, problemas que representam grandes obstáculos ao desenvolvimento do país.
 
O território brasileiro possui uma área muito grande, e quase metade dessa área é ocupada por terras agrícolas, ou seja, terras que podem ser utilizadas para a prática de alguma atividade agropecuária.
Grande parte dessas terras não e utilizada de forma correta , ou e mal utilizada, ou é mal aproveitada.
As terra agrícolas do Brasil estão muito concentradas nas mãos de poucos proprietários.
 
Há no Brasil , extensas áreas que apresentam cultivos mecanizados, onde são utilizados as mais modernas tecnologias. Existe áreas em que as técnicas são mas antigas envolve queimadas e uso da enxada e da força humana.
A modernização da agricultura brasileira e recente e tem sido aplicada, principalmente, nos cultivos de grande valor comercial e de exportação, como o cultivo da soja. Modernização que envolve a compra de maquinas e sementes selecionadas e a concentração de agrônomos. 
A modernização não tem sido uma realidade para todos, somente para os grandes proprietários que podem.
A industrialização brasileira acelerou durante a segunda metade do século xx.
O café teve grande importância para o desenvolvimento da indústria, não só pelo capital que gerou no inicio do século, como também pela infraestrutura criada para a sua produção e exportação.
Essas condições internas favoráveis á industrialização somaram-se ao interesse das grandes potencias mundiais em expandir suas industrias.
Com isso, foram realizados grandes investimentos na indústria brasileira, que começou a crescer de forma acelerada. 
Durante um longo período, o Brasil apresentou uma balança comercial deficitária, ou seja, as importações eram maiores que as exportações.
Atualmente, a balança comercial brasileira tem apresentado superávit isto é, as exportações tem sido maiores que as importações.
O número de produtos exportados como café, soja, minérios, aviões, automóveis etc. tem crescido consideravelmente. Infelizmente, a maior parte desses produtos tem pouco valor agregado e, portanto, não rende tanto quanto os produtos de alta tecnologia.
 
Apesar de, atualmente, pertencer ao grupo de países emergentes e ocupar uma posição privilegiada frente a outros países, o Brasil tem encontrado alguns obstáculos que dificultam seu crescimento econômico e social.
Um desses obstáculos esta relacionado á produção de energia, a produção de energia hidrelétrica, faltam recursos para investir na construção de novas usinas e ampliar a rede de distribuição e energia.
O Brasil se tornou autossuficiente na produção de petróleo. O mesmo não acontece com o gás natural, em grande parte importado da Bolívia.
A deficiência no setor energético representa um obstáculo aos investimentos internacionais no país.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando