bioestatistica exercicios
11 pág.

bioestatistica exercicios


DisciplinaBioestatística I3.155 materiais29.080 seguidores
Pré-visualização4 páginas
Em uma pesquisa experimental em laboratório,90 coelhos foram selecionados ao acaso e submetidos a um treinamento para avaliar a eficiência dos ratos para cumprir determinada tarefa." Os resultados desta pesquisa poderá ser generalizado para a população de:
R: E COELHOS
Quando não há a possibilidade de realizar um estudo sobre todos os elementos da população, utiliza-se a amostra. Uma das vantagens do uso de amostras é o menor custo e tempo para obtenção e analise de dados, no entanto pode ocorrer erros ao generalizar os resultados amostrais para a população. De qualquer maneira, estudos com amostras são mais frequentes do que os populacionais. Para que o estudo seja representativo é necessário que o planejamento da amostra seja bem elaborado, a fim de minizar os erros de estudo. Uma das etapas do planejamento amostral consiste na amostragem, que refere-se a: 
R: B	O processo utilizado para obtenção dos elementos que irão compor a amostra
Ao realizar um estudo da população brasileira sobre condições de saúde e nutrição por telefone, foi selecionada uma amostra através dos nomes existentes na lista telefônica. Desta maneira, ficam excluidos da população de estudo:
R: B Todas pessoas residentes nas ruas
Considere as afirmações a seguir
I- A estatística é utilizada para o planejamento de um estudo
II- A estatística é utilizada para análise de fenômenos
III- A estatística é importante para tomada de decisões nas diversas áreas de conhecimento
IV- Através da estatística é possível prever fenômenos.
R: I, II, III e IV
 Em um hospital trabalham 380 funcionários, os quais participaram de uma pesquisa sobre satisfação no emprego. O método para seleção da amostra foi feito da seguinte maneira: o primeiro funcionário que chegou para trabalhar em um dia selecionado aleatoriamente respondeu ao questionário, a partir daí, contava-se cinco indivíduos que chegavam para trabalhar e somente o sexto funcionário respondia ao questionario. Esse método de amostragem é
 
R:  B Sistemático
Em uma pesquisa por telefone em diversos municípios do Brasil, os procedimentos de amostragem empregados visam obter amostras da população de adultos residentes em domicílios servidos por pelo menos uma linha telefônica fixa. A primeira etapa da amostragem do sistema consiste no sorteio de 5.000 linhas telefônicas por cidade.
Este tipo de amostragem é conhecido como:
R: B Aleatória
Um pesquisador tinha como objetivo avaliar os procedimentos de uma equipe multiprofissional nas Unidades de Saúde do município de Jundiaí. Para isso entrevistou os profissionais de saúde que trabalhavam na mesma Unidade de Saúde do pesquisador.
Este tipo de amostragem é conhecido como:
R: B Conveniência
Considere as afirmações a seguir
I- A estatística também é utilizada em projetos de pesquisa
II- Pesquisas com populações são mais frequentes do que pesquisas com amostras
III- Sempre existirá a probabilidade de erro ao generalizar um resultado observado em uma amostra para uma população. 
 
As afirmações corretas são:
R: c I e III
identifique a coluna da esquerda de acordo com a coluna da direita.
(a) Uma parte da população                                     (    ) Todos elementos da população tem probabilidade conhecida de pertencer a amostra
(b) Processo de seleção da amostra                         (    ) Amostra
(c) Amosrtagem Aleatoria                                        (     ) Amostragem
(d) Amostragem probabilistica                                  (     )  Os elementos são selecionados ao acaso a partir da população.
(e) Amostragem sistemática                                    (      ) Os elementos são selecionados a partir de uma ordenação natural da variável.
 
A sequencia correta da coluna a esquerta é:
R: d D, A, B, C, E
Suponha que um profissional de saúde tem como objetivo avaliar a prevalência de anemia de pré escolares de uma escola pública de um determinado municipio. A escola atende 182 pre escolares, e por não ter condições de avaliar todos os alunos, o profissional de saúde decidiu que utilizará o método de amostragem aleatório simples para selecionar os alunos. Sobre esta situação hipotetica, avalie os itens abaixo:
I- Os resultados obtidos poderá ser generalizado para toda a população de pre escolares do municipio
II- O método de amostragem selecionado é probabilistico
III- O sorteio é uma maneira de seleção que pode ser utilizado segundo o metodo de amostragem selecionado
 
Estão corretos somente o(s) item(s):
R: c II e III
Para avaliar a eficácia da ultima campanha de vacinação em crianças com idade entre 1 e 2 anos do municipio de São Paulo, 1725 mães com filhos nesta faixa etária idade cadastradas em qualquer uma das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do municipio foram entrevistadas sobre a vacinação de seu filho. Neste caso, a população representada neste estudo é:
R: a Crianças de 1 a 2 anos cadastradadas em UBS em São Paulo
Suponha que duas amostras de uma mesma população de 220 gestantes tenha sido selecionada por metodos diferentes, sendo que uma é composta por 50 gestantes e outra por 95 gestantes. Considerando esta situação avalie as duas asserções abaixo:
 
Certamente, a amostra de 95 gestantes será mais representativa da população (I)
PORQUE
Quanto maior a amostra maior a sua representatividade (II)
 
Assinale a alternativa correta:
R: As duas asserções são falsas
O número de consultas realizadas ao longo de um ano por cada paciente atendido por um profissional de saude é caracterizado como uma variável:
R: a quantitativa discreta
A quantidade de horas que cada individuo assiste TV por dia é caracterizado como uma variável:
R : A quantitativa continua
Em um estudo com ratos brancos, observou-se que 52 tinham olhos pretos e 18 olhos vermelhos; 25 tinham pelo longo e 45 pelo curto; a idade variou de 3 a 12  meses e 55 tinham pesos adequados e 15 estavam acima do peso ideal". Neste exemplo, a caracteristica que não é uma variável é: 
 
R: c Cor do rato
Em um estudo com ratos brancos, observou-se que 52 tinham olhos pretos e 18 olhos vermelhos; 25 tinham pelo longo e 45 pelo curto; a idade variou de 3 a 12 meses; 55 tinham nariz vermelho e 15 nariz preto e 58 tinham irmãos e 13 não tinham. A característica que é uma variável quantitativa continua é: 
R : A 	 Idade
Variável deve ser entendida como a quantificação ou a categorização da caracteristica de interesse. È importante identificar que tipo de variável esta sendo estudada, uma vez que são recomendados procedimentos estatisticos diferentes em cada situação. A principal divisão ocorre entre quantitativa e qualitativa. :Considerando as variáveis: tipos de acidentes de trabalho, número de dias de internação, grau de escolaridade e estado civil , assinale a alternativa correta:
R: b Três são qualitativas e uma quantitativa
As variáveis podem ter valores numéricos ou não numéricos, e podem ser classificadas em quantitativa e qualitativa. As variaveis quantitativas são divididas entre discreta e numericas. A variavel quantitatica continua é caracterizada como:
R: a a variável é avaliada em números que pode assumir qualquer valor do conjunto de numeros reais
As variáveis qualitativas (ou categóricas) são as características que não possuem valores quantitativos. Estas variáveis são definidas por categorias, ou seja, representam uma classificação dos indivíduos. E podem ser nominais ou ordinais. Assinale a alternativa que representa uma variavel qualitativa ordinal.
R: b Estágio da doença (inicial, intermediário, final)
Em uma pesquisa experimental em laboratório, 15 coelhos malhados foram selecionados ao acaso e submetidos a um treinamento para avaliar a eficiência dos ratos para cumprir determinada tarefa, tais como subir escadas e percorrer um percurso pré-determinado. Foi medido o tempo de realização da tarefa. Todos os ratos eram do sexo masculino, olhos pretos, hipertensos e obesos. Neste caso a característica considerada variável é:
R: d Tempo de realização de cada tarefa
Os gráficos são
Mayara
Mayara fez um comentário
obrigada
0 aprovações
Carregar mais