Buscar

Revisão de Sistema Respiratório

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Respostas
1º Quais as funções do sistema respiratório?
A função principal do sistema respiratório é basicamente garantir as trocas gasosas com o meio ambiente. O processo de troca gasosa no pulmão, dióxido de carbono por oxigênio, é conhecido como hematose pulmonar. Mas também ajuda a regular a temperatura corpórea, o pH do sangue e liberar água.
2º Quais órgãos fazem parte da porção condutora e da porção respiratória?
A parte condutora formada pela cavidade nasal, nasofaringe, orofaringe, faringe, laringe, traqueia, brônquios e bronquíolos.
A porção respiratória compreende a parte final de bronquíolos terminais, bronquíolos respiratórios e pelos alvéolos pulmonares.
3º Qual a diferença entre as porções condutora e respiratória?
Porção Condutora: é uma porção composta por regiões intrapulmonares e extrapulmonares. Sua função é umedecer, filtrar e aquecer o ar.
Porção Respiratória: local onde efetivamente ocorrem as trocas gasosas, é constituída somente por estruturas intrapulmonares (bronquíolos respiratórios, ductos alveolares, sacos alveolares e a unidade morfofuncional desse sistema, os alvéolos). Os bronquíolos respiratórios conduzem aos ductos alveolares, que por sua vez terminam em regiões expandidas denominadas sacos alveolares, sendo cada saco alveolar composto por um determinado numero de alvéolo.
4º Quais os tipos celulares encontrados no epitélio respiratório?
Possui 5 tipos celulares:
Célula colunar ciliada;
Célula caliciforme;
Célula em escova;
Célula basal;
Célula granular.
5º Qual a função da célula colunar ciliada e da célula caliciforme?
Colunar ciliada: batimentos ciliares, movimenta o muco.
Célula Caliciforme: secretora, produção de muco.
Área Respiratória
6º Qual a diferença entre as áreas respiratórias e olfatória das fossas nasais?
7º Quais estruturas são encontradas na área respiratória nas fossas nasais?
Constituída por um epitélio pseudo-estratificado colunar ciliado, com muitas células caliciformes. Esse tipo de epitélio reveste a maioria das vias aéreas. O epitélio respiratório repousa sobre um lâmina basal, depois dela vem uma lâmina própria fibrosa rica em glândulas do tipo misto, cuja secreção ajuda a manter úmidas as paredes das cavidades nasais. A lâmina própria por sua vez se apoia no periósteo subjacente.
8º Qual o tipo de tecido epitelial mais encontrado no sistema respiratório?
O tipo de epitélio que reveste a maioria das vias aéreas é o epitélio pseudo-estratificado colunar ciliado.
9º Quais estruturas possuem cartilagem hialina em forma de C?
A traqueia é formada por anéis de cartilagem hialina em forma de “C”, devido ao seu fundo ter contato e passagem do esôfago. A forma de C, não é fechado, devido também a passagem de ar.
10º Qual a função destas cartilagens hialinas?
Facilita o movimento e absorvendo/dissipando impactos resultantes. Mantém a traqueia aberta.
11º Por que as cartilagens têm forma de C?
Devido ao contato por trás da traqueia com o esôfago e a passagem de ar.
12º Quais os componentes da árvore brônquica?
Traquéia; brônquios principais (primários), lobares (secundários) e segmentares ( terciários); bronquíolos terminais e respiratórios; alvéolos 
13º Qual a diferença de brônquios e bronquíolos ao observar uma lâmina?
Brônquios são revestidos pelo epitélio respiratório, tecido conjuntivo( possui glândulas e linfócitos), tecido muscular liso e cartilagem hialina.
Bronquíolos não há (cartilagem, nods. Linfáticos ou glândulas) mas tem os corpos neuroepiteliais e há uma musculatura mais desenvolvida.
14º Qual é a característica visual do pneumócito tipo I e tipo II?
O pneumócito do tipo I é mais abundante que o pneumócito do tipo II e é uma célula pavimentosa que serve apenas para o revestimento alveolar, permitindo a passagem fácil de gases por ela. O pneumócito do tipo II é uma célula que tende a ser cúbica. No seu citoplasma encontramos caracteristicamente corpos laminados concêntricos chamados de corpos lamelares os quais contêm o fosfolipídio, principal componente do surfactante. O surfactante é uma substância que reduz a tensão do escasso líquido alveolar, facilitando a abertura dos alvéolos.
15º Qual a função do pneumócito tipo I e tipo II?
Os pneumocócitos tipo I são células pavimentosas que tem por função formar uma camada de revestimento quase contínuo na parede alveolar. Os pneumocócitos tipo II tem por função a produção do surfactante pulmonar.
Pneumócitos I e II
16º Quais “camadas” os gases devem transpor na hematose, nos alvéolos?
Na hematose o oxigênio passa dos alvéolos para o sangue, e o gás carbônico, do sangue para os alvéolos. Os gases se difundem no sentido da maior para a menor concentração.
A difusão se da através de duas camadas celulares que separam o ar alveolar do plasma sanguíneo. Uma é o epitélio pavimentoso dos próprios alvéolos e a outra é o endotélio dos capilares que se envolvem esses alvéolos.
17º Qual o papel dos macrófagos?
Defesa – Imunidade:
Um importante papel o macrófago é a remoção de detritos celulares necrótica nos pulmões. Remoção de material de células mortas é importante na inflamação crônica, como os estágios iniciais da inflamação são dominados por granulócitos neutrófilos, que são ingeridos por macrófagos se eles vêm de idade.
18º De que é composta a pleura?
A superfície externa de cada pulmão e a parede interna da caixa torácica são revestidos por uma membrana serosa dupla, chamada pleura. A membrana na superfície externa de cada pulmão é denominada pleura visceral, e a que reveste a parede da cavidade torácica é chamada pleura parietal.
Entre as pleuras visceral e parietal encontra-se um pequeno espaço, a cavidade pleural, que contém pequena quantidade de líquido lubrificante, secretado pelas túnicas. Esse líquido reduz o atrito entre as túnicas, permitindo que elas deslizem facilmente uma sobre a outra, durante a respiração.
19º Qual a função da pleura?
Na face visceral, onde mantém íntimo contato com o tecido pulmonar, ainda que não esteja completamente aderido a este, sua grande função é dar proteção mecânica aos pulmões e também proteção contra certos mecanismos de agressão, pois acabam por dificultar a penetração de muitos patógenos ao se constituir em um verdadeiro invólucro ao tecido pulmonar.
Já na face parietal mantém contato com a caixa torácica, e podemos também notar que esta camada acaba tendo uma aproximação com o diafragma, o que mostra que a pleura, participa ativamente como tecido acessório na mecânica respiratória.
20º Qual característica do epitélio permite a fácil identificação do bronquíolo respiratório em uma lâmina?
A lâmina própria dos bronquíolos é um tecido conjuntivo frouxo livre de glândulas, seguido de músculo liso. A camada adventícia não apresenta cartilagem, mas possui uma extensa rede de fibras elásticas.

Continue navegando