Buscar

Slide Historia da Internet

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

História DA INTERNET
Annelise França, Bárbara Paes, Diana Santana, Maria Caroline, Mariana Souza
introdução
	Internet, nome de origem inglesa, onde ‘inter’ vem de internacional e ‘net’ significa rede, ou seja, rede de computadores mundial. Palavra simples, mas um grande feito. A internet permite o acesso a informações de todos os tipos, além de realizar transferências de dados, oferecer uma grande variedade de recursos e serviços, como e-mail, serviços de comunicação instantânea, a qualquer hora, em qualquer lugar do mundo, compartilhamento de arquivos como músicas e fotos, redes sociais, e uma infinidade de outros temas. 
	Muitas pessoas que desfrutam desse recurso e o que ele oferece, não fazem ideia de como, quando, e para que a internet surgiu; este trabalho trata de abordar e informar sobre assuntos referentes a história da internet.
2. Surgimento e finalidade
	A rede mundial de computadores, ou Internet, surgiu em plena Guerra Fria e foi criada com objetivos estritamente militares. Ela foi criada para interligar as bases militares dos Estados Unidos e com isso garantir que as comunicações norte americanas seriam mantidas mesmo em caso de ataques inimigos que destruíssem os meios convencionais de telecomunicações. Nas décadas de 1970 e 1980, além de ser utilizada para fins militares, a Internet também foi um importante meio de comunicação acadêmico. Estudantes e professores universitários, principalmente dos EUA, trocavam ideias, mensagens e descobertas pelas linhas da rede mundial.
3. A primeira rede
	Desenvolvida pela agência Americana ARPA (Advanced Research and Projects Agency - Agência de Pesquisas em Projetos Avançados) em 1969, a primeira rede de comunicações entre computadores, tinha o objetivo de interligar as bases militares e os departamentos de pesquisa do governo americano. Esta rede teve o seu berço dentro do Pentágono e foi batizada com o nome de ARPANET ou ARPANet. 
	A ARPANet, foi a primeira rede 
operacional de computadores à base de 
comutação de pacotes, e o precursor da
 Internet tal qual a que conhecemos. 
A ARPANet foi totalmente financiada
pelo governo Norte-Americano, durante 
o período que ficou conhecido como 
Guerra Fria, período este caracterizado 
pelo embate ideológico entre a extinta União Soviética (URSS) e os EUA. Temendo um ataque por parte dos seus opositores, os americanos tinham como objetivo desenvolver uma rede de comunicação que não os deixasse vulneráveis, caso houvesse algum ataque soviético ao Pentágono. Usando um Backbone que passava por baixo da terra, a ARPANet ligava os militares e os investigadores sem ter um centro definido ou mesmo uma rota única para as informações, tornando-se quase indestrutível.
	No início da década de 1970, universidades e outras instituições que faziam trabalhos relacionados com a defesa, tiveram permissão para se
4. redes e tipos de redes
No contexto da informática, uma rede consiste em diversos processadores que estão interligados e compartilham recursos entre si. Antes, essas redes existiam principalmente dentro de escritórios (rede local), mas com o passar do tempo a necessidade de trocar informações entre esses módulos de processamento aumentou, dando vez a diversos outros tipos de rede. Entenda o que significam alguns dos principais tipos de redes de computadores.
 	4.1 LAN - Rede Local:
As chamadas Local Área Networks, ou Redes Locais, interligam computadores presentes dentro de um mesmo espaço físico. Isso pode acontecer dentro de uma empresa, de uma escola ou dentro da sua própria casa, sendo possível a troca de informações e recursos entre os dispositivos participantes.
conectarem à ARPANet e em meados de 1975 existiam aproximadamente 100 sites. Pesquisadores que trabalhavam na ARPANet estudaram como o crescimento da rede alterou o modo como as pessoas a utilizavam. No final dos anos 70, a ARPANet tinha crescido tanto que o seu protocolo de comutação de pacotes original, chamado Network Control Protocol (NCP), tornou-se inadequado. Foi então que a ARPANet começou a usar um novo protocolo chamado TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol). A ARPANet divide-se e origina a MILNET -- para assuntos militares -- e o restante da rede torna-se pública e tem seu nome alterado para Internet.
	
	4.2 MAN – Rede Metropolitana:
Imaginemos, por exemplo, que uma empresa possui dois escritórios em uma mesma cidade e deseja que os computadores permaneçam interligados. Para isso existe a Metropolitan Area Network, ou Rede Metropolitana, que conecta diversas Redes Locais dentro de algumas dezenas de quilômetros. 	
	4.3 WAN – Rede de Longa Distância:
A Wide Area Network, vai um pouco além da MAN e consegue abranger uma área maior, como um país ou até mesmo um continente.
	4.4 WLAN – Rede Local Sem Fio:
Para quem quer acabar com os cabos, a WLAN, ou Rede Local Sem Fio, pode ser uma opção. Esse tipo de rede conecta-se à internet e é bastante usado tanto em ambientes residenciais quanto em empresas e em lugares públicos. 
	4.5 WMAN – Rede metropolitana Sem Fio:
Esta é a versão sem fio da MAN, com um alcance de dezenas de quilômetros, sendo possível conectar redes de escritórios de uma mesma empresa ou de campus de universidades. 
	4.6 WWAN – Rede de Longa Distância Sem Fio:
Com um alcance ainda maior, a WWAN, alcança diversas partes do mundo. 
	4.7 SAN – Rede de Área de Armazenamento:
As SANs, são utilizadas para fazer a comunicação de um servidor e outros computadores, ficando restritas a isso.
	4.8 PAN – Rede de Área Pessoal: 
As redes do tipo PAN, são usadas para que dispositivos se comuniquem dentro de uma distância bastante limitada. Um exemplo disso são as redes Bluetooth e UWB.
A largura da banda, limite de banda, largura de barramento ou apenas banda, refere-se a quantidade de bits que a rede suporta. O limite de banda é o limite máximo de transferência de dados, onde também é designada sua velocidade. 
Para entende melhor como isso funciona, podemos fazer uma comparação com um cano de água. Se temos muita água para passar pelo cano e o cano for fino, o tempo para a quantidade de água passar será muito grande. Se trocarmos o cano fino por um cano espesso, vai levar menos tempo para a água passar, ou seja, quanto maior a velocidade da conexão, mais rápida será a transferência de dados.
 
A tabela abaixo mostra o limite de banda de diferentes tipos de conexão à internet:
5. Banda e limite de banda
6. Principais conexões (VANTAGENS X DESVANTAGENS)
A internet deu seus primeiros passos a partir de cabos e fios. Apesar de soar como algo bastante antiquado, esses tipos de conexões ainda são amplamente utilizados, principalmente devido à alta velocidade, e baixa interferência obtida por alguns.
	6.1 - Dial Modem: A famosa internet discada foi praticamente o pontapé inicial da rede no Brasil. Apesar de ainda ser utilizada, não é mais tão popular quanto foi no início dos anos 2000. O motivo é a baixa velocidade. A conexão alcançava, no máximo, míseros 56,6 kbps. A conexão era feita a partir de uma ligação telefônica para a operadora, o computador precisava, necessariamente, ficar próximo a uma tomada.
	6.2 - xDSL (Digital Subscriber Line, ou linha de assinante digital): Acessar a internet até cinco vezes mais rápido do que a conexão discada e conseguir falar ao telefone ao mesmo tempo. Por esse simples motivo, a banda larga foi vista como a grande revolução tecnológica para muitos internautas. Este tipo de conexão ainda utilizava uma linha telefônica para acessar a internet, mas conectada a um modem externo específico, o que acabava com a necessidade fazer ligações para a operadora. A velocidade, em comparação com a internet discada, era o paraíso: 128 kbps, no mínimo. 
	6.3 – Cabo: Algumas empresas decidiram aliar à internet com a TV a cabo. Com isso, uma linha telefônica não era mais pré-requisito para se conectar, o que deu mais liberdade ao usuário.
Outra grande vantagem deste tipo de conexão é a velocidade, que varia entre 70 kbps e 150 Mbps. O problema
é que a internet a cabo necessita de um modem especial para receber o sinal via cabeamento de televisão. O aparelho é fornecido pela própria empresa, mas se você está migrando de uma ADSL, por exemplo, vai ficar com um modem sem utilização, devido à incompatibilidade das conexões.
	6.4 – Wi-Fi: A mais popular das conexões wireless é basicamente uma versão sem fio da banda larga comum, distribuída através de um roteador especial. É por isso que são designadas como redes, já que necessitam de uma conexão com fios para criar o ponto de acesso. O sinal de internet é enviado a frequências que variam entre 2,4 GHz e 5 GHz e podem alcançar 
até 54Mbps no raio de alguns metros.
	6.5 - Redes ad-hoc: Se a rede Wi-Fi necessita de um
 ponto de acesso para realizar a distribuição de sinal, as ad-hoc fazem com que cada computador transforme-se em uma espécie de roteador. Em outras palavras, é como se os PCs se comunicassem entre si sem a necessidade que um dispositivo faça a mediação. Isso torna mais flexível a troca de informações.
Outro ponto interessante deste tipo de conexão é que ela não é exclusiva para computadores. Você pode conectar desde sua impressora até criar uma rede de video games para jogos online.
	6.6 Rádio: A grande vantagem desta conexão é dispensar o uso de qualquer fio ou cabo e até mesmo modems. O sinal é enviado por uma antena e recebido por uma torre de transmissão, que é posicionada em um local estratégico, geralmente no alto de prédios ou lugares que não ofereçam barreiras para as ondas.
Além disso, a conexão via rádio é bastante útil devido ao seu longo alcance, o que favorece quem mora em cidades onde o sinal telefônico ou via cabo não alcança. O único problema é que, para obter o máximo da conexão, o sinal deve chegar à torre sem encontrar nenhum tipo de barreira, e até mesmo chuvas podem desestabilizá-la.
	6.7 - Satélite: A conexão via satélite funciona de maneira semelhante à rádio, mas com a diferença de poder ser acessada de qualquer lugar do planeta. Por conta disso, é um dos métodos mais caros para se acessar a internet. Para conectar é necessário ter dois modems (um para envio de dados e outro para recebimento) e uma antena específica para este tipo de sinal. Como a distância entre o satélite e o receptor é enorme (afinal estamos de falando de equipamentos que orbitam ao redor do planeta), o tempo de resposta e envio de dados é muito alto e sujeito a múltiplas interferências. Para contornar isso, a troca de informações é feita em grandes “pacotes”, mas com um grande intervalo entre um e outro. A velocidade fica entre 200 e 600 kbps.
	6.8- WiMax: É uma versão mais poderosa e potente da já conhecida rede Wi-Fi, tanto em velocidade quanto em cobertura. Portanto esqueça o raio de alguns metros de sinal. Esta conexão é capaz de cobrir uma cidade inteira e com uma taxa de transferência de dados surpreendente.
	6.10 – EDGE: Se a conexão WAP é a versão da internet discada para celulares, a EDGE pode ser comparada à xDSL, guardadas as devidas proporções. Com uma taxa de transmissão de dados de até 384 kbps, este tipo de tecnologia já permitia que páginas da web fossem acessadas.
	6.11 - 3G: Funciona de maneira semelhante à conexão a rádio e os sinais são enviados praticamente pelas mesmas torres que enviam o sinal de telefonia para o aparelho, o que significa um amplo raio de alcance. Além disso, a conexão pode chegar a 7 Mbps.
Presente em praticamente todos os celulares atuais, a internet 3G tornou-se tão popular que recebeu até adaptação para computadores. Pequenos modems exclusivos foram desenvolvidos para que você possa conectar-se à internet em seu notebook através deste tipo de conexão quando não existirem redes Wi-Fi.
	6.12 - LTE:Considerada por muitos a evolução do 3G, a conexão LTE alcança velocidades inimagináveis em comparação com a tecnologia atual. Para se ter uma ideia, ela alcança um pico de 170 Mbps! 
Porém, assim como a internet a rádio e via satélite, a WiMax também sofre com interferência, principalmente de ondas de alta frequência, e até uma chuva diminuiria a força de ação do sinal.
	6.9 - WAP: Foi a primeira grande tentativa de integrar os aparelhos celulares à internet. A conexão WAP era uma espécie de adaptação da web.
Como o número de páginas WAP era incrivelmente menor do que as encontradas na internet tradicional e a velocidade muito baixa, este tipo de conexão não agradou tanto aos usuários. Sem contar que com o crescimento do número de celulares pré-pagos, poucos ousavam gastar seus créditos na tentativa de visualizar uma página que deixava a desejar.
8.REFERÊNCIas
A partir deste trabalho, compriendemos melhor o que é a Internet e sua evolução ao longo dos anos. Concluímos que a internet é um mecanismo de propagação da informação, e divulgação mundial, e um meio para colaboração e interação entre computadores e seus usuários, independentemente de onde estiverem. Hoje em dia, pela internet, podemos encontrar e fazer quase tudo; informação, interatividade, relações pessoais, negociações, notícias, compras, e outras necessidades do dia-a-dia. A internet é uma criação humana que revolucionou o mundo. 
www.brasilescola.com/informatica/internet.htm
pt.wikipedia.org/wiki/Largura_de_barramento
www.tecmundo.com.br/roteador/1676-banda-larga-as-diferencas-entre-adsl-cabo-radio-3g-e-satelite.htm
www.tecmundo.com.br/banda-larga/3489-conheca-os-varios-tipos-de-conexao.htm
www.significados.com.br/internet/
7. Conclusão
Essa velocidade supera o 3G em mais de dez vezes e é o dobro do máximo atingido pela WiMax, sua principal concorrente.
A LTE ainda não é comercializada. Por mais que a tecnologia já exista, não há previsão de lançamento de aparelhos equipados com essa conexão. O que se sabe é que, assim como aconteceu com a conexão 3G, outros aparelhos, como notebooks e desktops, poderão aproveitar da supervelocidade da LTE, já que pequenos modems serão vendidos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais