Buscar

SOCIOLOGIA JURÍDICA E JUDICIÁRIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SOCIOLOGIA JURÍDICA E JUDICIÁRIA
	
	Avaiação Parcial: CCJ0145_SM_201702212696 V.1 
	 
	Aluno(a): ANDRE RICARDO PEREIRA DE LIMA
	Matrícula: 201702212696
	Acertos: 10,0 de 10,0
	Data: 09/10/2017 17:16:40 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201702352595)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Diante da presença constante de temas correlacionados à Sociologia Jurídica nos julgados dosnossos tribunais, podemos concluir que:
 I. é desejável que o profissional do Direito se torne distante do meio social, para não ficarsujeito a transformações econômicas, políticas, culturais, religiosas e tecnológicas;
II. o jurista por vezes deve se omitir diante de determinados assuntos e contendas sociais,para resguardar sua imagem;
 III. o jurista deve ser capaz de realizar uma análise da realidade social, com embasamentocientífico, que lhe proporcione uma aplicação equânime do Direito;
 IV. a produção do Direito ocorre por profissionais com conhecimento jurídico-dogmático,isento de valores pessoais e sem influência de outras áreas científicas;
V. a participação multidisciplinar é capaz de garantir a produção e aplicação do Direito deforma mais adequada aos anseios da sociedade. Estão corretas as alternativas:
		
	
	I, II e III;
	
	I, III e IV.
	
	III e IV;
	 
	III e V;
	
	II, III
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201703310124)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Adotando uma perspectiva sociológica do Direito, podemos afirmar que
		
	
	o direito é decorrente de uma vontade exterior divina ou natural.
	 
	o direito é uma função da sociedade.
	
	o direito expressa o aperfeiçoamento do caráter humano.
	
	a lei escrita é objeto de estudo sociológico.
	
	o direito expressa a autoridade de Deus e como tal, coloca-se como objeto de estudo.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201703237101)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Em relação a importância da Sociologia Jurídica, julgue as afirmativas a seguir: I. PARA O CIDADÃO Possibilita saber quais os limites para a atuação do direito estatal e extraestatal diante do sistema oficial de normas, na perspectiva de sua inclusão social e, como, a partir do conhecimento do cidadão do papel dos diversos instrumentos humanos ligados à Justiça, conseguir a facilitação do acesso à justiça para que grupos excluídos da sociedade atinjam um grau maior de cidadania. II. PARA O JUIZ: não tem relevância para a aplicação mais compatível do direito com as necessidades sociais, pois ao assim agir poderá valer-se de uma interpretação ora extensiva, ora restritiva, ou mesmo por meio da analogia, fazer o direito acompanhar a evolução social. III PARA O ADVOGADO Comporta uma visão maior e mais real do fenômeno jurídico. Mostra que o direito não é somente um amontoado de normas estáticas que devem ser aplicadas independentemente de qualquer finalidade ou objetivo, mas também um fato, a realidade social dinâmica em permanente evolução, à qual as normas devem se acertar, senão findam perdendo sua finalidade, tornando-se ineficazes e obsoletas IV PARA O LEGISLADOR: Não fornece os elementos sociais existentes e nem as relações entre eles existentes, necessários para a elaboração de leis. Isto porque não é fundamental que o legislador esteja antenado com a realidade social para que elabore leis ajustadas às novas realidades sociais, para que a lei não acabe se tornando logo obsoleta ou ultrapassada A alternativa correta é:
		
	
	II e III
	
	II
	 
	I, III
	
	II e IV
	
	I e II
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201702933637)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Segundo Lyra Filho: ¿...a sociologia, ao encontrar o Direito no processo histórico, diz o Direito em sua essência¿ Para o autor: "Aplicando-se ao Direito uma abordagem sociológica será então possível esquematizar os pontos de integração do fenômeno jurídico na vida social, bem como perceber a sua peculiaridade distintiva, a sua essência¿verdadeira.(LyraFilh⊙OqueéDirei→.SãoPao̲,Ed.Brasiliense,1999,pág.52).Sobreotrechoacimaécorre→afirmarEXCETO:
		
	
	A sociologia é capaz de identificar o Direito como fato social.
	
	A perspectiva sociológica vincula o Direito à vida social.
	 
	Ao encontrar o Direito a Sociologia fica desatrelada dos fatos e passa a referir-se tão somente à norma.
	
	Ao aplicar a Sociologia ao Direito revela-se seus fundamentos fáticos mais essenciais
	
	A abordagem sociológica permite enxergar a provisoriedade e mutabilidade das normas de Direito
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201702264192)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Segundo a perspectiva sociológica, o direito é um conjunto de normas de conduta que disciplina as relações sociais. Assim sendo, em relação às características das normas jurídicas, podemos afirmar que são
		
	 
	universais, abstratas, obrigatórias, providas de sanção e mutáveis
	
	globais, facultativas, mutáveis e revestidas apenas de caráter punitivo
	
	universais, abstratas, facultativas, providas de sanção e imutáveis
	
	globais, imutáveis, obrigatórias e revestidas de sanções punitivas
	
	universais, facultativas, aleatórias e imutáveis
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201702375480)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	¿Mais de um terço dos imóveis na Rocinha são prédios com dois ou mais andares e quase a metade não tem qualquer documentação. Os números constam de uma pesquisa realizada pela Fundação Bento Rubião, responsável pelo programa de regularização fundiária da comunidade, que entrevistou mil moradores entre dezembro e março... A falta de documentação sobre o espaço de cada um torna-se um agravante. Do total de entrevistados 44% não tem qualquer documentação sobre o imóvel em que vivem e apenas 1% tem escritura definitiva. Entre as pessoas que moram de aluguel (11% dos entrevistados), 81% não tem contrato de locação e 54%, sequer recibos de pagamento... Na ausência do poder público, a maior associação de moradores da favela, a União Pró-Melhoramentos dos Moradores da Rocinha, acabou se transformando numa espécie de cartório, já tendo cadastrado um terço das moradias da comunidade. Hoje quando uma família precisa, por exemplo, fazer um inventário, a Justiça manda ofício direto para a Associação de Moradores (Jornal O Globo, 04/11/07). Com relação ao grupo social que cria as regras de conduta, o texto acima expressa uma visão:
		
	
	constitucionalista
	 
	pluralista
	
	positivista
	
	monista
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201702253727)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	FICHA LIMPA. Substitutivo de projeto de lei é entregue à Câmara (www.conjur.com.br) 18.03.2010. Parlamentares e entidades integrantes do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral entregaram ao presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, nesta quarta-feira (17/3), o substitutivo do projeto de lei sobre a divulgação de nomes de candidatos que respondem a processo na Justiça, conhecido como "Ficha Limpa". O PL 518/2009 é do deputado Índio da Costa (DEM-RJ), e tem como objetivo proibir pessoas condenadas por crimes graves de disputar eleições. Essa política coaduna-se com as seguintes preocupações, EXCETO:
		
	
	reação do povo e parlamentares quanto à qualidade dos candidatos
	
	pré-selecionar candidatos às eleições
	
	sistema de escolha de legisladores
	
	moralização do processo eleitoral
	 
	descaso com o sistema de escolha de legisladores
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201702968754)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Em editorial, o jornal Folha de S.Paulo em 28.03.2015, apoiou a proposta do PMDB de fixar prazos para que o presidente da República indique um ministro para o Supremo Tribunal Federal. O jornal endossou as críticas dos ministros Celso de Mello e Marco Aurélio à demora da presidente Dilma Rousseff em indicar o substituto de Joaquim Barbosa, que se aposentou há oito meses. ¿Não faltam motivospara a exasperação dos dois mais antigos membros da corte. Com uma cadeira vazia, a carga de trabalho dos magistrados aumenta, o que, de acordo com eles, tem provocado o adiamento de algumas decisões¿. Pelo que propõe o PMDB, caso a presidente desrespeite o prazo, a função de indicar um nome para o Supremo é avocada para o Legislativo. Diante da notícia, o Legislativo estaria legitimado a exercer uma função atípica à sua, cuja função principal é a de:
		
	
	administrar as leis
	 
	elaborar as leis
	
	executar as leis.
	
	aplicar as leis
	
	tornar as leis vigentes
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201702996807)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Entre as afirmativas abaixo, é uma das competências do Supremo Tribunal Federal (STF):
		
	
	elaborar relatórios anuais, indicando as providências que forem consideradas como necessárias para a modernização do Poder Judiciário no país.
	
	zelar pela autonomia do Poder Judiciário e pelo cumprimento do Estatuto da Magistratura, podendo expedir atos regulamentares, no âmbito de sua competência.
	 
	atuar como guardião da Constituição, declarando a inconstitucionalidade das leis sempre que houver violações a seus princípios e agindo politicamente como moderador dos demais poderes.
	
	receber reclamações ou denúncias contra qualquer dos membros ou órgãos do Poder Judiciário, podendo determinar a aplicação de outras sanções administrativas, assegurada ampla defesa.
	
	apreciar, de ofício ou mediante provocação, a legalidade dos atos administrativos cometidos por membros ou órgãos do Poder Judiciário, podendo inclusive desconstituí-los.
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201702899821)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Tendo em vista a necessidade de que a Magistratura possua meios para cumprir com o seu papel social e institucional, há garantias constitucionais. Acerca das garantias à Magistratura na Carta Federal, em vigência no Brasil desde 1988:
		
	
	prevê-se a mobilidade por decisão discricionária dos presidentes das cortes.
	 
	existe a manutenção de salários mesmo com a transferência para outra comarca.
	
	é vedada a prisão por autoridade policial de juiz em flagrante de crime inafiançável.
	
	admite-se o recebimento de custas de processos pelo juiz por sua eficiência.
	
	há a aquisição da vitaliciedade para juízes em estágio probatório.

Outros materiais

Outros materiais