Buscar

Bianca Ávila. Palestra Impeachment.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Palestra Impeachment
O evento teve como tema o impeachment e contou com a presença de 5 professores/advogados.
Claudio Zoch, Mario Luiz, Matusalém, Mauricio e Murilo Medeiros.
A palestra teve inicio com o autor e advogado Murilo Medeiros, ele ocupa a cadeira n25 da academia de letras, formado na unisul, Murilo é autor do livro Causos Jurídicos, o livro relata o dia a dia dos advogados. O doutor na palestra falou uma frase na qual me chamou a atenção:
“Nem um dia sem uma linha para os operadores do direito.”
Dr. Murilo logo passou a palavra para o Vereador e Advogado de Direito Previdenciário Matuzalém, o mesmo falou sobre a história do impeachment.
O impeachment teve origem na Inglaterra, é bastante antigo, o modelo usado foi o norte americano. O impeachment está na constituição de 1988 art 85 e 86, pode ser aplicados contra, presidente, vice, ministros. É pouco usado e bastante desconhecido.
Atualmente temos dois regimes de governo, o presidencialismo e o parlamentarismo, o impeachment só é possível no presidencialismo. O impeachment só é aceito quando há um crime comum e crime de responsabilidade.
O professor Claudio Zoch começa falando sobre o crime de responsabilidade que está previsto no art 85 CF. Inspirado na constituição norte americana a idéia do impeachment não é punir. O Brasil é o primeiro pais do mundo a aderir o impeachment em 1992 com o Presidente Collor. Na Inglaterra o impeachment fazia parte do Direito Penal, ele tem caráter meramente político. No impeachment o presidente será processado e julgado pelo senado.
O impeachment funciona do seguinte jeito:
O pedido do impeachment será apresentado a câmera dos deputados por qualquer cidadão que goze dos seus direitos políticos. No pedido é necessário que haja caracterização do crime cometido pelo presidente, a partir daí, o presidente da câmera tem o poder de decidir se há ou não procedência. Se houver, será encaminhado aos deputados.
Os deputados formam então uma comissão. Nesse momento o presidente tem a possibilidade de apresentar a sua defesa. Então há a primeira votação. Se 2/3 dos deputados optarem pela continuidade ele seguirá para o senado e se 2/3 dos senadores forem a favor o presidente será condenado e afastado por um período de 180 dias e seu posto será ocupado pelo vice presidente.
O professor Mario Luiz de Direito Penal falou sobre o crime de responsabilidade e o crime comum. 
Os crimes de responsabilidades são infrações político-administrativas, definidas em lei especial federal, que poderão ser cometidas no desempenho da função pública e que poderão resultar no impedimento para o exercício da função pública (impeachment).
 Os Crimes Comuns o Presidente da República dispõe de prerrogativas e imunidades em relação ao processo que vise à sua incriminação pela prática de crime comum. As regras procedimentais para o processamento dos crimes comuns estão previstas na Lei n. 8.038/90 e nos arts. 230 a 246 do RISTF.
Da mesma forma como ocorre nos crimes de responsabilidade, também haverá um controle político de admissibilidade, a ser realizado pela Câmara dos Deputados, que autorizará ou não o recebimento da denúncia ou queixa-crime pelo Supremo Tribunal Federal, através do voto de dois terços (2/3) de seus membros (art. 86, caput, CF), pois bem, admitida a acusação, ele será submetido a julgamento perante o STF.

Outros materiais