Buscar

Miologia Anatomia Humana

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

MIOLOGIA
Nenhuma característica externa da vida animal é tão peculiar quanto à do movimento. Este é efetuado por células especializadas denominadas fibras musculares. As fibras musculares podem ser classificadas em estriadas esqueléticas, estriadas cardíacas e lisas. Neste capítulo trataremos das fibras estriadas esqueléticas.
As fibras estriadas esqueléticas são alongadas e multinucleadas, com aspecto estriado característico ao microscópio. A inervação desta fibra ocorre por meio do sistema nervoso central. O nervo penetra no músculo em um local chamado de ponto motor e o conjunto de fibras musculares inervadas pelo mesmo neurônio motor inferior é denominado de unidade motora. De forma geral, os músculos estriados esqueléticos são também denominados de voluntários, por estarem sujeitos ao controle do individuo.
Os músculos estriados esqueléticos estão relacionados ao esqueleto e proporcionam movimentos entre suas partes. Alguns músculos movimentam outras estruturas, tais como os bulbos dos olhos, pele da face e cartilagens. É formado por uma parte denominada de ventre muscular e outra porção denominada tendão ou aponeurose. A primeira é a porção ativa da musculatura e a segunda é a porção passiva. O tendão transmitirá a força gerada pela contração muscular para uma estrutura rígida e consequentemente o movimento desejado será executado.
Cada fibra muscular é envolvida por uma delicada bainha de tecido conjuntivo, o endomísio. Estas fibras se agrupam em fascículos ou feixes, que são envolvidos por tecido conjuntivo denominada perimísio. O ventre muscular é composto por inúmeros fascículos ou feixes musculares, este ventre é envolvido por uma bainha de tecido conjuntivo conhecida como epimísio, que se associa intimamente à fáscia muscular e às vezes se encontra fundida a ela. Dizemos que a origem muscular (ou cabeça, do latim caput) é o ponto de fixação que permanece imóvel durante o movimento e que a inserção muscular (ou cauda) é o ponto que se desloca durante o movimento. 
Abaixo segue uma lista de termos e suas definições:
Músculo estriado esquelético: músculos relacionados ao esqueleto e que ocasiona movimentos aos ossos e outras estruturas, por exemplo, o bulbo do olho. São músculos voluntários. Os músculos da expressão facial são músculos voluntários e estão inseridos nos ossos do crânio e da pele da face.
Contração muscular: Série de eventos que geram o encurtamento do ventre muscular de forma ativa. As moléculas de actina deslizam sobre as moléculas de miosina dentro da fibra muscular. 
Alongamento muscular: Processo contrário à contração muscular alonga-se o músculo realizando o movimento contrário à ação muscular.
Grupo muscular: agrupamento de músculos localizados em um compartimento facial.
Fibra muscular: Célula muscular.
Fibra tipo I: Célula muscular de contração lenta e apresenta alta resistência, rica em mioglobina e com numerosas mitocôndrias (encontradas em maratonistas).
Fibra tipo II: Célula muscular de contração rápida e baixa resistência, fibras de explosão, pobre em mioglobina e com número baixo de mitocôndrias (encontradas em atletas de 100 metros rasos)
Fibra III (intermediária): Estas células apresentam características intermediárias entre as fibras de tipo I e II.
Sarcolema: Membrana celular da fibra muscular.
Túbulos T: Invaginação tubular do sarcolema na fibra muscular, vizinhos ao túbulo T estão os retículos sarcoplasmáticos.
Retículo sarcoplasmático: Retículo endoplasmático da fibra muscular. Armazena principalmente os íons cálcio que serão utilizados na contração muscular.
Tríade: Conjunto formado por 2 retículos sarcoplasmático e 1 túbulo T.
Miosina: Proteína encontrada na fibra muscular que consiste de um longo segmento em forma de bastão e duas cabeças globulares. Também conhecida como filamento grosso.
Actina: A actina é uma proteína globular, conhecida como filamento fino.
ADP: A adenosina difosfato (ADP) se compõe de uma molécula de adenosina ligada a dois grupamentos de fosfato, e tem que ser convertida em adenosina trifosfato para armazenar energia. 
ATP: A adenosina trifosfato (ATP) é formada por uma molécula de adenosina difosfato à qual se fixou um grupamento de fosfato suplementar. Tem função de coenzima e constitui um dos compostos mais importantes do metabolismo dos organismos vivos, pois representa a grande reserva de energia celular. A liberação dessa energia se faz durante a liberação dos grupamentos de fosfato
Sarcômero: Unidade funcional da contração muscular, formada principalmente por miosina e actina.
Feixe ou fascículo muscular: Conjunto de fibras musculares.
Ventre muscular: Conjunto de feixes ou fascículos musculares. O ventre muscular é a parte ativa do músculo, ou seja, onde ocorre a contração.
Tendão: Compacto feixe (alongado) de fibras colágenas, mais ou menos paralelas. São inervados e vascularizados. Possuem a função de anexar o músculo ao osso e transmitir a força muscular gerada pela contração.
Aponeurose: Mesma estrutura e função do tendão se diferenciando somente pelo formato que é mais laminar, ou seja, o tendão é mais alongado (em forma de corda) e a aponeurose é mais fina e larga.
Fáscia muscular: Tecido conectivo envolvente que permanece entre as áreas de tecidos mais especializados. Proporciona origens e inserções aos músculos, formar os retináculos, proporciona também caminho para os vasos e nervos. Permite deslizamentos entre uma estrutura sobre a outra. Possui um papel fundamental no retorno venoso, pois forma um compartimento muscular vigoroso, como se fosse uma meia elástica.
Endomísio: Bainha de tecido conjuntivo que envolve uma fibra muscular.
Perimísio: Bainha de tecido conjuntivo que envolve um feixe muscular.
Epimísio: Bainha de tecido conjuntivo que envolve um ventre muscular.
Bolsa sinovial: São idênticas à membrana sinovial da cápsula articular. Facilita o deslizamento dos músculos, tendões e fáscias.
Retináculo: Faixa especializada de retenção muscular (oriunda da fáscia).
Unidade motora: Conjunto de fibras musculares inervadas por um único neurônio motor inferior. O Recrutamento das unidades motoras ocorre da menor para maior, e quanto mais unidades motoras recrutadas maior a força gerada pelo músculo.
Ponto motor: Ponto de penetração do nervo na superfície do músculo. Útil para a utilização da eletromiografia e de recursos eletroestimuladores.
Agonista: Músculos principais que ativam um movimento específico do corpo, se contraem ativamente para produzir o movimento desejado.
Antagonista: Músculos que se opõem à ação dos agonistas.
Sinergista: São músculos que impedem o movimento da articulação interposta quando o músculo agonista é biarticular.
Tônus muscular: Grau de tensão muscular existente quando a musculatura está relaxada. Este tônus é totalmente dependente dos impulsos gerados na medula espinal.
Contração excêntrica: Contração que “retarda” ou freia o movimento.
Contração concêntrica: Contração que gera o movimento articular.
Contração isométrica: Quando não há encurtamento muscular e não é gerado movimento durante a contração.
Monoarticular: Músculo que está interposto somente por uma articulação.
Biarticular: Músculo que atravessará duas articulações.
Poliarticular: Músculo que atravessará três ou mais articulações.
Bíceps: Músculo que possui duas origens e uma inserção, ou seja, que possui duas cabeças.
Tríceps: Músculo que possui três origens e uma inserção, ou seja, três cabeças.
Quadríceps: Músculo que possui quatro origens e uma inserção, ou seja, quatro cabeças.
Bicaudado: Músculo que possui uma origem e duas inserções.
Policaudado: Músculo que possui uma origem e três ou mais inserções.
Estiramentos musculares: Lesões das fibras musculares. Podem ser classificadas em Grau I, II e III.
Atrofia: Diminuição da massa muscular.
Hipertrofia: Aumento da massa muscular.
Hiperplasia: Aumento do número de fibras musculares.
Neurônio motor inferior: neurônio que possui o corpo localizado na coluna anterior da substância cinzenta da medula espinal. Esteé o último neurônio da via eferente motora.
Origem muscular: Ponto de fixação que permanece fixo durante o movimento.
Inserção muscular: Ponto de fixação que se move durante o movimento.
Ação muscular: Ação realizada pela contração muscular em uma articulação ou segmento do corpo.
Manguito rotador: grupo muscular que auxilia na estabilização do ombro. Formando pelos músculos Supra-espinal, infra-espinal, redondo menor e subescapular.
Pata de ganso: Grupo muscular com inserção comum na tíbia e participa da estabilização dinâmica da articulação do joelho. Formado pelos músculos sartório, grácil e semitendíneo.

Continue navegando