Buscar

VAP5 Leia a afirmativa abaixo

Prévia do material em texto

Leia a afirmativa abaixo, reflita sobre ela e identifique a que período de nossa história da educação se refere. 
 
(...) o ensino profissionalizante no nível médio também foi nocivo, pois lhe tirou a oportunidade de estudo aprofundado dos conteúdos escolares necessários para uma vida urbana, para o trabalho, para a cidadania e para uma melhor        participação na vida sindical e política do país. GHIRALDELLI  JR.. Paulo. História da Educação. 2.ed. São Paulo: Cortez, 1992.
 
Assinale a alternativa correta.
    
Escolha uma: RESP C
a. Na afirmativa acima, o autor faz uma crítica ao estabelecimento do ensino profissionalizante no nível médio por considerar que ele não possibilitou ao aluno aprofundar conhecimentos necessários à vida cidadã; esta experiência educacional é recente, implementada após o final da ditadura (1985) em nosso país.
b. Pode-se depreender da leitura da afirmativa acima que seu autor é crítico do ensino profissionalizante, em qualquer nível, ele tece críticas às políticas que direcionam a reforma do ensino médio; fase atual de nossa história da educação.
c. Segundo o autor da afirmativa acima, a experiência educacional de implementar o ensino profissionalizante, no nível médio, não possibilitou ao aluno aprofundar conhecimentos necessários à vida social e à participação cidadã plena; a afirmativa refere-se à experiência implementada a partir da Lei nº 5692/71, período da ditadura militar.
d. A afirmativa acima expressa o posicionamento crítico do autor a respeito do que foi estabelecido pela primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação, a Lei 4024/1961, portanto trata do período de redemocratização, após o final da ditadura Vargas.
Considerando o que estabeleceu a Lei 5.692/71 e suas repercussões, analise as afirmativas abaixo.
I. Ao considerar a formação profissional apenas a partir daquilo que é útil ao sistema produtivo e não daquilo que é necessário à sociedade e à elevação da compreensão do trabalhador sobre seu trabalho, a reforma da educação profissional descomprometeu-se com a construção do futuro e se conformou com o presente, reforçando as relações sociais de dominação e de exploração do trabalho do técnico e dos demais trabalhadores.
II. A formação profissional como prioridade de políticas públicas nacionais,  conforme o proposto na Lei 5.692/71, atendeu aos interesses da sociedade e de todos os cidadãos, uma vez que consagrava os mesmos pressupostos educacionais tanto para a formação dos filhos dos trabalhadores quanto para a dos filhos das elites, possibilitando o sucesso das experiências educacionais no período.
Escolha uma:RESP A
a. I está correta, II está incorreta.
b. I e II estão corretas e a II justifica I.
c. I e II estão corretas e se complementam.
d. I está correta e justifica a II.

Continue navegando