Buscar

direito empresarial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO EMPRESARIAL – 06/11 10ª AULA
Título de crédito tem toda uma característica própria. Todos os títulos de crédito são unilaterais, de uma personalidade para outra. Não é um ato bilateral, se fosse uma ato bilateral seria um contrato. 
O grande fundamento do título de crédito é que tem uma garantia que você vai obter aquele crédito, você tem a certeza que aquele crédito é garantido, se não tiver garantia não é um título de crédito. Outra característica é ser circular, se aquela riqueza não circular, não é título de crédito. Por exemplo, um contrato não circula.
Se eu tiver um tiver um título de crédito e tiver uma dívida com você, eu pego esse meu título de crédito e endosso essa para dívida para você. A partir desse momento eu liberei a dívida com quem eu estava devendo.
Debêntures 
As debêntures são títulos de crédito privados emitidos por empresas S/A e adquiridos por investidores para aplicação em médio e longo prazos. Assim, ajudam a diversificar a carteira de investimentos. É como se o investidor estivesse emprestando dinheiro à empresa. Em troca, recebe uma taxa de rentabilidade. Grandes organizações, com boa reputação, usam tal artifício para conseguir dinheiro rapidamente sem precisar de empréstimos.
Debêntures é quando você pede empréstimo para quem estar fora da sociedade. O que acontece é que eu estipulo o prazo que eu vou devolver. Você não é um acionista, é um credor. Quem subescreve ações é sócio, você passa a ser sócio. Você vai ter uma renda variável. Por que o sócio tem uma renda variável no caso de uma sociedade anônima? Porque a margem de risco é muito alta, ou seja, você pode ter um lucro absurdo e pode também não ter lucro nenhum, a renda vai ser sempre variável. 
Se a sociedade não pagar a debentures? Se não a reendossar? Eu peço um empréstimo e resolvo esse problema. 
De quem é o capital quando o sócio subescreve? Da empresa, da pessoa jurídica. Esse capital não é mais do sócio. 
Você poderia lançar mão dessas debentures como uma alternativa para capitar recursos e aumentar a estrutura, se você quiser aumentar o capital é só aumentar as ações. 
Qual é a vantagem da debenture para a sociedade? A vantagem da empresa fazer isso é que ela pode pagar juros menores do que se contrair empréstimos com instituições bancárias. Ela também pode escolher a forma de resgate, correção monetária, enfim, pode adequar esse empréstimo de acordo com a forma mais interessante para si. Dessa forma acaba sendo bom para todos.
Assume a obrigação de pagar – obrigatoriamente tem que devolver.
Só vou investir em debentures se, por exemplo, eu tiver algum dinheiro que possa ficar preso a longo prazo. 
O lucro é garantido e você não perde dinheiro, o juros é baixíssimo. 
Outra garantia que a debênture possui é sobre a venda de bens, se você vende um imóvel e se ele tiver uma garantia real você vai ganhar em real. No caso de penhora e hipoteca. 
Existe uma possibilidade de converter as debentures em ações, o investidor passa de sócio a credor. É flexível. 
Risco da Debênture
O risco da debênture está associado a credibilidade da pessoa que a emite. Dessa forma, existe o risco de crédito, que é o risco da empresa deixar de pagar ou cumprir os compromissos assumidos; risco financeiro, se a empresa não tiver um fluxo de caixa bem estruturado para pagar os juros; risco monetário, se uma alteração na taxa de juros impactar a empresa e isso gerar impactos negativos nela; risco cambial, se a empresa tem suas atividades muito associadas ao câmbio e esse se alterar; entre outros.
Mesmo existindo todos esses riscos, algumas agências de classificação de risco fazem o trabalho de classificar o risco das debêntures emitidas por essas empresas. Dessa forma você pode escolher com uma maior segurança mesmo não entendendo a fundo sobre a empresa. Só para destacar que as notas utilizadas por essas agências são utilizadas pelos gestores ao redor do mundo, então elas possuem uma boa credibilidade. Claro que nada é motivo para certeza, por isso sempre busque diversificar seus investimentos.

Outros materiais