Buscar

Introdução Gases Nobres

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Introdução Gases Nobres 
A primeira evidência de que os Gases Nobres existiam foi através de análise espectrográfica da luz solar. O primeiro gás nobre identificado foi o gás hélio em 1868, em 1895 foi descoberto o argônio por meio de exame de densidade dos gases que compõem a atmosfera; em 1898 quatro novos gases nobres foram identificados: Criptônio, Radônio, Neônio e Xenônio. A descoberta dos gases nobres ajudou no desenvolvimento do entendimento geral da estrutura atômica. Em 1902, tendo aceitado a evidência para os novos elementos hélio e argônio, Dmitri Mendeleev incluiu estes gases como um grupo 0 (atualmente família 18 ou VIII-A ) em seu arranjo de elementos, que posteriormente iria se tornar a tabela periódica. 
Em 1962, Neil Bartlett descobriu o primeiro composto químico de um gás nobre, o hexaflourplatinato de xenônio. Posteriormente, compostos de outros gases nobres foram descobertos: difluoreto de radônio ainda em 1962 e o difluoreto de criptônio em 1962 (KrF2). O primeiro composto estável do argônio foi relatado em 2000 quando o fluoridreto de argônio foi formado a temperatura de 40 K. Em outubro de 2002, cientistas junto com o Lawrence Livermore National Laboratory criaram com sucesso o ununóctio (Uuo) :( O nome Ununóctio vem do latim, "um, oito, oito" devido ao número atômico desse elemento, ou seja, 118.) o sétimo elemento do grupo 18, pelo bombardeamento do califórnio (Cf) com cálcio (Ca).
Propriedades atômicas e físicas
Os gases nobres possuem uma força interatômica fraca, e consequentemente um ponto de fusão e ponto de ebulição muito baixos. Todos são gases monoatômicos nas condições normais de temperatura e pressão (CNTP), incluindo os elementos com números atômicos maiores que muitos elementos normalmente sólidos. O hélio possui várias propriedades únicas quando comparado a outros elementos: os pontos de fusão e vaporização são os menores entre qualquer outra substância conhecida; é o único elemento conhecido a demonstrar a superfluidez; é o único elemento que não pode ser solidificado somente pelo resfriamento em condição padrões - uma pressão atmosférica de 25 Atm precisa ser aplicada na temperatura de 0,95K para convertê-lo ao estado sólido. Os gases nobres maiores que o Xenônio possuem múltiplos isótopos estáveis.
As propriedades físicas macroscópicas dos gases nobres são governadas pelas forças de Van der Waals entre os átomos. A força atrativa aumenta com o tamanho do átomo como resultado do aumento da polarizabilidade e decréscimo do potencial de ionização. Isto resulta numa tendência sistemática no grupo: conforme descendo no grupo 18, o raio atômico e as forças interatômicas aumentam e, como resultado, aumentam o ponto de fusão, vaporização, entalpia de vaporização e solubilidade. O aumento da densidade é devido ao aumento da massa atômica
Propriedades químicas
Gases nobres são incolores, inodoros, insípidos e não inflamáveis em condições padrões. Os gases nobres possuem a camada de valência completa, que normalmente é a camada que participa em ligações químicas. Consequentemente, são extremamente estáveis e não tendem a formar ligações químicas seja ganhando ou perdendo elétrons. Em razão dessa estabilidade, foi atribuída aos gases nobres a teoria do octeto, na qual um átomo somente pode ser considerado estável ou quimicamente inerte se ele apresentar dois ou oito elétrons em sua camada de valência, já que o hélio apresenta dois elétrons na camada de valência e todos os outros gases nobres apresentam oito elétrons nessa camada.
Regra do Octeto – (em 1916, Gilbert Lewis) Os elementos químicos devem sempre conter 8 elétrons na última camada eletrônica ou camada de valência. Na camada K pode haver no máximo 2 elétrons. Desta forma os átomos ficam estáveis, com a configuração idêntica à dos gases nobres.
Notação com gases nobres - Como resultado da camada externa completa, os gases nobres podem ser utilizados em conjunto com a notação de configuração eletrônica para formar a notação de gás nobre. Nesta notação, o gás nobre mais próximo que precede o elemento em questão é usado para abreviar parte da notação eletrônica completa do elemento. 
 magnésio é {\displaystyle 1s^{2}2s^{2}2p^{6}3s^{2}}1s² 2s² 2p6 3s² notação de gás nobre é {Ne} 3s²
{\displaystyle 1s^{2}2s^{2}2p^{6}3s^{2}}

Outros materiais