Buscar

arquitetura e urbanismo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201301970654)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Quais são as informações que deverão constar de uma PLANTA BAIXA?
		
	
Resposta: carimbo, escala, tipo de planta, legenda e cotas.
	
Gabarito: Indicação da utilização de cada compartimento, suas dimensões, área, espessura de paredes, dimensões dos vãos de iluminação e ventilação, das escadas, dos locais de cisternas e caixas d'água e ainda a indicação dos níveis de todos os compartimentos, tomando-se por referência a soleira da entrada principal do andar térreo. A planta deverá ser apresentada na escala de 1:50 ou 1:100.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301970667)
	Pontos: 0,3  / 1,0
	Explique a convenção de cores para um projeto de modificação de arquitetura.
		
	
Resposta: A convenção de cores deixa melhor ao leitor do projeto uma linguagem mais clara diante do que foi modificado, ou no caso de uma planta de alteração (atualizada), ou pode ser usada cores relacionada a leganda no projeto, onde indica cada cor no projeto referente a um objeto.
	
Gabarito: 1 - Cor preta para as partes existentes ou a conservar. 2 - Cor amarela para as partes a demolir. 3 - Cor vermelha para as partes novas ou acrescidas.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201302117058)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	¿Forma arquitetônica é o ponto de contato entre massa e espaço...formas arquitetônicas, texturas, materiais, modulação de luz e sombra, cor, tudo se combina para injetar uma qualidade ou espírito que articula o espaço.¿ (BACON, 1974) I. O formato é o contorno característico ou configuração da superfície de uma forma específica. É o principal aspecto por meio do qual identificamos e classificamos as formas. II. A textura pode ser descrita em termos de percepção que um indivíduo tem de matiz, saturação e valor tonal. Afeta o peso visual de uma forma. III. As dimensões físicas de comprimento, largura e profundidade de uma forma, referem-se ao seu tamanho. Com relação às propriedades visuais da forma, assinale qual apresenta somente as alternativas CORRETAS:
		
	
	I, II, III
	
	I, II
	
	II, III
	
	II
	 
	I, III
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201302360881)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Se é fato que o pensamento grego está na origem da cultura do ocidente, por que dizemos que o Brasil está inserido no sistema de pensamento ocidental, qual linha de sucessão explica nossa ascendência até a influencia da cultura grega.
		
	
	O Brasil foi conquistado por Portugal, mas recebeu imigração grega a partir da segunda guerra mundial.
	 
	O Brasil foi conquistado por Portugal que foi conquistado e dominado pelo Império Romano, e Roma foi direta e propositalmente influenciada pelo sistema de pensamento Grego.
	
	Roma influenciou Grécia que conquistou Portugal que conquistou o Brasil.
	
	O Brasil não está inserido no sistema de pensamento ocidental.
	
	A Grécia conquistou a Pérsia que conquistou Egito que influenciou Portugal que conquistou o Brasil.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201302076588)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Considerando a formação profissional adequada para capacitação e habilitação ao desenvolvimento de idéias e projetos mais sustentáveis, assinale a alternativa que corresponde a qual/quais das afirmações abaixo pode/podem ser considerada corretas: I. Os profissionais da construção devem ter conhecimento pleno dos processos de construção e dos seus respectivos impactos ao meio ambiente. II. Não é relevante o conhecimento das propriedades físico-químicas dos materiais envolvidos no setor de construção. III. A Integração entre o conhecimento produzido no mercado de trabalho e o conhecimento acadêmico não é necessário para a obtenção de melhores resultados em busca da sustentabilidade para o setor construtivo.
		
	
	b) "I" e "III" são verdadeiras.
	 
	a) "I" e "II" são verdadeiras.
	
	d) Todas estão corretas.
	
	c) somente "II" esta correta.
	 
	e) Somente "I" esta correta
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201302117301)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Com relação a análise do terreno ou sítio de um projeto pode ser afirmar que I. É essencial o mapeamento ou levantamento de campo, que inclui aspectos físicos, históricos, experiências e interpretações do lugar, visto que oferece os critérios para o desenvolvimento do projeto. II. Áreas não urbanizadas costumam ter histórias menos evidentes, por isso não há indicadores suficientes que influenciem o projeto de arquitetura. III. Os levantamentos topográficos podem registrar diferentes níveis do terreno. Diferentes curvas de nível e acidentes topográficos são fatores que podem sugerir maneiras de desenvolver o conceito do projeto. IV. O posicionamento de uma edificação em relação ao sol determina muitos aspectos do seu planejamento. No hemisfério sul, por exemplo, a luz vinda do norte pode gerar uma iluminação constante e homogênea sem necessidade de qualquer tipo de proteção contra a luz do sol. São corretas as afirmações
		
	 
	I e III apenas.
	 
	I, II e III
	
	I, III e IV
	
	I, II, III e IV
	
	I e IV, apenas.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201302338877)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A ABNT NBR 9050:2004, que trata da acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos, aplica algumas definições: 1 - área de aproximação: espaço necessário para que uma pessoa, utilizando cadeira de rodas, possa se posicionar próximo ao mobiliário para o qual necessita transferir-se. 2 - área de resgate: área com acesso direto para uma saída, destinada a manter em segurança pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, enquanto aguardam socorro em situação de sinistro. 3 - área de transferência: espaço sem obstáculos para que a pessoa que utiliza cadeira de rodas possa manobrar, deslocar-se, aproximar-se e utilizar o mobiliário ou o elemento com autonomia e segurança. Assinale a alternativa que indica todas as definições corretas.
		
	
	São corretas apenas as definições 1 e 2.
	 
	São corretas as definições 1, 2 e 3.
	
	São corretas apenas as definições 1 e 3.
	
	São corretas apenas as definições 2 e 3.
	 
	É correta apenas a definição 2
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201302370563)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Quais os motivos para a população em massa se recolher dentro das muralhas nas Cidades-palácios se a riqueza e fartura estava no campo no período histórico do feudalismo?
		
	 
	As guerras e invasões
	
	Para exercer um cargo ou função no governo.
	
	A procura da ascensão social.
	
	A busca da religião.
	
	À procura de conhecimento e estudos.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201302370586)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Considerando os temas estudados; o que é unidade de vizinhança e qual sua importância?
		
	
	Percurso ou raio de 500 m que um morador costuma fazer confortavelmente no seu dia a dia, reservado única e exclusivamente ao uso residencial não admitindo outros usos, como comercial, lazer e ou pontos de transporte.
	
	É o documento de referência do Congresso do Novo Urbanismo, formado por profissionais cujo objetivo foi formalizar um enfoque para o urbanismo nos dias de hoje.
	 
	Áreas urbanizadas centrais com as cidades menores em setores bem delimitados do território, evitando a ocupação dispersa, exclusivamente residencial.
	
	É a área destinada ao planejamento e alargamento da rua, o afastamento obrigatório, da frente de rua às vezes dos lotes vizinhos.
	 
	Percurso ou raio de até 500m que um morador costuma fazer confortavelmente no seu dia a dia, devendo estar dentro desse raio as atividades comerciais, de lazer e transporte para aquele individuo.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201302189414)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Habitação de baixo custo, habitação para população de baixa renda e habitação popular são termos utilizados para designar habitação de interessesocial. Algumas recomendações para esse tipo de projeto são consideradas, entre elas:
		
	
	implantação de edificações unifamiliares isoladas em lotes para obtenção de conforto ambiental adequado.
	 
	implantação de agrupamento horizontal de habitações multifamiliares, visando menor custo de implantação das redes de infraestrutura e melhor aproveitamento do terreno (maior densidade)
	
	planejamento de sistema viário com vias largas em malha e com acesso direto às edificações.
	 
	Uso de tipologias únicas como edificações unifamiliares isoladas ou prédios de apartamentos.
	
	propor maiores valores de testada (frente do lote) para a via pública por unidade habitacional.

Continue navegando