Buscar

AVALIANDO.docx

Prévia do material em texto

DEONTOLOGIA
	1a Questão (Ref.: 201401550233)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	São Diretrizes do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária: I - identificação e divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde, em territórios definidos; II - formulação de política de saúde que leve em conta os fatores econômicos e sociais, determinantes de doenças e outros agravos à saúde; III - promoção e proteção da saúde mediante a realização integrada de ações educativas e de informação, da prevenção de danos e agravos à saúde individual e coletiva, do diagnóstico e da terapêutica;
		
	
	Somente a opção I está correta;
	 
	As opções I, II e III estão corretas.
	
	Somente a opção III está correta;
	
	As opções II e III estão corretas;
	
	Somente a opção II está correta;
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401550275)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Somente será aviada a receita: I- que estiver escrita a tinta, em vernáculo, por extenso e de modo legível, observados a nomenclatura e o sistema de pesos e medidas oficiais; II. que contiver o nome e o endereço residencial do médico, expressamente, o modo de usar a medicação; III. que contiver a data e a assinatura do profissional, endereço do consultório ou residência, e o número de inscrição no respectivo Conselho profissional.
		
	 
	Todas as opções estão corretas
	 
	Somente as opções I e II estão corretas;
	 
	Somente as opções I e III estão corretas;
	 
	Somente as opções II e III estão corretas;
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402238312)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Dentre os diversos serviços farmacêuticos que podem ser realizados em um estabelecimento de dispensação e comercialização de produtos ¿ RDC nº. 44/2009, qual alternativa abaixo não corresponde ao exercício profissional da classe farmacêutica.

		
	
	Perfuração do lóbulo auricular em crianças acompanhadas por responsável legal;
	 
	Aferição de parâmetros fisiológicos: pressão arterial e temperatura;
	
	Aplicação de medicamentos inalatórios por meio de aerossóis;

	
	Exercício da atenção farmacêutica domicilar.
	 
	Administração de medicamentos injetáveis de uso hospitalar;

		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402497168)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Com base na legislação vigente a respeito de boas práticas de dispensação e manipulação em farmácias e drogarias, assinale a alternativa correta.
		
	
	Os técnicos auxiliares devem realizar as atividades que são privativas de farmacêutico, desde que respeitando os procedimentos operacionais padrão (POPs) do estabelecimento e o limite de atribuições e competências estabelecidas pela legislação vigente, não havendo a necessidade da supervisão do farmacêutico responsável técnico ou do farmacêutico substituto.
	
	A aferição de parâmetros fisiológicos ou bioquímicos oferecida em farmácias e drogarias deve ter como finalidade fornecer subsídios para a atenção farmacêutica e o monitoramento da terapia medicamentosa, visando à melhoria da qualidade de vida do usuário com o objetivo de diagnóstico.
	
	. Os profissionais prescritores podem prescrever fórmulas magistrais contendo código, símbolo, nome de fórmula ou nome de fantasia, cobrar ou receber qualquer vantagem pecuniária ou em produtos que os obrigue a fazer indicação de estabelecimento farmacêutico, motivo pelo qual o receituário usado pode conter qualquer tipo de identificação ou propaganda de estabelecimento farmacêutico.
	 
	O farmacêutico responsável técnico pode delegar as suas atribuições a outro farmacêutico, inclusive as relacionadas à supervisão e de responsabilidade pela assistência técnica do estabelecimento, bem como aquelas consideradas indelegáveis pela legislação específica dos Conselhos Federal e Regional de Farmácia.
	 
	As farmácias que mantêm filiais devem ter laboratórios de manipulação funcionando em todas elas, não sendo permitidas filiais ou postos exclusivamente para coleta de receitas, podendo, porém, a farmácia centralizar a manipulação de determinados grupos de atividades em sua matriz ou em qualquer de suas filiais, desde que atenda às exigências legais.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402272395)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em casos de afastamento, o farmacêutico deve comunicar previamente ao Conselho Regional de Farmácia (CRF), por escrito, o seu afastamento temporário das atividades profissionais pelas quais detém responsabilidade técnica, quando não houver outro farmacêutico que, legalmente, o substitua. Quanto aos prazos para o envio da comunicação ao CRF é correto:
		
	
	Para a participação em eventos científicos, a comunicação informal deverá ocorrer em 7 (sete) dias úteis anteriores ao evento.
	 
	Na hipótese de afastamento por motivo de doença, que requeira avaliação pelo CRF, a comunicação formal e documentada deverá ocorrer em 5 (cinco) dias úteis após o fato.
	
	Em casos de acidentes de trabalho, o afastamento do responsável técnico somente irá ocorrer após sua alta hospitalar, independente do tempo de internação.
	
	Em caso de óbito familiar, a comunicação formal e documentada deverá ocorrer em 2 (dois) dias úteis após o fato.
	
	Quando o afastamento ocorrer por motivo de férias, a comunicação ao CRF deverá ocorrer com antecedência mínima de 72 (setenta e duas) horas.
		
	1a Questão (Ref.: 201401551251)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	5) No Brasil, o câncer mais frequente é o de pele, correspondendo a cerca de 25% de todos os tumores diagnosticados em todas as regiões geográficas. A radiação ultra-violeta natural, proveniente do sol, é o seu maior agente etiológico. De acordo com o comprimento de onda, os raios ultra-violetas (raios UV) são classificados em raios UV-C, em raios UV-A (320-400nm) e em raios UV-B (280-320nm). Baseado neste temário classifique em V ou F : I. Os filtros solares (matéria-prima), podem ser classificados em orgânico e inorgânico; II. Filtros Orgânicos são aqueles que absorvem basicamente a energia luminosa, convertendo em energia não danosa para a pele humana; III. Os produtos de proteção solar são classificados com grau de risco 2, é necessário o registro na ANVISA, antes de ser lançado o produto no mercado. IV. O valor do FPS é obtido pela divisão da DEM da pele protegida pela DEM da pele sem proteção. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo: A(  ) V/V/V/F B(  ) V/V/V/V C(  ) V/V/F/F D(  ) F/F/V/F
		
	 
	F/F/V/F
	 
	V/V/F/F
	 
	V/V/V/F
	 
	V/V/V/V
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402164824)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A resolução - RDC Nº 211, de 14 de julho de 2005 estabelece a definição e a classificação de produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes, conforme esta resolução é correto afirmar: I- Produtos de Higiene Pessoal, Cosméticos e Perfumes, são preparações constituídas por substâncias naturais ou sintéticas, de uso externo nas diversas partes do corpo humano, pele, sistema capilar, unhas, lábios, órgãos genitais externos, dentes e membranas mucosas da cavidade oral, com o objetivo exclusivo ou principal de limpá-los, perfumá-los, alterar sua aparência e ou corrigir odores corporais e ou protegê-los ou mantê-los em bom estado. II- A definição de produtos grau 1: são produtos de higiene pessoal cosméticos e perfumes que se caracterizam por possuírem propriedades básicas ou elementares, cuja comprovação não seja inicialmente necessária e não requeiram informações detalhadas quanto ao seu modo de usar e suas restrições de uso, devido às características intrínsecas do produto. III- Os critérios para a classificação (grau I e grau II) foram definidos em função da probabilidade de ocorrência de efeitos não desejados devido ao uso inadequado do produto, sua formulação, finalidade de uso, áreas do corpo a que se destinam e cuidados a serem observados quando de sua utilização. IV- Fazem parte da lista de produtosgrau II: Água de colônia, Água Perfumada, Perfume e Extrato Aromático, Amolecedor de cutícula (não cáustico) , Aromatizante bucal e Base facial. Está(ão) correta(s) a(s) afirmação(ões):
		
	 
	I, II e III;
	
	I, II e IV;
	
	I e II;
	
	I e III;
	
	Somente uma afirmação está correta.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402353926)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A nanotecnologia está relacionada às estruturas, propriedades e processos envolvendo materiais com dimensões em escala nanométrica. Essas partículas são extensivamente investigadas por promoverem muitas vantagens em relação às formulações tradicionais. A nanotecnologia aplicada à cosmética refere-se à utilização de pequenas partículas contendo princípios ativos que são capazes de penetrar nas camadas mais profundas da pele, potencializando os efeitos do produto. Atualmente existem técnicas distintas para produção e avaliação das nanopartículas, bem como uma grande variedade de polímeros e biopolímeros que são utilizados como matériaprima para o seu desenvolvimento. Embora o mercado seja promissor, ainda é ampla a discussão acerca desta tecnologia uma vez que se encontra em estágio inicial do seu desenvolvimento. São exemplos de nanocosméticos, exceto:
		
	
	soluções
	
	nanopartículas dissolvidas em um veículo graxo
	
	nenhuma das alternativas
	 
	suspensões
	
	emulsões com micelas em escalas nanométricas
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402164865)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	QUESTÃO 2: Ainda sobre a pele é correto afirmar: I- Em certas áreas do corpo, como axilas, região perianal, púbis e aréola da mama, existem glândulas sudoríparas modificadas (do tipo écrinas) e ligadas a pêlos. Essas glândulas produzem ferormônios, substâncias odoríferas que funcionam como um sistema de sinalização químico e externo. II- Os melanócitos são células que possuem corpo celular globoso do qual partem prolongamentos que se dirigem à superfície da epiderme, penetrando entre as células da basilar e da espinhosa. Esses prolongamentos têm a capacidade de transferir a melanina para o interior das células epiteliais, nas quais se acumula pigmento na região supranuclear. III- A pele negra contém o mesmo número de melanócitos que a de caucasianos, mas a pigmentação é mais intensa como resultado da síntese maior de melanina, que é dispersa por todo o melanócito e queratinócitos adjacentes. Está(ão) correta(s) a(s) afirmação(ões):
		
	
	I, apenas.
	 
	II e III;
	
	I e II;
	
	I, II e III;
	
	I e III;
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402473734)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	_____________________________ é camada da epiderme que origina as células epiteliais da pele. À medida que vão sofrendo modificações em sua composição química e completando sua formação, essas células vão sendo empurradas para cima pelas células mais jovens, até se depositarem na camada mais superior da epiderme onde são eliminadas:
		
	
	Camada córnea
	
	Camada lúcida
	
	Camada espinhosa
	
	Camada granulosa
	 
	Camada germinativa ou basal
		
	
	1a Questão (Ref.: 201402281344)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre as máscaras faciais, é correto afirmar:
		
	 
	Máscaras adstringentes são indicadas para controlar transitoriamente o fluxo de oleosidade.
	
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	As máscaras faciais não devem produzir uma sensação de estiramento da pele.
	
	O extrato vegetal de Hamamelis é indicado para máscara sedativa.
	
	O lauril éter sulfato de sódio é componente básico de qualquer máscara facial.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401567631)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinale a alternativa correta
		
	
	O processo de saponificação ocorre em meio ácido.
	 
	Uma das formas de se separar o sabão resultante do excesso de soda cáustica e da glicerina é através da utilização de cloreto de sódio.
	
	O processo de saponificação pode ser divido em duas etapas: uma etapa ocorre em meio ácido e outra em meio alcalino.
	
	Os principais componentes dos sabões são a glicerina e a soda cáustica. O material graxo utilizado não interfere na sua composição.
	
	A molécula de sabão não tem capacidade de dissociação uma vez que é produzida em meio alcalino.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401552425)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Com relação as máscaras faciais, correlacione as colunas: (a) Lauril sulfato de sódio ( I ) Utilizado em máscaras sedativas e refrescantes (b) Cloridróxido de alumínio ( II ) Utilizado em máscaras hidratantes (c) Álcool polivinílico ( III ) Utilizado em máscaras com propriedades detergentes (d) Camomila e tília ( IV ) Utilizado em máscara adstringentes (e) Lactato de amônio ( V ) Utilizado em máscaras do tipo película adesiva
		
	 
	A-III; B-IV; C-V; D-I; E-II
	
	A-I; B-II; C-III; D-IV; E-V
	
	A-II; B-V; C-III, D-I; E-IV
	
	A-V; B-II, C-III; D-IV; E-I
	
	A-V; B-III; C-I; D-IV; E-II
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401567665)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Com relação aos xampus é incorreto afirmar que :
		
	
	A viscosidade deve ser encarada como um fator importante do ponto de vista da aplicação, uma vez que o fato de ser viscoso evita que a preparação escorra pelos dedos.
	 
	Os tensoativos anfóteros são aqueles que apresentam maior poder de detergência.
	
	Os agentes tensoativos utilizados nos xampus visam como regra geral, aos seguintes objetivos: detergência, produção de espuma e espessamento.
	
	Um xampu deve apresentar equilíbrio no poder de detergência a fim de que cumpra perfeitamente com os objetivos de limpeza.
	
	Os detergentes utilizados em xampus devem ser estáveis em pH levemente ácido.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402499483)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinale a alternativa correta para os componentes de um a emulsão:
		
	
	Fase alcoólica, fase aquosa e agente suspensor
	
	Fase oleosa, fase sólida e agente emulsificante
	
	Fase sólida, fase líquida e agente suspensor.
	 
	Fase aquosa, fase oleosa e agente emulsificante
	
	Fase líquida, fase sólida e agente de levigação
		
	1a Questão (Ref.: 201402258985)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Desde o início da história, o ser humano tem se preocupado com a aparência. Além de proporcionar proteção do crânio contra traumatismos e radiações solares, os cabelos estão diretamente relacionados a beleza. A veneração pelos cabelos influenciou imperadores, líderes religiosos, figuras da mitologia, além de ser referência social e cultural para muitas civilizações. Em todos os tempos e em todas as culturas, inúmeras fórmulas, poções mágicas, medicamentos exóticos e milagrosos foram testados no tratamento da calvície e, ao que se sabe, todos com resultados desapontadores. O cabelo é constituído por : Cutícula( parte mais externa, queratinizada, rica em cistina ,células sobrepostas umas sobre as outras como telhas); Córtex (parte mediana e mais espessa, queratinizada, rica em cistina e responsável pelas propriedades mecânicas da fibra) e Medula (parte central);
Correlacione: (1) Cutícula (2) Córtex (3) Medula
( ) Parte mediana e mais espessa, queratinizada, rica em cistina e responsável pelas propriedades mecânicas da fibra.
( ) Parte central do fio capilar
( ) Parte mais externa do fio capilar, queratinizada, rica em cistina,células sobrepostas umas sobre as outras como telhas.
Qual a alternativa correta?
		
	 
	2, 3, 1
	
	1, 3, 2
	
	1, 2, 3
	
	3, 1, 2
	
	2, 1, 3
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402259302)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Denomina-se ¨xampu¨ o produto apto para a limpeza dos fios de cabelo e couro cabeludo, podendo tratar esses mesmos fios pela fixação de substâncias específicas na queratina ou no couro cabeludo. Sobre os ¨xampus¨não é correto afirmar que:
		
	
	A ação primária da limpeza é acompanhada, em determinados casos, de uma ação farmacológica, estimulante ou normalizadora das funções fisiológicas do bulo capilar e das glândulas sebáceas, especialmente nos ¨xampus¨ de tratamento.
	
	Assim, ao formular um ¨xampu¨, deve-se buscar a forma cosmética destinada à limpeza dos cabelos e do couro cabeludo, deixando os cabelos maleáveis e brilhantes.
	
	Tais preparações podem ser definidas como uma forma cosmética destinada à limpeza dos cabelos e do couro cabeludo, deixando os cabelos maleáveis e brilhantes.
	
	O cabelo e couro cabeludo acumulam ampla variedade de imprurezas incluindo oleosidade produzida pelas glândulas sebáceas, células mortas descamativas, resíduos de cosméticos e sujidades do meio ambiente. Com o objetivo de reverter esse processo, o homem tem valorizado de forma significativa a limpeza dos cabelos, e para isto, utiliza-se das preparações denominadas ¨xampus¨.
	 
	Durante o preparo de um ¨xampu¨, o formulador se depara com agentes tensoativos diversos, estabilizadores de espuma, espessantes, opacificantes, sobreengordurantes, edulcorantes, flavorizantes e aditivos diversos que adequadamente harmonizados, devem conferir à composição final características que determinem sua aceitação pelo consumidor
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402258978)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em relação a radiações solares e seus efeitos, assinale a alternativa correta: I- A penetração dos raios UV na pele depende de seu comprimento de onda ou de fatores individuais. II- Os raios UVA são mais energéticos que os raios UVB. III- Os raios UVA estão relacionados ao bronzeado. IV- Os raios UVB não provocam queimaduras na pele. Está(ão) correta(s) a(s) afirmação(ões):
		
	
	I, II e IV
	
	I e II
	
	Somente uma afirmação está correta;
	 
	I e III
	
	I, II e III
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402288662)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	São agentes cujo grupamento polar possui carga negativa quando em solução aquosa. Estes tensoativos são, via de regra, superiores aos demais no que se refere ao poder de espuma e na capacidade detergente apresentam também boas propriedades emulsivas. São exemplos os alquil sulfatos, os alquil éter sulfatos e os alquil sulfossuccinatos.
		
	
	Tensoativos
	
	Tensoativos catiônicos
	
	Tensoativos não-iônicos
	
	Tensoativos anfóteros
	 
	Tensoativos aniônicos
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402164840)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A forma com que os filtros solares são abordados pela legislação depende de cada país. Nos Estados Unidos, eles são considerados produtos over the conter (OTC), um tipo de ¿quase medicamento¿. Na União Européia, como no Brasil, os filtros solares são regulamentados pela legislação de cosméticos complementada por resoluções, recomendações ou guidelines específicos. Analise as questões abaixo e marque a alternativa correta: I- No Brasil são seguidas as orientações da resolução RDC Nº 47, de 16 de março de 2006 que contém a lista de filtros ultravioleta permitidos para produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes. II- Os filtros solares são compostos que impedem a passagem da luz solar e produzem a sua reflexão ou, em alternativa, absorvem apenas parte da energia radiante responsável pela formação dos eritemas cutâneos. III- São denominados de filtros químicos aqueles que são capazes de refletir e dispersar a energia da luz. IV- A radiação ultravioleta do sol pode ativar os melanócitos, promovendo o bronzeamento inicial da pele e a exposição crônica aos raios solares pode causar danos permanentes, até câncer. Está(ão) correta(s) a(s) afirmação(ões):
		
	
	I e II;
	 
	I, II e IV;
	
	III.
	
	I e III;
	
	I, II e III;
		
COSMETOLOGIA
	1a Questão (Ref.: 201401551251)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	5) No Brasil, o câncer mais frequente é o de pele, correspondendo a cerca de 25% de todos os tumores diagnosticados em todas as regiões geográficas. A radiação ultra-violeta natural, proveniente do sol, é o seu maior agente etiológico. De acordo com o comprimento de onda, os raios ultra-violetas (raios UV) são classificados em raios UV-C, em raios UV-A (320-400nm) e em raios UV-B (280-320nm). Baseado neste temário classifique em V ou F : I. Os filtros solares (matéria-prima), podem ser classificados em orgânico e inorgânico; II. Filtros Orgânicos são aqueles que absorvem basicamente a energia luminosa, convertendo em energia não danosa para a pele humana; III. Os produtos de proteção solar são classificados com grau de risco 2, é necessário o registro na ANVISA, antes de ser lançado o produto no mercado. IV. O valor do FPS é obtido pela divisão da DEM da pele protegida pela DEM da pele sem proteção. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo: A(  ) V/V/V/F B(  ) V/V/V/V C(  ) V/V/F/F D(  ) F/F/V/F
		
	 
	F/F/V/F
	 
	V/V/F/F
	 
	V/V/V/F
	 
	V/V/V/V
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402164824)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A resolução - RDC Nº 211, de 14 de julho de 2005 estabelece a definição e a classificação de produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes, conforme esta resolução é correto afirmar: I- Produtos de Higiene Pessoal, Cosméticos e Perfumes, são preparações constituídas por substâncias naturais ou sintéticas, de uso externo nas diversas partes do corpo humano, pele, sistema capilar, unhas, lábios, órgãos genitais externos, dentes e membranas mucosas da cavidade oral, com o objetivo exclusivo ou principal de limpá-los, perfumá-los, alterar sua aparência e ou corrigir odores corporais e ou protegê-los ou mantê-los em bom estado. II- A definição de produtos grau 1: são produtos de higiene pessoal cosméticos e perfumes que se caracterizam por possuírem propriedades básicas ou elementares, cuja comprovação não seja inicialmente necessária e não requeiram informações detalhadas quanto ao seu modo de usar e suas restrições de uso, devido às características intrínsecas do produto. III- Os critérios para a classificação (grau I e grau II) foram definidos em função da probabilidade de ocorrência de efeitos não desejados devido ao uso inadequado do produto, sua formulação, finalidade de uso, áreas do corpo a que se destinam e cuidados a serem observados quando de sua utilização. IV- Fazem parte da lista de produtos grau II: Água de colônia, Água Perfumada, Perfume e Extrato Aromático, Amolecedor de cutícula (não cáustico) , Aromatizante bucal e Base facial. Está(ão) correta(s) a(s) afirmação(ões):
		
	 
	I, II e III;
	
	I, II e IV;
	
	I e II;
	
	I e III;
	
	Somente uma afirmação está correta.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402353926)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A nanotecnologia está relacionada às estruturas, propriedades e processos envolvendo materiais com dimensões em escala nanométrica. Essas partículas são extensivamente investigadas por promoverem muitas vantagens em relação às formulações tradicionais. A nanotecnologia aplicada à cosmética refere-se à utilização de pequenas partículas contendo princípios ativos que são capazes de penetrar nas camadas mais profundas da pele, potencializando os efeitos do produto. Atualmente existem técnicas distintas para produção e avaliação das nanopartículas, bem como uma grande variedade de polímeros e biopolímeros que são utilizados como matériaprima para o seu desenvolvimento. Embora o mercado seja promissor, ainda é ampla a discussão acerca desta tecnologia uma vez que se encontra em estágio inicial do seu desenvolvimento. São exemplos de nanocosméticos, exceto:
		
	
	soluções
	
	nanopartículas dissolvidas em um veículo graxo
	
	nenhuma das alternativas
	 
	suspensões
	
	emulsões com micelas em escalas nanométricas
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402164865)Pontos: 0,1  / 0,1
	QUESTÃO 2: Ainda sobre a pele é correto afirmar: I- Em certas áreas do corpo, como axilas, região perianal, púbis e aréola da mama, existem glândulas sudoríparas modificadas (do tipo écrinas) e ligadas a pêlos. Essas glândulas produzem ferormônios, substâncias odoríferas que funcionam como um sistema de sinalização químico e externo. II- Os melanócitos são células que possuem corpo celular globoso do qual partem prolongamentos que se dirigem à superfície da epiderme, penetrando entre as células da basilar e da espinhosa. Esses prolongamentos têm a capacidade de transferir a melanina para o interior das células epiteliais, nas quais se acumula pigmento na região supranuclear. III- A pele negra contém o mesmo número de melanócitos que a de caucasianos, mas a pigmentação é mais intensa como resultado da síntese maior de melanina, que é dispersa por todo o melanócito e queratinócitos adjacentes. Está(ão) correta(s) a(s) afirmação(ões):
		
	
	I, apenas.
	 
	II e III;
	
	I e II;
	
	I, II e III;
	
	I e III;
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402473734)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	_____________________________ é camada da epiderme que origina as células epiteliais da pele. À medida que vão sofrendo modificações em sua composição química e completando sua formação, essas células vão sendo empurradas para cima pelas células mais jovens, até se depositarem na camada mais superior da epiderme onde são eliminadas:
		
	
	Camada córnea
	
	Camada lúcida
	
	Camada espinhosa
	
	Camada granulosa
	 
	Camada germinativa ou basal
		
	
	1a Questão (Ref.: 201401550233)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	São Diretrizes do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária: I - identificação e divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde, em territórios definidos; II - formulação de política de saúde que leve em conta os fatores econômicos e sociais, determinantes de doenças e outros agravos à saúde; III - promoção e proteção da saúde mediante a realização integrada de ações educativas e de informação, da prevenção de danos e agravos à saúde individual e coletiva, do diagnóstico e da terapêutica;
		
	
	Somente a opção I está correta;
	 
	As opções I, II e III estão corretas.
	
	Somente a opção III está correta;
	
	As opções II e III estão corretas;
	
	Somente a opção II está correta;
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401550275)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Somente será aviada a receita: I- que estiver escrita a tinta, em vernáculo, por extenso e de modo legível, observados a nomenclatura e o sistema de pesos e medidas oficiais; II. que contiver o nome e o endereço residencial do médico, expressamente, o modo de usar a medicação; III. que contiver a data e a assinatura do profissional, endereço do consultório ou residência, e o número de inscrição no respectivo Conselho profissional.
		
	 
	Todas as opções estão corretas
	 
	Somente as opções I e II estão corretas;
	 
	Somente as opções I e III estão corretas;
	 
	Somente as opções II e III estão corretas;
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402238312)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Dentre os diversos serviços farmacêuticos que podem ser realizados em um estabelecimento de dispensação e comercialização de produtos ¿ RDC nº. 44/2009, qual alternativa abaixo não corresponde ao exercício profissional da classe farmacêutica.

		
	
	Perfuração do lóbulo auricular em crianças acompanhadas por responsável legal;
	 
	Aferição de parâmetros fisiológicos: pressão arterial e temperatura;
	
	Aplicação de medicamentos inalatórios por meio de aerossóis;

	
	Exercício da atenção farmacêutica domicilar.
	 
	Administração de medicamentos injetáveis de uso hospitalar;

		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402497168)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Com base na legislação vigente a respeito de boas práticas de dispensação e manipulação em farmácias e drogarias, assinale a alternativa correta.
		
	
	Os técnicos auxiliares devem realizar as atividades que são privativas de farmacêutico, desde que respeitando os procedimentos operacionais padrão (POPs) do estabelecimento e o limite de atribuições e competências estabelecidas pela legislação vigente, não havendo a necessidade da supervisão do farmacêutico responsável técnico ou do farmacêutico substituto.
	
	A aferição de parâmetros fisiológicos ou bioquímicos oferecida em farmácias e drogarias deve ter como finalidade fornecer subsídios para a atenção farmacêutica e o monitoramento da terapia medicamentosa, visando à melhoria da qualidade de vida do usuário com o objetivo de diagnóstico.
	
	. Os profissionais prescritores podem prescrever fórmulas magistrais contendo código, símbolo, nome de fórmula ou nome de fantasia, cobrar ou receber qualquer vantagem pecuniária ou em produtos que os obrigue a fazer indicação de estabelecimento farmacêutico, motivo pelo qual o receituário usado pode conter qualquer tipo de identificação ou propaganda de estabelecimento farmacêutico.
	 
	O farmacêutico responsável técnico pode delegar as suas atribuições a outro farmacêutico, inclusive as relacionadas à supervisão e de responsabilidade pela assistência técnica do estabelecimento, bem como aquelas consideradas indelegáveis pela legislação específica dos Conselhos Federal e Regional de Farmácia.
	 
	As farmácias que mantêm filiais devem ter laboratórios de manipulação funcionando em todas elas, não sendo permitidas filiais ou postos exclusivamente para coleta de receitas, podendo, porém, a farmácia centralizar a manipulação de determinados grupos de atividades em sua matriz ou em qualquer de suas filiais, desde que atenda às exigências legais.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402272395)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em casos de afastamento, o farmacêutico deve comunicar previamente ao Conselho Regional de Farmácia (CRF), por escrito, o seu afastamento temporário das atividades profissionais pelas quais detém responsabilidade técnica, quando não houver outro farmacêutico que, legalmente, o substitua. Quanto aos prazos para o envio da comunicação ao CRF é correto:
		
	
	Para a participação em eventos científicos, a comunicação informal deverá ocorrer em 7 (sete) dias úteis anteriores ao evento.
	 
	Na hipótese de afastamento por motivo de doença, que requeira avaliação pelo CRF, a comunicação formal e documentada deverá ocorrer em 5 (cinco) dias úteis após o fato.
	
	Em casos de acidentes de trabalho, o afastamento do responsável técnico somente irá ocorrer após sua alta hospitalar, independente do tempo de internação.
	
	Em caso de óbito familiar, a comunicação formal e documentada deverá ocorrer em 2 (dois) dias úteis após o fato.
	
	Quando o afastamento ocorrer por motivo de férias, a comunicação ao CRF deverá ocorrer com antecedência mínima de 72 (setenta e duas) horas.
	1a Questão (Ref.: 201401563304)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O acesso ao Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados - SNGPC pressupõe o prévio cadastro da empresa no sistema informatizado da ANVISA e se dará por meio de senha pessoal, sigilosa e intransferível atribuída provisoriamente pelo sistema ao responsável técnico cadastrado para esse fim pelo gestor de segurança, mediante credenciamento do estabelecimento, nos termos desta Resolução. Assinale a alternativa correta. I- Os dados inseridos no sistema de gerenciamento de que trata o sistema SNGPC são de responsabilidade do responsável técnico cadastrado com perfil de acesso ao Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados - SNGPC; II- No segundo acesso ao Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados - SNGPC, o responsável técnico deve substituir a senha provisoriamente atribuída pelo sistema por uma nova senha; III- O uso indevido da senha eletrônica e os prejuízosdecorrentes da eventual quebra de seu sigilo serão de responsabilidade do responsável técnico e do responsável legal do estabelecimento.
		
	 
	As Alternativas I e III estão corretas.
	
	Somente a alternativa III está correta;
	 
	Somente a alternativa II está correta;
	
	As alternativas I e II estão corretas;
	
	Somente a alternativa I está correta;
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402242250)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Considerando a Portaria SVS/MS nº 344/98 e suas atualizações, que dispõe sobre o Regulamento Técnico das Substâncias e Medicamentos Sujeitos a Controle Especial, analise as questões a seguir e assinale a correta.
		
	
	C4 ¿ anabolizantes
	 
	A1 ¿ entorpecentes.
	
	B3 ¿ anorexígenos.
	
	A3 ¿ anti retrovirais.
	
	C1 ¿ imunossupressores.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401571578)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em relação ao Código de Ética Farmacêutica, analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa incorreta
		
	
	Receber remuneração por serviços que não tenha efetivamente prestado;
	
	Exercer a profissão farmacêutica quando estiver sob a sanção disciplinar de suspensão
	
	Exigir dos demais profissionais de saúde o cumprimento da legislação sanitária vigente, em especial quanto à legibilidade da prescrição;
	 
	É facultativo ao farmacêutico aceitar a interferência de leigos em seus trabalhos e em suas decisões de natureza profissional
	
	Aceitar ser perito quando houver envolvimento pessoal ou institucional;
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401563311)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	As alterações e melhorias nos Padrões SNGPC atenderão a princípios de transparência e de estabilidade e observarão, entre outros, a critérios que visem: I - redução de custos administrativos; II - aumento da eficiência, eficácia e efetividade da atenção e proteção à saúde; III - integração dos sistemas de informação em saúde adotados pela ANVISA e pelo Ministério da Saúde, ou demais órgãos ou entidades relacionadas com o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária; IV - harmonização com os padrões nacionais e internacionais, elaborados pelas organizações produtoras de padrão de informação em saúde.
		
	
	Somente as alternativas I e III estão corretas;
	 
	As alternativas I, II, III e IV estão corretas
	 
	Somente as alternativas II, III e IV estão corretas;
	
	Somente as alternativas I, III e IV estão corretas.
	
	Somente as alternativas I e II estão corretas;
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402272434)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Analise as afirmativas referentes à Portaria 344, de 12 de maio de 1998 que aprova o Regulamento Técnico sobre substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial. (I) A notificação de Receita B é válida por 30 (trinta) dias contados a partir da data de sua emissão e é destinada para prescrição de medicamentos psicotrópicos. (II) Define substâncias psicotrópicas como sendo aquelas que pode determinar dependência física ou psíquica. (III) Considera - se o Livro de Registro Específico como aquele destinado à escrituração dos medicamentos sujeitos a controle especial. (IV) A notificação de receita é o documento padronizado destinado à notificação da prescrição de medicamentos entorpecentes, psicotrópicos, retinóides de uso sistêmico e imunossupressores. (V) A notificação de receita original deverá ser devolvida ao paciente devidamente carimbada, como comprovante da dispensação. (VI) A Autorização Especial é uma licença concedida pela ANVISA às drogarias, farmácias e distribuidoras, para permitir a comercialização de psicotrópicos industrializados. Das afirmativas acima, são corretas somente:
		
	
	Todas estão corretas.
	 
	Apenas I, II, III, IV e VI.
	
	Apenas II, III e V
	
	Apenas II, III, IV e V.
	
	Apenas I, II, III e V
	1a Questão (Ref.: 201402258985)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Desde o início da história, o ser humano tem se preocupado com a aparência. Além de proporcionar proteção do crânio contra traumatismos e radiações solares, os cabelos estão diretamente relacionados a beleza. A veneração pelos cabelos influenciou imperadores, líderes religiosos, figuras da mitologia, além de ser referência social e cultural para muitas civilizações. Em todos os tempos e em todas as culturas, inúmeras fórmulas, poções mágicas, medicamentos exóticos e milagrosos foram testados no tratamento da calvície e, ao que se sabe, todos com resultados desapontadores. O cabelo é constituído por : Cutícula( parte mais externa, queratinizada, rica em cistina ,células sobrepostas umas sobre as outras como telhas); Córtex (parte mediana e mais espessa, queratinizada, rica em cistina e responsável pelas propriedades mecânicas da fibra) e Medula (parte central);
Correlacione: (1) Cutícula (2) Córtex (3) Medula
( ) Parte mediana e mais espessa, queratinizada, rica em cistina e responsável pelas propriedades mecânicas da fibra.
( ) Parte central do fio capilar
( ) Parte mais externa do fio capilar, queratinizada, rica em cistina,células sobrepostas umas sobre as outras como telhas.
Qual a alternativa correta?
		
	 
	2, 3, 1
	
	1, 3, 2
	
	1, 2, 3
	
	3, 1, 2
	
	2, 1, 3
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402259302)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Denomina-se ¨xampu¨ o produto apto para a limpeza dos fios de cabelo e couro cabeludo, podendo tratar esses mesmos fios pela fixação de substâncias específicas na queratina ou no couro cabeludo. Sobre os ¨xampus¨ não é correto afirmar que:
		
	
	A ação primária da limpeza é acompanhada, em determinados casos, de uma ação farmacológica, estimulante ou normalizadora das funções fisiológicas do bulo capilar e das glândulas sebáceas, especialmente nos ¨xampus¨ de tratamento.
	
	Assim, ao formular um ¨xampu¨, deve-se buscar a forma cosmética destinada à limpeza dos cabelos e do couro cabeludo, deixando os cabelos maleáveis e brilhantes.
	
	Tais preparações podem ser definidas como uma forma cosmética destinada à limpeza dos cabelos e do couro cabeludo, deixando os cabelos maleáveis e brilhantes.
	
	O cabelo e couro cabeludo acumulam ampla variedade de imprurezas incluindo oleosidade produzida pelas glândulas sebáceas, células mortas descamativas, resíduos de cosméticos e sujidades do meio ambiente. Com o objetivo de reverter esse processo, o homem tem valorizado de forma significativa a limpeza dos cabelos, e para isto, utiliza-se das preparações denominadas ¨xampus¨.
	 
	Durante o preparo de um ¨xampu¨, o formulador se depara com agentes tensoativos diversos, estabilizadores de espuma, espessantes, opacificantes, sobreengordurantes, edulcorantes, flavorizantes e aditivos diversos que adequadamente harmonizados, devem conferir à composição final características que determinem sua aceitação pelo consumidor
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402258978)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em relação a radiações solares e seus efeitos, assinale a alternativa correta: I- A penetração dos raios UV na pele depende de seu comprimento de onda ou de fatores individuais. II- Os raios UVA são mais energéticos que os raios UVB. III- Os raios UVA estão relacionados ao bronzeado. IV- Os raios UVB não provocam queimaduras na pele. Está(ão) correta(s) a(s) afirmação(ões):
		
	
	I, II e IV
	
	I e II
	
	Somente uma afirmação está correta;
	 
	I e III
	
	I, II e III
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402288662)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	São agentes cujo grupamento polar possui carga negativa quando em solução aquosa. Estes tensoativos são, via de regra, superiores aos demais no que se refere ao poder de espuma e na capacidade detergente apresentam também boas propriedades emulsivas. São exemplos os alquil sulfatos, os alquil éter sulfatos e os alquil sulfossuccinatos.
		
	
	TensoativosTensoativos catiônicos
	
	Tensoativos não-iônicos
	
	Tensoativos anfóteros
	 
	Tensoativos aniônicos
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402164840)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A forma com que os filtros solares são abordados pela legislação depende de cada país. Nos Estados Unidos, eles são considerados produtos over the conter (OTC), um tipo de ¿quase medicamento¿. Na União Européia, como no Brasil, os filtros solares são regulamentados pela legislação de cosméticos complementada por resoluções, recomendações ou guidelines específicos. Analise as questões abaixo e marque a alternativa correta: I- No Brasil são seguidas as orientações da resolução RDC Nº 47, de 16 de março de 2006 que contém a lista de filtros ultravioleta permitidos para produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes. II- Os filtros solares são compostos que impedem a passagem da luz solar e produzem a sua reflexão ou, em alternativa, absorvem apenas parte da energia radiante responsável pela formação dos eritemas cutâneos. III- São denominados de filtros químicos aqueles que são capazes de refletir e dispersar a energia da luz. IV- A radiação ultravioleta do sol pode ativar os melanócitos, promovendo o bronzeamento inicial da pele e a exposição crônica aos raios solares pode causar danos permanentes, até câncer. Está(ão) correta(s) a(s) afirmação(ões):
		
	
	I e II;
	 
	I, II e IV;
	
	III.
	
	I e III;
	
	I, II e III;
		
FARMACOEPIDEMIOLOGIA
	1a Questão (Ref.: 201401511102)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Quando a letalidade da doença diminui o que deverá acontecer:
		
	
	A incidência da doença diminuirá
	
	A incidência da doença aumentará
	
	Incidência e prevalência não serão alteradas
	 
	A prevalência da doença aumenta
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401511108)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A Vigilância Sanitária investigou um surto de gastroenterite ocorrido em um navio na costa brasileira e encontrou os resultados na tabela abaixo. Calcule as taxas de ataque de todos os alimentos para os dois grupos de pessoas (aqueles que comeram o alimento e aqueles que não comeram).
	Alimento
	Pessoas que comeram o alimento
	Pessoas que não comeram o alimento
	
	Doente
	Não doente
	Doente
	Não Doente
	Peixe
	200
	800
	100
	900
	Galinha
	650
	350
	100
	900
	Bolo de Espinafre
	200
	800
	500
	500
	Ostra
	300
	700
	400
	600
	Mousse de Chocolate
	600
	400
	450
	550
 
Qual a causa mais provável de gastroenterite?
		
	 
	Galinha
	
	Bolo de Espinafre
	
	Ostra
	
	Mousse de Chocolate
	
	Peixe
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401511035)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A prevalência de uma doença crônica em uma população pode aumentar nas seguintes situações, exceto:
		
	
	Reduzindo a letalidade da doença.
	
	Aumentando a imigração (entrada) de pacientes enfermos.
	
	Aumentando a sobrevida média dos pacientes por ela acometidos.
	
	Aumentando a capacidade de diagnosticar a doença.
	 
	Implementando medidas de prevenção primária, ou seja, que evitem casos novos da doença.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402240230)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde do MS (SES- MS), até a primeira semana de março de 2016, foram notificados 392 novos casos de dengue. Tal afirmativa identificaria:
		
	
	Nenhuma das anteriores está correta.
	
	Razão de proporção de mortalidade.
	 
	Risco relativo.
	
	Determinante em saúde.
	 
	Coeficiente de incidência.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401511054)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Quando um novo tratamento que previne a morte por determinada doença, mas não a cura, é desenvolvido, o que deverá acontecer:
		
	
	A prevalência da doença diminuirá
	
	Incidência e prevalência não serão alteradas
	 
	A incidência da doença diminuirá
	
	A incidência da doença aumentará
	 
	A prevalência da doença aumentará
		
	1a Questão (Ref.: 201402389718)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O texto reproduzido abaixo são trechos (reeditados) de notícia divulgada pela Folha Online em 31/07/2009.
O laboratório de Farmanguinhos (RJ), da Fiocruz, entregou ontem ao Ministério da Saúde as 150 mil primeiras cartelas produzidas no país do medicamento para tratamento da gripe A (H1N1), ... Outras 60 mil serão entregues hoje. Cada cartela contém dez cápsulas e é suficiente para tratar uma pessoa. ... De acordo com o diretor de Farmanguinhos, Hayne Felipe, a produção local foi possível devido a uma licença voluntária concedida pela Roche. ... A licença, porém, não permite que o Brasil sintetize o princípio ativo, que precisa ser comprado da Roche... Sabedor que o Brasil tem uma lei de patentes em vigor, e faz parte do Acordo sobre Aspectos dos Direitos de Propriedade Intelectual Relacionados ao Comércio, de âmbito internacional e mediado pela OMC (Organização Mundial do Comércio), avalie as afirmativas seguintes e assinale a alternativa correta.
I A usual expressão "quebra de patente" é prevista na OMC com a denominação de "licença compulsória" e é possível bastando-se pagar royalties, ou seja, pagar uma porcentagem pelo direito de uso.
II A licença compulsória é prevista pela OMC desde que comprovada real urgência e interesse em saúde pública, no entanto os royalties (direitos de uso) devem ser pagos ao proprietário da patente, e somente entidades públicas e para interesse público podem requerê-la. 
III Outra exigência para concessão da "licença compulsória" de um fármaco é que os medicamentos que venham a ser produzidos sejam destinados exclusivamente a distribuição.
IV No texto reproduzido acima é citada a "licença voluntária", o que significa que foi um tipo de acordo amigável entre as partes e de interesse mútuo. De um lado o governo brasileiro pode obter um produto final mais barato para uso público, e por outro lado, o laboratório Roche evita que a matéria-prima seja adquirida de um país que não respeite os direitos de patente, o que significaria total prejuízo.
		
	
	Alternativa III está errada e a IV está correta.
	
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	Somente a alternativa I está errada.
	
	Somente a alternativa II está correta.
	
	As alternativas I e II estão corretas.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402389725)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Um Farmacêutico trabalha numa farmácia comunitária que disponibiliza, para venda à população, medicamentos de referência (inovadores), genéricos e similares. Um usuário se aproxima do balcão, procura o Farmacêutico e lhe apresenta uma prescrição médica de maleato de enalapril 10 mg/dia (medicamento de referência). A receita informa que o tratamento foi prescrito por apenas 30 dias, pois, após esse período, será realizada uma nova avaliação clínica. Dessa forma, são oferecidas as seguintes opções para o paciente: - Medicamento de referência R$ 38,00 (contendo 30 comprimidos); - Medicamento genérico R$ 18,00 (contendo 30 comprimidos). O usuário assusta-se com a diferença de preços entre os dois e questiona sobre a qualidade dos medicamentos. Além disso, fica em dúvida se a substituição do medicamento é legal frente ao Conselho Federal de Farmácia e à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). O Farmacêutico informa ao usuário que poderá realizar a intercambialidade do medicamento, atendendo às exigências legais da Resolução 135 de 29/05/2003, quando, na receita, de próprio punho, o prescritor
		
	
	não informar nenhuma restrição à substituição desse medicamento de referência por um genérico.
	 
	não informar nenhuma restrição à substituição desse medicamento de referência por um genérico ou similar.
	
	informar que o medicamento genérico
	
	informar que o medicamento genérico deveter sido submetido a testes de bioequivalência e biodisponibilidade.
	 
	informar que autoriza a substituição desse medicamento de referência por um genérico.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402389717)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	3) O desenvolvimento da Farmacovigilância pressupõe o uso racional dos medicamentos e o acompanhamento farmacoterapêutico. Na prática clínica, o Farmacêutico depara-se com algumas questões relacionadas, principalmente, ao perfil do paciente. Cabe ao farmacêutico estar preparado para identificar 'pontos críticos' relacionados ao paciente e que podem comprometer a farmacoterapêutica. Assim sendo, indique a alternativa que apresenta uma abordagem correta sobre o perfil do paciente:
		
	
	Pacientes sedados, em unidades de terapia intensiva, não necessitam de controle de analgesia;
	 
	A terceira idade é, proporcionalmente, a maior consumidora de medicamentos;
	
	As mulheres grávidas não deveriam, a rigor, utilizar nenhum tipo de medicamento. Sendo assim, é um grupo que não necessita de acompanhamento farmacoterapêutico;
	
	As crianças são 'adultos pequenos'. Portanto, as doses de medicamentos devem ser calculadas proporcionalmente;
	 
	Os pacientes com enfermidades crônicas necessitam de um ajuste do perfil terapêutico de acordo com suas características individuais.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402433007)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em relação aos tipos de estudos metodológicos da pesquisa em saúde, assinale a opção correta.
		
	
	No estudo caso-controle ​ou estudo de grupos, de agregados, estatísticos ou comunitários​, a pesquisa é realizada por meio de estatísticas, sendo a unidade de observação e análise constituída de grupos de indivíduos, e não, de indivíduos isolados.
	 
	No ensaio clínico randomizado, os participantes são alocados aleatoriamente em grupos denominados grupos de estudo (experimental) e de controle, sendo os primeiros submetidos a determinada intervenção, e os segundos, não.
	
	No estudo ecológico, parte-se do efeito, em busca das causas, comparando-se, em relação à exposição prévia, grupos de indivíduos com e sem determinado agravo à saúde, de modo que possa ser testada a hipótese de a exposição a determinados fatores de risco ser causa contribuinte da doença.
	
	No estudo de coorte, realiza-se a investigação para determinar a prevalência, a fim de se examinar a relação entre eventos em um determinado momento, coletando-se simultaneamente os dados sobre causa e efeito.
	
	No estudo transversal, parte-se da causa, em busca dos efeitos, identificando-se um grupo de pessoas e coletando-se a informação pertinente sobre a exposição de interesse, de modo que o grupo possa ser acompanhado; em seguida, verificam-se os indivíduos que desenvolveram e os que não desenvolveram a doença em foco e a relação dessa exposição prévia com a ocorrência da doença.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402222688)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A ocorrência de uma doença por um curto período, dentro dos limites esperados a um espaço extremamente delimitado: colégio, quartel, creches, grupos reunidos em uma festa, um quarteirão, uma favela, um bairro, se trata em Epidemiologia como:
		
	
	Epidemia
	 
	Surto
	 
	Pandemia
	
	Endemia
	
	Risco
		
	1a Questão (Ref.: 201401511704)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Uma das atividades do profissional farmacêutico é sua participação direta em pesquisas clínicas realizadas em centros de pesquisa clínica vinculadas a unidades hospitalares. O tipo de estudo experimental caracterizado basicamente pela existência de dois ou mais grupos populacionais e no qual o investigador tem controle sobre a intervenção do experimento é:
		
	
	d) Transversal ou secccional
	
	b) Coorte prospectivo
	 
	c) Ensaio clínico randomizado
	
	a) Caso-controle
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402004062)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A cronicidade de uma doença está relacionada ao tempo de permanência do agravo e faz parte de um dos aspectos do horizonte clínico do período patogênico, assim pode-se afirmar:
		
	
	Doenças crônicas quando tratadas exclui-se o risco de limitações e incapacidades
	
	Requer ação pontual e assistemática em saúde e controle dos sinais e sintomas
	
	A possibilidade do aumento do risco de óbito não estaria relacionada com as condições socioeconômicas desfavoráveis
	
	O aspecto crônico de um agravo requer menor investimento de profissionais nas mais diversas áreas
	 
	O poder de cronicidade de um agravo estaria relacionado ao ambiente biopsicossocial e aos fatores endógenos de cada indivíduo.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401511705)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Um profissional da área de saúde elaborou a hipótese de que o consumo de determinado alimento provocava certa agitação nas crianças que o consumia. Para testar sua hipótese, entrevistou os pais de 100 crianças que consumia esse alimento e 100 crianças que não consumia esse alimento. A entrevista levantou, entre outros fatores, os hábitos alimentares dessas crianças nos últimos dois anos. Esse é um exemplo que corresponde a estudo do tipo:
		
	
	b) De prevalência
	
	c) Experimental.
	 
	d) Caso-controle.
	
	a) Cohort (ou coorte).
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402180760)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Dentre as opções escolha aquela que define "Utilização Subótima de Medicamentos".
		
	
	Todas as alternativas estão erradas.
	 
	Número de doses não prescritas utilizadas de forma correta, colocando o contribuindo para o melhor desfecho terapêutico.
	
	Número de doses orais consumidas, quando houve prescrição de forma farmacêutica injetável, sendo aquela utilizada de forma correta (segundo bula), colocando maximizando o resultado clínico.
	
	Número de pacientes que não consomem os medicamentos prescritos, sem comprometer o desfecho terapêutico esperado.
	 
	Número de doses não consumidas, ou utilizadas de forma incorreta, colocando o desfecho terapêutico esperado em risco/dúvida
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402511748)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Os estudos de avaliação econômica, um dos enfoques abordados na Farmacoeconomia, têm sido utilizados por vários países como forma de otimizar o uso de medicamentos nos diferentes níveis de atenção à saúde. A Farmacoeconomia descreve e analisa os custos (e os benefícios) da Farmacoterapia para o sistema de saúde e para a sociedade. Os estudos de avaliação econômica aplicados aos medicamentos vêm crescendo em importância nos últimos anos para as políticas farmacêuticas de países desenvolvidos. Sobre esse assunto, é correto afirmar: 
		
	
	Tais estudos são utilizados ou propostos como instrumento de ajuda para melhorar a tomada de decisão sobre o financiamento público de medicamentos, registro e fixação de preços dos fármacos.
	 
	Tais estudos oportunizam uma suposta regulação do mercado farmacêutico e o incentivo econômico às políticas de saúde.
	
	Tais estudos compõem tomadas de decisão ¿macro¿ no planejamento que dispensam a aplicação de conceitos como os de Farmacoeconomia e Economia da Saúde
	 
	Elementos específicos , como eficácia, efetividade, economia e planejamento, são critérios para decisões clínicas na prescrição.
	
	Tais estudos identificam a melhor forma de financiamento dos medicamentos e desvinculam a sua aquisição do planejamento estratégico do governo
		
	
	1a Questão (Ref.: 201402433013)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Um pesquisador atende um paciente com uma doença muito rara e escreve um artigo sobre este paciente, especialmente sobre a sua história, aspectos físicos e curso clínico. Que tipo de estudo é esse?
		
	
	Coorte
	 
	Estudo de caso
	
	Caso-controleEnsaio clínico randomizado
	
	transversal
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401511106)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	É certo afirmar:
		
	
	Quando a prevalência de uma doença diminui, a incidência aumenta.
	 
	Quando a prevalência de uma doença aumenta, a incidência diminui.
	
	Quando a prevalência de uma doença aumenta, a incidência aumenta.
	 
	Quando a prevalência de uma doença aumenta, a incidência permanece inalterada.
	
	Não existe relação entre incidência e prevalência.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402280778)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Em relação aos tipos de estudos epidemiológicos da pesquisa em saúde, assinale a opção correta:
		
	
	No estudo caso-controle, os participantes são alocados aleatoriamente em grupos denominados grupos de estudo (experimental) e de controle, sendo os primeiros submetidos a determinada intervenção, e os segundos, não.
	 
	No estudo ecológico¿ ou estudo de grupos, de agregados, estatísticos ou comunitários ¿, a pesquisa é realizada por meio de estatísticas, sendo a unidade de observação e análise constituída de grupos de indivíduos, e não, de indivíduos isolados.
	 
	No estudo de coorte, realiza-se a investigação para determinar a prevalência, a fim de se examinar a relação entre eventos em um determinado momento, coletando-se simultaneamente os dados sobre causa e efeito.
	
	No ensaio clínico, parte-se do efeito, em busca das causas, comparando-se, em relação à exposição prévia, grupos de indivíduos com e sem determinado agravo à saúde, de modo que possa ser testada a hipótese de a exposição a determinados fatores de risco ser causa contribuinte da doença.
	
	No estudo transversal, parte-se da causa, em busca dos efeitos, identificando-se um grupo de pessoas e coletando-se a informação pertinente sobre a exposição de interesse, de modo que o grupo possa ser acompanhado; em seguida, verificam-se os indivíduos que desenvolveram e os que não desenvolveram a doença em foco e a relação dessa exposição prévia com a ocorrência da doença.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401511059)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Um estudo caso-controle foi conduzido para investigar a possível relação entre escolaridade da mãe e ocorrência de infecção pulmonar em crianças menores de 1 anos. Para isto 400 crianças sem infecção pulmonar foram comparadas com 600 crianças com infecção pulmonar. Ao investigar a escolaridade materna, 180 das mães com filhos com infecção pulmonar e 170 das mães com filhos sem infecção pulmonar relataram baixa escolaridade. Calcule o risco relativo e interprete o resultado
		
	
	0,85
	
	1,5
	
	1,2
	
	1,0
	 
	0,8
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401511094)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Qual o desenho epidemiológico do estudo apresentado? Rev. Bras. Epidemiol. Vol. 7, Nº 1, 2004 Atenção à Saúde e Mortalidade Neonatal: estudo ------ realizado em Campinas, SP Estudo --- desenvolvido para identificar o efeito dos fatores associados à mortalidade neonatal, analisando variáveis socioeconômicas, de morbidade materna e, em especial, aquelas relacionadas à atenção à saúde. Entraram para a análise todos os nascidos vivos que morreram antes de completar 28 dias de vida (mortes neonatais) no período compreendido entre 1º de março de 2001 a 28 de fevereiro de 2002, cujo nascimento ocorreu em Campinas e eram filhos de mães residentes neste município. O grupo de comparação foi selecionado por meio de sorteio aleatório entre as crianças nascidas na mesma data que o caso e que sobreviveram ao vigésimo oitavo dia de vida. As informações foram obtidas por meio de entrevistas domiciliares. A análise de regressão logística múltipla com modelo hierarquizado identificou como fatores associados ao óbito neonatal as variáveis de nível socioeconômico e de condições da família (renda, naturalidade e número de moradores do domicílio); as variáveis de morbidade materna (sangramento vaginal e parto antecipado por problema de saúde); e as variáveis de atenção à saúde (número de orientações recebidas durante o pré- natal, escolha do hospital do parto e tempo decorrido entre a internação e o parto) e de condições do recém- nascido (idade gestacional, peso ao nascer e Apgar no quinto minuto). O número de consultas de pré-natal não se manteve associado ao óbito neonatal após este ser controlado pela duração da gestação. Conclusão: O estudo aponta a necessidade de melhora da qualidade da atenção pré-natal, especialmente para as gestantes de pior condição socioeconômica e em risco de parto prematuro.
		
	 
	Caso-Controle.
	
	Transversal.
	
	Coorte.
	
	Estudo de Intervenção.
	
	Ecológico.
		
	
FARMACIA HOSPITALAR
	a Questão (Ref.: 201401511506)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O hospital, para exercer suas funções, conta com a unidade de farmácia hospitalar, cuja finalidade é garantir a qualidade da assistência prestada aos pacientes através do uso seguro e racional de medicamentos. Todas as propostas abaixo constituem vantagens conseguidas com a padronização de medicamentos numa farmácia hospitalar, exceto:
		
	
	O hospital se beneficia com a padronização através da redução do custo dos estoques, da redução de pessoal ligado às estratégias de controle dos mesmos e da redução do espaço físico destinado às acomodações da farmácia.
	
	Para os pacientes, existe a confiança do uso do medicamento correto, e a satisfação psíquica por não necessitar do serviço de familiares para a aquisição de quaisquer outros remédios pertinentes ao seu tratamento, dos quais o hospital não disponha.
	 
	Para a farmácia, implica em melhor controle de estoques através da maior diversidade de produtos, uma vez que fornece um arsenal maior de medicamentos ao corpo clínico, viabilizando uma melhor resposta dos pacientes aos tratamentos disponíveis.
	
	O serviço de enfermagem se beneficia através da melhor interação com o corpo clínico médico, com o uso da mesma linguagem quanto a nomes e fórmulas de medicamentos e a familiarização com os produtos padronizados.
	
	Fica mais fácil a realização de ações de farmacovigilância, visto que, com um número mais restrito de medicamentos, possibilita aumentar a experiência e o nível de conhecimento dos prescritores e dispensadores, facilitando o monitoramento e a identificação de reações adversas.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402476983)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	De acordo com a Politica Nacional de Medicamentos (Portaria 3.916/98) marque a alternativa que não se refere a uma diretriz:
  I- Regulamentação Sanitária de medicamentos;  
 II- Promoção do Uso Racional de Medicamentos;
 III- Desenvolvimento Científico e Tecnológico;
 IV- Reestruturação do Sistema Único de Saude (SUS);
 V- Adoção da relação de Medicamentos Essenciais;
		
	 
	II, somente.
	 
	IV, somente.
	
	III, somente.
	
	Todas as alternativas são verdadeiras
	
	I, somente.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401511521)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Shapiro, 1983, estudou o impacto da antibioticoterapia profilática nas taxas de contaminação de feridas cirúrgicas, de pacientes submetidas a histerectomia abdominal. A ausência de profilaxia cirúrgica implicou maior permanência hospitalar e maiores custos com diagnóstico e tratamento. O autor analisou os custos associados à ocorrência de infecções e comparou-os às despesas da implantação de um programa de profilaxia cirúrgica no hospital. Concluiu que a implantação de um protocolo de antibiótico profilaxia cirúrgica gera uma economia de US$100 por cada paciente operado no hospital estudado. Qual análise farmacoeconômica empregada nesse estudo foi realizada neste caso?
		
	 
	Custo-benefício
	
	Custo-efetividade
	
	Custo-minimização
	
	Custo-Utilidade
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401511179)
	Pontos:0,1  / 0,1
	A Farmácia Hospitalar necessita atender de maneira integral as necessidades do hospital e para isso alguns ambientes são necessários. Segundo a Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar (1997), para o funcionamento de uma unidade de Farmácia Hospitalar devem existir, no mínimo, os seguintes ambientes:
		
	
	área para dispensação, área para armazenamento, área para farmacotécnica e orientação farmacêutica.
	
	farmácia ambulatorial, área para farmacotécnica, área para administração e unidade de nutrição enteral
	
	área para armazenamento, área para dispensação, área para farmacotécnica e central de saneantes.
	
	área para dispensação, central de saneantes, farmácia ambulatorial e unidade de nutrição parenteral.
	 
	área para administração, área para armazenamento, área para dispensação e orientação farmacêutica.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401511532)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O Serviço Farmacêutico Hospitalar é um departamento com autonomia técnica e científica, sendo a direção obrigatoriamente assegurada por um farmacêutico hospitalar, e constitui uma estrutura importante aos cuidados de saúde dispensados no meio hospitalar. Não é considerada atribuição do Serviço Farmacêutico Hospitalar:
		
	
	A orientação de pacientes internados e ambulatoriais.
	
	O desenvolvimento de pesquisa clínica.
	
	O gerenciamento de resíduos.
	
	A participação de comissões hospitalares
	 
	A compra de medicamentos e o pagamento de fornecedores.
		
	1a Questão (Ref.: 201402362054)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A classificação pela Curva ABC ou 80-20 é baseada nocteorema do economista Wilfredo Pareto, desenvolvido logo após a Segunda Guerra Mundial. Em um estudo sobre a renda e a riqueza, ele observou uma pequena parcela da população (20%), que concentrava a maior parte da riqueza (80%).
Fonte: Sforsin et al. Pharmacia Brasileira vol.85 (nº16),2012.
Na avaliação dos resultados da curva ABC, percebe-se o:
I. giro dos itens no estoque.
II. nível de lucratividade.
III. grau de representação no faturamento da organização.
 
Marque a alternativa correta:
		
	
	I e III, apenas.
	
	III, apenas.
	 
	I e II, apenas
	
	I, apenas.
	 
	I, II e III
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402494437)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em qual sistema de distribuição de doses o custo inicial é mais caro, mas quando comparado ao gasto com mão de obra e erros de medicação se torna mais barato, além de reduzir o tempo da equipe de enfermagem? Marque a alternativa correta.
		
	
	dose mista
	 
	dose unitária
	
	dose individualiza direta
	
	dose individualizada indireta
	
	dose coletiva;
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402362055)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A classificação pela Curva ABC ou 80-20 é baseada nocteorema do economista Wilfredo Pareto, desenvolvido logo após a Segunda Guerra Mundial. Em um estudo sobre a renda e a riqueza, ele observou uma pequena parcela da população (20%), que concentrava a maior parte da riqueza (80%).
Fonte: Sforsin et al. Pharmacia Brasileira vol.85 (nº16),2012.
 
Segundo a classificação ABC, citada no texto, é correto afirmar que elementos classe B:
		
	
	representam os 80% dos elementos implicados.
	
	não podem ser classificados quanto ao custo, pelo seu baixo valor.
	 
	representam itens de valores intermediários.
	
	representam apenas os insumos farmacêuticos.
	
	são estatisticamente inviáveis de cálculo devido ao seu alto valor.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402095763)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Analise as alternativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA: I - A dispensação de medicamentos tem como objetivo garantir a entrega do medicamento correto ao usuário, na dosagem e quantidade prescrita, com instruções suficientes para seu uso correto e seu acondicionamento, de modo a assegurar a qualidade do produto. É um dos elementos vitais para o uso racional de medicamentos. II - A atuação do farmacêutico deve contribuir para aumentar a qualidade da Assistência Farmacêutica e a resolubilidade das ações de saúde. Para que isto ocorra é fundamental que esse profissional desenvolva todas as ações da assistência farmacêutica, pois estas jamais poderão ser delegadas a outros profissionais de saúde. III - É fundamental que o farmacêutico compreenda o entendimento das ações e o significado da Assistência Farmacêutica para os profissionais de saúde e forneça os conhecimentos necessários para transmitir a sua dimensão integral para, em conjunto com a equipe multiprofissional, buscar identificar os problemas, hierarquizá-los, estabelecer prioridades, definir as estratégicas e ações para intervenção e os obstáculos a serem superados, a fim de atingir a situação ideal. IV - É necessário para o planejamento de ações da Assistência Farmacêutica, estabelecer critérios de acompanhamento e avaliação para identificar de forma continuada se os objetivos e metas estão sendo atingidos e, posteriormente, avaliar os resultados por meio de indicadores preestabelecidos V - A Assistência Farmacêutica deve ser entendida como política pública norteadora para a formulação de políticas setoriais, tendo como alguns dos seus eixos estratégicos a manutenção, a qualificação dos serviços de assistência farmacêutica na rede pública de saúde e a qualificação de recursos humanos, bem como a centralização das ações.
		
	
	Estão corretas as afirmativas III e IV
	
	Estão corretas as afirmativas I e III
	 
	Estão corretas as afirmativas I, III e IV
	 
	Estão corretas as afirmativas II, III, IV e V
	
	Estão corretas as afirmativas I, II e V
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402362052)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A classificação pela Curva ABC ou 80-20 é baseada no teorema do economista Wilfredo Pareto, desenvolvido logo após a Segunda Guerra Mundial. Em um estudo sobre a renda e a riqueza, ele observou uma pequena parcela da população (20%), que concentrava a maior parte da riqueza (80%).
Fonte: Sforsin et al. Pharmacia Brasileira vol.85 (nº16),2012.
A curva ABC é um método de classificação de informações, para que se separem os itens de maior importância ou impacto, os quais são, normalmente, adquiridos:
		
	
	sem necessidade
	
	com baixo custo.
	
	aleatoriamente.
	
	em maior número.
	 
	em menor número.
	1a Questão (Ref.: 201402420953)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A distribuição de medicamentos na farmácia hospitalar é o suprimento de medicamentos às unidades usuárias, em quantidade, qualidade e tempo oportuno, para posterior dispensação ou administração na população usuária. Qual das seguintes distribuições é necessário um grande investimento inicial, em seu curto tempo, porém ao longo tempo possui compensações para o paciente?
		
	
	Sistema de dose coletiva.
	 
	Sistema de dose unitária.
	
	Sistema de dose individualizada.
	
	Sistema tradicional.
	
	Sistema de dose mista.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401663217)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Observe as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
		
	 
	Sobre a Assistência Farmacêutica pode-se afirmar que esta representa o grupo de atividades relacionadas com o medicamento, destinadas a apoiar as ações de saúde demandadas por uma comunidade. Tem como objetivo apoiar as ações de saúde, promovendo o acesso aos medicamentos essenciais. Os procedimentos utilizados pela assistência farmacêutica devem ser exclusivamente de natureza técnica. Além de considerar as diferenças regionais na implementação de prevenção e tratamento das doenças.
	
	Suponha-se que a Comissão de Farmácia e Terapêutica (CFT) de uma maternidade tenha de realizar uma seleção de medicamentos. Na assistência farmacêutica, a seleção de medicamentos é uma etapa centrada na estrutura administrativa,visto que dados sobre o paciente estão ausentes, valorizando os estudos de utilização de medicamentos e sua farmacologia; Objetiva assegurar a qualidade dos medicamentos, obter ganhos econômicos, favorecendo o acesso aos medicamentos, racionalizando os custos dos tratamentos, sendo considerada a etapa inicial do ciclo de assistência farmacêutica; Etapa do ciclo da assistência farmacêutica, sendo o resultado das etapas anteriores, como a distribuição e a dispensação, por colaborarem para o planejamento racional da seleção.
	
	O abastecimento e gerenciamento de materiais e medicamentos é um fator relevante a atividade farmacêutica. Portanto, no processo de elaboração de política de estoque são mais relevantes as informações fornecidas pela Curva XYZ do que os demais parâmetros
	 
	Com relação a Atenção Farmacêutica, a atuação do farmacêutico deve basear-se em um acordo com o paciente, no qual o farmacêutico realiza as funções de controle do uso de medicamentos, fundamentando-se no conhecimento e no compromisso de respeitar os interesses do paciente.
	
	Para implementação da Assistência Farmacêutica é fundamental ter como princípio básico norteador o ciclo da Assistência Farmacêutica, que é um sistema constituído pelas etapas de seleção, aquisição, controle de qualidade, distribuição e atenção farmacêutica.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402476997)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	De acordo com o sistema de distribuição de doses utilizados em hospitais, avalie as afirmações a seguir.
I- O sistema coletivo apresenta como vantagens uma menor quantidade de recursos humanos e materiais e um maior acesso aos medicamentos.
II- O sistema coletivo apresenta como vantagens uma maior quantidade de recursos humanos e materiais e um menor acesso aos medicamentos.
III - O sistema misto é a utilização dos sistemas coletivo e dose unitária no mesmo hospital tanto com medicamentos quanto com produtos médico-hospitalares.
IV- O sistema de dose individualizado apresenta como vantagem um menor número de erros de medicação e exige um maior tempo de dispensação dos medicamentos.
É correto apenas o que se afirma em:
		
	
	I, III e IV.
	 
	II e III.
	
	II.
	
	I e III.
	 
	I.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402420823)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Em um hospital o armazenamento de medicamento se diferencia de outros produtos devido a necessidade de que o medicamento chegue ao paciente com a qualidade garantida. Um dos lugares onde se encontra grande quantidade de medicamentos e correlatos é a Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF). Sabendo da importância de uma CAF em um hospital, marque a alternativa que define melhor as atividades realizadas nesse local.
		
	
	Recebimento, conferência, estocagem e manipulação de medicamentos;
	 
	Seleção, programação, distribuição e estocagem de medicamentos;
	
	Conferência, estocagem, manipulação de medicamentos não estéreis e fracionamento;
	 
	Recebimento, conferência, estocagem e distribuição de medicamentos;
	
	Unitarização de doses, distribuição de medicamentos, estocagem e conferência;
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402006555)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Assinale a alternativa CORRETA sobre avaliação de estoque e dos seus parâmetros na farmácia hospitalar: ( ) A classificação ou Curva ABC é considerada de média importância como instrumento para o administrador de estoque, pois não permite identificar os itens que justificam atenção e tratamento adequados. ( ) Todas as formas de registro de estoque têm como objetivo o controle da quantidade de materiais estocados apenas em seu volume físico. ( ) Um método adequado para estocar materiais, medicamentos e produtos manipulados, na farmácia hospitalar, permite redução dos custos de operação, melhorar a qualidade dos serviços e acelerar o ritmo do trabalho. ( ) No processo de avaliação da demanda independente, nem sempre a taxa de consumo permanece constante, podendo ocorrer atraso na data de ressuprimento de materiais. Desta forma, faz-se necessário estabelecer um estoque de segurança, ou seja, uma parte do estoque médio destinada a cobrir variações de curto prazo de demanda e de tempo de ressuprimento. Para o estabelecimento deste estoque de segurança, o farmacêutico deve determinar os mesmos critérios para definir as quantidades de todos os produtos a serem deixados de reserva. ( ) No processo de avaliação da demanda independente, o estoque de segurança passa a ser o referencial para a data de ressuprimento, o que corresponde a uma margem de segurança para que o estoque não atinja a cota ¿zero¿, paralisando a produção e/ou as vendas, e trazendo os impactos negativos pertinentes. ( ) Ainda dobre os paramentros do estoque, pode-se dizer que o ponto de pedido é a quantidade de material, que ao ser atingida determina o desencadeamento do processo de ressuprimento. A finalidade do ponto de reposição é dar início ao processo de ressuprimento com antecipação suficiente para não ocorrer falta de material. ( ) O inventário é um instrumento que a administração utiliza para confrontar o estoque registrado em ficha ou computador com o estoque real ou físico. Dentre os fatores que ocasionam diferenças de estoque temos os seguintes, saídas e entradas feitas erroneamente, liberação de materiais sem registro, problemas com computador, erros de contagem e desvios.
		
	
	V, F, F, V, V, V, F
	 
	F, F, V, F, V, V, V
	 
	V, V, F, F, V, F, V
	
	F, V, V, F, F, V, V
	
	F, F, V, V, F, F, F
	
	1a Questão (Ref.: 201402515546)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Marque a alternativa abaixo que não é uma vantagem na seleção de medicamentos.
		
	
	Reduzir o custo de aquisição e manutenção de estoque
	
	Simplificar rotinas
	 
	Facilitar comunicação farmácia-médicos-enfermagem-administração Facilitar comunicação farmácia-médicos-enfermagem-administração Simplificar rotinas
	
	Aumentar qualidade da farmacoterapia
	 
	Aumento do número de formas e fórmulas farmacêuticas
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401511576)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Qual comissão tem como objetivo assegurar a disponibilidade de medicamentos mais necessários para o tratamento dos pacientes assistidos pelo hospital e promover o seu uso racional?
		
	 
	Farmácia e terapêutica
	
	Infecção hospitalar
	
	Diretrizes e planejamento
	
	Padronização de medicamentos
	
	e) Planejamento e compras
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401511528)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Um farmacêutico hospitalar, com o auxílio de outros profissionais e em reuniões periódicas, definiram um elenco de medicamentos a ser utilizado no hospital para o tratamento de determinada patologia. Questionado sobre a inclusão de determinado medicamento através de informativos de uma determinada indústria farmacêutica. Neste sentido, pergunta-se: Qual atividade do ciclo da assistência farmacêutica esta relacionada com o caso acima.
		
	
	Seleção
	 
	Programação
	
	Dispensação
	
	Distribuição
	
	Aquisição
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401511480)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A seleção dos medicamentos a serem padronizados pelo serviço público é um dos processos mais importantes do ciclo da Assistência Farmacêutica, pois essa fase deve ser baseada em estudos epidemiológicos e farmacoeconômicos, evitando as pressões mercadológicas, além de considerar a eficácia terapêutica e a segurança do fármaco. Baseando-se no texto anterior, assinale a afirmativa correta em relação aos processos de padronização e seleção dos medicamentos para uso no SUS.
		
	
	Devem ser realizados por uma Comissão de Farmácia e Terapêutica em conjunto com o gestor municipal da Assistência Farmacêutica, com base nos critérios de medicamentos essenciais da OMS, não sendo permitido que o município padronize medicamentos disponíveis

Continue navegando