Buscar

direito civil

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201702425507)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	José, devedor contumaz, vem sistematicamente se esquivando de receber citação em processo de execução. O advogado do exeqüente apresenta vários endereços de José, entre eles, o do provável trabalho, o da casa da sogra, o da casa de praia e o da residência de seus pais. Conversando com vizinhos de José, o advogado descobre que, costumeiramente, José freqüenta o Bar do seu Manoel, localizado na esquina da rua Rouxinol, e decidiu incluir este endereço no rol daqueles em que deveria o executado ser citado. Com base no caso narrado, aponte a opção correta:
		
	
	A pessoa pode ter várias residências, mas só pode ter um domicílio civil.
	
	A doutrina utiliza-se da Teoria do domicílio aparente, de Henri de Page, para quem haveria uma autorização para que o terceiro considerasse que não pode ser considerado como domicílio o local onde determinada pessoa exerça aparentemente as condutas vinculadas aquele local.
	 
	O executado poderá ser citado no endereço do bar da esquina, através de diligência de Oficial de Justiça, pois nos termos do art. 73 do CC: Ter-se-á por domicílio da pessoa natural que não tenha residência habitual o lugar onde for encontrada.
	
	O sistema jurídico exige a fixação de um domicílio para as pessoas naturais e jurídicas. Em razão disso, mesmo para aquelas que não possuam residência certa, disciplina o direito brasileiro onde será seu domicílio. ESte é o fundamento do domicílio necessário. Por isso, o advogado procedeu de modo equivocado.
	
	O advogado procedeu de modo tecnicamente incorreto ao requerer a citação em todos esses locais, atribuindo a José vários domicílios.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201703394089)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Acerca da aplicação da lei civil, julgue os itens a seguir. I ¿ Será considerada relativamente incapaz a pessoa que, por causa transitória ou permanente, não puder exprimir sua vontade, caso em que necessitará de assistente para exercer os atos da vida civil; II ¿ Somente os menores de dezesseis anos de idade são considerados absolutamente incapazes pela lei civil; III ¿ Indivíduo que, por deficiência mental, tenha o discernimento reduzido é considerado relativamente incapaz; IV ¿ Os pródigos, outrora considerados relativamente incapazes, não possuem restrições à capacidade civil, de acordo com a atual redação do código em questão. Está correto apenas o que se afirma em:
		
	
	I, II e III
	
	Apenas II
	
	I, II, III, IV
	 
	I e II
	 
	II e IV
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201702422914)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Célio, de 37 anos, casado, médico, com dois filhos de 4 e 5 anos, não retorna para a casa após um dia de trabalho intenso. O desaparecimento repentino é constatado por sua família, que pretende tomar as medidas cabíveis para regularizar esta situação, inclusive continuar a administração do amplo patrimônio de Célio. Analisando a situação apresentada, assinale a alternativa correta:
		
	 
	tão logo seja constatado o desaparecimento, poderá ser iniciado o procedimento de ausência com a nomeação de curador, e, passados mais de 10 anos seria possível, com a continuidade dos procedimentos relacionados à ausência, que a propriedade dos bens, caso Célio não retorne, seja entregue aos herdeiros;
	
	na hipótese, caberia a declaração de morte presumida de Célio, a ser realizada através de processo judicial, regularizando sua situação;
	
	pode ser requerida judicialmente, tão logo ocorra o desaparecimento, a declaração de morte presumida tendo em vista a probabilidade da morte em razão de encontrar-se, na hipótese, em perigo de vida.
	
	somente após o período de 30 dias poderá ser iniciado o procedimento para decretação de ausência de Célio e nomeação de um curador;
	
	é viável, na hipótese, a declaração de morte presumida sem prévia decretação de ausência a fim de que os herdeiros ingressem na propriedade dos bens de Célio.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201702424339)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Uma pessoa desaparece de seu domicílio, sem que dela haja notícia e sem deixar bens. Deverá ser nomeado um curador em tal situação?
		
	
	A nomeação do tutor será precedida da declaração da morte presumida.
	
	O ausente equivale ao incapaz, portanto caberá nomeação de tutor.
	
	Sim. A nomeação caberá ao Ministério Público.
	 
	O ausente não é um incapaz e sendo a função do curador administrar os bens do ausente, inexistindo bens, não caberá a nomeação.
	
	O curador deverá ser o cônjuge supérstite.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201702426805)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(38º EXAME DE ORDEM CESPE-UNB 2009.1) - A respeito das regras do domicílio, assinale a opção incorreta:
		
	 
	O domicílio civil é formado pelo elemento objetivo, que consiste na residência, sendo despiciendo averiguar-se o elemento subjetivo.
	
	Caso um indivíduo possua diversas residências onde viva alternadamente, qualquer uma delas pode ser considerada o seu domicílio.
	
	A mera troca de endereço não caracteriza, por si só, mudança de domicílio.
	
	Admite-se que uma pessoa possa ter domicílio sem possuir residência determinada, ou que esta seja de difícil identificação.

Continue navegando