Buscar

WEB 1 Calculo 3 Reginaldo

Prévia do material em texto

WEB 1
Seja um corpo que descreve um movimento retilíneo uniforme em função do tempo, ou seja, o gráfico da posição versus tempo é uma reta. Procedendo a um ajuste linear é possível encontrar tal reta. O coeficiente angular dessa reta fornece:
A posição.
O tempo de inversão do movimento.
A velocidade.
Nda.
A aceleração.
Um engenheiro, estudando a resistência de uma viga de certo material, obteve os seguintes dados. Pode-se estimar a deformação da viga para um peso de 24 kN em:
	Peso (kN)
	Deformação (mm)
	0
	0
	6
	9
	18
	45
59,143 mm
59.143 mm
71,808 mm
7,180 mm
71.808 mm
Resolvendo a integral  encontra-se o valor:
Estima-se que um determinado poço produzirágás natural a uma taxa Q(t)=500e-0,2t milhares de metros cúbicos mensais, onde t é o tempo desde o inicio da produção. Pode-se estimar a produção total (milhares de metros cúbicos) de gás desse poço em:
2750
1750
3000
2500
3500
Resolvendo a integral  encontra-se o valor:
-0,5
-1
0
0,5
1
O módulo de Young é um parâmetro mecânico que proporciona uma medida da rigidez de um material sólido. É um parâmetro fundamental para a engenharia e aplicação de materiais, pois está associado com a descrição de várias outras propriedades mecânicas, como por exemplo, a tensão de escoamento, a tensão de ruptura, a variação de temperatura crítica para a propagação de trincas sob a ação de choque térmico, etc. Num ensaio de tensão versus deformação, para se conhecer o módulo de Young é necessário conhecer:
O ajuste quadrático
A tensão de ruptura do material
O ajuste de potencia
A tensão inicialaplicada
O coeficiente angular do ajuste linear
Sabe-se que a integral  converge. Calcule seu valor.
1
0
-1
2
-2
Sabe que a deformação de uma mola é proporcional a força aplicada sobre ela. Segundo a lei de Hooke essa relação é linear e dessa forma pode ser feito uma regressão linear para ajustar a relação deformação versus força. O coeficiente angular dessa reta fornece
Nada pode ser afirmado, pois faltam dados para resolver o problema.
A variação na deformação da mola.
A constante elástica da mola.
A força aplicada na mola.
A deformação final da mola.
Considere que num dado experimento foram obtidos os pontos P1(-3,-2), P2(-2,0) e P3(0,1). Nessas condições é correto afirmar:
Pode ser realizado tanto ajuste exponencial quanto logarítmico.
Não é possível proceder a um ajuste quadrático.
Pode ser feito um ajuste logarítmico.
Só é possível proceder a um ajuste linear.
Não é possível proceder a um ajuste exponencial.
Uma barra de ferro foi aquecida até a temperatura de 30oC e a seguir foi resfriada até a temperatura de – 6oC. A tabela abaixo mostra a temperatura da barra em função do tempo. A reta dos mínimos quadrados que ajusta os pontos é:
	t (min)
	0
	1
	2
	3
	T (oC)
	30
	24
	18
	12
T(t) = -30t - 6
T(t) = -30t + 6
T(t) = 6t - 30
T(t) = -6t + 30

Continue navegando