Buscar

0853 Comunicação, Educação e Tecnologias

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

0853 - Comunicação, Educação e Tecnologias
Assistam ao vídeo da entrevista da Prof° Vera Candau que nos remete à sala de aula contemporânea, na qual as questões relativas às diferenças estão constantemente presentes:“ Multiculturalismo e Educação” https://www.youtube.com/watch?v=bP-DNlSKXqQ.
Por serem inerentes a todos nós, tais diferenças devem ser vistas como um fator de extrema importância para que se possa chegar a um tratamento igualitário conferido a todas e todos.
A partir da fala apresentada pela professora Vera Maria Candau, elabore um texto de 10 a 15 linhas, no qual contenha:
a) Análise da situação das igualdades e diferenças em sala de aula, destacando a visão da/do docente apresentada pela entrevistada no vídeo.
b) A proposta de algumas ações alternativas a serem trabalhadas em sala de aula, a fim de que preconceitos e discriminações de quaisquer tipos pudessem ser evitadas no ambiente escolar, como fundamentais na elaboração dessas alternativas de reconstrução do espaço escolar, no qual se enxergue a igualdade dentro das diferenças.
Observação: o número de linhas é uma referência apenas.
A questão da situação das igualdades e diferenças em sala de aula,embora já não seja mais uma novidade é muito polêmica e controversa e suscita assuntos que  remexem com os princípios das práticas de ensino que historicamente se desenvolvem nas escolas, especialmente no primeiro nível, que é a educação infantil, seguido do ensino fundamental e médio.
O essencial é colocar o docente para pensar sobre suas rotinas diárias, seu jeito de ensinar, planejar o que será dado em sala de aula, de avaliar a performance do aluno e de como tratar todos de uma maneira especial. Precisam rever e analisar o que se está desenvolvendo com os alunos, e se isso não trás nenhuma forma de exclusão ou preconceito, e somente depois colocar as atividades em prática.
Essa revisão de conceitos são completamente necessárias  para que a inclusão escolar aconteça, a fim de que os preconceitos e discriminações sejam abolidas da rede de ensino de uma vez por todas , e quem contribui, e muito com essa realidade são os professores,juntamente com o apoio de seus líderes ou superiores.
 
Joice respondido 06/09

Continue navegando