Buscar

Exercício Aula 10

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exercício Aula 10
01. da sustentabilidade econômica e sociocultural, que devem estar em equilíbrio com a sustentabilidade ambiental. Para que haja o desenvolvimento do turismo em bases sustentáveis são fatores imperativos:
I - a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais e culturais, vitais e necessários para o futuro da atividade.
II - a conservação e a promoção da diversidade natural, social e cultural, dispensáveis para o turismo sustentável duradouro.
III - a diminuição dos impactos socioambientais, evitando os custos de restabelecer, em longo prazo, danos, contribuindo para a qualidade do turismo.
IV - o turismo, integrado numa estrutura de planejamento estratégico nacional e local, fortalece políticas ambientais que venham estabelecer a relação de usufruto com a preservação do meio.
Assinale, dentre as alternativas abaixo, a correta
R: I, III e IV estão corretas
02. Leia as seguintes afirmativas
o crescimento dos investimentos no segmento de hotéis econômicos no Brasil ocorre pelo fato de o país apresentar carências e oportunidades no setor, uma vez que o modelo de gestão desse tipo de negócio é facilmente desenvolvido e atende às necessidades e desejos da demanda.
PORQUE
ste modelo de gestão hoteleira apresenta um posicionamento claro, com uma estrutura operacional enxuta, capaz de oferecer produtos e serviços de qualidade, porém com custos tanto operacionais quanto de consumo reduzidos.
Com base na leitura dessas frases, é CORRETO afirmar que
R: as duas afirmativas são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira.
03. Carlos está organizando o planejamento turístico de sua cidade, uma região de praia. Como secretário municipal de turismo, ele reconhece uma característica marcante do turismo neste tipo de destino, é a forma com que se nível de atividade fluta durante o ano. A sazonalidade no turismo em regiões litorâneas pode ser causada por fatores de oferta e demanda. Quanto à DEMANDA, que fator Carlos precisará pesquisar ou diagnosticar:
R: A disponibilidade dos turistas em viajar nas diferentes épocas do ano
04. Com a crescente preocupação dos impactos da ação do homem sobre o meio, o turismo tende a ser pensado cada vez mais a partir de bases sustentáveis, tendo como alicerce a conservação dos ecossistemas naturais. Segundo Reinaldo Teles (TELES, Reinaldo Miranda de Sá. Fundamentos Geográficos no Turismo. São Paulo - SP: Campus Elsevier, 2006) para que a conservação se realize, seriam necessárias algumas condições:
 I - Manutenção dos processos ecológicos;
 II - Preservação da diversidade genética e biológica;
III - Mapeamento de áreas para a exploração intensiva do meio;
IV - Utilização sustentada das espécies e dos ecossistemas.
Dentre as opções abaixo, assinale a correta
R: I, II e IV
05. As oportunidades para o planejamento e organização de zonas portuárias em função do desenvolvimento sustentável do turismo deve ser considerado em cidades litorâneas que apresentam esta estrutura.
Considerando casos reais de requalificação urbana, marque V - Verdadeiro e F - Falsa.
I - Liverpool no Reino Unido que obteve a revitalização de Albert Dock é um bom exemplo.
II - A área de Port Vell em Barcelona na Espanha é um modelo de requalificação urbana.
III - Porto Maravilha em São Paulo é um exemplo nacional.
IV - Puerto Madeiro em Buenos Aires é um dos exemplos mais expressivos da América Latina.
V - Nenhum dos portos citados nas sentenças anteriores representa exemplo de planejamento urbano e turístico bem sucedido.
R: V, V, F, V e F
06. Karina está planejando um programa de atividades turísticas no município no qual exerce o cargo de secretária municipal de turismo. Contudo, ela sabe que precisa classificar os produtos planejados de acordo com o tipo de atrativo programado e das restrições legais.
Levando-se em conta esses princípios, veja a lista com a relação atrativo / produto feita pela Karina, e assinale a única lista que não pode ser aplicada no município.
R: Atrativos de entretenimento - cassinos, cinema, complexos esportivos
07. Compreendendo a importância da visão planejada para o desenvolvimento do turismo sustentável e ético, marque a alternativa que apresenta tendência(s) do turismo na atualidade:
R: todas as alternativas anteriores
08. Selecione a alternativa correta. No planejamento turístico NÃO é importante observar:
R: nenhuma das alternativas anteriores

Outros materiais