Buscar

Economia Joan Violet Robinson

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Joan Violet Robinson nasceu em 1903 e, por conseguinte formou- se em Economia na Universidade de Cambridge, em 1925. Mais tarde, tornou-se professora daquela conceituada instituição. Ela pertenceu a um famoso grupo de keynesianos chamados Circus de Cambridge. Contribuiu também para o desenvolvimento da teoria econômica contemporânea através da construção de uma nova armação analítica de inspiração principalmente keynesiana e marxista e nunca deixou de enfrentar todos os importantes debates teóricos, metodológicos e mesmo ideológicos do seu tempo. 
Joan Robinson tratou de todos os temas relevantes da economia, com destaque para o problema do desemprego, o processo de acumulação de capital e as questões relativas ao desenvolvimento econômico. Além disso, é considerada uma das principais criadoras da introdução e do desenvolvimento do conceito de monopsônio no campo da ciência econômica. Este conceito faz, de certo modo, o mesmo papel do monopólio, mas no lado da demanda, ou seja, uma estrutura de mercado caracterizada por haver um único comprador ou um grupo de compradores para o produto de vários vendedores agindo de forma combinada.
A economista britânica foi, sem dúvida, a única mulher nascida antes de 1930, que pode ser considerada uma grande economista. Ela estava na mesma liga que outros que receberam o Prêmio Nobel; na verdade, muitos economistas esperavam que ela ganhasse o prêmio em 1975. A Business Week estava tão certa de que publicou um longo artigo sobre ela antes que o prêmio desse ano fosse anunciado. Infelizmente o artigo não se concretizou e ela não ganhou o prêmio . A Academia Real sueca estava tendenciosa contra Robinson, Muitos economistas acreditam que foi, mas não porque Robinson fosse uma mulher. Em vez disso, acreditavam que suas visões políticas se tornaram mais esquerdas ao envelhecer, ao ponto de admirar a China de Mao Zedong e a Coréia do Norte de Kim Il Sung. Então essas visões extremas podem ter sido o principal fator que afetou suas chances de obter um prêmio por suas contribuições intelectuais..
O primeiro grande livro de Robinson foi A Economia de Competição Imperfeita, apresentou um estilo de escrita distinto onde era clara e analítica, e conseguia colocar os conceitos matemáticos complexos em palavras.Neste livro, ela crítica a noção de mercado perfeito, baseado no comportamento dos agentes em relação aos preços. Com isso, nos mercados, o comprador leva em conta vários aspectos além do preço para sua decisão de escolha do vendedor. Assim, leva em consideração os custos de transporte,a qualidade dos serviços e produtos,as garantias de vendas e vantagens oferecidas.Esses aspectos refletem a destruição do mercado perfeitamente concorrencial e acaba introduzindo uma imperfeição de mercado. Sendo assim, Robinson idealizou de certa forma que levam o comprador a decidir ou escolher seu fornecedor são muito mais complexas que a mera sinalização dos preços.
Independentemente de o gênero de Robinson impedir ou não ganhar o Prêmio Nobel, parece ter retardado seu avanço na academia. Ela ensinou na Universidade de Cambridge a partir de 1928 até se aposentar em 1971, mas apesar de uma carreira muito produtiva, ela não se tornou uma professora completa até 1965.Talvez não seja coincidente, este foi o ano em que seu marido se retirou de Cambridge.

Outros materiais

Outros materiais