Buscar

p2 geodesia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GEOPROCESSAMENTO Ciência que utiliza de técnicas matemáticas e computacionais para o tratamento de informações geográficas.
CONCEITO: Conjunto de tecnologias que integram as fases de coleta e processamento de dados, e uso de informações relacionadas ao espaço físico (Terra), seus cruzamentos, análises e produtos.APLICAÇAO:Planejamento, implementação, acompanhamento e ou simulação de ações na superfície terrestre. O geoprocessamento objetiva a representação da superfície terrestre na forma digital tanto espacial como tabular, composta por bancos de dados relacionais, onde todos os dados estão georreferenciados, criando modelos que possibilitam o planejamento, a implementação, o acompanhamento e a simulação de ações na superfície real da Terra. Assim são inúmeras as aplicações possíveis nas mais diversas áreas.*SIG: Armazena a geometria e os atributos de dados georreferenciados, isto é, localizados na superfície terrestre e numa projeção cartográfica.
*SENSORIAMENTO REMOTO : Ciência de se obter informações sobre um objeto, área ou fenômeno através da análise de dados coletados por aparelhos denominados sensores* E. RADI. OU ELETROM : É a energia transferida de um local a outro no espaço;
não necessitando de um meio material para se propagar, sendo que no vácuo propaga-se com a velocidade da luz; tem formato de ondas.*NAVSTAR/GPS (USA)(Global Positioning System)*GLONASS(Russia)*GALILEO (União Européia)*Compass (China) (em desenvolvimento *Segmento espacial *-Satélites e Sinais Transmitidos*24 Satélites distribuídos em:*6 planos orbitais*intervalos de 60°, inclinados 55°*4 satélites por plano orbital*Segmento de Control* eMonitoramento, geração, correção e avaliação do sistema * Segmento de usuários Aplicações, métodos de posicionamento,formas de recepção, tipos de receptores...
EFEMÉRIDES: O conhecimento da posição Orbital do satélite é fundamental para o cálculo da posição do receptor que o rastreia. O conjunto de coordenadas que definem a posição orbital de um satélite em função do tempo constituem as efemérides. Elas podem ser classificadas em Pós-Processadas ou transmitidas *Absoluto É aquele em que a posição de um ponto é determinada independentemente de outro. A técnica empregada é denominada de posição isolada, de método orbital ou de arcos longos. *Diferencial ou RelativoÉ aquele em que a posição de um ponto é obtida relativamente à outro ponto de coordenadas conhecidas e precisas, sendo necessário observações simultâneas em dois ou mais pontos. Neste caso, os erros inerentes ao sistema-GPS, são notadamente reduzidos por se poder correlacionar as observações simultâneas entre estações. Desta forma, a precisão se incrementa à ordem de centí metro ou sub-centimétrica *FATORES QUE ALTERAM A PRECISAO Fatores impostos pelo sistema; -método de rastreio; -geometria da Constelação; efeitos atmosféricos; -precisão das efemérides; multicaminhamento; erros computados à estação e erros instrumentais**METODO DE POSICIONAMENTO Método Absoluto – é realizado com um receptor isolado, observa usando o código C/A e trabalha com cálculo de pseudo-distâncias;*Método Diferencial – possibilita ter a posição de um receptor móvel corrigida por outro receptor fixo num ponto de coordenada conhecida;Método de Transmissão de coordenada : *diferenciais:recepção por diferencial – DGPS em tempo real – as correções são feitas através de um link de rádio modem;*recepção por diferencial – DGPS pós-processado – as correções são feitas através de programa apropriado, com definição das coordenadas posteriores.

Continue navegando