Buscar

blastocelomados

Prévia do material em texto

Filo Priapula:São criaturas cilíndricas e vermiformes, o corpo possui uma probóscide chamada de introverte com espinhos inteiramente retrateis; um colar na forma de um pescoço, tronco e em alguns casos uma cauda (apêndice caudal). O corpo dos priapúlos é coberto por uma cutícula fina e flexível que forma uma variedade de espinhos, verrugas e tubérculos. Espinhos grandes e curvos estão frequentemente presentes ao redor da boca e sobre a introverte. Em todas as três famílias os espinhos funcionam como estruturas sensoriais e locomoção. A cutícula pode conter quitina que é frequentemente renovada de acordo com o crescimento do animal; abaixo da cutícula existe a epiderme não ciliada com células finas e alongadas, com espaços intracelulares repletos de fluido.
A maioria dos priapulídios vivem em sedimentos e predam invertebrados de corpo mole como vermes poliquetos. Quando a presa é agarrada a faringe é invertida então a introverte se retrai e a presa é atirada para dentro do trato digestivo. O sistema digestivo é completo e reto ou ligeiramente enrolado; próximo aos limites da introverte tem um tubo bucal com faringe e esôfago, ambos revestidos com uma cutícula e juntos constituem o estomodeu.O ânus é localizado na extremidade posterior do abdômen.
O transporte interno ocorre por difusão e movimento do fluido da cavidade do corpo. O sistema nervoso dos priapúlidos é intra-epidermico e construído em grande parte dentro de um corpo cilíndrico, o apêndice caudal contém receptores tácteis.
Priapúlidos são dióicos e liberam seus gametas onde a fertilização é externa, a clivagem é holoblástica e resulta em uma celoblastula que sofre invaginação desenvolvimento larval não é muito estudado, mas suspeita-se que dure um ou dois anos. Este filo é subdividido em três famílias viventes:
Família Priapulidae: são relativamente grandes; abdômen com ondulações; apêndice caudal ausente ou em forma de cachos de uva repletos de fluido.
Família Maccabeidae: São bem pequenos; abdômen com anéis de tubérculos e cristais longitudinais com ganchos; não possuem apêndice caudal; extremidade posterior do abdômen é extensível e móvel sendo utilizado para se enterrar.
Família Tubiluchidae: Pequenos com menos de dois milímetros de comprimento; abdômen não anelado; apêndice caudal vermiforme e muscular.
Filo Entroprocta: Inclui aproximadamente 150 espécies de pequenas criaturas, sesseis, solitárias ou coloniais de maioria marinhos. O corpo consiste em um cálice na forma de um corpo do qual se origina uma espiral de tentáculos ciliados. Boca e ânus estão localizados sobre a superfície do cálice e estão rodeados por uma coroa tentacular. Cálice e pedúnculo são cobertos por uma fina cutícula que não se estende sobre a porção ciliada. A epiderme é celular e as células epidérmicas são cubicas ou pouco achatadas. Não existe cavidade corpórea persistente, à área entre o trato digestivo e a parede do corpo é preenchida com mesênquima.Entoproctos se alimentam de matéria em suspensão onde extraem partículas de alimentos das correntes produzidas pelos cílios laterais dos tentáculos. Dessa forma o alimento e o muco são movidos para dentro do trato digestivo pelo revestimento ciliar do tubo bucal e por contrações musculares do esôfago. O alimento é movido através do trato digestivo por cílios. O revestimento do estômago secreta enzimas digestivas que são misturadas ao alimento, a digestão e absorção ocorrem dentro do estômago e intestino.
Existe uma única massa ganglionar entre o estomago e a superfície vestibular; receptores tácteis unicelulares estão concentrados nos tentáculos. O filo é dividido em quatro famílias, onde alguns especialistas reconhecem ordens com base na presença ou ausência de septo entre o pedúnculo e o cálice.
Família Loxosomatidae: Não apresentam septo entre o pedúnculo e o cálice; são solitários e frequentemente comensal em outros invertebrados e alguns são capazes de movimentos limitados.
Família Loxokalypodidae: Não possuem septo; são coloniais; músculos contínuos; ectocomensais sobre o poliqueto.
Família Pedicellinidae: Apresentam septo incompleto; músculos se estendem ao longo do pedúnculo, mas não são contínuos.
Família Barentsiidae:Com septo incompleto, músculos do pedúnculo são curtos e descontínuos. 
Filo Cyliophora: São aparentemente acelomados; a área entre o trato digestivo e a parede do corpo é preenchida por grandes células de mesênquima. O corpo é dividido em um funil bucal; um tronco oval e um disco adesivo, pelo qual o animal se fixa as cerdas de seu hospedeiro. Alimentam-se por suspensão criando correntes de água com seus cílios situados em um anel de células epidérmicas rodeando a abertura final do funil bucal. Essas células epidérmicas ciliadas se alternam com células contrateis, assim permitindo o fechamento da área oval. O trato digestivo tem forma de “U” é ciliado ao longo de todo o seu corpo. O funil leva ao esôfago e então a um estômago; a área entre o trato digestivo e outros órgãos é preenchida por um mesênquima celular.
Os machos anões não possuem trato digestivo e funil bucal; o corpo é preenchido com mesênquima e pacotes de espermatozoides em desenvolvimento. A circulação e troca de gases são realizadas por difusão simples. Sendo que seu ciclo de vida não é totalmente entendido, seu ciclo de vida hipotético envolve fêmeas produzindo larvas pandora, que se libertam do organismo parental e aderem ao mesmo hospedeiro onde crescem e se tornam adultos. Alguns ciclioforos formam um broto que se desenvolve em um macho anão, que se desprende e se adere a um adulto próximo, que contém um broto de fêmea.O broto da fêmea aloja um oócito em desenvolvimento, assim o macho impregna este broto de fêmea. O broto da fêmea que porta o zigoto é libertado e se adere ao mesmo hospedeiro, seu embrião se desenvolve em uma larva cordóide, que deixa a fêmea e atinge outro hospedeiro.

Continue navegando