Buscar

quimica do demonio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

– Materiais e Vidrarias
– Materiais: Pisseta, balão volumétrico, papel toalha, balança de precisão e água destilada.
– Materiais: Pisseta, balão volumétrico, papel toalha, balança de precisão e amostra de solução saturada de cloreto de sódio.
– Materiais: Proveta, pisseta, água destilada e densímetro.
– Materiais: Proveta, amostra de solução saturada de sódio e densímetro.
– Materiais: Proveta, amostra sólida maciça, balança de precisão, pisseta contendo água destilada, estufa, vidro de relógio e pinça metálica.
– Procedimentos experimentais
– Determinação da densidade de líquidos pelo método indireto
– Água destilada
De início, pesou-se o balão volumétrico de 50 ML (limpo, seco e sem tampa) na balança de precisão, e logo após foi inserido no mesmo água destilada usando a pisseta, de modo que o menisco ficasse de forma precisa acima da linha de aferição. Após esse passo, pesou-se o conjunto total na balança. O procedimento foi feito em triplicata.
– Solução saturada de cloreto de sódio
Para a realização desta etapa, lavou-se o balão volumétrico com água, sabão e água destilada. Acrescentou-se ao material uma quantidade exata (menisco acima da linha de aferição) de solução saturada de cloreto de sódio e pesou-se o balão com a amostra. O procedimento foi deito em triplicata, sempre lavando o balão volumétrico antes da repetição.
– Determinação da densidade de líquidos pelo método direto
– Água destilada
No método direto usa-se o densímetro para a determinação. Inseriu-se uma quantidade qualquer de água destilada (pois, a quantidade não afetará o resultado final) na proveta, tomando cuidado com quaisquer bolhas de ar no líquido, em seguida, colocou-se o densímetro até que o mesmo fique em equilíbrio com relação à água. O valor é indicado no densímetro equiparado com a linha da água. Repetiu-se o procedimento três vezes.
– Solução saturada de cloreto de sódio
Utilizando uma amostra qualquer da substância, foi feita a medição da densidade usando o mesmo método anterior. Colocou-se na proveta a amostra junto com o densímetro, e esperou-se a obtenção do resultado. Feito em triplicata, a proveta foi devidamente limpa antes de uma repetição para que não estivesse qualquer resquício de líquido.
– Determinação da densidade de amostras sólidas
Primeiramente, pesou-se o vidro de relógio na balança, depois acrescentou-se a amostra no vidro, obtendo o peso total para encontrar apenas o peso da amostra (pois, a mesma não pode entrar em contato direto com a balança e sempre foi manuseada usando a pinça metálica). Colocou-se água destilada na proveta, colhendo o seu volume indicado. Em seguida, foi introduzida a amostra na proveta inclinada para evitar qualquer acidente, e tomando cuidado com a formação de bolhas de ar dentro do vidro. Adquiriu-se um volume total. Para a repetição de tal experimento feito em duplicata, a amostra foi devidamente limpa e seca na estufa. O volume do sólido é obtido através da média do volume deslocado na proveta, e assim efetuou-se os devidos cálculos para conseguir a densidade do sólido em questão.

Outros materiais