Buscar

Rambla taberna RESTAURANTE

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Centro Cultural de Sedan
Richard + Schoeller Architectes
OBSERVAÇÃO:
Para mudar a imagem deste slide, selecione a imagem e exclua-a. Em seguida, clique no ícone Imagens do espaço reservado para inserir sua própria imagem.
1.1 Ficha Técnica
Arquitetos: Richard + Schoeller Architectes
Localização: Rua Ternaux, 08200, Sedan – França
Engenharia Estrutural: Batiserf
Área: 1897.0 m²
Ano do projeto: 2012
1.2 Richard + Schoeller Architectes
Richard + Schoeller é uma oficina de arquitetura composta por uma equipe multidisciplinar fundada em 1989 por Isabelle Richard e Frédéric Schoeller. A abordagem organizada da prática arquitetônica garante a criação de conceitos inovadores para estruturas culturais públicas: bibliotecas de mídia, centros culturais, escolas, universidades, auditórios, prefeituras e campus diplomáticos.
. ISABELLE RICHARD: arquiteto DPLG 1985-88 Seminários de filosofia Gilles Deleuze 1984 Diploma de arquitetura dirigido por HE Ciriani e Pierre Boulez Research 1988-89 Laureado de Villa Medicis fora dos muros para uma pesquisa sobre espaço público nos EUA - Nova York Columbia University 2006 Positive House - missão de Cerib (em colaboração com Tribe) 1984 20 casas de le Corbusier Série 1988 e espaço público 2010 Certificação HQE (Gepa) - AJA
FREDERIC SCHOELLER: Arquiteto DPLG 1985-88 Seminários Gilles Deleuze Paris 8, J. Derrida ENS - Diploma de arquitetura HE Ciriani Paris-Belleville 1989-90 Vencedor da Villa Medicis fora das muralhas - Um ano (Osaka-Japão) com Tadao Ando - Membro da SFA (Paris) e Betocib. AJA
1.3 Localização
1.4 Descrição do projeto
O centro cultural ocupa um local privilegiado no centro da cidade de Sedan no norte da França, às margens do Rio Meuse, conformado pelos quatro paralelepípedos suspensos, que enquadram a paisagem a partir do espaço central do teatro.
2 ELEMENTOS
OBSERVAÇÃO:
Para mudar a imagem deste slide, selecione a imagem e exclua-a. Em seguida, clique no ícone Imagens do espaço reservado para inserir sua própria imagem.
2.1 Acessos 
Entrada Principal se dá pela Fachada frontal ao Sul. 
 Entradas secundárias estão presentes nas fachadas Norte e Noroeste, laterais do edifício, consistindo em entradas de
serviço.
O acesso principal se dá pelo hall, no setor social.
A área aproximada destinada a circulação gira em torno de 10% de área total. O que representa pouco, graças ao posicionamento dessas passagens.
Percurso público se dá pela fachada principal
2.2 Circulação
 Circulação linear Horizontal Circulação Linear Vertical Circulação Marcada 
 Circulação linear Horizontal Circulação Linear Vertical Circulação Marcada 
2.3 Volumes - Massas 
Forma Básica: Linhas retas, quatro paralelepípedos suspenso
Predomínio de Horizontalidade
Elementos que se sobressaem são as estruturas em concreto em balanço e grandes painéis em vidros 
Composição predominante: Superposição, intersecção dos quatro paralelepípedos
Relação entre cheios e vazios
A composição é rica em espaços que se intercalam entre os blocos suspensos.
Há uma disposição ritmada desses blocos e superfícies em concreto aparente intercalam-se com superfícies envidraçadas, transparentes e em cores.
Há harmonia na articulação entre os elementos.
2.4 Estrutura técnica e construtiva
Não foi utilizado pilotis nessa construção; a aplicação de grandes painéis em vidro em grande parte das fachadas é elemento marcante na obra. 
 Elementos estruturais aparentes, além da sustentação dão a conformação do espaço e marcam as fachadas. ·
Lógicas, modulações, coordenações dimensionais: conformado por quatro paralelepípedos suspensos, que enquadram a paisagem a partir do espaço central do teatro.
 A fachada sul é um simples plano de concreto, composta de dois módulos horizontais e emoldurada pelos volumes superiores. 
Técnicas utilizadas
estrutura em concreto armado aparente e vedações em vidro aplicado sobre perfis metálicos. Pequenos trechos com aplicação de cerâmica na fachada. Películas coloridas intercaladas aplicadas nos painéis de vidro; presença de escadas.
2.5 Zoneamento funcional
A maior parte do espaço é destinada ao teatro e ateliês que são as áreas de finalidade do edifício, portanto áreas funcionais; áreas de serviço como sanitários e vestiários, estão presentes ocupando espaços necessários, e áreas sociais como o Hall e a circulação encontram-se no edifício.
Proporção das áreas
O espaço multiuso é equipado com palco e plateia retráteis, fazendo possível transformá-lo em um espaço livre com 350 m². 
A área total construída é de 1897.0 m². 
As áreas funcionais representam a maior parte da área do edifício, em torno de 80% do total; o restante é dividido entre as áreas sociais e de serviço.
2.6 Conforto ambiental
Insolação e orientação dos compartimentos: ao norte o ateliê de dança e ao sul a entrada principal, com boa insolação, (hemisfério Norte), a oeste, a fachada ensolarada encontrasse em frente ao Rio Meuse.
Iluminação natural, artificial: Fachadas sul e oeste bem ensolaradas.
Iluminação artificial direcional aplicada de maneira a valorizar as fachadas do edifício.
Conforto Ambiental
Os volumes das estruturas que se projetam em balanço criam um conforto térmico pelo bloqueio solar nas áreas do pavimento térreo. As películas aplicadas no envidraçamento são elementos lúdicos e de proteção. Presença de elementos no alto do envidraçamento, supostamente blackouts externos.
3 RELAÇÕES
OBSERVAÇÃO:
Para mudar a imagem deste slide, selecione a imagem e exclua-a. Em seguida, clique no ícone Imagens do espaço reservado para inserir sua própria imagem.
3.1 Relações do Edifico com o entorno
cheios e vazios: a praça e o rio confrontando respectivamente com as fachadas sul e oeste são os espaços vazios próximos do edifício que o tornam envolventes para o lugar.
Escala entre os elementos
o teatro ocupa toda a altura da edificação, construída em dois pavimentos; os demais ambientes são distribuídos em alturas convencionais de pé direito simples. 
Ao sul e a oeste em confronto com a praça e com o rio, o afastamento em relação aos demais edifícios é grande. A leste a edificação está no limite da rua e o afastamento em relação às edificações é a largura da via. 
Ao norte o afastamento é um pouco maior que a leste. As edificações do entorno não são de altura superior ao centro cultural, além de constituírem-se num conjunto arquitetônico em estilo de época passada.
Do interior com o exterior
passagens, aberturas: as portas e passagens aos acessos principais são largas. 
 continuidade, descontinuidade: integração do interior com o exterior, conferida pelo amplo envidraçamento.
Hierarquias Espaciais
público: principal e maior parte do espaço privado: administração, ocupando espaço mínimo.
 semi-público e semi-privado: não caracterizado importância dada aos espaços: teatro e ateliês, objetivos do centro cultural, ocupam a maior parte da área da edificação.
3.2 Hierarquias Espaciais
 Usuários
 Público
 ADM
 Serviços
 1 sala Multiuso
 2 Escritório
 3 Sanitários 
 4 Oficina de culinária
 5 Camarins
 6 Hall
 7 Lobby
 8 Bastidores
Hierarquias Espaciais
 Usuários
 Público
 ADM
1 Palco
2 Escritório
3 Sanitário
4 Oficina
5 Estar
6 Of. de dança
7 Expressão corporal
8 Corredor
4 Ordem de Ideias
OBSERVAÇÃO:
Para mudar a imagem deste slide, selecione a imagem e exclua-a. Em seguida, clique no ícone Imagens do espaço reservado para inserir sua própria imagem.
4.1 Simetria traçados reguladores
Há um eixo norte/sul, interceptado por dois eixos leste/oeste.
Simetria interna e simetria externa: a implantação do projeto seguiu o desenho do terreno, formando um polígono que se aproxima de um triangulo retângulo; internamente o Teatro é o elemento central, em torno do qual se distribuem as demais áreas. 
Equilíbrio entre os elementos, ponto/contraponto, correspondências: os volumes apresentam-se
surpreendentemente em grande espaço de balanço. Para cada bloco que se projeta há um que se recolhe.
5 Conceito
A elevação dos blocos libera o solo urbano, permitindo o passeio do olhar, abrigando a passagem entre interior e exterior da Praça onde está inserido. 
No térreo, a praça e os antigos edifícios vizinhos, o átrio, a administração e o teatro constituem um todo dinâmico, um espaço onde a cultura se abre para a cidade.
 No geral, esta forma atrativa se expressa como uma arquitetura poderosa que ainda assim retém sua dimensão humana e respeita o ambiente urbano, contribuindo, graças à sua flexibilidade, acessibilidade e transparência, ao papel comunitário deste lugar de cultura.
 Estruturas aparentes em concreto consolidam a intenção de marcação do espaço com uma arquitetura contemporânea, contrapondo-se e inserindo-se em contexto arquitetônico de outro momento
Referencias
https://www.passeidireto.com/arquivo/16345258/historico-do-uso-da-luz-na-arquitetura
http://www.sedan.fr/plaquette_pole_culturel.pdf
http://www.archdaily.com.br/br/01-135742/centro-cultural-de-sedan-slash-richard-plus-schoeller-architectes
http://www.trabalhosfeitos.com/
Centro Sócio-Cultural Avenida de Novelda Av. - Elche / Julio Sagasta + Fuster Arquitectos
Arquitetos
Julio Sagasta, Fuster Arquitectos
Localização
Carrer Asunción Parreño García, 1, 03205 Elx, Alicante,
 Espanha
Área Construída
1677.0 m²
Ano Projeto
2008
Fotógrafo
Diego Opazo
O desenho das fachadas combina uma alternância de grandes planos maciços e módulos envidraçados, que conferem à planta um carácter reservado em relação ao exterior.
 No térreo abrem-se grandes aberturas; em oposição, os situados nos extremos se protegem da insolação mediante uma gelosia formando faixas horizontais, enquanto as empenas são cegas.
 Rambla-Taberna, Tapas e Músicas
Design Alternativo
OBSERVAÇÃO:
Para mudar a imagem deste slide, selecione a imagem e exclua-a. Em seguida, clique no ícone Imagens do espaço reservado para inserir sua própria imagem.
1. Apresentação do Projeto
OBSERVAÇÃO:
Para mudar a imagem deste slide, selecione a imagem e exclua-a. Em seguida, clique no ícone Imagens do espaço reservado para inserir sua própria imagem.
1.1 Ficha Técnica 
Arquitetos: Design
Alternativo
Ano:2012
Endereço:
 Rua Felix da Cunha  977
 Localização: Porto Alegre,
Brasil 
Área construída: 620 m²
Tipo de projeto: Bares e
restaurantes
1.1 Ficha Técnica 
Operação projetual: Revitalização / Construção /desenvolvimento de Ponto de Venda /desenvolvimento marca
Classificação Projeto: Design Estratégico
Status:Construído
Materialidade: Aço, Madeira
autoclavada , vidro e tijolo
Estrutura: Perfilaria Aço 
Implantação no terreno: 02 terrenos, um de esquina e um com
adossamento às duas divisas.
1.1 Localização
1.2 Equipe
Responsável pelo projeto : Arq.Alejandro Zúñiga
Equipe Arquitetura e
design:  Alejandro Zúñiga , Alejandro
Spinardi, Pedro Aiello
 Responsável pela obra: R2
Engenharia
Projeto estrutural: Axis
engenharia de estruturas
Fotografia: Marcelo Donadussi
1.2 Escritório Design Alternativo 
 Fundado em 1977, pelo arquiteto italiano Antônio Aiello, a empresa mantêm em sua essência a tradição do design europeu, que une funcionalidade a estética da forma. 
 Desde o inicio da trajetória, realizaram a primeira exposição de design industrial no MASP, unindo o conceito industrial a arte, buscando ser uma empresa de vanguarda. Antecipando às tendências do design no Mundo, na busca de novos conceitos.
 Com profissionais especializados em arquitetura, design e marketing, pesquisando mercado, identificando oportunidades, gerando ideias e materializando-as para atender as necessidades, dos nossos clientes.
1.2 Descrição do Projeto
O projeto do restaurante Rambla- taberna / tapas / musica- foi iniciado em Maio de 2012 com uma solicitação de criar um espaço para servir tapas e oferecer mostra musicais, atividades que acontecem também de forma independente. Para este arquivo de duas casas de estéticas totalmente diferentes; Uma eclética, parte de um conjunto de 3 casas geminadas, com uma das suas fachadas descaracterizadas pelo uso comercial anterior, e outras de linhas racionais, ainda com uso residencial e intacta na sua planta e fachadas num terreno com grande declive. 
2. ELEMENTOS
	2.1 Acessos
 Acesso Público:
Existe duas formas de acessos para o público:
1- O acesso público se dá pela parte oeste da fachada principal, no volume vertical; esse acesso faz conexão com a Taberna de Tapas.
2- Entrada pelo passeio público que da acesso a escada que leva a casa de shows.
2.2 Circulação
 Circulação linear Horizontal Circulação Linear Vertical Circulação Marcada 
Circulação linear marcada com as mesas, promovendo a circulação.
2.5 Zoneamento Funcional
 Áreas de serviços área Social área Administrativa Armazenagem
Áreas de serviços área Social área Administrativa 
5. Conceito
Conceito
Taberna de tapas e musica foi o caminho que o projeto seguiu
como forma de aliar a “honestidade” material e espacial que o ato de comer tapas exigia; materiais aparentes, mobiliário confortável com mesas extensas e estreitas que aproximam e convidam á interação dos clientes, com diversidade nas formas e espaços para sentar e comer dão forma à ideia de uma Taberna de tapas em 3 níveis.
Referencias 
https://pt.scribd.com/archive/plans?doc=283290918
https://architizer.com/projects/rambla-tabernatapasmusica/
Outros Referenciais
Restaurante Tuju / vapor324 + Garupa Estúdio
Arquitetos
vapor324, Garupa Estúdio
Localização
Vila Madalena, São Paulo - São Paulo, Brasil
Área
524.0 m2
Ano do projeto
2014
Fotografias
Pedro Napolitano Prata
A rua invade o restaurante, comunica-se com uma praça interna no interior do terreno, convida as pessoas a um belo jardim. 
Sistema Construtivo
Estrutura metálica, painéis de laje pré fabricado, fachadas duplas em placas modulares de policarbonato alveolar, piso epóxi e caixilhos metálicos.
Contraste com a estrutura e os materiais da casa existente (madeira e alvenaria).
Evelyn Torquato e Eloiza Viera

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais