Buscar

Portfolio UTA B II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO | NÚCLEO DE PRÁTICAS | PORTFÓLIO 
SOFTWARE AUXÍLIA NO ENSINO DE MATEMÁTICA À CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Por Ana Paula da Silva, RU: 1733685
Polo – Ourinhos 
Data 17/07/2017
 
Fonte: Digitais PUC-Campinas
Uma escola municipal, no interior do Estado de São Paulo, faz uso de um software inovador nas aulas de Matemática, software este criado por um aluno do curso de mestrado da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), que auxilia no ensino da Matemática para crianças com deficiência visual, a partir dos 6 anos de idade, matriculadas no Ensino Fundamental.
O software, chamado MiniMatecaVox, foi criado pelo aluno do curso de Mestrado em Engenharia Elétrica e da Computação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Henderson Tavares de Souza, que também trabalha como professor de informática em uma escola do ensino fundamental do município de Várzea Paulista, interior do Estado de São Paulo.
O intuito da ferramenta é executar, através de comandos de voz, atividades elementares da Matemática, como soma, subtração, multiplicação, divisão e resolução de problemas envolvendo as mesmas. O programa utiliza atividades que foram elaboradas usando voz humana, incluindo de crianças, a fim de tornar a experiência motivadora e eficaz para o aluno.
Estruturado em 20 aulas, com uma média de 2 horas por aula, o recurso busca contemplar, de forma parcial, os conteúdos de Matemática do ano escolar. As aulas são compostas de 15 atividades, de um total de 300 propostas durante todo o curso. 
Segundo o criador do aplicativo, “O MiniMatecaVox é um aplicativo para ser utilizado como recurso suplementar nas aulas de matemática. Sua lógica de programação foi elaborada para que o aluno, em conjunto com o professor, seja capaz de realizar atividades em conformidade com as propostas presentes num livro didático recomendado pelo Ministério da Educação [MEC]”.
A escola municipal “Prof. Miguel Arnaldo Tosta”, da cidade de Bernardino de Campos, do interior de São Paulo, já faz uso da ferramenta como auxílio nas aulas de Matemática de dois alunos que possuem deficiência visual e estão matriculados no ensino fundamental da instituição.
Os dois alunos, um de 6 e outro de 7 anos, fazem usa do software desde o início do ano letivo. A escola tomou conhecimento do aplicativo e resolveu adquirir e usar como experiência nas crianças, visto que a instituição, no final do ano anterior, ao saber que receberia estes alunos de inclusão, não mediu esforços para pesquisar e buscar alternativas de trabalho que fossem eficazes e auxiliassem de fato na aprendizagem destas crianças.
A professora, Ana Paula de Andrade, que faz uso da ferramenta nas aulas de Matemática, aponta que a alternativa é bastante inovadora e prazerosa para os alunos, uma vez que torna a aula lúdica e fomenta a criatividade e motivação para a aprendizagem da Matemática, comtemplando também, além do ensino da disciplina em questão, a inclusão digital e recreação, pontos estes importantíssimos para crianças nesta face inicial de escolarização.
Com o uso há quase 7 meses, a diretora da escola, Roseli Maria do Carmo, aponta que as crianças apresentaram resultado muito significativo na aprendizagem, tanto quanto as outras crianças que não possuem a deficiência visual, possibilitando assim um trabalho eficaz do professor, e um sentimento de igualdade nestas crianças, uma vez que não se sentem desmotivadas na aprendizagem diante dos outros alunos da sala, gerando uma inclusão verdadeiramente eficiente, que é o que essas e todas as crianças com necessidades especiais merecem e devem ter.
Os pais das crianças também estão muito satisfeitos com o empenho dos profissionais da escola no ensino de seus filhos, neste caso, com o uso do MiniMatecaVox nas aulas de Matemática, pois estes também perceberam grandes avanços em seus filhos, que se tornaram mais motivados a ir à escola e mais empenhados em aprender.
A mãe de um dos alunos, Rosana da Silva, disse que seu filho a acompanha sempre ao supermercado, e, durante as compras, Rosana faz a ele perguntas simples de adição, mas usando produtos do supermercado, e seu filho responde corretamente e com felicidade, o que, para ela, é muito emocionante, uma vez que se lembra de todo o medo e sofrimento que passou ao saber que seu filho era deficiente visual, de seus anseios sobre como seria a vida dele, de tudo que teria que enfrentar e conquistar. Hoje a mãe vê esta conquista como primordial para seu filho, e agradece muito a escola por ter proporcionado isso a ele.
Henderson Tavares disse que se sente muito emocionado ao ler relatos de profissionais e de pais de alunos que já fizeram uso do software, e que se sente muito feliz em ver seu trabalho como algo realmente útil na aprendizagem, e que ajuda tantas crianças.
Ficou curioso para conhecer a ferramenta? A primeira aula do programa pode ser solicitada pelo e-mail do pesquisador (henderson.tavaes@gmail.com).

Outros materiais