Buscar

meiose e mitose

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MITOSE E MEIOSE
Nosso corpo é constituído por células e toda célula possue um núcleo e nesse núcleo se encontra o nosso material genético ou seja o nosso DNA responsável por passar nossas características através do gene é importante lembrar que todas as células possuem o mesmo material genético a única coisa que as diferenciam umas das outras são as formas em no qual se manifestam e claro como todo organismo vivo as células nascem vivem reproduzem e morrem porem a reprodução das células é formado pela mitose ou meiose.
A mitose acontece quando uma célula se divide em duas novas células mas matem a mesma quantidade de cromossomos, para que a mitose aconteça a célula passa por quatro fases : Prófase, Metafase, Anafase e Telofase, cada uma com funções diferentes para a divisão celular.
Na Prófase ocorre o rompimento da carioteca, a condensação dos cromossomos, ausência de nucléolo, formação do fuso e os centrossomos se direcionam aos polos.
Na Metafase é quando os cromossomos estão altamante condensados e se posicionam na placa equatorial (região central da célula).
Na Anafase ocorre a separação das cromátides irmãs dos cromossomos através da duplicação do centrômero.
E na Telófase é a parte final da divisão celular onde acontece a reconstituição da carioteca e a divisão do citoplasma formando duas células essa divisão é chamada de citocinese.
A meiose é quando uma célula diploide formam quatro células haploides com as mesmas fases da mitose porém genéticamente diferentes e com metade do numero de cromossomos.
Na Profase l da meiose os cromossomos homólogos se emparelham.
Na Metafase l acontece o surgimento da placa equatorial e os cromossomos homólogos pareados se movimentam para a região mediana da célula.
Na Anfase l ocorre o encurtamento das fibras do fuso e a separação dos cromossomos homólogos que são conduzidos para polos diferentes da célula.
E na Telofase l ocorre a citocinese separando as duas células filha haploides terminando então a Meiose l.
Agora na meiose ll a Profase ll os centrossomos se direcionam aos polos.
Na Metafase ll e Anafase ll são totalmente semelhantes a Mitose.
E por fim na Telófase ll os núcleos se reorganizam a cintocinese separa as quatro células filhas haploides ou seja sem cromossomos homólogos e com a metade do numero de cromossomos fazendo a divisão celular na Meiose.

Continue navegando

Outros materiais